Chegando na Cidade do Qu

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Chegando na Cidade do Qu

Visualizando 26 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5014
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros Colegas desejosos de vir para a Cidade do Quebec,

      pensei no Jefferson que esta para chegar e depois me lembrei que tem um turma vindo para ca, logo resolvi passar estas dicas em coletivo para ajudar a todos!   :wink:

      Vou contar o que seria legal o novo imigrante fazer aqui na Cidade do Quebec na seguinte ordem e depois de ter descansado de viagem, claro:

        – ligue para o MICC e marque um RDV (tel.: 643-1435).
        endereço: 930, Chemin de Ste Foy

        este RDV que pode ser coletivo (isto é, tendo outros imigrantes) é fundamental, primeiro porque ela (Mme Doiron Claire) explica tudo de novo (para quem esta bem instruido, claro!), depois ela fornece mapas, formularios do curso de francisação, faz copias do seu dossier e autentica tudo, etc….

        não precisa ir a familia toda, mas leve TODOS os documentos de todos (CRPs, CSQs, passaportes, etc…)

        aproveite e se inscreva nas palestras oferecidas pelo MICC que serao dadas la mesmo. alias o calendario esta disponivel na INternet para agosto!


        – Tire o seu NAS/NIS no Centre Service Canada

        endereço: . 330, Gare-du-Palais,. Québec, Québec G1K 3X2

        va direto ao endereço pessoalmente e se possivel com os mesmos documentos e todos os adultos, pois cada adulto precisa estar presente para poder tirar este documento. Porem eu pude tira-lo para meus filhos mas nao para minha esposa, sem ela presente!

        ele imprime uma folha provisoria e vc sai de la com o numero na hora!

        – Assurance Maladie (carte Soleil)

        endereço:1125, Grande Allée Ouest – Québec (Québec) G1S 1E7

        leve o NAS e todos os mesmos outros documentos, incluindo um atestado de residência (mesmo provisoria), além da fatura do pagamento desta moradia (foi isso que permitiu que eu a fizesse!)

        a foto custa 8 $ e nao tem arrego (todos os adultos e criancas maiores de 14 anos pagam)! a foto eles mesmos fazem na hora! e vc sai de la ja com o numero e sabendo quando ela fica pronta!!

        – se você tem filhos :

        Regie de Rente du Quebec
        endereço: Place de la Cité –  2600, boul. Laurier
        Entrée 6 (rue Jean-Dequen)
        Bureau 246

        se você tem filhos, va pessoalmente até la e peça ajuda para preencher esta papelada que nao é mole…

        novamente leve TODOS os mesmos documentos + o NAS de todos!

        O formulario da PFCE e do reembolso da TPS da parte federal sera dada em Toronto, caso contrario ligue para o Service Canada e peça!

      Bem, claro que se deslocar entre todos estes lugares nao é moleza nao, logo sugiro entrar numa loja de conveniencias e comprar o passe de um dia para poder entrar e sair dos varios onibus que vc ira usar neste dia. Custa 5, 95$ mas cada passsagem custa 2,30 na mesma loja e 2,50 no onibus (e o motorista nao tem troco!), logo no primeiro dia vc resolve boa parte destas tarefas!

      Boa sorte!

      precisando de ajuda escreva que passo o meu telefone provisorio em PVT, claro!!!!

    • #18960
      Katy
      Participante

      Oi Carlos,

      Boa iniciativa. Acho que esse passo-a-passo ajudará bastante às pessoas que estão prestes a imigrar. Acho que teria sido mais fácil para você se já tivesse conhecimento de como proceder.
      Desculpe a pergunta, mas o que vem a ser o NAS/NIS? Eu ainda não tinha conhecimento deste documento.

      Abs

    • #18961
      Carlos_Santos
      Participante

      katy,

      uma boa lida pelo forum responde a sua questão   :wink:

      para encurtar sua leitura (que, no meu entender deve ser feita) veja isso:

      Número do Seguro Social
      SIN – Social Insurance Number ou NAS – Numéro d’Assurance Sociale.

      É um cartão de 09 números utilizados pela a administração de diversos programas do Governo. Você deverá ter o NAS para trabalhar e obter prestações do Governo. No relato do Luís ele levou o contrato, mas no caso de todos que vieram comigo nao foi necessário, pois inclusive eles informaram o meu endereço.
      fonte: Adriana Torres CBQ

      atenciosamente

    • #18962
      Katy
      Participante

      :oops: Valeu Carlos

      Pelo que entendi seria mais ou menos como o PIS/PASEP que temos aqui, é isso mesmo?
      Em que tópico posso encontrar sobre este assunto?

