Conta conjunta em Banco e Herança

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Conta conjunta em Banco e Herança

Visualizando 33 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6405
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros colegas,

      posso estar enganado, mas sempre acreditei que uma conta conjunta no Brasil nao seria BLOQUEADA quando um de seus membros viesse a falecer, é assim no Brasil ???

      Conheci um colega, cujo pai faleceu e ele continou a usar a conta normalmente. Nada foi bloqueado para inventario!

      Coloco a questao aos colegas mais bem informados pois com uma surpresa nao tao agradavel assim, fui informado pelo meu gerente AQUI no Québec, que minha conta conjunta seria BLOQUEADA quando um dos membros dela viesse a falecer. Mesmo que eu seja o prinicipal da conta, nao importa, tudo que estiver ligado à esta conta conjunta ficara bloqueado até a questao de sucessao (herança) seja resolvido.

      Fiquei um pouco chateado, pois ninguém me informou disso nem na àrea internacional, muito menos quando aqui cheguei.

      Tem coisas culturais que vc so fica sabendo da pior maneira! :evil:

      Gostaria de contar com a contribuicao dos demais colegas que aqui estao para que se informem sobre o assunto nos seus respectivod bancos, pois isso pode ser util na planificacao da imigracao de outros colegas e mesmo do que aqui ja estao.

      O meu banco aqui é o HSBC, mas a gerente me disse que a regra vale para o CANADA. Nao ponho a “mao no fogo” sobre esta informacao, por isso peço que a ajuda dos colegas.

      Atenciosamente

      p.s: mudei o nome do topico pois na pagina 2 dele, outro assunto importante merece destaque: “Herança”!

    • #33503
      Carlos_Santos
      Participante

      Segue uma confirmacao do DESJARDINS:

        Qu’arrive-t-il au décès de l’un des détenteurs?

        Lorsque l’un des deux membres détenteurs d’un compte conjoint meurt, le compte en question est gelé par la caisse. Il ne peut être utilisé jusqu’à ce qu’il y ait eu règlement de la succession – ce qui peut prendre quelques semaines ou quelques mois.

        La caisse agit ainsi pour les raisons suivantes :

           * Au moment du décès, aucune institution financière ne peut légalement attribuer des sommes en vertu d’une convention de gestion de compte conjoint; seul le testament ou le contrat de mariage permet une « donation à cause de mort ».
           * Dans tous les cas, comme la caisse ne veut pas se mêler des affaires des membres, elle ne sait pas qui a mis combien dans le compte. Elle ne connaît pas la proportion de copropriété des sommes en dépôt, c’est aussi pourquoi elle ne pourra dégeler ces sommes qu’après entente entre le liquidateur de la succession et le codétenteur survivant.

        Il est donc prudent de déposer d’abord ses revenus dans un compte personnel, à partir duquel on fait faire ensuite un virement automatique vers le compte commun. Ainsi, en cas de décès du conjoint, il suffit d’arrêter les virements sans délai afin que l’argent demeure accessible dans le compte personnel du survivant.

      fonte: http://www.desjardins.com/fr/particuliers/conseils/gestion_finances/compte_conjoint/deces.jsp

    • #33504
      Carlos_Santos
      Participante

      Outra confirmacao vinda do ” Le Réseau de protection du consommateur du Québec”

      En cas de décès du conjoint

        COMPTE CONJOINT

        Dans le cas d’un couple où un conjoint décède et qu’il y a un compte conjoint (qu’ils soient conjoints de fait ou  mariés) ce compte sera gelé pour toute la durée du règlement de la succession,  ce qui peut signifier quelques mois…  Il est donc important pour deux conjoints qui budgètent ensemble en mettant en commun les revenus et les dépenses, de se préserver chacun pour soi un compte courant personnel avec une marge de manoeuvre suffisante pour se dépanner à court terme.

