Declaração de imposto de renda

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Declaração de imposto de renda

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7246
      praondevou
      Participante

      Olá,

      tenho algumas dúvidas em relação à declaração de imposto de renda do Quebec. Se aqui não é o lugar para esse assunto, talvez alguem possa me indicar algum link etc…

      Moro em Montral desde maio 2010, trabalhei no Brasil até abril. Deixei tambem um dinheiro no HSBC no Brasil investido.

      Na déclaração daqui eu vi que devemos indicar todas as rendas do ano passado , mesmo se forem no exterior. Como funciona aquilo? Devemos fornecer provas (traduções de comprovantes do Brasil etc) ?
      Outra coisa, alguem me disse, que não precisava declarar valores inferiores à 100 mil dolares no exterior, mas não encontro nada disso nos formularios da Revenue Quebec…. (entendi que tem que declarar tb ganhos sobre investimentos no exterior mesmo se já paga impostos para aquilo). Farei minha declaração no Brasil, pois ainda não saí “definivamente”.

      Alguem já teve alguma experiência negativa por ter declarado sua renda do Brasil do ano da imigração?

      Qualquer ajuda seria muito útil.

      Abraço

      Stefan

    • #43261
      SANDROMS
      Participante

      Stefan,

      Tive muitas dúvidas parecidas, não encontrei respostas “oficiais” mas o que fiz foi:

      :arrow: não misturei dinheiro do Brasil com o do Canadá, uma vez que também não fiz a declaração de saída definitiva. O que ganhei no Canadá declarei no Canadá, o que ganhei no Brasil declarei no Brasil, mas…

      :arrow: se vc chegou em Abril terá que declarar a renda recebida no Brasil entre janeiro e abril. não é para pagar impostos! Mas para incluir no cálculo da sua renda total anual, o que afetará as deduções de IR.

      :arrow: não existe declaração de bens no IR do Canadá nem do Quebec. Não conheço esse lance dos 100 mil. E também não tenho bens nesse valor. :lol:

      :arrow: fiz uma declaração da renda do ano anterior a minha chegada para fins de calculo da prestação das crianças. É um formulário simples que vc diz sua renda bruta anual no Brasil nos últimos 2 anos. Novamente, não era para pagar impostos, mas para te classificar segundo a sua renda nos programas de auxilio as familias e para rembolso da TPS/TVQ. Talvez vc tenha que preencher esse na sua primeira declaração se ainda não o fez.

      Novamente, isso não é informação “OFICIAL” mas foi o que eu fiz.

    • #43263
      praondevou
      Participante

      Olá Sandroms,

      obrigado pela resposta detalhada, isso certamente vai me ajudar… Bom ainda não fiz a declaração daqui, mas acredito que, se vc tem dinheiro investido no exterior (ou seja, está ganhando juros), teria que declarar isso de alguma maneira.

      Abraços

      Stefan

    • #43340

      Atencao na hora de postar. O post foi feito no fórum Avisos, Regras e Dicas da CBQ…

      Post movido.

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #43341
      Carlos_Santos
      Participante

      ja tinha visto que nao estava no bom forum, mas aonde ele estava eu nao posso mudar (falta de privilégios eu acho!).

      Obrigado Bruno.

      Samdroms,

      @SANDROMS wrote:

      :arrow: não existe declaração de bens no IR do Canadá nem do Quebec. Não conheço esse lance dos 100 mil. E também não tenho bens nesse valor. :lol:

      Realmente nunca declarei aqui no Québec valores em banco, carro, etc na declaracao de rendas! achei estranho… mas é assim….

      Quanto aos 100 mil, foi um membro da ordem dos contadores do Québec, numa palestra no MICC que assisti aqui na cidade do Québec quem AFIMOU esta informcao. Mas nunca fui conferir, pois nao era o meu caso ;-)

      Agora fui procurar e achei, veja aqui a fonte oficial:

      “….

      Biens étrangers
      À la page 2 de votre déclaration, nous vous demandons de
      répondre à une question concernant les biens étrangers que
      vous possédiez ou déteniez à un moment de l’année 2010.
      Cette question s’applique aux biens suivants :
      ? les biens étrangers que vous possédiez;
      ? votre part des biens étrangers dans lesquels vous aviez
      un intérêt.
      Cochez « Oui » si le coût total des biens étrangers que vous
      possédiez ou déteniez en 2010 dépassait 100 000 $CA
      N. Si
      tel est le cas, vous devez remplir le formulaire T1135, Bilan
      de vérification du revenu étranger. Envoyez-nous ce
      formulaire avec votre déclaration sur papier. Si vous
      transmettez votre déclaration par voie électronique,
      envoyez-le à l’adresse indiquée dans les instructions du
      formulaire.

      fonte: http://www.cra-arc.gc.ca/F/pub/tg/5000-g/5100g-10f.pdf (pagina 11) o vermelho é por minha conta!

