Comprovação em experiência de trabalho

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Comprovação em experiência de trabalho

Visualizando 36 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6616
      Anonymous
      Participante

      Boa noite a todos! queria tirar outra dúvida neste item “experiência de trabalho”, gostaria de saber se apenas vale ou são aceitas as experiências com carteira assinada e com carta de empregadores, pq minha dúvida é a seguinte, minha esposa que é bibliotecária fez um serviço prestado p uma biblioteca particular de uma pessoa física, com contrato assinado(detalhando tempo de serviço, dias e horas trabalhadas), o cliente tb fez uma carta de recomendação, ela tb tem recibos dos pagamentos. Com isso esse contrato teria validade p o processo do Quebec? conta como experiência?

      Obrigado!

      Tiago e Andreza

    • #35509
      petula
      Participante

      tchacon,

      de acordo com o que a mme. soraia tandel trouxe na palestra aqui no rio, em maio, sim. eles estão preparados para lidar com todas essas comprovações. FUNDAMENTAL levar o irpf pra corroborar os dados dessa papelada que vocês já tem.

      []s e boa sorte!
      p

    • #35524

      Excelente contribuicao Petula.

      Eu na nossa época pedi cartas de meus clientes visto que eu era autonomo.

      Quanto mais provas (recibos, olerites, contratos etc) melhor!

      Abracao

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #35534
      mrodolfo
      Participante

      Tiago, Andreza,

      A Petula disse bem: enviar, em caso de trabalho autônomo, cópia do IRPF. É que ele é um documento importante para provar que seu trabalho foi legal e que você pagou todos os impostos referentes a ele.

      Bonne chance,

    • #37602
      MarcosAlvim
      Participante

      Ressuscitando o tema.
      Tô com uma dúvida.(cruel)
      Sou formado em ADM de empresas em 2008/2.
      Trabalho na mesma empresa desde 2003.
      A partir de meados do 1º semestre de 2004, minha função na carteira foi alterada para auxiliar de escritório, a qual permanece até hoje.
      Como já vi aqui no fórum, tiveram algumas pessoas que na CTPS era uma coisa que não era bem o que ela exercia de facto no seu dia a dia.
      Exerço atividades administrativas, quanto de comércio exterior.
      Alguém sabe como o BIQ reage diante disso?
      Alguém passou por situação parecida?
      Será que vão contar como experiência, mesmo sendo como auxiliar de escritório?
      (obviamente a empresa não vai me dar declaração das atividades que realmente exerço, afinal se futuramente eu colocar eles no “pau” serviria como prova)

    • #37677
      Muri
      Participante

      Olá a todos, há alguns meses visito o site e é muito bom pra esclarecer duvidas, e eu quase sempre consigo esclarecer todas as que tenho lendo os tópicos do fórum. Fiz a Avaliação Preliminar de Imigração, e gostaria de saber com relação a experiencia de trabalho, no item onde eles dizem que pode ser contado estágios na área de formação, se uma bolsa de 25 meses que tive durante o curso superior, seria considerada, então, um estágio válido. Tenho a declaração da instituição como documento para comprovar. Isso faz toda a diferença quando preencho o teste on line.
      Espero que dê pra entender qual é a dúvida. Desde já agradeço.

    • #37678
      Cabeda
      Participante

      Toda experiencia é válida desde que seja na sua área obviamente, então se você formado em Administração de empresas, experiencia como assistente do escritório não será nenhum impecilho….. Lembrando que não há “preconceito” com experiencias menos “nobres” desde que faça sentido na sua formação né…..

      Só compartilhando meu caso eu NUNCA tive carteira assinada na minha vida, um pedaço da minha experiencia foi como estagiário, outro pedaço como sócio de uma empresa e outro pedaço como prestador de serviço via PJ e não tive nenhum problema em ser convocado para a entrevista…. depois dela eu digo se isso me custou o CSQ ou se deu tudo certo !! *risos

    • #37679
      Cabeda
      Participante

      Muri:

      Estágio é valido sim, porem há um fator de “desconto” onde uma hora de estágio vale menos que uma hora de trabalho….

