Critérios e Guia de procedimentos para obter-se o CSQ

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Critérios e Guia de procedimentos para obter-se o CSQ

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4425
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros colegas,

      respondendo a uma questão na comunidade orkut do Jefferson, pensei em deixar aqui a minha contribuição também, assim, resolvi criar este tópico para esclarecer alguns pontos importantes do processo de solicitação do CSQ, editado pelo governo oficial do Québec.

      No documento: PROGRAMME DE RECRUTEMENT ET DE SÉLECTION DES CANDIDATS À L’IMMIGRATION ÉCONOMIQUE
      CHAPITRE 1 – LES TRAVAILLEURS QUALIFIÉS PERMANENTS

      Vejam em detalhes o item 4. PROCESSUS DE SÉLECTION DU CANDIDAT TRAVAILLEUR QUALIFIÉ na página 48:

      vejam as etapas que um pedido de CSQ passa:

      4.1 Présentation de la demande de certificat de sélection du Québec …… 48
      4.1.1 Demande de certificat de sélection du Québec et autres documents …… 48
      4.1.2 Candidats ou époux ou conjoint de fait exerçant une profession ou un
      métier réglementés …………………………………………………. 49
      4.1.3 Copies certifiées conformes…………………………………….. 50
      4.1.4 Droits exigibles ……………………………………………… 50
      4.1.5 Réception de la demande et ouverture du dossier…………………… 50
      4.2 Étape de l’examen préliminaire ………………………………… 51
      4.2.1 Objectifs de l’examen préliminaire………………………………. 51

      4.2.2 Exigences à l’étape de l’examen préliminaire …………………….. 52
      4.2.3 Résultats à l’étape de l’examen préliminaire …………………….. 53
      4.2.3.1 Acceptation ………………………………………………… 54
      4.2.3.2 Intention de refus et refus ………………………………….. 54
      4.2.3.3 Intention de rejet et rejet ………………………………….. 55
      4.2.3.4 Suspens ……………………………………………………. 55
      4.3 Étape de la sélection ………………………………………… 56
      4.3.1 Objectifs à l’étape de la sélection …………………………….. 56
      4.3.1.1 Entrevue de sélection ……………………………………….. 56
      4.3.1.2 Sélection sur dossier ……………………………………….. 57
      4.3.2 Exigences à l’étape de la sélection……………………………… 58

      Sendo que o Objetivo do Exame preliminar (item 4.2 pagina 52) é:

      – gérer l’accès à l’entrevue de sélection en écartant les candidatures qui ne
      satisfont pas aux seuils éliminatoires ou au seuil de passage à l’étape de
      l’examen préliminaire;

      – permettre l’identification de candidats pouvant faire l’objet d’une sélection sur
      dossier, compte tenu des résultats obtenus à cette étape du processus;
      – réguler le mouvement d’immigration, en retenant des volumes et des profils de
      candidatures correspondant aux objectifs fixés notamment dans le cadre de la
      planification des niveaux d’immigration.

      Vejam mais informações:

      no item 4.2.3.1 Acceptation página 54:

      Si le candidat satisfait aux conditions réglementaires, le dossier passe à l’étape de
      la sélection;

      Logo só vai para a ENTREVISTA um candidato que satisfaz as condições regulamentares!!!

      E tem mais…

      Veja no item 4.2.3.2 Intention de refus et refus que diz:

      Si le candidat ne répond pas aux conditions réglementaires, la lettre PERM
      401(intention de refus à l’examen préliminaire) lui est envoyée
      , accompagnée de
      la fiche d’évaluation (FEVAL). Le candidat dispose de 90 jours pour donner suite
      à la lettre. Il est refusé sans autre préavis au terme de cette période ou une lettre
      PERM 401a (refus à l’examen préliminaire) lui est transmise, le cas échéant,
      accompagnée de la FEVAL

      ou seja o candidato que é barrado na avaliação preliminar conforme o item acima recebe uma carta com sua ficha de avaliação (FEVAL).

