Curso de Francisation em Tempo Integral – Qto tempo antes???

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Curso de Francisation em Tempo Integral – Qto tempo antes???

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
      marceloak
      Participante

Ola pessoal.

Estou planejando qdo realmente devo ir para Montreal. Com base no calendario de cursos de Francisation en temps plein de 2008, uma nova turma de inicia em Agosto.

Com base nisto, com qto tempo de antecedencia eu devo dar entrada no requerimento para fazer o curso??? Pelo que vi eu devo fazer este requerimento somente qdo chegar no Quebec correto.

Obrigado,
      Marcelo

Carlos_Santos
      Participante

vc esta correto sobre o requerimento no curso.

O tempo que antecede deveria ser algo preciso e que funciona. Isso é so teoria. Pode ser que funcione ou nao.

Infelizmente, muitos se organizam para chegar um ou dois meses antes do inicio do curso e mesmo com tempo o processamento do pedido é feito mas a demanda para o curso é maior que o numero de vagas naquele momento  e seu organizacao toda vai pro brejo!

Isso pode nao acontecer e tudo sair perfeitamente no tempo e no prazo que vc organizou.

Falo baseado em varios depoimentos dos colegas que ja passarm pelo processo.

Veja  o caso do Luis (luis e tati, cujo blog parou no tempo… mas ainda é interessante pelo detalhes). O luis se organizou super bem, escolheu cidade pequena (menor demande, aparentemente….) e veja o que ele diz a respeito do assunto.

Bom, sinto nao ter a resposta que vc deseja, mas é melhor estar preparado com um plano B, enquanto vc espera pelo curso que vc se progamou e que nao aconteceu.

Muitos colegas aqui na Cidade do Québec, fazem o curso do Phoenix enquanto esperam o curso do governo e depois do curso do governo retornam para ele…..

Nao espere muito do curso…..

Boa sorte

Malaman
      Participante

Oi Carlos,

Você saberia me dizer se este curso de francês do Phenix (http://phenix.csdecou.qc.ca/) é subsidiado pelo governo como a “francisação” fornecida pelo governo ?

Ricardo

Druben
      Participante

Você pode se matricular em um  curso de Francês em universidade e depois solicitar o Prêt et bourse.
      A qualidade do curso é melhor / A grana é melhor / mais garantido.

Abraços…

marceloak
      Participante

Oi Druben. Vc teria alguma universidade para indicar em Montreal?

Obrigado,
      Marcelo

Carlos_Santos
      Participante

Ola Ricardo,

@Malaman”;p=”29288 wrote:

Você saberia me dizer se este curso de francês do Phenix (http://phenix.csdecou.qc.ca/) é subsidiado pelo governo como a “francisação” fornecida pelo governo ?

ele é subsidiado sim. Nao sei ao certo o valor, mas é acessivel.

Porém, ao fazer este curso o governo nao paga à você nenhum $$$, como é o caso dos cursos da francisacao.

Nao sei se era isso que vc queria saber, mas se nao ficou claro, é so perguntar de novo   :wink:

Carlos_Santos
      Participante

Ola Druben,

@Druben”;p=”29299 wrote:

Você pode se matricular em um  curso de Francês em universidade e depois solicitar o Prêt et bourse.

esta informacao é bem interessante. Você esta falando baseado em experiência propria ? se for, vc poderia nos informar um pouco mais sobre o assunto, pois sempre entendi o pret et bourse como uma ajuda do governo para os colegas que desejam uma formacao (outra que o francês) profissional.

Atenciosamente

Malaman
      Participante

Oi Carlos, era isso mesmo. Obrigado !

josemarcelo
      Participante

Ola, estou imigrando para Montreal daqui a vinte dias, estou fazendo aquele curso Francisation en Ligne, que te dão uma tutora canadense e etc… mas que curso é este que vocês estão se referindo? o governo canadense por acaso paga algum curso quando agente chega em Montreal? QUE CURSO É ESTE MINHA GENTE? COMO SE FAZ PARA SE INSCREVER????? 8O

Carlos_Santos
      Participante
      Druben
      Participante

Relato de Gabriel :

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=5272144326607632547

Como entrar :

