CEGEP x TRABALHO

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos CÉGEP CEGEP x TRABALHO

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7459
      JAAN
      Participante

      PESSOAL SOU CIRURGIÃO-DENTISTA E VOU DAR ENTRADA NO PROCESSO DE IMIGRAÇÃO, SÓ QUE NÃO VOU TENTAR FAZER EQUIVALENCIA DIVIDO AO TEMPO E CUSTOS. GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO CURSAR UM CEGEP E TRABALHAR AO MESMO TEMPO, POIS PRETENDO FAZER UM CEGEP NA ÁREA DE SAÚDE TIPO ENFERMAGEM, PARAMÉDICO OU TÉCNICO DE RADIOLOGIA. ALGUÉM TEM ALGUMA DICA DE ALGUM CURSO QUE EU POSSA FAZER AQUI QUE POSSA ME AJUDAR A CONSEGUIR EMPREGO AO CHEGAR NO QUEBEC E QUAIS REGIÕES SE TEM MAIS FACILIDADE EM CONSEGUIR EMPREGO.

    • #45208
      mrodolfo
      Participante

      JAAN,

      Na CBQ nao é preciso gritar para ser ouvido. Por favor leia as regras da comunidade antes de postar: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/1/124.html

    • #45209
      Carlos_Santos
      Participante

      seja bemvindo ao nosso forum Jaan.

      Um curso que permita conseguir emprego, existem muitos…. mas é preciso fazê-lo por dois ou tres anos antes de comecar a trabalhar com a formacao deles!

      Trabalhar e estudar aqui nao é como no Brasil…. se estuda nao trabalha. A menos de fazê-lo durante o periodo do verao (inicio de junho à final de agosto).

      Existe o sistema de bolsa estudo. Se informe sobre o programa de estudos em :

      http://www.afe.gouv.qc.ca/fr/pretsBourses/index.asp

      No mais sugiro que leia mais sobre os CEGEPs no forum:

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/28.html

      Boa leitura!

    • #45217
      JAAN
      Participante

      Desculpa pessoal eu não tinha visto a questão do caps lock, mas voltando ao assunto eu vi algumas pessoas postarem que tem cegeps que não são em período integral. no caso de serem todos em período integral tem algum tipo de curso para inserção no mercado de trabalho, que não seja cegep? ou é melhor eu fazer algum curso aqui no brasil antes de ir? tem como conseguir emprego em outra área que não seja a minha sem antes cursar um cegep?
      obrigado a todos

    • #45220
      Lu_campinas
      Participante

      Oi Jaan

      Sou iniciante como você, mas creio que já posso arriscar alguns palpites rsrsrsrsr, na verdade já li muita coisa ( quando digo muita, pode acreditar)!
      Li nos sites ofociais do Quebec, li nas comunidades, li nos diversos blogs de imigrantes que já estão por lá, enfim…
      1º Sobre sua profissão ouvi na palestra que é difícil conseguir a equivalência, mas atenção: não é impossível, eu já li um blog de um casal de dentistas que estão lá, o marido conseguiu (levou mais ou mnos 2 anos) a esposa agora deu entrada na papelada dela.Então não desista assim tão fácil da sua profissão, tenho certeza que foi um curso difícil e que você investiu muito esforço, dinheiro e talento para conclui-lo, de repente vale a pena chegar lá e trabalhar em outra área mas só enquanto tenta a equivalência, lembre-se difícil não é sinônimo de impossível!
      2º tentar outra área, você citou enfermagem, radiologia, etc para fazer lá no Quebec, (desculpe se entendi mal), mas talvéz seja melhor você tentar a obtenção de um novo titulo aqui no Brasil, enquanto prepara outras coisas para o processo de imigração, não sei em qual momento esta o seu processo, mas pelo que sabemos é demorado, e acredito que aqui fique mais fácil você conseguir, e até ajuda a desviar o foco e diminuir a ansiedade da espera rsrsrsrs (tenho 2 amigos que são nfermeiros e dentistas, e sei que um curso pode eliminar muitas disciplinas do outro quando se busca obtenção de novo título!)
      Boa sote
      Luciana

    • #45221
      Carlos_Santos
      Participante

      @JAAN wrote:

      tem algum tipo de curso para inserção no mercado de trabalho, que não seja cegep?

      procure por un DEP (diplome d’études professionnels, que é de um ano.

      Boa pesquisa!

    • #45222
      JAAN
      Participante

      Obrigado pela ajuda Carlos. Com esse DEP consegue-se emprego em quebec? Carlos como vc é da área de TI, será que pode me ajudar com uma dúvida: eu estava pensando em fazer um curso técnico de 2 anos em redes de computadores ou de software, pensei também no tecnológico de 3 anos apenas para facilitar conseguir um emprego pr aí quando chegasse. o que você acha? vc acha válido? ou acha melhor deixar para fazer algo aí?
      obrigado carlos

    • #45226
      SANDROMS
      Participante

      Jaan,

      Desculpe a franqueza, mas acho que vc precisa saber melhor o que você quer. :alright:

      Apesar de ter uma demanda enorme de TI, vc vai concorrer com profissionais com experiência, e jovens geeks que já sabiam falar “byte” com 9 meses de vida. Não acho que o mercado vai se abrir para alguém com um diploma de tecnólogo do Brasil sem experiência na área e com experiência anterior ligada à área de saúde. (Se é que entendi bem!)

      Não entre num projeto radical de imigração sem saber exatamente o que você quer para a sua profissional, não só agora, mas pelo resto da sua carreira.