      Fonte: http://www.consommateur.qc.ca/acefest/433.htm

    • #33506
      Carlos_Santos
      Participante

      Curioso este aqui:

        Avec droit de survie
        Une forme de compte permettant à tous les propriétaires de faire des opérations individuelles au compte. Au décès de tout propriétaire, la totalité des droits sur le compte conjoint devient la propriété des survivants –non offert au Québec.

      fonte: http://access.scotiamcleoddirect.com/html/fr/SMDI_PUBLIC_HelpFrame.html

    • #33507
      Carlos_Santos
      Participante

      todos os grifos dos estratos acima sao meus.

    • #33509
      Patinha11
      Participante

      Olá Carlos,
      Não gostei dessa informação  :? e estarei confirmando ainda essa semana se no Banque Scotia também é assim com nosso gerente se conseguirmos marcar um rendez-vous com ele..
      No dia que conversamos para abertura,esse assunto não foi tocado.
      Tão logo souber,venho responder aqui.
      Sei que já fizemos o seguro de vida daquí do Canadá e optamos pelo BMO,pq o Scotia não faz para pessoas físicas nesta Provincia.
      Um beijinho pra tí,logo que pudermos nos dar ao desfrute de viajar,iremos a Québec e gostariamos muito de conhece-lo se for possível.
      :)

    • #33514
      Patinha11
      Participante

      Carlos,
      Ainda não marcamos o encontro no Scotia,porém lemos o site deles com essas informações que vc postou,e entendemos o mesmo … que na falta de um,o outro nao pode movimentar a conta,nem mesmo quando abrimos conta do tipo e/ou (nosso caso)que permitiria isso,por se tratar da Provincia do Québec,já não vale…
      Meu marido foi gerente de Banco por 08 anos e afirma que no Brasil se a conta é conjunta do tipo e/ou,quando um dos conjuges falece, basta levar a Certidão de Óbito na agencia para liberar e assumir a titularidade da conta.  Mas se for tipo fulano e fulana sem o ou,nada feito,bloqueiam também.
      É algo a se pensar.. uma alternativa talvez seja ter conta em outra provincia,nao sei o que isso pode implicar a nível de impostos… mas ter a conta e nao ter na hora de uma emergencia desse porte, não é bom.
      Ou ainda manter sua conta HSBC do Brasil  com seus investimentos,etc.. ao invés de manter a daquí…não sei mesmo o que faremos, mas faremos algo a respeito.
      :wink:

    • #33517
      Carlos_Santos
      Participante

      obrigado pela informacao Patinha11 !

    • #33520
      Pessoa
      Participante

      Carlos,

      No Brasil não é assim até pelo fato de ser normal fazer conta conjunta com um membro da família que está idoso etc… Já ouvi vários relatos disso.

      Já pensou a viúva ficando sem acesso a conta que tem em conjunto com o seu falecido marido!?!?!?!?!!?!?!?! Isto é um absurdo. Ela passa fome, paga multa e vai pra rua por falta de “dinheiro”, mesmo tendo investimentos no banco?

      Não sabia disso, mas vou até questionar a próxima vez.

      Isto é ilógico, péssima regra.

    • #33521
      Patinha11
      Participante

      Outra informação que ainda nao averiguamos, ligada ao assunto, são as despesas com velório,etc..  
      Bem colocado Pessoa, como pagar todas as despesas dessa hora ? me parece que podem chegar até can$15.000,00 imagina, conta bloqueada e sem ter de onde tirar ? E se o cartão de crédito for vinculado a conta ? deve bloquear também.
      Alguém sabe dizer se o governo ajuda em algo numa hora dessas ?
      :?

    • #33522
      fflush
      Participante

      Que papo morbido. Espero que todo mundo esteja com saude :)

    • #33523
      Pessoa
      Participante

      O papo não tem nada de morbido, pois a única certeza que temos nesta vida é que não vamos ficar aqui para sempre.

      Por experiência própria (experiência triste) melhor estar preparado para não passar por uma situação ainda mais difícil nestas horas. Infelizmente, ela vem sem avisar.  :cry:

      Mas voltando ao assunto, pelas propagandas que eu vi na TV, o Governo dá uma ajuda de até uns CAD2,000.00, mas os custos podem ultrapassar os CAD10,000.00, por isto existem os seguros sendo vendidos.