      @SANDROMS wrote:

      Novamente, isso não é informação “OFICIAL” mas foi o que eu fiz.

      na realidade o guia acima citado é a versao oficial, so que é preciso LER TUDO para ter as respostas ;-)

      Atenciosamente

    • #43346
      praondevou
      Participante

      Carlos,

      obrigado por essa informação, era isso que eu estava procurando. Eu conheçi um russo aqui que disse, ele declarou os valores que tem na Russia e depois pediram pra ele fornecer provas/comprovantes de que já estava pagando impostos lá, imagino que isso deve dar bastante trabalho :? .

      Abraços

      Stefan

    • #43396
      praondevou
      Participante

      Olá,

      no documento “T1135 – BILAN DE VÉRIFICATION DU REVENU ÉTRANGER” (http://www.cra-arc.gc.ca/F/pbg/tf/t1135/t1135-07f.pdf) tem todas as informações necessárias para a declaração de bens no exterior.

      Mas a frase que mais gostei foi:

      “Si vous êtes un particulier (autre qu’une fiducie) vous n’avez pas à produire ce
      formulaire pour l’année pendant laquelle vous êtes devenu un résident du
      Canada. “
      , ou seja, no primeiro ano não precisaria declarar NADA desses bens. (se eu entendi direito)

      Abraços

    • #43400
      Carlos_Santos
      Participante

      Merci Stefan pour la contribuition ;-)

    • #43775
      RonaldoMaciel
      Participante

      Ola, bom dia. Aqui eh Ronaldo e estou fazendo a declaracao de imposto de renda do Canada/Quebec minha e da minha esposa e estou com uma duvida.

      Ela eh estudante na Univ de Montreal e recebe a aide financière do governo (prêt et bourse) mas eu apenas trabalho. Como o dinheiro pago pelos frais de scolarité dela sao oriundos do prêt et bourse, eu posso indica-los como gastos de estudos pagos na declaracao de imposto de renda?

      Fico em duvida pois o dinheiro usado para pagar a universidade nao eh nosso, mas sim do governo. Mas de qualquer forma este dinheiro sera devolvido ao governo depois quando ela se formar (entao qualquer eventual credito seria reembolsado). Alguem poderia me dar uma luz? Muito obrigado.

      Ronaldo :huh:

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #44062
      SANDROMS
      Participante

      Ronaldo,

      Fiz a minha declaração pelo UFile e o software me “orientou” da seguinte forma:

      Gastos com universidade:
      . são despesas pois vc um dia pagará o financiamento;
      . no caso do Quebec, só podem ser declarados pelo próprio estudante.
      . se o estudante não tem renda ou estrapola o máximo de créditos, pode rolar o crédito de imposto para o ano que vem.

      Bolsa e emprestimo:
      . é declarado como renda no quebec e não no federal, se o código da renda no relevé for 105-scolarship/bourses;

      Em ambos os casos o software otimiza tudo sozinho. Tive dúvidas de como declarar a bolsa e o serviço de suporte me orientou a como fazê-lo.

    • #60205
      Priscila1978
      Participante

      Pessoal,

      Faremos a primeira declaração de imposto de renda aqui no Canadá e confesso que não me sinto segura para fazê-la sozinha. Alguém em Ville de Québec poderia indicar algum orgão/voluntários que façam declaração de imigrantes a baixo custo?
      Vi que existem alguns softwares na internet, mas, ao menos para a primeira declaração, gostaria de pedir “ajuda aos universitários”…. hehehe

      Grata,
      Priscila

    • #60511
      gabi-infirmiere
      Participante

      Para que for estudante da Université Laval, com revenu abaixo de 20K

      Bonjour à tous!

      Vous savez que la saison des impôts approche à grands pas…
      Mais savez-vous comment vous y prendre pour produire une déclaration de revenus aux fins d’impôts ?
      Eh bien, l’Association des étudiants en sciences comptables (AESCUL) est là pour vous aider!

      Le week-end impôts aura lieu les 23 et 24 mars prochain.
      Pour bénéficier de ce service gratuit de déclaration de revenus, vous devez vous inscrire en personne dès le 25 février au 0439 du pavillon Palasis-Prince.
      Un dépôt remboursable de 5$ sera exigé lors de votre inscription.

      Bonne saison des impôts à tous!!!

      ====================
      como eu nao me enquadro no critério de seleçao, aceito indicaçoes de comptable aqui na capital, s.v.p.
      merci!

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.