      Acho que o BIQ pode te informar melhor sobre esse fato de desconto

    • #37682
      mrodolfo
      Participante

      Muri,

      Toda experiência profissional em profissões classificadas de D acima na Classification Nationale des Proféssions são consideradas. Nisso, acabam sendo incluídos os estágios necessários para a formação técnica ou superior.

      Para o cálculo do tempo de experiência, deve ser levado em conta que um trabalho em tempo integral no Québec tem no mínimo 30 horas por semana. Dessa maneira, se a experiência do candidato é em uma atividade de 20 horas semanais, cada mês trabalhado será computado como 20/30 = 0,667 mês (divida a carga horária da experiência por 30 e multiplique pela quantidade de meses).

      Para mais informações, consulte o Guide des Procédures d’Immigration et bonne chance!

    • #37683
      MarcosAlvim
      Participante

      Valeu cabeda!

      A propósito sua entrevista é quando?

      Sds

    • #37685
      Cabeda
      Participante

      25 de junho um dia depois do dia Nacional deles :)

    • #37686
      SANDROMS
      Participante

      @Cabeda wrote:

      Só compartilhando meu caso eu NUNCA tive carteira assinada na minha vida, um pedaço da minha experiencia foi como estagiário, outro pedaço como sócio de uma empresa e outro pedaço como prestador de serviço via PJ e não tive nenhum problema em ser convocado para a entrevista…. depois dela eu digo se isso me custou o CSQ ou se deu tudo certo !! *risos

      Capriche nos comprovantes, pois você será questionado na entrevista. Se você é sócio de empresa leve contrato sócio, imposto de renda, talão de notas ficais da empresa e contratos que envolvem diretamente o seu trabalho. Cada entrevistador tem um jeito de checar, um olha o IR outro olha o faturamento da empresa, outro vai querer contratos ou declarações que vc trabalhou para determinado cliente. Se o entrevistador não ficar satisfeito pode sim tirar seus pontos de experiência. Mas eles não vão fazer isso se voc6e estiver com todos os “documentos”.

      Lembrando que você tem que comprovar o tempo na ativa durante os últimos 5 anos (não pode ter grandes buracos) e também que o esses trabalhos estão relacionados com a sua formação profissional. Boa sorte!

    • #37687
      Cabeda
      Participante

      O que eu enviei e vou levar é o contrato social e meu IR mostrando os pagamentos da empresa, a empresa é do setor financeiro que é minha área profissional, então acho que isso não será maiores problemas; também estou levando uma carta do meu “ex-chefe” corroborando com esses documentos e comprovando que eu trabalhava na empresa…..

      Mas já estou esperando sim ter que dar explicação sobre isso, mas não imagino que seja nada de outro mundo

      EDIT

      Meu unico problema é com 1 ano do meu tempo de experiencia que foi numa empresa sem nenhum tipo de contrato formal. a empresa me forneceu uma carta dizendo que trabalhei lá durante esse período, vamos ver se eles consideram, mas como eu estou com alguns pontos sobrando acho que mesmo que me descontem esse 1 ano de experiencia ainda vai ….

    • #37688
      MarcosAlvim
      Participante

      – Cabeda – não esqueça de mim, vou querer saber tim-tim por tim-tim como foi sua entrevista.

      Sandoms – Tirei os seguintes dizeres de um blog que não lembro qual.

      “Para obter a pontuação máxima para este pré-requisito é necessário ter trabalhado em tempo integral por pelo menos 4 anos.
      Procede isso?

      Pelo visto,imagino eu terei nota máxima nesse critério.

    • #37690
      SANDROMS
      Participante

      @MarcosAlvim wrote:

      Sandoms – Tirei os seguintes dizeres de um blog que não lembro qual.