      Uma coisa é certa, como não gosto de ser pego de surpresa e não quero deixar esposa em situação difícil caso alguma coisa ocorra, a regra aqui em casa é: ocorrendo algo assim que der já sacar um bom volume de dinheiro ou transferir para outro lugar.

      Só quem já passou por uma situação triste de perda sabe o quanto é difícil, mas mais difícil ainda é a vida para quem fica se a pessoa que for embora é a pessoa que mantém a casa. Depois de passar por isto uma vez, eu faço questão de estar preparado e não deixar ninguém na mão. :wink:

      E viva a vida, vida longa para todos!  :D Muita saúde para 2009, 2010 etc…  :lol:

    • #33524
      Patinha11
      Participante

      Pessoa,faço minhas as suas palavras…
      Luciano,o papo não é mórbido mesmo nao…
      Também já tive uma experiencia há muitos anos atras e o que me ”salvou” financeiramente foi ter um plano de saúde que cobria tudo numa  situação de 42 dias de internação em UTI neo natal de minha filha…mas vimos outras famílias se juntarem e venderem imoveis ,carros etc para pagar a conta…
      Sem contar que meu pai faleceu aos 37 anos e como se preocupava com nossa família deixou a mim e a minha mãe bastante amparadas financeiramente falando,já que esse é o assunto abordado.
      Trabalhei nessa área de seguros de vida e de saúde e posso dizer com segurança que ainda é a melhor opção… guardar dinheiro para esse tipo de emergencia,dificilmente é suficiente.
      Somos do lema aquí em casa que é melhor prevenir do que remediar!
      E vamos curtindo a vida enquanto isso !
      Alguém já foi na festa de carnaval de Québec ? vai começar dia 31 desse mes! estamos querendo ir ver de perto o povo brincando na neve com roupas de banho…haha isso sim é quase mórbido… hehe.. :)
      Aproveitando  a deixa.. Feliz 2009 para todos vcs aqui da comunidade e que nossos sonhos se realizem o quanto antes,já que fazemos parte de uma turma que sabe buscar seus objetivos mesmo tão distante de terras brasileiras

    • #33542
      Carlos_Santos
      Participante

      @Pessoa”;p=”28107 wrote:

      Não sabia disso, mas vou até questionar a próxima vez.

      Afirmo que no HSBC é assim!

      fui hoje no banco para abrir duas novas contas individuais. Fazer o que ? se aqui é assim agente se adapta. A vantagem que como serao contas premier, e como pagamos pelo premier no Brasil aqui é de graca!

      @Patinha11″;p=”28108 wrote:

      …E se o cartão de crédito for vinculado a conta ? deve bloquear também.

      de fato eu me informei sobre o assunto.

      Nao bloquea, vc pode continuar usando. Mesmo abrindo outra conta indivual, vou continuar a usar o mesmo cartao de credito da conta conjunta (que vai desaparecer). Confirmei isso hoje no banco.

      @fflush”;p=”28109 wrote:

      Que papo morbido. Espero que todo mundo esteja com saude :)

      e porque estamos com saude é que o bom momento de pensar e se preparar para os momentos dificeis que virao (a morte é a unica certeza que eu tenho na vida!)

      Faço seguro para nao me preocupar com acidentes….. idem para esta questao.

      Boa sorte e muita saude à todos.

    • #33543
      Pessoa
      Participante

      Carlos,

      Me diz uma coisa, estas outras contas no HSBC vc vai abrir aqui no Canadá. Mesmo assim elas serão isentas das taxas pelo fato de vc ser PREMIER no Brasil?

      Pergunto isto pois eu sou PREMIER no Brasil e minha conta aqui também é, mas se eu abrir uma para a minha esposa (somente ela como titular) eu fui informado de que ela teria de ter um mínimo X e pagaria algumas taxas para ser PREMIER.

      Só queria confirmar o que o meu gerente daqui de Montréal falou. Pois se aí for possível, eu vou lá falar com ele novamente.

