Depoimento de quem está em Quebec…

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Depoimento de quem está em Quebec…

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4175
      oalexandrino
      Participante

      Amigos,

      gostaria que avaliassem esse depoimento.
      Ele é um depoimento VERDADEIRO de um amigo. E pela primeira vez observo o lado negativo da coisa.

      Gostaria de relatassem sobre ele.
      Vale resaltar que é apenas uma opnião individual e que não critiquem de forma abrupta.
      Preservei a identidade do mesmo.

      Foi uma resposta sobre questões:

      – sou do Recife, é melhor tentar a vida em SP ou em Quebec?
      – Trabalho
      – estudo
      – Processo de Imigração (caso tenha conhecimento);
      – Moradia (pretendo ir para Montreal);
      – Frio (acostuma?)
      – etc

      “Bom, o frances vc usara se por p Quebec, pq vc como formado e com experiencia tera pontos suficientes para o processo federal.
      So vale apena vir como imigrante se vc pretende realmente morar aqui, pq eh um processo lento e caro.

      E com certeza aqui eh bem diferente de SP, apesar de SP ser outro brasil o povo la ainda consegue ser mais receptivo, calor humano q aqui falta. E isso faz uma falta q vc nem imagina. E n fique pensando q ir p SP eh a mesma coisa q vir p ca. SP vc fala a mesma lingua, o seu curso/experiencia sao reconhecidos, e a discriminacao eh pouca. Aqui vc fala lingua diferente, sua experiencia no br n vale quase nada, e seu curso entao…. Entao pense bem antes de torma essa decisao, n fique achando q aqui eh o paraizo como o cara do consulado fala, ou como os filmes mostram, q aqui tb tem pobres, tem varios defeitos e as coisas n funcionam ta perfeitinhas assim n, e ainda tem coisas piores q no br. Uma coisa eh certa, se vc eh bom e esforcado v cvencera em qualquer lugar…

      Estou aqui trab na area de informatica, mas n pense q eh facil conseguir emprego na area aqui, muita gente passa anos e n consegue, muda de prof. etc. E quem consegue espera algo com 2 ou 3 anos p pegar um emprego.., e comeca como se fosse estagiario.

      Quanto a aprender inles, hj eu aprenderia tudo q tinha q aprender no br, ate o max nivel possivel, depois viria, pq ai vc cairia p algo como avancado e aprenderia mais algumas coisas aqui, mas vir p aprender aqui com custo de vida la em cima e os cursos caros tb… Melhor usar nossa mao-deobra barata ai e aprender com eles, claro q n eh a mesma coisa, mas ajuda muito e o cust/beneficio vale apena.

      Uma coisa eh certa, nos acostumamos com tudo, frio, calor, e eh assim aqui, impressionante como temos capacidade de adaptacao incrivel.”

    • #9078
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá todos,

      Também acredito que a vida não será fácil e que somente conseguirão vencer em Québec aqueles que tiverem força de vontade e determinação…
      Não concordo quando seu amigo diz:[/align]

      Uma coisa eh certa, se vc eh bom e esforcado v cvencera em qualquer lugar…

      [align=justify]Pois me esforço muito aqui no Brasil e não tenho o reconhecimento que acredito que deveria ter… trabalhei em bons locais quando ainda estudava e quando me formei o que aocnteceu? fui mandada embora pois é muito mais vantagem ter um estagiário do que um funcionário… e não é para me gabar, mas eu quem fazia as palestras e apresentações que meu chefe apresentava para o Secretário de Saúde e sempre era elogiado…

      É tão engraçado este processo sabem porque? conheço tantas pessoas que nunca me viram a não ser pela internet e são pessoas que me dão muito mais valor que os que em conhecem e conhecem o meu trabalho e esforço… Neste tempo de processo, desde agosto de 2005, já fui elogiada, bem tratada e reconhecida muito mais vezes do que nos resto da minha vida… acho isso gratificante… tenho reconhecimento até do prórpio governo de Québec.

      Outra coisa que não concordo é com a frase:[/align]

      Estou aqui trab na area de informatica, mas n pense q eh facil conseguir emprego na area aqui, muita gente passa anos e n consegue, muda de prof. etc. E quem consegue espera algo com 2 ou 3 anos p pegar um emprego.., e comeca como se fosse estagiario.