      “Para obter a pontuação máxima para este pré-requisito é necessário ter trabalhado em tempo integral por pelo menos 4 anos.
      Procede isso?

      Pelo visto,imagino eu terei nota máxima nesse critério.

      Pelo que eu me lembro é isso mesmo… e se conta os últimos 5 anos… então a pontuação máxima no quesito experiência é quando vc tem entre 48 e 60 meses de trabalho a tempo integral nos últimos 60 meses… (é o que dá para interpretar da pergunta abaixo na avalização online).

    • #37695
      Muri
      Participante

      Obrigada pelas informações, já que todas as experiências na área de formação são válidas é bom ter tudo documentado e organizado.
      Valeu a ajuda

    • #37697
      Cabeda
      Participante

      Uma sensação que eu tenho sempre é essa…

      que o pessoal do quebec ta mais interessado na VERDADE do que em formalidades, então tens experiencia em frances mas não tem prova formal ?? prove com sua fluencia que será ok.

      tens experiencia profissional mas não tem carteira assinada? use outra maneira, etc etc

      Eu acho bacana, pq da um ar bem “desburrocratizado” ao processo, o que é sempre ótimo ( bem diferente do processo ingles que é BUCHA de conseguir se enquadrar pelas burocracias )

    • #37706
      mrodolfo
      Participante

      Cabeda,

      Penso que a coisa não é bem assim como pensas, não…

      Eles são muito apegados às formalidades e à burocracia… Existem diversos relatos de entrevistas em que o candidato passou um sufoco por não conseguir explicar a sua experiência profissional. Como eu disse anteriormente, o tempo de experiência que é certeza que o avaliador vai levar em consideração é aquele obtido legalmente:

      – Se o contrato era CLT, vale a carteira de trabalho, que é o documento oficial no Brasil,
      – Se o contrato era PJ, valem os contratos de trabalho junto com o IRPJ (vários candidatos já penaram pela falta dele)
      – Se o contrato era de profissional liberal, valem os contratos, declarações, recibos e também o IRPF

      Alguém mais do grupo se lembra de outra coisa?

      No meu caso em particular, não passei por entrevista; fui selecionado por dossier. No meu processo, enviei cópia de minha carteira de trabalho para atestar as atividades como CLTista; mandei uma declaração da USP atestando minhas atividades como de consultor em um laboratório e mandei meus IRPFs que discriminavam as atividades da declaração.

      Nesse processo, não custa nada pecar pelo excesso (é assim que se escreve?).

      Bonne chance,

    • #37707
      RedCzar777
      Participante

      Vale ressaltar que para pessoas que trabalham ou trabalhavam como PJ é imprecindível ter em mãos não apenas o IRPF mas também o IRPJ, “TODAS” as certidões negativas e “TODOS”os documentos da empresa que você possui e/ou é sócio.

      Cabeda, não brinque com isso, eles consideram que trabalhar como PJ é um forma de burlar a lei, de dar “um jeitinho” para pagar menos impostos. Já vi vários relatos de pessoas que trabalhavam como PJ e tiveram vários problemas na hora da entrevista por não ter toda documentação da empresa em mãos. Para alguns foram solicitados até mesmo os últimos 3 IRPJs e IRPFs fora as certidões negativas.

    • #37708
      SANDROMS
      Participante

      @mrodolfo wrote:

      Alguém mais do grupo se lembra de outra coisa?

      O meu entrevistador se ligou no talão de notas fiscais da empresa, checou se havia notas todos os meses e se os valores mensais eram mais ou menos os mesmos. Não levei IRPJ e não tevei certidões negativas, ninguém pediu.

      Levei também os contratos de trabalho mas estes nem estavam no nome da minha empresa mas em nome de uma intermediária; já o relacionamento entre a minha empresa e a intermediária estava comprovado por uma declaração. A maior gambiarra. Mas o entrevistador não chegou tudo isso, viu o contrato social as notas fiscais e me considerou atuante. E considerou tb a minha esposa que tb era sócia na empresa.

