Combate à depressão no Québec

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Combate à depressão no Québec

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
      FCelso
      Participante

Pessoal,
      Estou acompanhando a previsão do tempo na Cidade do Québec desde que estive lá em março de 2008. No site da previsão do tempo (Météomédia) foi passado recentemente um acesso ao serviço de saúde mental, no combate à depressão.

Por que isso?
      Simplesmente porque esse ano não houve um verão aceitável, mínimo que fosse. Assim, é bem provável que mais pessoas venham a sofrer de depressão no decorrer desse ano. E, nos aproximando do Natal, aumenta ainda o índice de suícido.

Aos imigrantes vale atentar para se manterem em dia com o humor, visão positiva da vida e quanto mais puderem pegar sol, melhor!

Segue o site para conhecimento:
      http://www.msss.gouv.qc.ca/sujets/prob_sante/sante_mentale/camp09/

Pode-se ainda aproveitar para praticar o idioma francófono quebequense :up:

Carlos_Santos
      Participante

Para os imigrantes ha mais tempo por aqui, também acredito que seja um problema.

Mas para os imigrantes mais recentes (me incluo na lista) nao vejo um problema….

Mas cada um é diferente!

Obrigado pela contribuicao Celso!

Abraços

Gus_23
      Participante

O mais importante deve ser aprender a curtir o inverno. Ao contrário do Brasil, onde temos as mesmas atividades no ano todo, ai deve ter que se criar a consciência de ciclos. Opões de atividades a serem feitas em uma época e opções em outra época. Deve ser dificil e esquisito no começo, mas acredito que seja interessante.

Patinha11
      Participante

Como ja foi dito anteriormente,aqui temos muitas atividades de inverno,e acredito tambem que isso é muito pessoal,vem da maneira que se ve a vida e seus valores.
      Nao ignoro a questao fisiológica,os efeitos da falta do sol em nossos organismos,mas a positividade,crença em alguma religiao e a disposiçao de sair e ver gente mesmo que esteja abaixo de 28º lá fora ajudam bastante a afastar o fantasma da depressao.
      Nao vamos esquecer que tem muitos casos de depressao no Brasil,e em pleno verao do Rio de Janeiro.
      8)

FCelso
      Participante

Boas pessoal,

Meu reflexo quando vi a propaganda do governo foi passar isso para a comunidade no sentido de os futuros imigrantes terem consciência do que se passa na sociedade onde serão inseridos.
      Vejam bem, existem problemas e dificuldades sobre os quais os próprios quebequenses precisam atuar. O imigrante tem outras dificuldades e, além disso, será exposto às dificuldades inerentes às dos quebequenses.
      Evidente, como bem mencionou o pessoal, a influência à depressão depende de cada um.
      Entretanto, estejam esclarecidos que não é numa temporada de inverno que se aprende a curtir. Para esquiar, além de precisar comprar todo o equipamento é preciso estar em forma durante o ano todo.
      Algo que notei quando estive por aí, é que as pessoas investesm muito tempo e dinheiro (equipamentos, cursos) se preparando fisicamente para poderem aproveitar os esportes exteriores, mas na hora de aproveitar, são apenas alguns momentos. E, se por algum motivo da vida diária, se perde um desses momentos, é uma grande frustração. Observem que as condições ideais de esqui, patinação no gelo, caminhada com raquete e outros esportes de inverno são raramente atingidas quando os quebequenses têm o tempo livre para desfrutá-los (fim de semana, por exemplo).
      Fazendo as contas, sem muita precisão, eu diria que se gasta 80% do tempo se preparando e 20% curtindo (isso quando se consegue curtir os 20%).
      Claro que para quem não dá importância ao clima, sempre estará bom para praticar esportes (uma minoria que eu via na rua correndo, praticando snowboard e esqui de fundo nos parques no inverno).
      E existem ainda aqueles que treinam quase que exclusivamente em ambientes fechados e aqueles que simplesmente são caseiros e sedentários, e são felizes assim.
      Mas de minha parte, sendo praticante de esportes ao ar livre, senti bastante frustração com relação ao clima :alright:

FCelso
      Participante

Continuando,

Gostaria ainda de salientar a frustração com o clima fora do inverno, o que dificulta bastante esportes ao ar livre como ciclismo (ótimas ciclovias, mas e o clima?), cursos de caminhada e corrida. Aproveitar o verão para nadar naquela cascata linda? Nem pense nisso, a água é simplesmente gelada. Cito como exemplo a parte superior da cascata de Montmorecy (tem uma subida bem forte), onde fui de bicicleta em um dia de verão que estava quente (27oC real e sensação de 35oC segundo os quebequenses). Chegando ao ponto de natação, onde a água é calma (logo após uma represa), TENTEI entrar na água e nadar. A sensação eu já conhecia, pois no outono do RS se tem uma situação semelhante (porém mais branda): parecia que haviam agulhas penetrando na pele, não importando o quão aquecido estivesse o corpo. Nesse dia não havia qualquer pessoa nadando nesse local, todos simplesmente observavam a água.
      Numa reportagem da TV vi que o pessoal utiliza roupas de neoprene para realizar atividades em cascatas (como o canyoning, versão inversa do rapel). Mas, tendo eu sido criado e crescido no interior do RS, com contato direto (só de calção) com a água, realmente obtive essa frustração com a linda natureza do Canadá, que está lá para ser quase sempre observada e quase nunca aproveitada. :disgusted:
      Saliento: Essas são as minhas impressões. Cada um tem as suas :discuss:

Carlos_Santos
      Participante

Ola Celso,

de fato, esta noticia, como alias muitas outras que postamos aqui no forum Cotidiano, tem também este principio de alertar aos demais colegas, como as preocupacoes aqui “sao um pouco diferentes”!

Obrigado pelo relato e preocupacao com os colegas!

É sempre bom ver este tipo de acao aqui no forum ;-)

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.