      Sendo que o candidato tem 90 dias para dar seguimento a uma contestação dela, é minha interpretação!

      Olhando o item 4.2.3.3 Intention de rejet et rejet

      que é a possibilidade de aceitar o candidato, fala-se:

      Lorsque le fonctionnaire à l’immigration a des motifs raisonnables de douter de
      l’authenticité des documents ou de la véracité des renseignements présentés à
      l’appui de la demande d’immigration, il documente la preuve et verse au dossier
      d’immigration les renseignements et documents requis.
      Si la preuve est suffisante, le fonctionnaire prépare la lettre PERM 400 (Intention
      de rejet) dans laquelle il précise les renseignements ou le document dont la
      véracité ou l’authenticité n’a pas été prouvée de manière satisfaisante. Le candidat
      dispose de 60 jours, à partir de la date de réception de la lettre d’intention de rejet,
      pour transmettre ses observations et tout document permettant de revoir la
      décision, sans quoi sa demande sera rejetée, auquel cas, le rejet de sa demande est
      confirmée par la lettre PERM 399a (lettre de rejet), signée par le gestionnaire
      responsable, et une sanction administrative s’applique, l’empêchant de déposer
      une nouvelle demande au cours des cinq années subséquentes, en vertu de l’article
      3.2.2.1 de la LoiSi le fonctionnaire à l’immigration estime que la preuve doit être complétée, il
      peut convoquer le candidat en entrevue, si celui-ci atteint le seuil de passage
      requis.

      mas neste caso é para comprovar a autenticidade de algum documento que pode não ser verdadeiro e o direito à dúvida é dado na entrevista!

      não fala nada de convocar alguém para dizer não por ter NIVEL DE FRANCÊS FRACO!

      aliás, um bom motivo para que não tentem FRAUDAR os documentos está neste item, vejam:

      Lorsque le fonctionnaire à l’immigration a des motifs raisonnables de douter de
      l’authenticité des documents ou de la véracité des renseignements présentés à
      l’appui de la demande d’immigration, …..
      une sanction administrative s’applique, l’empêchant de déposer
      une nouvelle demande au cours des cinq années subséquentes, en vertu de l’article
      3.2.2.1 de la Loi.

      :!: São 5 ANOS de quarentena!!!! sem poder enviar novo pedido de CSQ!!! :!:

      Vejam o que diz no item 4.3.1 Objectifs à l’étape de la sélection

      L’étape de la sélection a pour fonction de compléter le processus d’évaluation
      entamé à l’étape de l’examen préliminaire et de déterminer si le candidat est en
      mesure de satisfaire au seuil de passage à la grille.
      La décision à l’étape de la
      sélection peut être prise en entrevue de sélection ou sur dossier.
      [/b]

      É importante destacar que existem dois níveis de aprovação, o da avaliação preliminar e o da seleção!!!

      é o que está dito no item:

      4.3.1.1 Entrevue de sélection

      En vertu de l’article 8 du RSRE, le candidat travailleur qualifié doit être convoqué
      en entrevue de sélection s’il satisfait au seuil de passage à l’examen préliminaire
      sans toutefois satisfaire au seuil de passage en sélection.

      Pelo que está dito neste ítem, vejam:

      S’il n’a pas en sa possession ces documents lors de l’entrevue, sa demande pourrait être
      rejetée ou refusée, dans le respect des procédures applicables.

      ou seja se não apresentar um documento pode ter o CSQ negado no ato!

      porém pelo que é dito neste ítem, vejam abaixo:

      La vérification ou la mise à jour de l’évaluation effectuée à l’étape de l’examen
      préliminaire;

      ou seja dar a chance de o candidato apresentar coisas novas e atualizadas, com por exemplo MAIS HORAS DE FRANCÊS! dedução minha!

      Além de verificar a autenticidade dos documentos, vejam:

      L’évaluation ciblée d’un ou plusieurs facteurs de sélection pour s’assurer de la
      véracité des renseignements fournis et de l’authenticité des documents
      présentés à l’appui de sa demande.

      entre outras formalidades …. vejam o texto integral no ítem!