Basta fazer a matrícula e ter uma vaga.
      Tu pode fazer a admissão pela internet e mandar pelo correio os xerox do CSQ, passaporte e etc.
      Não tem teste de admissão, mas quem quiser entrar mais para frente, pode fazer o teste de nivelamento pela internet.
      Não tem nada a ver com a francisação do governo.
      E o diploma é válido no mundo todo, pois é um diploma de uma universidade…
      O interessante é q tu pode pedir pret et bourse, e já iniciar seu histórico de crédito com uma pontuação excelente.
      P tu ter uma noção, com o 1o contra-cheque do pret et bourse, tu vai em qualquer banco e abre uma conta de estudante e tu ganha um cartão de crédito com um limite tri-legal, mas depende do banco… o Banco RBC abre a linha de créditos do estudantes com um limite tri-fudé. A banque nationale tb, o CIBC TB, o TD Canada Trust tb, mas se tu for no DesJardins, os piás vão te dar um visa desjardins com 300 dolares de crédito… Bah…
      Cada universidade tem o seu, e geralmente o nome do curso é
      Microprogramme en grammaire française pour non-francophones, ou français langue seconde:
      http://www.ulaval.ca/sg/PR/francais/index.html
      O melhor microprograma de francês do Québec é o de Sherbrooke, pois lá eles têm mta verba p isso e estão criando o 1o dicionário de francês tipicamente Quebecois. Lá eles são mto atoas pois tem um laboratório só p isso(bah), se chama CATIFQ. Eu não entendo mto nem faço a menor idéia de como pode ser um laboratório de letras?! Mas enfim… Sobre os dicionários, até então usamos o Petit Robert, da França, vamos torcer p nossos colegas da roça consigam tirar esse projeto do papel.
      Falei!
      Um bj p as meninas e um aperto de mão p os piás ;)

________________________-

Francisação do governo, do MICC, é uma coisa.
      ///
      Microprograma de francês das universidades é outra coisa…
      ///
      Bolsa do MICC: 115 dolares pode semana = 460$ por mes.
      ////
      Pret et bourse: 750 dolares pode mês.
      ///
      Mas, mas, mas, tu só pode pedir o pret et bourse se estudar em temps plein…

Druben
      Participante

Oi Carlos,

Dei a informação baseada nesse e outros relatos da NET.

Acho que os cursos são bem diferentes e não se excluem.

Mas quem está interessado mas em aprender Francês ( e apenas isso) … deve começar pelas universidades …

Abraços.

yuri
      Participante

@Druben”;p=”29483 wrote:

tu só pode pedir o pret et bourse se estudar em temps plein…

O problema é esta última frase. Tem alguma facu q ofereça curso de francês em tempo integral?

susu
      Participante

@Druben”;p=”29483 wrote:

Relato de Gabriel :

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=5272144326607632547

Como entrar :

Basta fazer a matrícula e ter uma vaga.
      Tu pode fazer a admissão pela internet e mandar pelo correio os xerox do CSQ, passaporte e etc.
      Não tem teste de admissão, mas quem quiser entrar mais para frente, pode fazer o teste de nivelamento pela internet.
      Não tem nada a ver com a francisação do governo.
      E o diploma é válido no mundo todo, pois é um diploma de uma universidade…
      O interessante é q tu pode pedir pret et bourse, e já iniciar seu histórico de crédito com uma pontuação excelente.
      P tu ter uma noção, com o 1o contra-cheque do pret et bourse, tu vai em qualquer banco e abre uma conta de estudante e tu ganha um cartão de crédito com um limite tri-legal, mas depende do banco… o Banco RBC abre a linha de créditos do estudantes com um limite tri-fudé. A banque nationale tb, o CIBC TB, o TD Canada Trust tb, mas se tu for no DesJardins, os piás vão te dar um visa desjardins com 300 dolares de crédito… Bah…
      Cada universidade tem o seu, e geralmente o nome do curso é
      Microprogramme en grammaire française pour non-francophones, ou français langue seconde:
      http://www.ulaval.ca/sg/PR/francais/index.html
      O melhor microprograma de francês do Québec é o de Sherbrooke, pois lá eles têm mta verba p isso e estão criando o 1o dicionário de francês tipicamente Quebecois. Lá eles são mto atoas pois tem um laboratório só p isso(bah), se chama CATIFQ. Eu não entendo mto nem faço a menor idéia de como pode ser um laboratório de letras?! Mas enfim… Sobre os dicionários, até então usamos o Petit Robert, da França, vamos torcer p nossos colegas da roça consigam tirar esse projeto do papel.
      Falei!
      Um bj p as meninas e um aperto de mão p os piás ;)

________________________-

Francisação do governo, do MICC, é uma coisa.
      ///
      Microprograma de francês das universidades é outra coisa…
      ///
      Bolsa do MICC: 115 dolares pode semana = 460$ por mes.
      ////
      Pret et bourse: 750 dolares pode mês.
      ///
      Mas, mas, mas, tu só pode pedir o pret et bourse se estudar em temps plein…

Deixa ver se entendi, entao a faculdade de frances é de graça, e vc ainda pode solicitar o Pret et bourse,

e bolsa ou empréstimo, no qual tem que quitar com o governo ao final do curso??

Carlos_Santos
      Participante

Susu,

acho que vc precisar RELER o texto de novo….. de “gratis” como muitos colegas falam aqui é coisa rara.

Se fosse de graca ele nao falaria do programa de pret et bourses que serve para PAGAR o curso   :wink:

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.