Declarar formação técnica ou Superior?

Home Fórum Ainda no Brasil Documentos Declarar formação técnica ou Superior?

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
      uprestes
      Participante

Pessoal,

Estou com uma duvida cruel quanto a lista de formações, pois segundo a lista eu posso me candidatar utilizando duas formações:

1º Formação: Soutien informatique (DEP) = Curso Técnico em Informatica = (12 Pontos)

2º Formação: Sciences de l’informatique (BAC. 3 ans) = Graduação em Ciência da computação = (6 Pontos)

Opção 1: Postsecondaire technique 1 an ou 2 ans = 6 Pontos
      Points au Critère Domaine de Formation = 12 Pontos
      Total: 18 Pontos

Opção 2: Universitaire 1er cycle 3 ans ou + = 10 Pontos
      Points au Critère Domaine de Formation = 6 Pontos
      Total: 16 Pontos

Se eu declarar o nível superior, a formação tecnica será descartada?

Será que se eu posso declarar que possuo somente nível técnico? Pois consiguiria mais pontos assim.

Será que mesmo declarando nível superior eu posso computar os pontos da formação técnica para o item Points au Critère Domaine de Formation?
      Exemplo:
      Universitaire 1er cycle 3 ans ou + = 10 Pontos

Muito Obrigado

Wilson
      Participante

Pelo que me lembro de discussões anteriores, você deverá escolher somente uma das qualificações e somente ela pontuará.

É exatamente isso:

Opção 1: Postsecondaire technique 1 an ou 2 ans = 6 Pontos
      Total: 18 Pontos

Opção 2: Universitaire 1er cycle 3 ans ou + = 10 Pontos
      Points au Critère Domaine de Formation = 6 Pontos
      Total: 16 Pontos

Você poderá colocar a outra formação no DCS, mas não poderá escolher os pontos dela (no DCS antigo tinha uma opção de colocar o código da profissão).

Não sei como o DCS está agora, mas você teoricamente deve escolher o que te dá mais pontos.

Você vai pegar pontos por experiência de trabalho ? Lembre-se que para isso sua profissão terá que ser relacionada com sua área de formação.

Avalie bem seu perfil profissional e faça o que for melhor no quesito do GPI.

http://lepoussins.wordpress.com/

nini1916
      Participante

Eu estava estudando as regras novas e vendo os pontos e tb estava em dúvida na parte de técnico em informática.

Na parte de escolaridade diz assim:

Diplôme d’études secondaires professionnelles sanctionnant 4 à
      7 ans d’études à temps plein ou diplôme d’études
      postsecondaires techniques sanctionnant 1 à 2 ans d’études à
      temps plein, dans un domaine de formation donnant 12 ou 16
      points au critère Domaine de formation
      = 10 pontos

Então o técnico em informática ganharia 10+12= 22 pontos ao todo? É isso mesmo?

uprestes
      Participante

Wilsons, muito obrigado pela resposta e conselhos.

Também achei muito boa obvservação feita por Nini1916, eu não tinha percebido esse detalhe que são 10 pontos para cursos técnicos que estão na listagem

Então podemos somar:
      10 pontos do item -> Secondaire professionnel 1 an ou + ou postsecondaire technique 1 an ou 2 ans ET domaine de formation à 12 points ou à 16 points 10
      +
      12 pontos do item -> Soutien informatique (DEP)

Só fiquei em dúvida quanto a equivalencia da formação Soutien informatique (DEP) , será que é equivalente a Técnico em Informática mesmo? Como fazemos para confirmar isso?

Muito Obrigado

nini1916
      Participante

Pois é, eu tb queria confirmar isso, uprestes, parece uma notícia boa demais pra ser verdade.
      Com essa pontuação no meu caso nem precisaríamos refazer os TCF pq a pontuação seria suficiente sem o francês.
      Sei lá, já fico desconfiada de que entendi algo errado.

Joninhas
      Participante

Pelo que entendi, na tabela de pontos já constava:

Secondaire professionnel 1 an ou + ou postsecondaire technique 1 an ou 2 ans ET domaine de formation à 12 points ou à 16 points

Ou seja:

Curso técnico de 1 ano + área de formação que pontue 12 ou 16 pontos = 10 pontos

Segundo a Seção B da nova lista, curso Técnico em Informática (DEP) dá 12 pontos.

Tenho alguns amigos que estão muito felizes com está notícia, pois irão usar a formação de técnico em informática para alcançar os pontos necessários, ao invés do nível superior, que dão menos pontos ou que não dão ponto algum.

Eu fiquei feliz por minha profissão (Enfermeiro) ter passado de 12 para 16 pontos. Agora até posso perder uns pontos no idioma e enviar o processo antes…rs

nini1916
      Participante

Ainda sendo bem desconfiada com as noticias boas demais pra ser verdade:
      Meu marido se formou no técnico há mais de cinco anos e também há mais de cinco anos vem trabalhando somente como programador.
      A questão é: este Soutien informatique precisa estar associado a um trabalho na área de suporte técnico?
      Alguém tem essa informação?

Wilson
      Participante

nini,

Se ele se formou há mais de cinco anos o diploma não valerá pontos a menos que ele comprove que trabalhou durante a área de formação por pelo menos um ano durante os últimos 5 anos.

Veja na tabela do NOC quais as atividades que o Soutien Informatique faz. Se ser programador estiver entre elas, na declaração de trabalho peça para que descrevam isso bem claramente.

Passei pela mesma situação. Eu me formei em 2006 e enviei os documentos ano passado. Provei com os atestados de trabalho que meu trabalho tem relação com a minha área de formação e meu diploma foi aceito.