      E para os que desejam saber o que precisam ter em termos de PONTOS,
      vejam o item “4.3.2 Exigences à l’étape de la sélection

      e o número de pontos necessários e exigidos para passar estão neste ítem!

      para os que quiserem saber e calcular os seus pontos sigam para o seguinte documento:

      Règlement sur la pondération applicable à la sélection des ressortissants étrangers

      O que eu quero saber mesmo é se este GUIA citado anteriormente, o “PROGRAMME DE RECRUTEMENT ET DE SÉLECTION DES CANDIDATS À L’IMMIGRATION ÉCONOMIQUE CHAPITRE 1 – LES TRAVAILLEURS QUALIFIÉS PERMANENTS” , está sendo usado pelo BIQ de Buenos Aires?

      pois analisando dois casos de reprovação recentes de pessoas próximas, o procedimento seguido não está neste GUIA!

      E isso eu não entendo! alguém quer me explicar!

      Atenciosamente

      Carlos Luiz

    • #11509
      AleBHZ
      Participante

      Olá Carlos,

      essas informações postadas são muito úteis e podem evitar erros de interpretação.
      Em relação a essas 2 pessoas que foram reprovadas, existe algum lugar onde possamos ler a respeito?

      abraços

    • #11511
      Carlos_Santos
      Participante

      sim, existe, veja o caso do Durval em Journaliste va au Quebec?, infelizmente o segundo não relatou seu resultado, me foi dito por telefone!

      atenciosamente

    • #11512
      Leslie
      Participante

      Carlos,

      Obrigado pela grandiosa contribuição!
      Faço coro com vc, no sentido de que haja uma explicação responsável por parte do Escritório de Imigração ou mesmo pelo ministério responsável.
      Estimulo aqueles que foram recusados no processo, no sentido de relatarem o ocorrido, para que possamos mostrar o que está acontecendo de verdade neste processo.

    • #11520
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Acabo de escrever este relato no Orkut sobre a reprovação de um colega no processo de Québec:

      Olá a todos,

      Como o Carlos disse não temos o que dizer nessas horas, pois realmente ficamos tristes…

      Mas uma coisa temos que fazer, e entre essas é ser sincero com o que pode ter acontecido…muitos ficaram indignados pelo Durval ser reprovado sendo que ele foi aprovado no teste online e havia indicado em todos os documentos ter nível básico de francês, ou seja 100 horas, mas vc já penseram que ele pode nem ter apresentado este nivel basico na entrevista??? ele mesmo disse ter ficado muito nervoso e que a Soraia depois passou a entrevista para o português, às vezes ele foi convocado com o número exato de pontos, aí na hora embolou no francês, não tinha mais tempo de experiência para comprovar, não tinha visitado o Québec e nem tinha amigos para poder compensar o francês que ele apresentou…

      Sei que ficamos indignados ,mas temos que ser realistas e tb analisar que pode ter sido erro nosso…no meu caso enviei uma quantidade de francês nos meus formulários mas na hora creio qeu apresentei-me bem mais fraca do que relatei pois fiquei muito nervosa mas como tinha outros pontos para compensar fui aprovada…

      Antes de condernarmos ou ficarmos indignados temos que analisar tudo que pode ter acontecido…

      Abraços,[/align]

    • #11524
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos!

      Quando fiz o primeiro teste on-line para o Processo Federal direto e atingi os exatos 67 pontos, um amigo disse-me que era muito complicado fazer qualquer coisa estando no limite…o problema é que, até algum tempo, não tínhamos nem a mínima noção da pontuação para o Processo por Québec.

      Então, creio que a melhor alternativa para os que estão iniciando é ficar o mais longe possível do limite, para que tenha uma margem de folga e que, de repente, qualquer falha possa ser compensada por algum ponto extra.

