Desabafo

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
      felipeestudante
      Participante

Tomar a decisao de imigrar foi e esta sendo muito dificil por alguns fatores..
      estou indo sozinho, e tbm ainda estou tentanto ter todos os requisitos em no maximo agosto 2013, formação + experiencia + idioma.
      a parte dificil de imigrar sozinho é passar 2 anos aqui no Brasil esperando a chegada do passaporte(processo looooooooongo) sem poder se relacionar com pessoas daqui que a qualquer momento eu possa ir embora, vejo uma grande dificuldade em relação a isso.. o que fazer durante esse tempo? terminar o namoro, nao estudar mais, so esperar os dias passarem ate a partida.. e se nao der certo? :S
      é uma escolha que só quem deseja morar fora ou no Canada entende. Entao é isso galera, é so um desabafo mesmo p ve se alguem se identifica com meu caso. ate mais!

hugohaa
      Participante

Cara, eu estou na mesma que você. Também irei (teoricamente) sozinho, mas já é uma decisão tomada a tempos, não irei voltar atrás.

Quanto a se relacionar, acredito que a sinceridade é tudo. Se você gostar da pessoa, ela pode até embarcar nessa com você, mas você não pode a obrigar a viver o SEU sonho, não esqueça que ela também tem os seus. (estou considerando relacionar = emocionalmente, ou seja, namoro e etc).

Quanto a ter o que fazer, cara, há muita coisa a se fazer. Aperfeiçoar o idioma, aumentar o pé-de-meia pra se manter lá, mais experiência no trabalho. Ficar parado vai ser um belo de um desperdício de tempo.

Se não der certo? É o risco, garanto que se você voltar todos que estão ao seu redor te receberão de braços abertos. ;) Pior que errar é não ter nem tentado.

dsilva
      Participante

@felipeestudante wrote:

estou indo sozinho, e tbm ainda estou tentanto ter todos os requisitos em no maximo agosto 2013, formação + experiencia + idioma.
      a parte dificil de imigrar sozinho é passar 2 anos aqui no Brasil esperando a chegada do passaporte(processo looooooooongo) sem poder se relacionar com pessoas daqui que a qualquer momento eu possa ir embora, vejo uma grande dificuldade em relação a isso.. o que fazer durante esse tempo? terminar o namoro, nao estudar mais, so esperar os dias passarem ate a partida.. e se nao der certo? :S
      é uma escolha que só quem deseja morar fora ou no Canada entende. Entao é isso galera, é so um desabafo mesmo p ve se alguem se identifica com meu caso. ate mais!

Olá!
      Me identifiquei muito com o seu post pois também estou na mesma situação. Realmente é algo muito complicado. Principalmente no quesito relacionamento. Na melhor das hipóteses você conhece alguém e essa pessoa decide imigrar com você. Contudo, isso também não é tão fácil assim, pois você já está adiantado no processo (pelo menos o estudo do francês já foi iniciado) e a pessoa terá que começar do zero. E aí tem toda a burocracia para comprovar a união (casar?, não casar? ) etc.

cFERNANDO
      Participante

@felipeestudante wrote:

Eu pensava que nem vc, acabei conhecendo uma mulher especial, casei e incluí ela no meu processo em andamento.

Desencana que a vida se encarrega do resto. Viva sua vida da melhor forma possível sempre sendo verdadeiro com todos.

Abraços

dsilva
      Participante

É gente. Ser candidato a imigração não é fácil. Ser imigrante então! É mais difícil ainda.
      Mas aos poucos as coisas se acertam. O importante é dar um passo de cada vez e não desanimar. :)

Carlos_Santos
      Participante

quando decidimos vir para o Québec, também decidimos ter uma segunda opcao que precisava o inicio de um mestrado para minha esposa.

Nao optei por nada, fizemos os dois: eu fiz tudo para que o processo andasse e ela para que o mestrado saisse.

Passou um ano ralando para entrar no mestrado enquanto o processo andava….

Moral da estoria, ela entrou, cursou e no meio do curso, o processo finalizou e viemos para ca.

Nao deixe de fazer nada, matendo o foco no que realmente deseja fazer!

Como a turma ja disse e assino em baixo: melhor se arrepender do que vc fez do que viver frustado com a idéia do que teria sido se tivesse feito!

Abraços e boa sorte!

Ucrambuco
      Participante

Olá Felipe,

Vou contar um pouquinho da minhas história que poucos conhecem… eu já tive um CSQ em 2007, fiz o processo solteira e um dos meus maiores medos sempre foi imigrar sozinha… surgiram outras oportunidades na época que, juntando com este medo, me fieram desistir por um tempo… mudei de cidade, meu CSQ ” caducou”, mas conheci uma pessoa maravilhosa, que comprou a idéia comigo.. Nos casamos, ele começou a estudar francês do zero e cá estamos nós, esperando ainda a entrevista, há 01 ano ( na época que enviei o dossier ainda era Buenos Aires e não demorou nem 3 meses para ser convocada).
      Se me arrependo de não ter ido na época e não ter dado continuidade? Não.
      Hoje vejo que tudo acontece na hora e momento certo.
      Para mim valeu a pena. Quando o conheci saberíamos que queríamos estarmos juntos: No Canadá, em Curitiba ,em Recife, em qualquer lugar… desde que juntos.

