Ciências Sociais

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4807
      rodrigodeabreu
      Participante

      Amigos,

      Sou formado em ciências sociais e em comunicação social (relações públicas). Vocês sabem como anda a área acadêmica por aí? Sei que não há regulamentação mas preciso saber se há empregos, tanto na academia quanto no mercado. Tenho 28 anos. Estou pensando seriamente em me estabelecer em Québec mas quero planejar tudo com calma e, de preferência, chegar aí já com algum trabalho.

      Trata-se de um planejamento para os próximos quatro ou cinco anos. Falo inglês e espanhol e sei que tenho que aprender francês. Acho que o ideal seria cursar mestrado em sociologia por aqui mesmo e acumular experiência também na área de comunicação, se possível. O que vocês acham? Agradeço a atenção e aguardo retorno.

    • #16430
      Diogo
      Participante

      Experimente dar uma pesquisada no seguinte site

      http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg941_accueil_fran_01.asp

      tem perspectivas pras diversas profissões, tens como encontrar o como é denominada
      a sua profissão lá, salários médios, tendências, regiões que tem mais demanda, etc…

      boa leitura…
      db

    • #61546
      mercatelli
      Participante

      Boa noite pessoal, sou novo aqui no forum, e depois de ler varios artigos, chegou a hora das perguntas claaassicas hehehehe

      Tenho interesse em imigrar para quebec, falando melhor, tenho interesse em mandar minha esposas para quebec :D pois ela fez o curso de ciencias sociais pela unicamp, e se graduou com licenciatura e bacharelado em Sociologia e Ciencias Politicas.
      Alem disso ela dá aulas de francês aqui no brasil.

      Então nossa idéia seria ela ir primeiro, e tentar arrumar algum emprego por aí, enquanto isso eu iria mandando dinheiro para ela se sustentar, depois que ela arrumar algo eu iria em seguida.

      Nós dois hoje trabalhamos como bancários, ela na Caixa Economica Federal e eu no Banco do Brasil.

      quais os tipos de emprego que ela poderia encontrar em Quebec?
      nao precisa ser algo diretamente relacionado com a faculdade, as vezes como professora de alguma outra coisa (ate mesmo frances, nao sei).

      Outro fator complicado sou EU! meu ingles é bom, mas meu frances é BEM fraco. lógico que eu pretendo aprender a lingua, nao me preocupo com isso, mas meu problema é que larguei a faculdade quando entrei no banco do brasil. entao nao tenho curso superior. tenho experiencia bancaria e trabalhei 5 anos com AutoCAD. nao tenho NENHUM problema em tentar empregos sem qualificação (garçom, faxineiro, cozinha etc). pois sei que estando aí posso estudar para tentar alguma coisa melhor.

      mas a principal dúvida é, com a area de formação dela e o frances fluente, ele pode conseguir algum emprego que seja sufientemente bom para sustentar nos dois, ate eu arrumar alguma coisa para ajudar?

      abraços!

    • #61556
      gabi-infirmiere
      Participante

      com esses perfis, na condiçao atual nao daria para imigrar :-(

      plano B? Tentar o programa de experiência quebeca, talvez?
      plano C?

      bonne lecture et bonne chance

    • #61563
      mercatelli
      Participante

      por qual motivo vc acha q não daria Gabi? será q ela não conseguiria um emprego como professora ou algo do tipo?

    • #61564
      Doug Ramsey
      Participante

      Olá, mercatelli,

      o processo de imigração pelo Québec, atualmente, só aceita analisar pedidos de imigração de pessoas que possuam determinados diplomas. Infelizmente, Sociologia e Ciências Políticas não é um desses diplomas, o que, de acordo com as regras atuais, não torna a sua esposa elegível. As listas com as profissões aceitas no momento estão nos links a seguir:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-12-16.pdf

      Note que a pontuação de cada tabela é diferente, e alguns cursos só aceitam diplomas obtidos no próprio Québec!

      Dar aula de francês no Québec? Imagino que você esteja falando de escola equivalente ao ensino fundamental e médio, né? Só que também não dá, você precisa ter um diploma específico para isso.

      Outras opções? Bom, como a gabi mencionou, vocês podem tentar o programa de experiência quebequense… sua esposa pode tentar um mestrado ou doutorado lá, e depois um trabalho, e depois pedir a residência… ou podem conhecer o programa de imigração de outras províncias do Canadá… ou, ainda, você poderia fazer um curso dos que são aceitos atualmente, apesar de que isso é sempre bastante arriscado, pois a lista de profissões pode ser atualizada a qualquer momento. De uma hora para outra, o que é aceito hoje pode não ser aceito amanhã (e vice-versa).

      Enfim, se quiserem mesmo ir pro Canadá, vão ter de pesquisar bastante até encontrar a melhor solução pra vocês. Bonne chance!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.