      Passei um bom tempo lendo o documento citado pelo Carlos (aliás, grande citação!!!) e decidi olhar a parte do documento referente às Regras em vigor ANTES de 16/10/2006 (TRAITEMENT DE LA DEMANDE DE CSQ DES CANDIDATS INDÉPENDANTS « TRAVAILLEURS » À L’ÉTRANGER(ancien chapître 3.2) révisé

      No Capítulo 3 – L’Examen Préliminaire de la DCS, item 3.3
      3.3 Travailler selon l’EMP (Employabilité et mobilité professionnelle)
          Quand un candidat n’obtient aucun point à l’examen préliminaire aux facteurs 2.A « Emploi assuré » et 2.B « Profession en demande » et que sa profession principale n’est pas inscrite sur la Liste des professions inadmissibles, il faut vérifie s’il possède un niveau d’employabilité et de mobilité professionelle tel que prévu au facteur 2.c « EMP » de la grille de sélection.

           Cette vérification se fait par l’entremise de l’application d’une mini grille, laquelle est constitueé par les critères d’appréciation suivants :

      – scolarité;
      – deuxième spécialié;
      – formation privilégiée;
      – séjour au Québec;
      – lein avec le Québec;
      – âge;
      – compréhension et expression orale du français;
      – caractéristiques de l’époux ou du conjoint de fait, soit la formation, l’expérience, l’âge, la connaissance du français et les études en français.

      O que me trouxe uma dúvida foi:

      Se este documento (ou esta parte) se refere à normas em vigor <span style="color: red]ANTES DE 16/10/2006[/color”>, porque consta o seguinte parágrafo no mesmo??? (Item 3.5 – parte 2)[/color]

      3.5 Résultat de l’examen préliminaire

           À l’issue de l’examen préliminaire, trois situations peuvent se présenter :

      1) Acceptation – Règlement
         Le dossier passe à l’étape de la sélection.

      2) Refus final – Règlement
         En cas d’intention de refus ou de refus, le dossier du candidat doit être examiné en vertu des dispositions réglementaires en vigueur à partir de 16 octobre 2006. À cet égard, se référer au chapitre 1 de la composante 3 (VOIR GPI 3-1).

      Pelo que entendi, no caso de recusa, o dossier passa a ser examinado pelas novas normas…confesso que me perdi! :?

      E nem consta a terceira situação no guia…fica complicado hein…

      Abraços!

    • #11534
      VALENZUELA1
      Participante

      Ola ,

      Eu tambem estou com muitas duvidas em relacao as normas. Na norma a partir de 16 de outubro que o Carlos citou, diz que e necessario provar experiencia de trabalho dos 5 ultimos anos antes. E na norma de antes de 16 diz que e aceito o emprego dos 10 ultimos anos. Erasmo a norma que voce citou (antes de 16 de out.) ainda e valida?
      Carlos (ou quem souber), por favor, voce que e tao prestativo e sempre esta se esforcando para esclarecer as duvidas, me ajude, s.v.p.
      Ja recebi o CSQ mas tive problemas com federal, portanto nao me aceitaram. Agora entrei com um novo pedido de CSQ, na primeira demanda fiz 64 pontos, mas agora estou com medo, pois me formei em 2000 e meu ultimo emprego foi ate marco de 2001. Tenho que ter me formado e experiencia nos 5 ultimos anos? Me sinto tao confusa, a impressao que tenho e que perdi muitos pontos com a nova lei. Os meu dados sao : 30 anos, universitaria (1997-2000), experiencia de 6 anos (1995-2001), morei 3 anos no Canada e tenho o frances avancado. Ganho ou nao pontos por experiencia e nivel escolar?
      Fico em duvida quanto ao tempo que fiquei sem trabalhar e o termino dos estudos (5 anos).

