Cégeps e equivalência

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Cégeps e equivalência

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6503
      fabiolabvalio
      Participante

      Pessoal, eu gostaria de saber se alguém teve alguma experiência com Cégeps para me ajudar nas minhas pesquisas.

      Meu namorado é formado em Propaganda e Marketing e ele gostaria de fazer alguma coisa nas área de cinema ou fotografia. Eu vi que os Cégeps oferem dois tipos de curto, técnico e pré-universitário. Nas áreas que ele gostaria de seguir, existem vários cursos muito interessantes mas são todos pré-universitários.

      Aí é que fica a minha dúvida: estes cursos pré-universitários têm alguma validade no mercado de trabalho? Neste caso, o meu namorado faria algum deles mais como uma especialização (aprofundamento de uma área que ele já estudou superficialmente durante a faculdade e como uma visão “canadense” da profissão), uma que ele já tem a graduação. Isso seria válido? Ou será que neste caso seria melhor ele tentar outro tipo de curso?

      Obrigada antecipadamente!

      Fabíola

    • #34368
      Baratinha
      Participante

      Fabíola.

      Na verdade o que eu faria seria escrever para a instituição de interesse (cegép que possui o curso que o seu namorado quer fazer) e verificaria na grade ou ementário se o curso interessa ou não e se tem ligação com o que ele quer fazer.
      Eu não entendo da área do seu namorado que é Propaganda, mas na minha área que é engenharia existem muitos cursos curtos e cursos um pouco mais longos. Explico, por exemplo no Brasil existe o curso de técnico em edificaçãoes, aqui tem estimateur, technicien en génie du bâtiment, technicien/technicienne de routes
      technicien/technicienne en conception de ponts
      technicien/technicienne en génie civil
      technicien/technicienne en matériaux de construction
      technologue des sols – génie civil
      technologue en conception de structures
      technologue en construction
      technologue en fondations
      technologue en génie civil
       Ou seja, existe uma maior “especialização”, no Brasil os cursos tendem a ser mais generalistas. Uma outra dica que te dou é olhar no site do governo do Canadá a lista de profissões, talvez pela descrição da profissão seu namorado possa escolher algo com o perfil dele.

      http://www5.hrsdc.gc.ca/NOC/Francais/CNP/2006/IndexProfessions.aspx

      Espero ter ajudado.

    • #34372
      Carlos_Santos
      Participante

      Uma outra possibilidade, é fazer o caminho inverso, explico:

      – procure o emprego que ele deseja ocupar, usando o site do IMT en ligne.
      – depois verifique o que os empregadores exigem do candidato ao emprego (formacao)
      – veja de novo no mesmo site do IMT en ligne a formacao
      – em seguida, veja os CEGEPs que oeferecem a formacao

      e voilà ! ;-)

      bonne chance

      uma referência que pode ser util depois:

      Programmes d’études (DEC et AEC) em
      http://www.mels.gouv.qc.ca/ens-sup/ens-coll/programm.asp

    • #34373
      fabiolabvalio
      Participante

      Obrigada Baratinha e Carlos!

      Darei uma olhada nos sites! É realmente uma boa idéia tentar fazer o caminho inverso!

    • #34374
      Malaman
      Participante

      Oi Fabíola,

      No meu caso, que sou da área de Marketing também, verifiquei que para algumas oportunidades seria interessante eu fazer um curso de 10 meses em tempo integral. Neste caso ou eu consigo uma bolsa ou fico esse tempo sem trabalhar só estudando, mas não sei se minha $$$ vai dar (nunca dá). Neste caso eu pretendo trabalhar e minha esposa volta para os estudos, e depois que ela terminar será a minha vez.

      Como pretendemos morar em Ville de Québec (Ste-Foy), pesquisei em um Cégep lá:

      http://dfc.cegep-ste-foy.qc.ca/accueil/programmes-et-cours/programmes-aec-et-dec/representation-conseil-e-marketing/

      De qualquer forma, estou pesquisando sobre bolsas, sei muito pouco sobre o assunto, mas quem sabe….

      Ricardo

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.