Bem vindo a luta e deixe as coisas acontecerem!

Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

Filipevsm
      Participante

O negócio é continuar “tocando o barco” enquanto o processo caminha.

Inclusive estou fazendo algo semelhante ao que o Carlos mencionou. Não estou deixando de seguir em frente com diferentes projetos só porque tenho um processo de emigração previsto pra acabar em 2 anos.

Aliás, 2 anos é muito tempo pra ficarmos só fazendo pé de meia, afinal. Claro, todo dinheiro é muito importante nessa fase, mas deixar de buscar por outras coisas que não somente a emigração é algo que nos deixa bem cansados em alguns momentos.

Por enquanto, vou utilizando este tempo do processo ao meu favor pra conduzir várias outras coisas. Algumas delas inclusive farão parte dos meus planos futuros no Canadá.

Com relação a relacionamentos, tive o fim de um relacionamento de 6 anos. Ela iria comigo e agora estou no processo sozinho. Estou em um novo relacionamento, e fui sempre bem sincero com ela. Joguei limpo, e quem sabe, não iremos juntos?

Se o visto sair no tempo previsto, e eu precisar ficar mais um pouquinho pra engordar meu pé de meia e dar um upgrade nas línguas, tudo bem! Como sempre dizem, a pressa é inimiga da perfeição!

:)

felipeestudante
      Participante

Era exatamente isso que eu estava precisando saber, que tem pessoas comigo no mesmo barco! Concordo com vc hugohaa, enquanto estamos esperando os resultados do processo podemos esta juntando a grana que precisaremos na chegada, ter mais conhecimentos com o idioma e tbm ser sincero com as pessoas que estao aqui no Brasil com a gente.. é preciso concentração e nao desistir nunca!
      dsilva saber que existem pessoas na mesma situação que a nossa é sempre bom. ajuda os nossos pensamentos e projetos.. no quesito relacionamento eu nao dei sorte, minha namorada nao pensa em sair do Brasil, ja conversamos e ela sabe que eu vou sozinho, acho que ela pensa que é impossivel e tem medo de nao saber o que fazer no Canada, mesmo com todos esses assaltos, roubos, sequestros relampagos, corrupção, ela ainda quer ficar aqui.. Acho que quando as coisas estiverem acontecendo ela vai acreditar que é possivel, quem sabe depois que eu for ela mude de ideia.
      Aos demais colegas agradeço tbm a troca de informações que sempre sao validas aqui. lembrando que esse tempo é uma otima opção para ajudar no pe de meia, como ja foi bastante enfatizado. agora é encaixar as coisas e se organizar! valew!

eduardolineker
      Participante

Estou na mesma…mas com muitas dúvidas ainda em relação a ir ou não, mas ja estou na preparação! abraço…boa sorte1

erismarlima
      Participante

Endosso o que foi proposto no post do Carlos:
      ” Como a turma ja disse e assino em baixo: melhor se arrepender do que vc fez do que viver frustado com a idéia do que teria sido se tivesse feito”!

O importante é tentar ou fazer o que tem que ser feito…e “vamo que vamo”.

Joyce
      Participante

Falo por mim agora, estamos todos juntos no mesmo barco, acho que seria bacana se tivesse alguém do meu lado pra dar suporte, um para outro, mas como não tem é bola pra frente.

Vamos eu e meu filho, também quero ate fim do ano que vem estar com meu processo iniciado. Se pintar alguém a gente inclui no processo, não é nada difícil.

Acho que quando você tem algo incomum com alguém se torna mais fácil o relacionamento. o negocio é sempre ser sincero.

O negocio é manter o foco e seguir em frente.

katy_freitas
      Participante

Olá,

Eu também estou indo sozinha.

Eu fui uma das pessoas que não parou a vida por aqui. Continuei estudando, já fiz 2 cursos tecnicos e não parei com o francês.

felipeestudante
      Participante

que bom que tem mais pessoas no mesmo barco, na verdade nao sei se isso é bom mesmo pq nao saber o que fazer nao é bom, rs.
      todos nós sabemos o que queremos mas temos medo, a verdade é que tem que se concentrar no processo, ler mais e mais a cada dia, entender tudo e enviar o dossier o quanto antes.. enquanto isso concordo com a katy_freitas, ficar aqui esperando o resultado do processo nao deve ser bom se vc nao faz nada a nao ser esperar. pretendo tbm estudar, fazer uma especialização p quando chegar lá ja esta mais preparado e ter mais possibilidades de trabalho, mesmo eu querendo fazer um mestrado na Université de Montreal p melhorar meu CV e ter mais oportunidades. É sempre bom conversar com pessoas que estao na mesma situação que a nossa, fico a disposição de quem quiser perguntar, falar qualquer coisa. Bem vidos a “Arca rumo ao Canada”! ;-)

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.