      Obrigada

      Valenzuela

    • #11537
      Carlos_Santos
      Participante

      Olá Adriana,

      obrigado por responder lá e aqui!   :wink:

      @Dri_Torres”;p=”3347 wrote:

      …Sei que ficamos indignados …
      Antes de condernarmos ou ficarmos indignados temos que analisar tudo que pode ter acontecido…[/i]

      concordo contigo! fica muito complicado julgar o que acontece conosco pessoalmente por vezes, imagina apenas ouvindo o que outro está te relatando, claro!

      porém mas a dúvidas no processo de seleção é que tem sido a ORIGEM de tanta indignação, porque elas tem acontecido?

      Será que eu estou sendo intransigente por solicitar coerência neles?

      eu sinto muito se o momento não foi  o melhor para discutir isso aqui no forum quando alguns colegas ainda estão por passar sua entrevista,  :oops:  :oops:  :oops:  :oops:  :oops:

      Eu tenho por princípio acreditar no que me dizem, acredito e tenho fé, até que me provem o contrário ou estejam tentando me iludir ou indizir, aí logo descubro e faz uma vez só! :evil:

      Por isso acredito no que eu ouvi do quem acontecido nas entrevistas recentes e este bendito teste-online!

      acho que deveríamos amadurecer mais este assunto e com toda a calma necessária para entendê-lo perfeitamente, pois somos RESPONSÁVEIS também por este processo!!

      Me sinto assim, responsável, como acho que seja o seu caso, Adriana, Bruno, Erasmo, e tantos outros aqui desta comunidade, tanto quanto os colegas da Brasmontreal e da comunidade Orkut do Jefferson!  

      Somos ponto de apoio de muitos que chegam sem nada saber e que por vezes passam no processo sem trancos e  barrancos, muito do esforço pessoal do mesmo, claro! mas sempre com muita orientação e ajuda nossa!

      Verdade seja dita, sem falsas modéstias ou prepotência de qualquer parte, AJUDAMOS muito !!!!

      Eu queria apenas entender o que está acontecendo com estes critérios de seleção, somente para continuar a poder fazer este trabalho voluntário, como todos os demais colegas! só isso…. é pedir muito?

      fico por aqui….

      Abraços e um excelente NATAL procês!!!

      Erasmo, parabéns pelo GRANT de moderador! você merece!

    • #11541
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Valenzuela,

      Leia o documento Règlement sur la pondération applicable à la sélection des ressortissants étrangers que você pdoerá verificar os quesitos e os pontos. Você terá que colocar seus trabalhos realizados nos últimos 05 anos e lógico que seu tempo no Canadá e seu francês fluente te ajudarão bastante.

      As regras antes do dia 16 de outubro só são válidas para as pessoas que entraram antes desta data, prtanto você será avaliada pelas regras vigentes no dia do envio do processo.

      Abraços, [/align]

    • #11542
      Carlos_Santos
      Participante

      OláVALENZUELA,

      @VALENZUELA1″;p=”3362 wrote:

      Ola ,
      …Ganho ou nao pontos por experiencia e nivel escolar?

      como  a Adriana respondeu, veja o documento e faça as suas contas! acho que é possível, principalemnet porque vc já obteve um CSQ antes!

      Espero que o seu problema com a parte federal tenha sido resolvida pois além de termos de informar que já pedimos ou não um CSQ antes, é obrigatório nos formulários informar se já tivemos negado o visto antes em alguma parte!!!eles guardam estas informações também! logo não omita nada!

      boa sorte!

    • #11543
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carlos,

      Entendo o seu lado mas me desculpe o Durval, no caso dele acho que ele foi o errado em enviar o processo se ainda ter conhecimento por completo. Ele mesmo disse não saber e nem ter sido avisado que estadia em Québec ou um amigo ajudam no processo… poxa acho que quem realmente está interessado em imigrar tem que procurar tudo e não esperar as informações cairem do céu como ele disse que nunca tinha ouvido falar destes quesitos nas palestras. Eu também não ouvi nada disso e de um monte de outras coisas mas corri atrás e aprendi tudo que sei hoje….imiagina se na palestra eles fosse contar todos os detalhes que nós ficamos meses pesquisando para conhecer???