      [align=justify]Pois tenho um amigo que não citarei o nome aqui mas que muitos o acompanham neste processo, que se mudou recentemente para o Québec e com 01 mês já arranjou um emprego em sua área e no mesmo posto que ocupava aqui no Brasil. Não mudou de cargo e nada, este relato tivemos conhecimento este final de semana em conversa com ele. E acredito que esteja ganhando bem mais que aqui no Brasil. Tudo bem que ele é da área de informática, que neste processo é um pouco mais recompensada por não ser preciso validar o diploma… mas acredito, e todos podem acompanhar em relatos obtidos em blogs, que se a pessoa realmente tiver preseverança ela vai muito mais longe do que poderia chegar no Brasil.

      Na parte final:[/align]

      Quanto a aprender inles, hj eu aprenderia tudo q tinha q aprender no br, ate o max nivel possivel, depois viria, pq ai vc cairia p algo como avancado e aprenderia mais algumas coisas aqui, mas vir p aprender aqui com custo de vida la em cima e os cursos caros tb… Melhor usar nossa mao-deobra barata ai e aprender com eles, claro q n eh a mesma coisa, mas ajuda muito e o cust/beneficio vale apena.

      Uma coisa eh certa, nos acostumamos com tudo, frio, calor, e eh assim aqui, impressionante como temos capacidade de adaptacao incrivel.

      [align=justify]Concordo plenamente, quanto mais puder se aprimorar na língua desde o Brasil mais fácil será a adaptação.
      E quanto ao frio, isso é relativamente tranquilo, é um país com toda a infra-estrutura para se viver com o frio, é questão de se acostumar.

      Claro que cada um terá e vivenciará a sua própria história… somente chegando lá e vivendo que se saberá ao certo se foi a melhor escolha…

      O que mais acredito é que ao menos tentamos, ao menos quisemos mudar de vida, ao menos tivemos força para enfrentar este processo e que se passamos por tudo isso é porque merecemos e somos CAPAZES!!!

      Abraços e é só minha opinião baseada em pesquisas que sempre faço… [/align]

    • #9079
      zero41
      Participante

      Endosso a opinião da Adriana.

      Tive uma experiência (algumas na verdade) parecidas com a que a Adriana relatou: trabalhava muito, me esforçava muito, contribuia o máximo que podia em todos os aspectos e isso não me levou a lugar nenhum, ou melhor, me levou sim: fui sacaneado pelo empregador.

      Também tentei com minha própria empresa, que não deu certo porque não se adequou a certas “normas políticas vigentes” na cidade em que a empresa foi aberta.

      Ninguém aqui me conhece, mas posso dizer que esforço foi o que não faltou.

      Tentar a mesma coisa no Canadá não vai ser fácil, acredito que todos sabemos disso, mas nem por isso vou deixar de tentar.

      Já tentei aqui e não deu certo, então vem a minha pergunta: O que tenho a perder tentando minha vida em Quebec?

      Minha modesta opinião é que não existe nada para ser perdido. Dinheiro? Me nego a acreditar que seja desperdício de dinheiro embarcar em um projeto como esse. Antes que venham falar não tenho pai milionário e nem dinheiro sobrando, o pouco que conquistei foi suado. Mas penso que não existe projeto sem custo de investimento.

      O que me motiva é a seguinte pergunta: “Onde vale a pena investir? Tentar o Brasil (de novo) ou tentar algo novo?”

      Já conheço as decepções de tentar investir aqui e o máximo que pode me acontecer é conhecer a decepção de investir no Canadá.

      Também não acredito que as chances de dar errado sejam maiores no Canadá. Os dois países tem pontos a favor e contra, mas acredito que a valorização profissional venha mais rápido lá do que aqui. Corro o risco de passar três anos trabalhando em um Burger King? Ok, corro. Mas sei que a partir do momento que conseguir algo na minha área a coisa muda de figura. Aqui, profissionalmente falando, as chances jogam contra você. E olha que eu acredito que saiba falar o português perfeitamente, hehehehe.

      Ou seja, não estou perdendo nada, só ganhando.

      É como dizem por aí: “O que não me mata, me fortalece” e “Quem não morre não vê Deus”.

      Donc, é isso. Canadá aqui vou eu.

      Abraços
      Zero41

    • #9084
      oalexandrino
      Participante

      Gostaria que comentassem especificamente essas partes:

      o povo la ainda consegue ser mais receptivo, calor humano q aqui falta.

      o seu curso/experiencia sao reconhecidos

      ,

      e a discriminacao eh pouca.

      Isso vai contra a outras informações que ja havia coletado!

        Lá tem discriminação contra estrangeiros?

        Tenho curso superior e quase 5 anos de experiência, eles não são considerados por lá?
Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.