    • #18963
      Carlos_Santos
      Participante

      as informações postadas pela Adriana estão na seção de Novidades:

      http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=News&file=article&sid=254&mode=flat&order=0&thold=-1

      agora existe este aqui tb no Brasmontreal:

      http://www.brasmontreal.net/forum/viewtopic.php?t=538

      atenciosamente

    • #18966
      Ventura
      Participante

      Olá Carlos,

      muito legal sua iniciativa. Venho acompanhando a comunidade ha algum tempo e considero suas contribuições como top 5. Suas experiencias em terras geladas serão um marco para a comunidade. Mais um vez parabens e obrigado!

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #18969
      RedCzar777
      Participante

      Carlos,

      Na última parte, você fala sobre o “Regie de Rente du Quebec”. Esse é o programa de assistência do governo de Québec para famílias com filhos, correto? Nesse mesmo local você já solicita a ajuda provincial e federal?

      Quando você puder falar um pouco sobre esses programas de apoio às famílias eu acho que seria bem interessante para todos que estarão em sitção parecida.

      Ah! Obrigado pelas informações, estão muito boas mesmo!

    • #18973
      AleBHZ
      Participante

      Olá Carlos,

      muito obrigado mesmo pelas informações, mais do que úteis para quem, como eu, vai para Ville de Québec.

      Abraços,

      Alê

      *Boa sorte por aí para vc e sua família.

    • #18977
      Carlos_Santos
      Participante

      @RedCzar777″;p=”11679 wrote:

      você fala sobre o “Regie de Rente du Quebec”. Esse é o programa de assistência do governo de Québec para famílias com filhos, correto? Nesse mesmo local você já solicita a ajuda provincial e federal?

      nao!  é a “receita federal” do Quebec, la vc so pede a ajuda provincial pelos filhos.

      O pedido da PFCE federal vc pede por telefone ou recebe em Toronto (como eu recebi), preenche e manda pelo correio mesmo, junto com o formulario para o reembolso da TVS (taxa federal)…

      @RedCzar777″;p=”11679 wrote:

      Quando você puder falar um pouco sobre esses programas de apoio às famílias eu acho que seria bem interessante para todos que estarão em sitção parecida.

      estão todos postados aqui no forum e no Brasmontreal….. por isso cheguei ja sabendo aonde ir e/ou procurar….

      Leia o que esta postado e se tiver duvida e….. eu tempo….. eu explico…..

      abraços

      ps.:  Esqueci de Juntar que a Carte de Residente Permanent eu pedi na imigração em Toronto pois tinha/tenho uma moradia por 30 dias, logo, um endereço para recebê-la!!!  do contrario é preciso envia-la depois de ter um endereço….

      Levara de 4 a 6 semanas para chegar, foi o que me disse o agente da imigração, que pasmem, nao quis falar frances comigo  8O  8O  8O  8O  so inglês mesmo…… funcionario do Governo do Canada deveria falar as duas, assim pede todo concurso publico deles :wink:

    • #18986
      JeffersonAV
      Participante

      Oi CArlos,
      rapidíssimo… obrigado pela postagem. LIda e impressa…
      Até logo,

    • #18987
      Tatimd
      Participante

      Oi Carlos,

      Muito obrigada pelas dicas. Como sou nova por aqui vejo que ainda tenho muito que lêr e me informar….

      Um Abraço,
      Tati e Toni

    • #18996
      Dewet
      Participante

      Carlos,

      primeiramente gostaria de agradecer as informações que tanto tem nos ajudado.

      Eu e minha esposa ainda não escolhemos a cidade para qual iremos mas a Ville de Quebec é uma das favoritas para nós.

      Sei que deve estar um pouco corrido para você neste novo início mas gostaria de pedir, assim que fosse possível, para você informar os valores aproximados dos aluguéis e demais itens na Ville De Quebec, assim como fez a Adriana, para que possamos compara com as outras cidades, pois acredito que o custo de vida é um dos fatores importantes para a escolha da cidade, pelo menos no inicio da nossa nova vida.

      Abraços e felicidades,

      Dewet  e Liége Virmond

    • #19003
      jrsp
      Participante

      Oi Carlos!!!

      Que beleza, cheguei de viagem e vi que vc já tinha ido! Bem, vc sempre está incluído em minhas orações pela forma de sempre ser tão solícito e atencioso com todos na comunidade.
      Ah, já salvei o roteiro e vamos seguir direitinho quando chegarmos aí! Ah, vamos fazer um almoço brasileiro bem gostoso para vc tb!!!

      um abc, boa sorte e fique com Deus!