      Sinceramente eu acho o processo coerente e claro, a única coisa que concordo estar errada é o teste on-line não especificar que só é válido para pessoas até 35 anos, mas creio que eles logo corrigirão isso. Tanto que o processo é claro que temos inúmeros documentos para ler que nos explicam todos os detalhes. O processo é como matemática, se você soma os pontos bem senão amém. Já sim vi casos onde acredito as pessoas terem sidos injustiçadas mas neste caso recente não acredito em injustiça não…

      Antigamente me sentia mais responsável por aqueles que procuram informações no site, mas hoje em dia ajudo o máximo que posso e sempre passo informações corretas ou que acredito serem as corretas, mas não posso ser responsável por pessoas que às vezes querem tudo explicadinho e que às vezes nem se dão ao trabalho de tentar ajudar…somos auxilares e não babá de ninguém aqui no site e já vi muitas pessoas me pedindo praticamente isso.

      Creio que somos responsáveis pelo que divulgamos e quanto a isso sempre disponibilizamos as informações oficiais, e se elas estão erradas ou incompletas já não é de nossa responsabilidade,  por isso não responsáveis pelo processo de cada um.

      Muitas pessoas podem achar que estou errada, mas infelizmente só cada um pode ser responsável pelos seus atos!!!

      Abraços,[/align]

    • #11545
      Erasmo
      Participante

      Olá Carlos, obrigado!

      Concordo contigo…acredito que, a partir do momento que nos prestamos, solidariamente, a ceder informações, acabamos nos tornando co-responsáveis pelas mesmas, e sei perfeitamente que a Adriana e o Bruno sabem disso melhor do que eu – por isso, sempre os parabenizo pela iniciativa da comunidade e me vejo na obrigação de contribuir e ajudá-los…

      Faço parte dos que fizeram a entrevista mais “na raça”, pois acreditava que nem existia essa pontuação e esse documento, os quais estamos quebrando a cuca para compreender e, o que mais difícil, tentar elucidar os que estão iniciando o processo ou a caminho da entrevista. Talvez, se tivesse idéia de tudo isso, teria me preparado, no mínimo, de maneira diferente, senão melhor (bom, o que importa é que consegui… :wink: ).

      Mas acho que quando a Adriana disse “…Antes de condernarmos ou ficarmos indignados temos que analisar tudo que pode ter acontecido…“, acredito que ela se referia à expectativa (positiva ou negativa) que pode ser criada pelos que estão nestes estágios do processo. Não acho que erramos em discutir isso agora, mas creio que cresceremos muitos mais e, nas próximas discussões dessa magnitude, estaremos bem mais preparados para julgar seu momento mais correto.

      Sou defensor do SENSO CRÍTICO e sempre ensinei meus alunos do ensino médio a nunca aceitarem tudo que jogam na cara deles (inclusive minhas aula de Química  :x ) sem questionamento…logo, sou defensor do tipo de discussão que tomamos, mas confiante em nosso constante amadurecimento…

      Para todos nós, que “domamos um leão por dia” na vida, que venham os próximos!!!

      Abraços!

    • #11546
      Erasmo
      Participante

      Olá Adriana!

      Realmente, somos responsáveis pelas informações prestadas…mas ficar segurando na mãozinha também não dá!!!!

      Acho que é o mal da maioria (que, às vezes me incluo… :? )…todos procuram uma fórmula ou receita mágica para o sucesso, quando na realidade:

      “O único lugar onde o SUCESSO vem antes do TRABALHO é no dicionário.” (Albert Einstein)

      Mas como você mesma disse, temos que analisar o pode ter acontecido…aliás, analisar/questionar é o segredo! E nesse ponto, vejo que o Carlos tem excelente perspectiva…

      O importante, na minha opinião, é que continuemos a ajudar quem nos procura ou à comunidade cordialmente, orientando, principalmente a pesquisar, não para facilitar nossa vida  :lol: mas porque, quem não tiver este senso investigativo, sofrerá muito nas terras geladas…

      “Ensinar a pescar e não dar o peixe”, esse é o lema!