      Quanto as certidões negativas da empresa nunca ouvi falar de pedirem… na lista de documentos não consta. Como eu disse eu não levei.

    • #37710
      curty
      Participante

      Eu ainda não encontrei informações sobre meu caso:

      Eu trabalhei em duas situações em que o empregador não assinou a carteira nem me deu nenhum tipo de recibo, além disso, fazia o pagamento em dinheiro, etc. Então, não tenho nada comprovando o vínculo, nem extrato bancário comprovando depósito de salário. Porém, há dois poréns:

      1- Em um dos casos, eu estou movendo uma ação trabalhista pedindo assinatura de carteira, etc. porque eu tomei um calote dos grandes. Eu dei entrada no processo há um ano, mas seguindo a tradicional agilidade da nossa justiça terei a primeira audiência agora em março. Ou seja, o processo ainda está no início e sabe-se lá quando vai terminar. Pode ser na primeira audiência, por acordo, ou pode levar mais alguns anos. No fim do processo eu terei a anotação na carteira e, acredito, o recolhimento do IRPF. Mas antes disso eu teria como computar essa experiência?

      2- No outro trabalho, apesar de trabalhar para um órgão público, eu também não tenho nada oficial (contrato, assinatura em carteira, recibos, IRPF, etc.), mas acho que consigo uma declaração de prestação de serviço. Só com a tal declaração eu consigo comprovar alguma coisa?

    • #37711
      Anonymous
      Participante

      Olá Curty,

      Minha esposa teve uma situação não igual, mas parecida.

      No 1 caso, aconselho a esquecer, foi trabalho irregular e isto eles não consideram (provando via justiça, vc regulariza sua situação, aí deixa de ser irregular), sendo regularizado, não teria problemas.

      No 2 caso, está praticamente igual ao 1° ( :o :( :) :? ), declaração ajuda, mas aí vc vai depender de uma coisa:
      Quem será seu entrevistador…. :lol: :lol:

      Para vc entender o que eu digo, minha esposa também trabalhou sem Carteira assinada, recibo , etc…, porém, saiu do trabalho e arrumou outro regular (dentro do prazo de 5 anos), este 1 emprego, foi considerado “BICO” e isto não entrou, ela também exerceu a profissão de professora “substituta no Estado” = Bico, porém valeu, pois o estado dá holerit, mas ficha cadastral na delegacia de ensino e isto foi aceito.

      No seu 2 caso é estranho um orgão publico não lhe dar se quer recibo de pagamento…. É obrogado isso (até onde eu sei).

      O meu entrevistador foi o CARL TEIXEIRA, o cara é mala, porém, sincero e direto, não fica prolongando conversa, quando expliquei a ele do emprego da minha esposa, “sem comprovação” a resposta foi :
      “ignore ce cas, seulement avec la preuve, OK, …desconsidere, pois não serve e ela tem outra trabalhos aqui que eu estou vendo”…. :D :D (em português !!! :lol: )

      Abraço.

    • #37715
      thc
      Participante

      Boa Noite Pessoal

      Estou com uma duvida nessa parte de experincia de trabalho

      Gostaria de saber ser tem algum problema no meu caso pq trabalho na area de TI :

      1 – trabalhei 9 meses numa empresa
      2 – trabalhei 11 meses numa outra
      3 – mas 7 meses numa

      Gostaria de saber na hora de colocar no teste online e para soma todos os meses e colocar por exemplo 3 anos de experiencia ou tem quer ser pelo menos 1 ano de experiencia completa , pq em todas as empresas foram area de TI.

      att

    • #37717
      Anonymous
      Participante

      Olá,
      Toda experiência nos ultimos 5 anos (comprovada), não importa se 1 mês ou 5 anos direto. :bigups:

    • #37719
      Cabeda
      Participante

      Bom… eu estou mais ou menos na situação que o Sandro estava:

      Da época que eu trabalhava e era “sócio” da empresa eu tenho o contrato que mostra quanto tempo eu fui sócio mais meu IR dos 2 anos que trabalhei lá provando que eles me “pagaram” os dividendos.