    • #33547
      Patinha11
      Participante

      Obrigada mais uma vez Carlos ,por ter sido tão rápido  em sua resposta quanto ao cartão de crédito..e tão logo tenhamos um tempinho iremos separar nossa conta também..que pena..após 15 anos juntos.. mas.. é como disse,se aqui é assim…
      Abçs a todos.
      :wink:

    • #33559
      Carlos_Santos
      Participante

      @Pessoa”;p=”28133 wrote:

      Me diz uma coisa, estas outras contas no HSBC vc vai abrir aqui no Canadá. Mesmo assim elas serão isentas das taxas pelo fato de vc ser PREMIER no Brasil?

      sim elas serao Premier e isentas aqui no Canada, pois nos dois somos Premier no Brasil.

    • #33562
      Pessoa
      Participante

      Obrigado Carlos,

      Mas pelo visto vc conseguiu isto pois vocês dois são PREMIER no Brasil, o que não é o caso da minha esposa.  :(

      Obrigado.   :wink:

    • #36026
      viniciusmarc
      Participante

      OI pessoal,

      so acressentando mai s algumas coisas relacionadas.  Tem mais….  aqui, se vc quer deixar tudo que tem(herança) pra alguem(esposa e filhos por ex) tem que ter um testamento, se nao, fica 50% pro quebec, e 50% pro conjuge.

      lembrando que cada provincia e diferente

      abç

    • #36032
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Vinicius,

      de onde vem esta informacao ? pois ela é nova para mim e sempre gosto de ter referencias ….

      Obrigado ;-)

    • #36033
      viniciusmarc
      Participante

      Oi Carlos,

      foi meu professor da francisaçao quem falou. e ele e uma pessoa super bem informada.  infelizmnete nao tenho mais contato com ele.

      abç

    • #36039
      SANDROMS
      Participante

      Vinicius,

      Talvez o seu professor tenha propagado um mito, o link abaixo é oficial e não fala nada de 50% para o Québec.
      http://www.justice.gouv.qc.ca/francais/publications/generale/success.htm#sanstestament

      O professor de francisação de uma amiga minha disse que toda vez que o Metro para ou atrasa devido a uma pane elétrica é porque alguém se jogou nos trilhos. Resultado, cada mensagem de pane elétrica era um calafrio na espinha dessa minha amiga. E do jeito que o Metro para ou atrasa aqui seria uma verdadeira multidão de suicidas. Sei que esse tipo de coisa existe, mas estranho que ninguém que eu conheço presenciou tal cena até hoje. E olha que meus amigos imigrantes usam o Metro beaucoup beaucoup…

    • #36041
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Sandroms,

      obrigado pelo link.

      Depois de ler o site informado, também acho que é uma “lenda”. Talvez haja um fundamento qualquer em tempos passados…

      Segue uma parte das informacoes do site:

      Que faire si le défunt n’a pas laissé de testament ?

      Si le défunt n’a pas laissé de testament, la succession est liquidée selon les dispositions du Code civil. Il s’agit alors d’une succession légale, aussi appelée ab intestat. En pareil cas, ce sont les héritiers qui jouent collectivement le rôle de liquidateur, à moins qu’ils en désignent un.

      Dans ce type de succession, les successibles sont le conjoint avec lequel le défunt était marié ou uni civilement et les personnes liées au défunt par le sang ou l’adoption. Cela exclut donc le conjoint de fait et la belle-famille1.

      Avant de déterminer les règles qui s’appliquent lors du règlement d’une succession légale, il faut d’abord vérifier un certain nombre de choses.

      Le défunt était-il marié ou uni civilement, et laisse-t-il un conjoint survivant ? Si c’est le cas, il faut découvrir s’il existe un contrat de mariage ou d’union civile notarié.

      Si un contrat de mariage ou d’union civile a été fait devant notaire, contient-il la clause testamentaire communément appelée au dernier vivant les biens ? Par une telle clause, le défunt lègue habituellement tous ses biens au conjoint survivant, qui devient donc le seul successible.

