Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Documentos › declarações x carteira de trabalho
- Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 2 meses atrás por
ju e andre.
-
AutorPosts
-
-
9 de outubro de 2011 às 18:08 #7683
Lu_campinas
ParticipanteOlá pessoal,
Uma dúvida que muito me aflige :?
Estou separando os documentos para mandar para a 1ª etapa, e percebi que falta minha carteira de trabalho, tinha certeza que estava na empresa onde trabalho há cinco anos pois há alguns meses a pessoa responsável pelo RH me pediu a carteira para atualizar…
Quando liguei para pedir o documento fui informada que a carteira não foi encontrada, a pessoa que cuidava disto saiu da empresa e a substituta não encontra de jeito nenhum…
Fiquei muito preocupada, lá tá toda minha vida profissional, não só pelo processo mas todas as questões como aposentadoria e etc…
Creio que pelo menos nos últimos 5 anos eu consiga comprovar todos os meus vínculos, e assim comprovar minha experiência, mas será que apenas as declarações serão suficientes ? fiquei com medo de eles quererem de qualquer modo a carteira e não aceitarem uma nova, sem registros, caso eu não encontre a antiga.
Alguém pode me ajudar !
Muito obrigada.
Ah, trabalho também em um órgão público, onde sou efetiva, porém lá não temos carteira assinada.
-
9 de outubro de 2011 às 20:38 #47636
quebec ao tucupi
ParticipanteOlá Lu,
Aconselho você a fazer a emissão de uma nova carteira de trabalho – CTPS, tão logo fique pronta, leve para o RH de seu trabalho atual e peça para fazerem a ratificação do contrato de trabalho e das anotações gerais, como alteração de salário, férias, contribuições sindicais, etc… A ratificação do contrato de trabalho é feita na página destinada para isso conforme o inicial, nas anotações gerais, peça para fazerem uma anotação informando que as anotações nas páginas x, y e z são para ratificar as anotações existentes na CTPS anterior que foi extraviada.
Espero que lhe ajude, qualquer dúvida, favor perguntar!
Um abraço e boa sorte!
Mung Daal
http://www.quebecaotucupi.blogspot.com -
9 de outubro de 2011 às 21:26 #47637
Lu_campinas
Participanteolá
Obrigada, vou fazer isto sim, mas outra dúvida que tenho, e os outros registros que tinha na carteira, será que tem como recuperar?
Um abraço,
Luciana -
10 de outubro de 2011 às 00:53 #47642
quebec ao tucupi
ParticipanteOlá Luciana,
Os registros de empresas anteriores fica um pouco mais difícil de conseguir, você pode solicitar declaração da(s) empresa(s) que anteriormente você trabalhou e que tinham registros em sua CTPS, você pode inclusive solicitar uma declaração completa com todas as movimentações suas (a empresa tem essas anotações em livros/fichas/sistemas dos funcionários). Paralelo a isso, você pode solicitar junto ao INSS um relatório de movimentação de suas contribuições recolhidas pela(s) empresa(s), isso seria interessante fazer pois no futuro vc precisará para efeitos de aposentadoria.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, favor perguntar!
Abraço,
Mung Daal
-
10 de outubro de 2011 às 01:04 #47644
quebec ao tucupi
ParticipanteOlá comunidade!
Um conselho à todos: Pode parecer até excesso de zelo, mas quando entregarem suas CTPS para atualização de dados junto ao RH da empresa, sempre entreguem ela com protocolo e guardem uma via com vcs até receberem a CTPS de volta, além disso, recomendo sempre que houver alteração/anotação fazer cópias autenticadas em cartórios, isso evita muita dor de cabeça.
P.S.: Segundo a CLT a empresa tem um prazo de 48 horas para devolver a CTPS ao funcionário.
Abraço
Mung Daal
-
10 de outubro de 2011 às 02:48 #47646
Lu_campinas
Participanteolá Mung Daal,
Mais uma vez muito obrigada, é parece que vou ter muito trabalho…
mas vou começar agora a buscar as declarações e pedir a 2ª via da carteira.Um abraço
Luciana
-
31 de janeiro de 2013 às 19:36 #60137
ju e andre
ParticipanteOlá,
Estou preparando a documentação para envio (1ª fase) e estou com dúvidas sobre quais páginas da carteira de trabalho devo tirar cópia?E quando a empresa não faz a atualização na carteira, mas sim em uma ficha de anotações e atualizações (digital)? Eles até imprimiram para meu marido, mas são muitas folhas..rs = muito caro para traduzir..
Estas atualizações são necessárias? Será que pode ser a mais recente?Obrigada!
Ju e André
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.