Como cancelar o status de Residente Permanente

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Visto e CRP Como cancelar o status de Residente Permanente

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
      patrick_andrade
      Participante

Olá pessoal, sou novo por aqui, mas gostaria de ver se podem me ajudar.
      Eu quero cancelar meu status de residente permanente. Voltei ao Brasil e não queria deixar o CRP perder sua validade.
      Quero fazer um pedido formal de cancelamento. Alguém por ai sabe me dizer se isto é possível?

Já retornei ao Brasil em dezembro e decidimos isto de forma definitiva.

Obrigado.
      Patrick

Carlos_Santos
      Participante

Ola Patrick,

eu na acho ter entendido sua questao abaixo :roll:

@patrick_andrade wrote:

….
      Eu quero cancelar meu status de residente permanente. Voltei ao Brasil e não queria deixar o CRP perder sua validade.

o CRP é a confirmacao do status de residente permanente. Como é que vc pode gurada-lo, cancelando o seu status de RP?

@patrick_andrade wrote:

….Já retornei ao Brasil em dezembro e decidimos isto de forma definitiva.

Sugiro as leituras abaixo:

http://www.canadainternational.gc.ca/argentina-argentine/visas/tdpr_info_tvrp.aspx?lang=fra&view=d#Perte

http://www.cic.gc.ca/francais/ressources/guides/enf/enf23-fra.pdf (veja a pagina 24!)

http://www.cic.gc.ca/francais/nouveaux/ausujet-rp.asp#perte

Atenciosamente

patrick_andrade
      Participante

Oi Carlos,
      O link 2 “ENF23” tem a resposta ao meu questionamento. Muito obrigado!

Só pra esclarecer sobre a fase que você não entendeu, explicarei melhor abaixo:

“Eu quero cancelar meu status de residente permanente. Voltei ao Brasil e não queria deixar o CRP perder sua validade”

Esta frase significa o seguinte==> meu CRP vale até 2014, porém eu quero renunciar ao status de residente permanente agora em 2012, ou seja, quero cancelar já sem esperar o vencimento do CRP em 2014.

OBS.: Consegui falar hoje no consulado com a Bruna Maia que vai passar e-mail com o formulário para eu renunciar voluntariamente ao CRP.

Obrigado

SANDROMS
      Participante

Patrick,

Existe alguma consequencia legal ou burocrática em deixar simplesmente o status expirar?

cleo.noire
      Participante

Oi Patrick, queria te perguntar porque vc esta voltando, se foi por não se adaptar ou não era o que vc acreditava. Se vc nao quiser responder não tem problema.

Grata,

patrick_andrade
      Participante

SandroMS até onde sei não há problema em deixar o cartão expirar, porém não gosto de deixar lacunas e por isto quero cancelar o status desde já. Fiz o mesmo quando deixei o Brasil. Entrei no site da RFB e fiz o procedimento para saída definitiva do Brasil, desta forma evitei muito aborrecimento com imposto de renda do Brasil enquanto estava fora.
      Acredito que fazendo isto também eliminarei problemas com IR do Canadá.

Cleo.noire
      Não houve nenhum problema quanto a adaptação. Apenas decidimos voltar ao Brasil.

Patrick

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.