      Camila e família

    • #19009
      Carlos_Santos
      Participante

      @Dewet”;p=”11711 wrote:

      …informar os valores aproximados dos aluguéis e demais itens na Ville De Quebec,

      depende do bairro e do numero de quartos desejado!

      se for na parte alta do centro é bem mais caro… achei aptos de 5 1/2 por até 1500 $ mas o local era excelente e era TTC (tudo incluido)…

      Ja vi o mesmo 5 1/2 por 875 $ TTC e semi-meublé (geladeira e fogao) por 875$ mas em Ste-Foy…

      Além disso tem os serviços (aquecimento, agua quente e eletricidade) que podem fazer baixar ou subir os valores cobrados!

      por isso digo que depende…..

      existe um site interessante que achei por aqui chama-se http://www.vitevitevite.ca e ele também tem aptos para alugar, deve ajudar!

      abraços

    • #19014
      mcanoco
      Participante

      Oi Carlos,

      Obrigada pelas informações. A gente que ainda está no processo fica carente de informações concretas. Queremos saber dos primeiros passos, dos endereços, dos documentos….você deve entender do que estou falando.
      Muito obrigada e boa sorte!

      Mariana

    • #19019
      Carlos_Santos
      Participante

      Oi Mariana e demais colegas…

      não poderei estar atento ao forum e as  questões de todos os topicos…. vcs sabem o porque…. tempo…. conto com os mais instruidos e dedicados para fazê-lo até eu ter uma estabilidade que me permita retomar a pleno minhas funções de moderador do CBQ

      mas o que eu puder passar de informações e dicas do cotidiano aqui, estarei postando aqui na CBQ, Brasmontreal e comunidade Orkut Quero ir para Quebec aonde tb sou moderador…   :wink:

      Espero poder ter internet logo depois de meu aluguel provisorio…. que acaba agora dia 22 de agosto….  :oops:

    • #45979
      clamacedo
      Participante

      Excelente tópico esse criado por vc,Carlos.Estarei chegando em Ville de Québec no próximo mês e vou seguir esse roteiro…

      Merci!

    • #52087
      roders
      Participante

      Atualizado:

      A foto para a carte soleil aumentou de valor e está custando 9 dólares, mais as taxas, o total fica 10,35 dólares.

    • #52815
      saaraujo
      Participante

      Pessoal,

      Para ajudar um pouco, segue um link dos endereços num único mapa, que incluí no Google Maps.

      http://maps.google.com/maps/ms?msa=0&msid=213359088220685937552.0004be5bb5d24be085caf

      No meu caso, consigo acessar via celular tb, podendo acessar facilmente a lista de lugares importantes, com uma descrição e lista dos documentos necessários (de acordo com o que o Carlos escreveu), além de fazer rota com o navegador!

      Se houverem mais endereços interessantes – para um recém chegado a Québec – pls indiquem que insiro (não vou abrir para colaboração por não ver necessidade neste momento… não devem ser muitos endereços).

      Abraços, e bonne chance!

    • #52818
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Boa, Carlos.

      Merci beaucoup.

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #53284
      RonaldoMaciel
      Participante

      Olá a todos.

      Achei no site 1888mevoilà este guia de imigração. Ele é mais voltado para a Cidade do Québec mas alguns tópicos se aplicam ao ensemble du Québec. Informaçòes sobre ordens, equivalências, impostos e curiosidades.

      http://www.1888mevoila.com/fr/chercheurs/guide/pdf/guide_immigrant.pdf

      Até
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #61184
      luridus
      Participante

      Galera, só pra dar uma atualizada, em relação à RAMQ… o endereço mudou: 787, boulevard Lebourgneuf (dentro do Services Québec). Lembrando que no Centre de Services, não tiram foto e nem possuem o formulário.. ou seja, melhor ir direto ao Bureau no endereço acima.

    • #61198
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Luridus, este RAMQ seria o que mesmo?

      Obrigado.

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #61210
      SANDROMS
      Participante

      RAMQ = Régie d’Assurance Maladie du Quebec 8)

    • #61237
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Valeu, Sandro, desculpa a ignorância….. :lol: :lol: :lol:

      Saaraujo, esse mapa ficou show de bola, viu!!!

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #61294
      csharp
      Participante

      Ola Pessoal,

      Devo chegar no quebec em junho, e a minha esposa e minha filha de 3 anos elas irão em julho ou agosto. Minha dúvida é quanto ao landing, se terei algum problema, ou se isso é normal explicar que a minha família ficou no Brasil e só chegará ao Quebec em agosto.

      Muito obrigado e, Carlos desculpa caso tenha repetido essa questão. Mas Pesquisei no fórum sobre o landing, mas no meu caso especifico não encontrei resposta para minha dúvida.

      Abraços,

    • #61296
      gabi-infirmiere
      Participante

      é super normal, eles nem farao muitas perguntas.

      A maioria dos imigrantes da Asia do Sul faz assim. Eles chegam, se estabelecem e depois mandam buscar a familia. Acho que a imigraçao canadense ja esta acostumada com esse pattern.

Visualizando 26 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.