      Agora que eu tenho minha própria PJ ,eu tenho o contrato de prestação de serviço + a nota fiscal + IR mostrando que sou sócio

      Espero que isso seja o bastante, até pq não adianta eu me desesperar, se não for já to fudido mesmo :) Mas o tópico já me foi util,vou levar o talão de notas fiscais que é uma coisa que eu não sabia que eu deveria levar.

      Agora uma pergunta para os mais experientes:

      Minha experiencia profissional é toda assim “diferente”, se eles me dessem “zero” pontos por ela, eu não passo nem com bandinha de musica, eles teriam me chamado para a entrevista se eles não fossem considerar nada????

      Pq isso tudo eu expliquei no dossiê quando eu enviei, não faz sentido eles me chamaram para a entrevista para dizer que não é “valida” eles não teriam já dito isso por carta?

    • #37722
      curty
      Participante

      Carlos Lopes,

      obrigado pela resposta.
      Estou vendo que as coisas não vão ser fáceis. Ainda bem que tenho outras experiências e uma folguinha na pontuação no teste on-line.
      Esse Brasil é uma dureza… Muitas vezes a gente quer fazer a coisa certa, andar na linha, dentro da formalidade, mas não pode. Esses casos de trabalho sem registro ou comprovação são sempre por imposição do contratante. O empregado ou aceita a situação porque precisa, ou fica na mão.

      Não é a toa que quero sair daqui.

      Abraço!

      Cabeda,
      eu acredito que na entrevista eles vão querer que você explique esssa situação. Quanto mais você puder comprovar e esclarecer, melhor.

    • #37725
      Cabeda
      Participante

      Eu acho que a MELHOR coisa a ser dita é o que acabaste de dizer…

      as relações do trabalho no Brazil SÃO esquizofrênicas -e isso vindo de alguem que muito estudou e acha a CLT uma droga por n motivos – e o melhor que podemos fazer é explicar isso para o entrevistador…

      No fundo no fundo não deixa de ser um argumento sobre o pq vc quer ir para o Quebec :) Ir para um lugar onde as empresas respeitam nem que seja um POUQUINHO mais seus empregados…..

    • #37728
      SANDROMS
      Participante

      @Cabeda wrote:

      Pq isso tudo eu expliquei no dossiê quando eu enviei, não faz sentido eles me chamaram para a entrevista para dizer que não é “valida” eles não teriam já dito isso por carta?

      Antes da entrevista eles somam os pontos do que está nos formulários. Não julgam se é válido ou não. Mas na entrevista eles julgam, é assim o processo. Então se vc pôs no formulário que tem experiência eles levam em conta e te chamam para a entrevista. A palavra aqui no Canadá tem um valor muito maior do que no Brasil, (só cuidado para não ser pego mentindo pro governo quando o assunto é dinheiro). então eles acreditam e te convocam para a entrevista.

      Agora, na entrevista o cara vai querer ver as provas, detalhadamente, e nao esqueça que não basta provar que vc tinha vínculo com uma empresa, é preciso também provar que vc estava na ativa trabalhando full time na empresa ou em clientes. Não esqueça te levar algum documento comprovando isso.

      Leve a papelada e não esquente a Cabeda, vai dar tudo certo.

    • #37729
      Cabeda
      Participante

      To levando todos os documentos do mundo :)

      Mas então, eu não disse que tinha “experiência” eu simplesmente mandei os contratos.