      Si le contrat de mariage ou d’union civile notarié ne comporte pas de clause testamentaire ou s’il n’existe pas de contrat de mariage ou d’union civile, il faut vérifier si le défunt avait ou non des enfants :

      s’il a des enfants, il faut partager la succession entre le conjoint et les enfants;
      s’il n’a pas d’enfants, il faut partager la succession entre le conjoint et d’autres parents du défunt.

      aproveitei para mudar o nome do topico para representar melhor o seu conteúdo ;-)

    • #36057
      Patinha11
      Participante

      Por essas e outras que ainda nao sabemos de devemos  trazer tudo do Brasil pra cá…
      Ainda mais com o conforto da conta  do Hsbc..

    • #36058
      Anonymous
      Participante

      Obrigada por esclarecerem a questao dos 50% no caso de sucessao. Acredito que o governo embolsa quando nao a testamento nem herdeiros.
      De qualquer forma, já que citaram que está atrelado ao código civil, acho que vale a pena consulta-lo tb.:
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=2&file=/CCQ/CCQ.html

      Sandro: É verdade que nem toda pane é um suicida, mas já aconteceu de alguém se jogar na frente do metro que eu estava. Felizmente eu estava nos ultimos vagoes e nao presenciei a cena, mas tivemos que desembarcar com ajuda dos funcionários, nos trilhos ainda, antes da estaçao, pois o trem só tinha avancado dois carros na estacao.

      Abraços
      Erika

    • #44098
      Patinha11
      Participante

      Carlos,
      Voltando a esse tópico depois de certo tempo,lí que vc escreveu :
      ”fui hoje no banco para abrir duas novas contas individuais. Fazer o que ? se aqui é assim agente se adapta.”
      Isso quer dizer que vc encerrou a conta conjunta e e abriu essas 2 contas individuais pra vc e sua esposa? Ou mantém ainda a conjunta?
      Pergunto pq agora com rendimento significativo aquí,estaremos começando a mexer de verdade no nosso planejamento do futuro visando aquisição de imóvel,previdência privada,investimentos,poupança,etc..
      Queremos continuar como antes,mantendo tudo sob controle dos 2 ,porém não podemos deixar que um de nós passe por dificuldades financeiras no futuro.
      Seria melhor manter como está e abrir uma conta individual para mim deixando algum lá investido como segurança?
      Qual sua opinião pessoal por favor?

      Muito obrigada!! :mrgreen:

    • #44114
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Patinha,

      @Patinha11 wrote:

      Carlos,
      Voltando a esse tópico depois de certo tempo,lí que vc escreveu :
      ”fui hoje no banco para abrir duas novas contas individuais. Fazer o que ? se aqui é assim agente se adapta.”

      sem problemas!

      @Patinha11 wrote:

      …Isso quer dizer que vc encerrou a conta conjunta e e abriu essas 2 contas individuais pra vc e sua esposa? Ou mantém ainda a conjunta?

      sim abri duas contas individuais! e eliminei a conjunta!

      Porém abri uma poupanca (compte épargne) conjunta! que é acessada pelas duas contas e aonde fica o $$$$ em caso de necessidade esta sempre acessivel pelos dois.

      @Patinha11 wrote:

      …Pergunto pq agora com rendimento significativo aquí,estaremos começando a mexer de verdade no nosso planejamento do futuro visando aquisição de imóvel,previdência privada,investimentos,poupança,etc..

      entendo!

      @Patinha11 wrote:

      …Queremos continuar como antes,mantendo tudo sob controle dos 2 ,porém não podemos deixar que um de nós passe por dificuldades financeiras no futuro.

      com certeza, por isso publiquei este topico!

      @Patinha11 wrote:

      …Seria melhor manter como está e abrir uma conta individual para mim deixando algum lá investido como segurança?
      Qual sua opinião pessoal por favor?

      como disse, fiz duas contas separadas e uma conjunta. Em caso de problema o outro transfere o montante da conjunta para a conta individual, nao importa quem!

      Ficou claro?

      Abraços

    • #44118
      Patinha11
      Participante

      Excelente Carlos!!!
      Claríssimo!!
      Obrigada mais uma vez,falarei com a base ainda hoje sobre isso e marcaremos um encontro com nossa gerente o mais breve possível.