Marcus lopes
      Participante

@wilsons wrote:

nini,

Se ele se formou há mais de cinco anos o diploma não valerá pontos a menos que ele comprove que trabalhou durante a área de formação por pelo menos um ano durante os últimos 5 anos.

Veja na tabela do NOC quais as atividades que o Soutien Informatique faz. Se ser programador estiver entre elas, na declaração de trabalho peça para que descrevam isso bem claramente.

Passei pela mesma situação. Eu me formei em 2006 e enviei os documentos ano passado. Provei com os atestados de trabalho que meu trabalho tem relação com a minha área de formação e meu diploma foi aceito.

Wilsons, para comprovar qual o modelo de atestado você enviou, carta com papel timbrado da empresa descrevendo suas funções e assinada pelo gerente de RH da empresa e seu superior imediato? pergunto isso por que sou formado em adm e estou fazendo tecnólogo em gestão financeira, mas minha carteira esta assinada como supervisor de armazém, mas todo controle financeiro desse armazém sou eu que faço , gostaria de relacionar meu diploma com a minha rotina de trabalho.

abração

nini1916
      Participante

Pois então, eu pesquisei bastante a lista de NOC 2011 e não achei nada de soutien informatique.
      To bem confusa. :|

SANDROMS
      Participante

@nini1916 wrote:

Pois então, eu pesquisei bastante a lista de NOC 2011 e não achei nada de soutien informatique.
      To bem confusa. :|

Veja no IMT do Emploi Quebec.
      DEP – Soutien informatique:
      http://www.inforoutefpt.org/progSecDet.aspx?prog=5229&sanction=5

Profissões visadas pelo curso:
      Opérateurs/opératrices en informatique, opérateurs/opératrices réseau et techniciens/techniciennes Web (2281)
      http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_descrprofession_01.asp?cregn=QC&lang=FRAN&prov=FPT&pro=2281&Porte=1&PT1=36&PT2=17&PT3=9
      Agents/agentes de soutien aux utilisateurs (2282)
      http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_descrprofession_01.asp?cregn=QC&lang=FRAN&prov=FPT&pro=2282&Porte=1&PT1=36&PT2=17&PT3=9

Wilson
      Participante

@Marcus lopes wrote:

Wilsons, para comprovar qual o modelo de atestado você enviou, carta com papel timbrado da empresa descrevendo suas funções e assinada pelo gerente de RH da empresa e seu superior imediato? pergunto isso por que sou formado em adm e estou fazendo tecnólogo em gestão financeira, mas minha carteira esta assinada como supervisor de armazém, mas todo controle financeiro desse armazém sou eu que faço , gostaria de relacionar meu diploma com a minha rotina de trabalho.

abração

Marcus, eu fiz minha própria carta. Só siga os itens obrigatórios que tem no DCS. Fiz a carta em inglês em papel timbrado da empresa. A Gerente de RH assinou. Fiz a carta em nome da Imigração do Canadá e falei que era para conseguir o visto canadense.

Verifica os itens que eram obrigatório: descrição das funções atuais, nome do cargo, carga horária de trabalho semanal, nome e cargo da pessoa que assina e data de entrada e saída no emprego.

Veja se tem mais itens no DCS para colocar na carta.

nini1916
      Participante

Atualizando, eu entrei em contato com uma empresa que faz consultoria para a questão de imigração aqui na minha cidade e me foi dito isto:

O técnico em informática contaria sim pontos para meu marido, mesmo ele sendo programador.
      MAS isso só aconteceria se o curso dele fosse de 1800 horas. O que ele fez foi de 1000 horas.

O jeito agora é esperar ele se formar na faculdade Dez/2014 para entrar na categoria de ensino superior e ainda por cima ganhar menos pontos.

nini1916
      Participante

Atualizando, eu entrei em contato com uma empresa que faz consultoria para a questão de imigração aqui na minha cidade e me foi dito isto:

O técnico em informática contaria sim pontos para meu marido, mesmo ele sendo programador.
      MAS isso só aconteceria se o curso dele fosse de 1800 horas. O que ele fez foi de 1000 horas.

O jeito agora é esperar ele se formar na faculdade Dez/2014 para entrar na categoria de ensino superior e ainda por cima ganhar menos pontos.

erickhcosta
      Participante

NINI,

posso estar enganado mais o BIQ aceita o curso técnico mesmo ele tendo 800 horas de diferença … da uma pesquisada melhor .. abraços

flaviovlq
      Participante

O curso equivalente da tabela do BIQ equivalente a tecnólogo seria esse:

Techniques de l’informatique (DEC)

Atualmente vale 6 pontos para requerente principal e 2 pontos para cônjuge.

Se o curso não é de tecnólogo (superior de curta duração), mas sim de técnico (profissionalizante pré-universitário), então creio equivaleria a esse:

Techniques de l’informatique (AEC)

Este último não conta nenhum ponto para o processo de imigração.

rafasgomes
      Participante

Pessoal … boa tarde !
      Desculpe a ignorancia no assunto. :alright:

Mas está sendo discutido aqui o fato de ser ter um nível univesitário e se aplicar como um técnico correto?

Isso pode ser feito de forma simples? Em tese, seu diploma é universitario, como você pode se aplicar como um diploma técnico?
      Entendo que vocês estão se baseando no critério de que um diploma “maior” supre o “menor”, certo?

Se isso é possível, a grade do seu universitario, tem que conter a grade do técnico, né?

Quem vai avaliar isso é o próprio pessoal do CSQ, sem que seja necessário fazer nenhuma avaliação comparativa de estudos frente ao MICC, ok?

Pessoal ! mto obrigado !
      Merci beaucoup

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.