CSQ (mais um) tbm em 25/04/2007

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista CSQ (mais um) tbm em 25/04/2007

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4775
      pedrofreitas
      Participante

      Pessoal,

      Pequeno, que ficou grande, relato de obtenção do CSQ.

      26/12/2006 – envio dos docs para argentina
      22/01/2007 – confirmação de recebimento do dossiê e  débito em cartão de crédito
      13/03/2007 – convocação para entrevista
      25/04/2007 – Entrevista com o messieur Daniel Le Blanc.

      A entrevista foi otenm (25/04/2007) às 14:30hs, cheguei por volta do meio dia pois não sabia como poderia ser o trânsito.

      Fui orientado a subir 5 minutos antes do horário marcado, subi próximo disso, um pouco antes.

      Maior preocupação foi o francês pois tenho apenas 96 horas comprovadas.

      A entrevista começou com o monssieur Daniel C. Leblanc perguntando de onde eu era e confirmando meus dados que estavam no form, endereço, tel, etc…

      Em sequencia foi solicitado:

      – Certidao de nascimento e passaporte;

      – Comprovação dos anos de estudo e somou na hora para saber quantos anos de estudo tinha. Ele checou tudo com cuidado e pediu tbm histórico escolar de tudo.
      pediu os comprovantes de trabalho, onde verificou tudo.

      – Comprovante de trabalho, olhou todos os empregos que tive, conferiu todos os contratos, carteira de trabalho, e pediu os holerites mais recentes (verificando as datas dos mesmos), com certeza ele se interessa mais pela experiência profissional do que qualquer outra coisa;

      – Comprovantes de francês – eu tinha apenas o primeiro módulo da aliança e duas declarações de professora particular, total de apenas 96hs, sendo que nas últimas semanas eu estudei bastante, pois meu francês estava totalmente travado, hoje bem menos, mas ainda está. Treinei bastante a entrevista e mesmo falando errado consegui me comunicar e me fazer entender.

      – Depois ele perguntou se eu falava inglês e ao dizer que sim conversamos por uns quinze minutos em inglês, super tranquilo (nesse momento falei tudo que queria falar mas nao sabia dizer em francês)… aproveitei, claro.

      – Tbm disse que falava um pouco de espanhol e falei que podíamos conversar um pouco em espanhol, mas ele disse nao ser necessário;

      Logo após isso ele fez a velha pergunta, pq o quebec? eu disse minhas razoes, geralmente parecidas com a maioria de vcs.

      Perguntou que cidade escolhi, eu respondi dizendo porque escolhi montreal… aproveitei e mostrei um levantamento de custos de vida e ele confirmou os valores que eu havia pesquisado. Inclusive riu pq coloquei ticket de cinema e outras coisas pessoais que gosto (extras)…

      Outra pergunta foi se eu já conhecia o Quebec, falei que sim e mostrei algumas fotos.

      Depois perguntou se eu tinha feito pesquisa de empregos, mostrei que sim, e comentei sobre os pré-requisitos de alguns deles, uma das empresas ele conhecia e falou que era muito boa e que era uma empresa boa de se fazer carreira.

      Ahh, deixei claro que não pretendo ir agora e que ainda vou terminar o mestrado que estou fazendo (fora isso tbm nao tenho intenção alguma em sair do emprego que tenho hj a curto prazo), ele achou legal e disse para ir com o francês bom pq lá é mais caro, disse tbm que não preciso estudar lá se for com um francês bom que o resto vou aprender no dia a dia de trabalho.

      Tudo que conversamos ele falava trè bien… de vez enquando ele parava e escrevia no note, e no meio do caminho comecou a colocar mais papel na impressora, foi quando comecei a ter certeza que tinha conseguido…

      Logo em seguida ainda conversamos um pouco e ele disse que tinha sido selecionado, dizendo o felicitations… no conhecimento do idioma fiquei como NF (acredito ser nao fluente).

      O que ele não checou:

      – Comprovação financeira – fora o tempo de trabalho, em nenhum momento ele pediu comprovação financeira.

      Ajudando os próximos:

      Minha percepção:

      – Ele é super educado, deixa  o entrevistado bem a vontade, em nenhum momento me “cortou” ou fez cara feia para nada, nem para meu francês horrível que tenho, mas cosegui falar, mesmo errado consegui dizer tudo e tem mais, quem acha que não deve treinar para entrevista se engana, treine bastante, mas não decorem… Posso dizer usei praticamente tudo que treinei, esqueci coisas e usei outras que nao havia treinado, mas se nao tivesse ensaiado teria um desempenho horrível;
      – Não é falta de francês que vai te reprovar com o messieur Daniel, se vc respondeu com sinceridade o formulário, e provou tudo, vai dar tudo certo.
      – Experiência de trabalho é bem importante, PROVEM TUDO relacionado a trabalho, e a formação tbm;
      – Ter visitado Montreal foi um plus…
      – As informações prestadas no formulário serem provadas fielmente com os comprovantes originais;
      – Pesquisa de mercado e de estabelecimento… pesquisei só no monster e alguns sites;
      – Mostrar que conhece sua área e o que está rolando no Quebec;
      – Segundo outro colega, usar sempre a palaver Quebec, nunca Canadá ;) (achei engraçado, mas faz sentido).