      Mas eu te entendo Sandro, já tive a feliz oportunidade de morar em países mais parecidos com o Canadá e de fato, palavra vale muito, isso não só facilita a vida de todo mundo como torna mais “barato” os processos ( já que se gasta muito menos em averiguações cruzadas, etc etc ) mas obviamente a punição para quem mente…

      Bom, não tem muito o que esquentar, ou é ou não é :) vou lá contar história para o conselheiro e levar tudo que eu tenho, depois eu digo como foi :) e se a resposta for negativa, me comprometo a postar aqui o feedback que me for dado para colaborar com o resto do pessoal da comunidade !

    • #37734
      curty
      Participante

      @Cabeda wrote:

      No fundo no fundo não deixa de ser um argumento sobre o pq vc quer ir para o Quebec :) Ir para um lugar onde as empresas respeitam nem que seja um POUQUINHO mais seus empregados…..

      Sem dúvidas o respeito às leis, às regras, aos direitos e aos deveres é um dos meus motivos.

      Que dia será a tua entrevista? Certamente teu feedback será muito importante.

    • #37735
      Cabeda
      Participante

      25 de junho, um dia depois do dia nacional do quebec :)

      Agora uma pergunta que alguem mais experiente pode saber a resposta.

      Quando eu fiz a aplicação eu anexei comprovantes de experiência até a data que eu enviei a documentação.

      Porem a minha entrevista será 6 meses após o envio dessa documentação, logo eu terei 6 meses A MAIS de experiência comprovável.

      Essa experiência que ocorreu depois do envio do dossiê e antes da entrevista, ela será computada??? ( claro que obviamente respeitando todas as regras para prova-la )

      Caso seja, já resolve 50% do 1 ano de experiência com pouca comprovação que eu tinha, *risos

    • #54391
      JuliaIracema
      Participante

      Pessoal, eu tenho uma duvida.

      Trabalhei por 2,5 anos como assistente de suporte técnico – CLT, mas a empresa não quer me da carta de experiência. Por isso eu queria saber se eu posso apresentar somente minha carteira de trabalho, o contrato de rescisão+carta de deposito do FGTS(fui demitida sem justa causa), a carta do seguro desemprego e o meu crachá (pois nele esta dizendo as horas de trabalho diário).
      Por favor gostaria de sanar essa duvida.

    • #54398
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Julia,

      se vc pode comprovar a mesma informacao usando outros documentos oficiais, nao vejo porque nao seriam aceitos :roll:

      Nem sempre é possivle ter estas cartas de referencia.

      Espero ter ajudado!

    • #54410
      JuliaIracema
      Participante

      Obrigada Carlos,

      mas a minha maior preocupação é se eles vão aceitar mesmo eu não tendo como comprovar as atribuições da minha função.

    • #56960
      Klaus
      Participante

      Olá,

      Alguém sabe se estágio curricular obrigatório no ensino superior conta como atividade profissional para o Québec? Sei que aqui no Brasil não conta. :(

      Grato.

    • #57415
      eliasrj
      Participante

      Olá pessoal.
      Assisti a palestra mas só vou dar entrada no ano que vem. Eu acabo a minha faculdade (Ciências da Computação) em dez/2012, mas acho que não custa nada ir tirando as minhas dúvidas. Li muitas coisas sobre experiência de trabalho mas ainda estou em dúvida em uma coisa. Já trabalho na área de informática a dois anos (carteira assinada) como programador junior. Como só termino a faculdade no final do ano eu posso colocar essa experiência de dois anos ? Está na minha área de estudo. Ou só posso colocar seis meses de estágio (remunerado) e o que eu tiver de experiência após o termino da faculdade ? (não sei se fui bem claro)

      Parabéns pelo forum. Tirou muito mais dúvidas do que a palestra. :P

      Um abraço a todos.

    • #57566
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Elias,

      Nao vejo porque nao poderia….

      principalmenet porque vc tem como provar esta experiencia com a carteira, na minha opiniao vc pode usar estes anos com programador sem stress.

      Atenciosamente

Visualizando 36 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.