      Abraços!

    • #11547
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Erasmo,

      Exatamente isso!!! As pessoas tem que aprender a andar sozinhas também!!!

      Eu disso tudo aquilo sobre responsabilidade, pois tem horas que me encontro em determinadas situações onde percebo que algumas pessoas acham que eu sou responsável pelo fracasso ou sucesso delas. Ás vezes fico ate´com medo de comentar sobre a cidade que vou morar, ou até mesmo fazer os relatos da minha vida lá pois fico com receio das pessoas acharem que porque deu certo para mim, e que se elas fizerem o mesmo, dará certo para elas também!!! Já vi casos de pessoas que me falaram que irão para Sherbrooke porque eu vou para lá e sempre digo que cada um tem que traçar seu destino sozinho, pois depois a pessoa não tem sucesso e vem me culpar. Por isso assumo responsabilidades do que digo e publico aqui no site, mas não assumo o sucesso ou fracasso de ninguém.

      Abraços,[/align]

    • #11548
      AleBHZ
      Participante

      Vocês todos têm razão. A dedicação, a boa vontade e o carinho dispensados aqui na comunidade são mais do que suficientes para o bom andamento desta.
      Algumas informações disponibilizadas têm como objetivo esclarecer, algumas são apenas sugestões ou relatos que não pretendem jamais ser uma regra ou verdade absoluta.
      Como dito pela Dri, o que vale para uma pessoa pode não se aplicar a outra. As dicas e informações são oferecidas e cabe a cada um segui-las ou não, assumindo inteiramente esta responsabilidade. Se a Dri ou qq outro membro fez isso ou aquilo, foi porque eles pesquisaram, se informaram e decidiram o que era melhor para o seu caso. Até cabe um jargão aqui: “Cada caso é um caso”.
      Também acho que se alguém estiver na dúvida ou inseguro em relação a algum tópico do fórum, procure se informar nos sites oficiais da imigração, para depois não voltar aqui reclamando ou culpando alguém.
      As intenções são as melhores e ninguém pode responsabilizar um ou outro membro por fracasso ou qualquer ato falho.

      Tomara que após esse susto com o CSQ negado a um candidato, todos os outros procurem reunir a maior quantidade de informações para evitar problemas semelhantes. Informação nunca é demais…

      Grande abraço a todos vcs da CBQ!!!

    • #11549
      makeloo
      Participante

      Erasmos, Adriana, Carlos, Alessandro,

      Concordo 100% com os relatos de vocês. A Pesquisa e a dedicação em se informar e a procura por informações devem ser o foco de quem decidiu que quer imigrar e está se preparando para a entrevista. É muito legal ter experiências para basear-se, porém é so uma base, pois a minha vida é diferente de todos os outros.
      O que tem que ficar claro para os outros é que somos PARTICIPAMTES DE UM OBJETIVO COMUM: a imigração para o Quebec. Mas também somos independentes nesse objetivo comundo. Fico incomodado às vezes quando percebo que tem pessoas que querem simpelesmente aproveitar da nossa experiência, amizade, do nosso objetivo, para tirar vantagens ou se tornam dependentes de nós.
      Acho que pelo fato de cada um ter suas pernas, deve usa-las para que assim chegue onde se objetiva. Caso contrario elas ficaram fracas e nãose sairá do lugar.

      Erasmos parabéns pelo Moderador ( um dia chego lá rsrsrs)
      Um abraço a todos

    • #11925
      marco31
      Participante

      ola amigos, afinal de contas qual é a idade limite para a aplicaçao de Quebec. É de 35 anos somente para o aplicante principal, ou só é cabível a idade para saber da pontuação do teste.
      Marco, rj

    • #11939
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Marco,

      Este assunto já foi amplamente discutido aqui na CBQ, peço que leia os seguintes links:

      :: Palestra de Informação 29/11/06 ::

      Perguntas na Palestra do Governo de Québec

      Abraços,[/align]

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.