      Estranhamente fiquei muito nervoso nos dias anteriores da entrevista, mas no dia em si passou o nervosismo e na entrevista eu estava muito tranquilo, nao gaguejei e nao confundi inglês com frances como de costume nas entrevistas e aproveitei bem o momento anglais da entrevista.

      É isso aí … meu CSQ veio com um comentario de validade de 1 ano apenas, nao eram 3 anos???

      Abs,

      Pedro

    • #16083
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns pelo sucesso Pedro!!!

      Pelo visto esta safra de abril está batendo todos os recordes de réussites!!!

      Até o dia 30/04 mais alguns amigos serão entrevistados e nos trarão boas notícias.

      O F e o NF do CSQ significam:

      F – Francófono
      NF – Não Francófono

      Não se preocupe pois esta informação da validade que consta no seu CSQ é normal.

      Boa sorte no processo federal!

      Abraços,

      Alê

    • #16085
      casalmineiro
      Participante

      Pedrofreitas, parabens pela conquista do CSQ,

      felicidades e sucesso na parte federal,

      abracos,

    • #16086
      casalmineiro
      Participante

      Pedrofreitas, parabens pela conquista do CSQ,

      felicidades e sucesso na parte federal,

      abracos,

    • #16088
      Felipewise
      Participante

      :mbounce:
      Meus parabéns Pedro!

    • #16101
      babi
      Participante

      Parabéns Pedro!!!

      Sucesso na parte Federal.

      Abraço,

      Bárbara

    • #16111
      fabiana
      Participante

      Parabens Pedro!!!

    • #16112
      JeffersonAV
      Participante

      Pedro,

      parabéns pelo CSQ.

      Alê,

      certa vez li que estes tais de F e NF na verdade seriam “fonctionnel” ou “non fonctionnel”…

      Vai saber o que é, não é???

      Mas acho que tem um pouco de verdade nisto, pois minha esposa ficou com o “F” mas ela não chega a ser “fluente”, nem mesmo “francófona”… já meu francês, este Não Funciona mesmo…   :lol:

      Abraços,

    • #16113
      makeloo
      Participante

      Parabéns Pedro.
      amuito sucesso na parte federal

    • #16126
      AleBHZ
      Participante

      É verdade Jefferson,

      já apareceram diversas traduções para F e NF…rsrsrs
      Mas o importante é voltar para casa com o CSQ em mãos, não é mesmo? :)

      Nos encontraremos em maio para comemorar todos os CSQs conseguidos neste excelente mês de abril.
      Nós estamos melhores que as mais famosas vinícolas!!! Nossa safra foi perfeita!!!

      Depois do sucesso do nosso amigo Marcílio :), acho que encerramos a participação de BH nesta rodada.

      Até o XI Encontro de Imigrantes!

      Tomara que até lá o seu pedido de exames médicos tenha chegado, juntamente com os outros (Carol e Gustavo, Giovani e Fernanda, etc)

      Abraços,

      Alê

    • #16127
      JeffersonAV
      Participante

      Ei Alê,

      é isto aí… a gente chega até a pensar: somos muito bons, ou eles é que fazem vistas grossas!?

      Mas andei lendo sobre demandas de imigração em outros países, e os brasileiros são mesmo muito bons nisto… coisa da língua, da preparação profissional, e somos meio parecidos com o Québec num ponto: multiculturalismo. Também somos uma nação formada por imigrantes, e com uma convivência relativamente pacífica entre as comunidades. Aqui mesmo em BH conheci judeus amigos de árabes, coisa inconsebível no mundo todo.

      Tomara que vc seja meio “Profeta” e nossos exames cheguem rapidinho, de preferência antes do encontro… aí será só comemoração no final de maio.

      Abraços, e parabéns a todos que conseguiram seus CSQs nesta safra de abril de 2007!   :D

      Jefferson AV

    • #16135
      Fabiocb
      Participante

      Olá Pedro,

      Parabéns, é um alivio né, fiz a minha entrevista no dia 26/04 e como você disse o Sr. Leblanc é muito gento boa, super atencioso e deixa a gente bem a vontade para se expressar.

      Abraços

      Fábio

    • #16146
      jrsp
      Participante

      Parabéns Pedro!

      Que bom que vc relatou sobre suas horas no francês, achamos que o nosso não é fluente ( apesar de termos mais horas do que as 96 que vc relatou )  e que teríamos algum impecílio.

      Boa sorte no federal e que vc consiga defender seu mestrado antes da data limite da migração.

      Camila e José Roberto

    • #16220
      Carlos_Santos
      Participante

      Parabéns Pedro e Fabio pelos CSQs!

      Boa sorte nas próximas etapas!

    • #16221
      Ed_jack
      Participante

      Parabéns pedro e felicidades na próxima etapa……

      Edjakson e familia

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.