    • #45234
      JAAN
      Participante

      Eu quero área de saúde, e vou dar entrada no processo de imigração mesmo. A bronca é a equivalencia, pois os salários de dentistas saõ muito bons por ai. Só que não quero chegar no quebec com as maos abanando e ser apenas mais um, não faz meu tipo. Vou levar uma grana grande para ficar pelo menos um ou 2 anos sem estresse com trabalho, mas mesmo assim não quero chegar lá e ficar perambulando atras de emprego.

    • #45240
      Doug Ramsey
      Participante

      Eu tô mais ou menos na mesma situação. Aqui no Brasil, trabalho no serviço público, nada a ver com minha formação (que exerci muito pouco) e também tô pensando sinceramente em fazer um CEGEP e mudar de área quando for pro Canadá.

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #45252
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola JAAN,

      eu acho que você poderia comecar lendo mais aqui na CBQ!

      Tem um monte de informacoes sobre profissoes, experiencias, relatos, e de quem esta aqui no Québec.

      Mesmo de dentista!

      Quanto à …

      @JAAN wrote:

      …. Com esse DEP consegue-se emprego em quebec?

      Sim consegue. mas o salario é correpondente à formacao. Logo nao espere um salario de univeristario para um cargo de quem mal terminou o segundo grau (DEP).

      @JAAN wrote:

      ….Carlos como vc é da área de TI, será que pode me ajudar com uma dúvida: eu estava pensando em fazer um curso técnico de 2 anos em redes de computadores ou de software, pensei também no tecnológico de 3 anos apenas para facilitar conseguir um emprego pr aí quando chegasse. o que você acha?

      Otimo. Me diz aonde entra os anos de experiencia na formacao para conseguir emprego na area de TI?

      @JAAN wrote:

      ….vc acha válido?

      Nao, nao acho.

      A menos que vc fique ai no Brasil mais uns 5 anos para ter a experiencia de trabalho em TI!

      @JAAN wrote:

      ….ou acha melhor deixar para fazer algo aí?

      as formacoes aqui tem a vantagem de terem estagios (dependendo da fomracao) e que ja te colocam no mercado de trabalho como TI.

      Concordo com o Sandroms, é preciso fixar melhor os seus interesses.

      Tem uma colega dentista que aqui trabalha como auxiliar de dentista e nao quer outra coisa!

      Ganha mais do que como dentista no Brasil e nao se incomoda com o fato de nao ser dentista!

      Questao de conhecer outras formas de trabalhar na sua propria area.

      Veja o trabalho de higieniste dentaire. E LEIA mais o forum!

      Atenciosamente

    • #45293
      monanika
      Participante

      Olá a todos(as)…

      Bom, já li muitos posts aqui e alguns vários blogs.

      No entanto continuo com algumas dúvidas, agradeço demais a quem puder ajudar com as respostas, viu?

      Seguem as dúvidas:

      Vi que existem alguns Cegéps anglófonos.
      1-Para a área de TI, teria algum melhor avaliado ou que dê melhores condições de se conseguir um bom estágio(já vislumbrando um bom emprego, né?) ?

      Li isso que o Carlos escreveu em outro post: “Aqui o que é bem visto: formacao tecnica ou unioversitaria (a diferenca esta no salario), BOM FRANCES, certificacoes de mercado”.
      2-Então pergunto: quais seriam as certificações que atualmente os empregadores mais procuram ou quais são as mais valorizadas(e os profiss. mais bem pagos por as possuirem)?
      E qual seria o salário de um DEC e de um bacharel em TI (sendo ambos recém formados)?

      Ah sim, sei da importância do francês e o meu plano seria o de cursar um Cegép em inglês e fazer um curso de francês em paralelo.

      Muitíssimo obrigada,
      Monica

    • #45294
      monanika
      Participante

      Olá a todos(as)…

      Bom, já li muitos posts aqui e alguns vários blogs.

      No entanto continuo com algumas dúvidas, agradeço demais a quem puder ajudar com as respostas, viu?

      Seguem as dúvidas:

      Vi que existem alguns Cegéps anglófonos.
      1-Para a área de TI, teria algum melhor avaliado ou que dê melhores condições de se conseguir um bom estágio(já vislumbrando um bom emprego, né?) ?

      Li isso que o Carlos escreveu em outro post: “Aqui o que é bem visto: formacao tecnica ou unioversitaria (a diferenca esta no salario), BOM FRANCES, certificacoes de mercado”.
      2-Então pergunto: quais seriam as certificações que atualmente os empregadores mais procuram ou quais são as mais valorizadas(e os profiss. mais bem pagos por as possuirem)?
      E qual seria o salário de um DEC e de um bacharel em TI (sendo ambos recém formados)?

      Ah sim, sei da importância do francês e o meu plano seria o de cursar um Cegép em inglês e fazer um curso de francês em paralelo.

      Muitíssimo obrigada,
      Monica

    • #45676
      monanika
      Participante

      Puxa…Ninguém?

    • #45681
      janeneves
      Participante

      Olá Monanika,

      dados quanto a salário e locais de formação vc acha no site do IMT, inclusive com informação por região da província.

      http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg941_accueil_fran_01.asp

      Obviamente o salário de um recém formado fica no primeiro quartil.

      Quanto às certificações mais bem vistas ou procuradas, sugiro pesquisar nas vagas de emprego o que o mercado está procurando. Mas conforme o Carlos já falou, a certificação sem experiência proporciona um diferencial limitado.

      Abraços,

      Jane.

    • #45689
      monanika
      Participante

      Obrigada Jane.

      E qual o melhor Cegép anglófono para a área de TI, teria algum melhor avaliado ou que dê melhores condições de se conseguir um bom estágio(já vislumbrando um bom emprego, né?) ?

      Obrigada a quem puder responder,
      Monica

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.