      Seguindo o rumo do tópico,um outro ponto importante para nós que temos filhos e estamos longe do restante das famílias(avós,tios,irmãos..)é a questão da guarda em caso de falecimento de ambos os responsáveis.
      Já havia sabido do risco nesse caso de um filho menor ficar sob a guarda da Província até completar a maioridade indo para algum lar provisório(ficando assim a mercê de escolhas que não foram feitas por nós como por ex.escola particular,morar na própria casa,etc..).
      Resolví procurar mais informações e decidimos nomear um tutor para nossa filha no notário Público.
      Um trecho do texto sobre o assunto:
      ”Si l’un des parents décède ou devient inapte, l’autre parent devient le seul tuteur légal de l’enfant. Si les deux parents décèdent ou deviennent inaptes, un tuteur datif doit être nommé pour représenter l’enfant.”
      Caso alguém mais queira saber os procedimentos,segue o site oficial do Quebec:
      http://www4.gouv.qc.ca/FR/Portail/Citoyens/Evenements/DevenirParent/Pages/minr_desgn_tutr_datf.aspx

      8)

    • #44123
      janeneves
      Participante

      Pessoal,

      só um toque, conversei com meu esposo (que trabalha em banco) e ele disse que no Brasil a conta pode ser bloqueada em caso de falecimento de um dos titulares sim, depende do tipo de conta E valor.
      Ele vai dar uma olhada no assunto com calma e depois vai postar aqui certinho como é que funciona.

      Abraços!

      Jane.

    • #44140
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Patinha,

      sobre esta questao de filhos menores a melhor solucao é preparar um testamento, aonde vc explica como quer que seus filhos sejam amparados e com quem….

      Espero que ajude!

      Obrigado Jane,

      mas é verdade em parte esta informacao ai no Brasil. meu pai faleceu e meu irmao usou a conta por anos a fio, mesmo depois da morte do meu pai que era o principal na conta!

      Abraços

    • #44157
      janeneves
      Participante

      Olá Carlos,

      isso realmente acontecia antigamente, mas hoje em dia é mais difícil.
      Entre outros motivos pela necessidade de validação anual do CPF.

      O controle de contas movimentadas por “fantasmas”, sejam eles pessoas já falecidas ou que nunca existiram, tem o objetivo de detectar dinheiro oriundo de crimes, lavagem de dinheiro, fraudes financeiras, etc. Bloquear os recursos tem tanto o objetivo de preservar a herança dos herdeiros até que seja feito o inventário e devida partilha, como evitar crimes e fraudes.

      Pessoas falecidas não podem ter empresa, nem fazer pagamentos, tampouco movimentar contas… Portanto a não comunicação do falecimento caracteriza um tipo de fraude, e pode ter consequências…

      Infelizmente para as famílias que já têm tanta coisa para lidar numa hora dessas.

      Por isso é importante tomar providências em vida, se organizar e se precaver.

      Sinceramente, nem eu tinha considerado tudo isso (não que tenhamos grandes patrimônios hehehe), mas o assunto deve render uma longa conversa lá em casa esse fim de semana…

      Abraços,

      Jane.

    • #44159
      Carlos_Santos
      Participante

      Obrigado Jane pela atualizacao!

      Boa discussao ;-)

      Abraços

    • #44216
      Musta
      Participante

      Buenas,

      Sobre o bloqueio da conta.

      No Brasil existem 02 tipos de conta conjunta para pessoa física:
      1) com titulares solidários: a conta mais comum. Qualquer dos dois titulares pode movimentar a conta independentemente do outro, mesmo em caso de falecimento. A conta só é bloqueada se houver informação de existência de testamento no cadastro do titular, mas em 12 anos de banco eu nunca vi isso acontecer.
      2) com titulares não-solidários: nenhuma movimentação é permitida sem o consentimento de todos os titulares. No caso de falecimento a conta fica bloqueada até a conclusão do processo de espólio, ou até decisão judicial para liberação.

      No caso de conta individual, a conta é bloqueada se o saldo for acima de certo valor. Caso o saldo seja inferior a esse valor o(a) conjugê (ou responsável ou parente em 1o grau) pode sacar o valor e encerrar a conta.

      t +

    • #44221
      Carlos_Santos
      Participante

      Obrigado Musta pelos esclarecimentos!

Visualizando 33 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.