Comércio Exterior – como é classificado no Canadá?

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Ciências Humanas, Letras e Artes Comércio Exterior – como é classificado no Canadá?

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5005
      Thiagocosta
      Participante

      Boa tarde a todos,

      Estou fazendo pesquisas sobre o mercado de trabalho em Quebèc e gostaria de saber, em que área os profissionais de Comércio Exterior se encaixam, já vi que não é necessariamente administrativo, nem vendas.

      Que categoria seria? No meu caso, trabalho numa trading company, no depto comercial – meio interno e meio como trader.

      Qual seria a categoria correspondente no mercado de trabalho “quebecoise”?

      Obrigado desde já.

      Abraços,

      Thiago

    • #18899
      mcanoco
      Participante

      Oi Thiago,

      Assim como você tbém tive sérios problemas para classificar o profissional de comércio exterior. Trabalho em uma Federação de Indústrias em um departamento responsável pela área internacional da Federação, chama-se Centro Internacional de Negócios.

      Não fazemos a parte burocrática do processo de exportação, nosso objetivo é auxiliar pequenas e médias empresas, prioritariamente, que tenham potencial para ingressar no mercado externo. Oferecemos serviços que vão desde a classificação da mercadoria a uma prospecção “in loco”.

      Consultei muuuuito o site do IMT (você já deve conhecer né?) e fiquei entre as seguintes classificações:
      1122 – Consultant en exportation
      1441 – Commis aux exportations/commis aux documents d’exportation

      Sugiro que vc dê uma olhada. Certamente vc vai encontrar uma descrição que se encaixe nas suas atividades atuais.
      Qualquer dúvida, é só falar!

      Boa sorte.

      Mariana

    • #18900
      Thiagocosta
      Participante

      Boa tarde Mariana,

      Obrigado pelas informações!

      Abraço,

      Thiago

    • #21133
      jaque
      Participante

      Olá Tiago e Mariana,

      sou formada em Relações Internacionais e trabalho com comércio exterior. Andei pesquisando e acredito que o NOC 1441 é o mais adequado para o meu caso. O problema é que estou procurando nos blogs e forúns e não acho ninguém dessa área que já esteja lá pra dar algumas dicas.

      Acredito que somos uma minoria mas que podemos trocar infos sobre nossas pesquisas pois nas minhas pesquisas achei poucas vagas.

      Vcs pretendem ir pra onde? Eu pretendo ir para Montreal.

      Abraços,

      Jaqueline

    • #24977
      joelfleisch
      Participante

      Olá a todos deste tópico.
      Também sou formado em Comércio Exterior mas hoje não trabalho
      mais na área. Por algum acaso vcs conseguiram desvendar como
      é o nosso mercado no Quebec. Já olhei tudo quanto é classificado
      mas não vi nada a respeito.

      Abraços,

      Joel

    • #24984
      Thiagocosta
      Participante

      Oi Joel,

      Pelo que entendi, durante a entrevista do CSQ fui informado que a rotina  área de importação/ exportação faz parte da área administrativa/comercial, então por exemplo se você for supervisor de exportação, vc será supervisor administrativo.

      Porém isso vale para as atividades mais genéricas de Comex, porém, se vc trabalha como Costumer Service de um Agente de Carga, aí sim lá vc encontraria essa mesma posição mais específica.

      No meu caso, trabalho como assistente numa trading company- fui enquadrado pelo sistema do Québec como assistente administrativo, embora eu coordene embarques, negocie pedidos, cheque pagamento com bancos, contrate fretes marítimos, etc.

      Outra boa maneira de saber é pesquisar nos sites de emprego de lá – Joboom, Monster, na descrição dos cargos, vc consegue perceber que a rotina de Comex está diluída em várias áreas diferentes – administrativa, comercial, logistica, etc.

      Bom, espero que tenha ajudado.

      Abs,

    • #24987
      joelfleisch
      Participante

      Olá Thiago,

      Obrigado pela a ajuda. Foi de grande valia.

      O esquema será chegar lá e correr atrás.

      Abraços

      Joel

    • #24998
      Thiagocosta
      Participante

      Fala Joel,

      É verdade, o negócio é correr atrás, mas já achei várias vagas em sites de emprego de lá que se encaixam no perfil de Comex aqui do Brasil.

      Boa sorte pra nós, hehe.

      Abs,

    • #25136
      Saulo
      Participante

      Olá Pessoal,
      Sou da aerea de comex tbem, estou no aguardo da entrevista que acontecera agora em Abril.
      A area de comex é bastante grande em Montreal por tratar-se de uma cidade portuaria / centro comercial & servicos.
      Esta area esta totalmente ligada a ADM, no entanto no site emploiquebec, podemos classificá-la em suas diversas ramificações ( eu por exemplo trabalho na parte de logistica int’l ) acho que me enquadrei nos seguintes:

      COMMIS DE SOUTIEN ADMINISTRATIF – COD: 1441
      este abrange importacao e/ou exportacao, logistica e transporte int’l
      COURTIERS EN DOUANES / COURTIERS MARITIME ET AUTRES – COD: 1236

      Sorte p/ todos
      Saulo

    • #25210
      joelfleisch
      Participante

      Olá Saulo,

      Boa sorte na entrevista, com certeza dará tudo certo.

      Obrigado pelas informações.

      Abraços,

      Joel

    • #25211
      Thiagocosta
      Participante

      Fala Saulo,

      Inclusive na entrevista , no CSQ eles colocam o código da área que vc atua e eles me classificaram como –  COMMIS DE SOUTIEN ADMINISTRATIF – COD: 1441.

      Abs,

    • #25231
      Saulo
      Participante

      Valeu Joel,
      Enquanto isso vamos estudando sobre a area de comex de lá !!!

      boa sorte

      abs,
      Saulo

    • #25232
      Saulo
      Participante

      Ola Thiago,
      ah legal – acredito que deve ser esta mesmo a qual eu me encaixo !!!

      valeu

      abs
      saulo

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.