Catastrofes Naturais no Québec

Home Fórum Informações Gerais Utilidades Catastrofes Naturais no Québec

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4226
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros Colegas,

      trago a vocês um tema peculiar, Catastrofes Naturais no Québec, pois após ter lido uma matéria na Radio-Canadá hoje sobre os estragos feitos por um tornado, que se abateu pela província de Ontário e que passou  como  “chuva forte” pela província do Québec:

      L’état d’urgence maintenu

      C’est toujours l’état d’urgence à Combermere, à l’ouest d’Ottawa, six jours après le passage d’une tornade dévastatrice. Les résidents ont passé la fin de semaine à nettoyer les dégâts, qui sont évalués à plusieurs millions de dollars.

      Des équipes de la municipalité et des contracteurs s’affairent maintenant à enlever les centaines d’arbres déracinés. Les autorités viennent aussi en aide aux résidents, en distribuant eau et nourriture à ceux qui en ont besoin.

      Environnement Canada confirme que six tornades ont touché le sol mercredi dernier, alors que des orages violents s’abattaient sur le sud et l’est de l’Ontario.

      En moyenne, la province enregistre 14 tornades par année dans le corridor entre Sarnia et le lac Simcoe. 13 ont été déjà confirmées cette année.
      fonte:http://radio-canada.ca/nouvelles/regional/modele.asp?page=/regions/Ontario/2006/08/08/007-combermere_etat_urgence.shtml

      Aproveitando a indicação da Mirian Borges L´Atlas du Canada – Catastrophes naturelles ,  fiz uma pesquisa rápida e descobri o seguinte:

      Pelo que pude ver, no Québec a situação é a seguinte:

      NÃO tem registros de :

      Mas já teve Registros de :

      É isso.

      atenciosamente,

    • #46479
      marimarimari
      Participante

      Oi Carlos,

      dei uma olhada sobre isso que acho importante termos consciência de tudo o que for possível antes de tomar nossa decisão. Vi que no Quebec já houve registros de terremotos, mas a fica a pergunta: é comum vocês sentirem tremores nessas regiões? É algo cotidiano?

      Pergunto porque em locais com a atividade sísmica elevada, como no Chile, é super normal sentirem diversos tremores durante o ano e fiquei curiosa para saber como é no Canadá.

      Ganhei troféu pá de ouro por desenterrar esse, né? :lol:

    • #46481
      Darlene
      Participante

      Olá a todos, tudo bem????
      Só gostaria de comentar, que esta história de “pá de ouro” por desenterrar assuntos ficou meio que marcada, não é mesmo?!?!? e fico muito triste com isto, pois TODOS dizem q devemos ler os posts anteriores, buscar informações, ler muito tudo aqui no forum, e quando as pessoas fazem isto e questionam coisas antigas, levam sarcasmo para casa!
      Se não for para comentarmos coisas antigas talvez os post de periodo a periodo deveriam ser apagados!!!! Ou colocar nas regras da Comunidade que não se deve levantar questões antigas!
      Muitas pessoas ficam com dúvidas e agora com esta “super hiper mega engraçada” questão de pá de ouro deixam de questionar! Legal isto, não?!?!?! Pois eu não acho! e não apoio!
      Acho q se a pessoa achou que tal assunto foi desenterrado deveria guardar para si e não tirar sarro de pessoas q estão chegando agora na Comunidade e não conhecem bem as coisas! Isto só faz as pessoas se sentirem humilhadas e intimidadas a não fazer mas nenhum post!
      Acho q estamos aqui para dividir opiniões e auxiliar da melhor maneira possível!
      Abraços a todos!
      Darlene

    • #46493
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola marimarimari,

      @marimarimari wrote:

      ….. Vi que no Quebec já houve registros de terremotos, mas a fica a pergunta: é comum vocês sentirem tremores nessas regiões? É algo cotidiano?

      Eu ja passei um tremor de terra aqui na Cidade do Québec, mas cujo epicentro era perto de Montreal!

      Mas dos 4 anos que aqui estou, so passei isso uma vez! Entao posso dizer que nao é comum nao.

      Mas saiba que a terra esta sempre se mexendo e mesmo no Brasil existem tremores de terra!

      Uma vez falando com um colega geologo, ele me afirmou isso! a diferenca é a intensidade que é bem baixa e ninguém se da conta!

      Como disse a terra de mexe o tempo todo ;-)

      @marimarimari wrote:

      …..Ganhei troféu pá de ouro por desenterrar esse, né? :lol:

      sem streess…. sempre que for necessário, traga suas questoes e obrigado por postar no bom topico e nao por criar outro, so porque ele era antigo!

      Boa iniciativa :idea:

      Ola Darlene

      confesso que nao entendi muito bem… mas vamos la…

      @Darlene wrote:

      Só gostaria de comentar, que esta história de “pá de ouro” por desenterrar assuntos ficou meio que marcada, não é mesmo?!?!?

      esta é a primeira vez que ouco isso aqui na CBQ e achei até engracado mas sem ser pejorativo!

      Achei de bom humor, nao foi assim que vc leu ?

      @Darlene wrote:

      e fico muito triste com isto, pois TODOS dizem q devemos ler os posts anteriores, buscar informações, ler muito tudo aqui no forum,

      eu sou o primeiro a dizer isso e continuarei a dizer até que me provem o contrario.

      O que estiver desatualizado, pode até ser algo para ser revisto, como alias o fizemos no passo a passo que ja tinha caducado, mas como um esforco de muitos colegas centralizado e organizado pela Adriana ele foi atualizado!

      @Darlene wrote:

      e quando as pessoas fazem isto e questionam coisas antigas, levam sarcasmo para casa!

      Quando isso acontecer, denuncie e use a opcao “Denunciar ou avertir” nunca me lembro do nome, mas existe isso aqui e se houver razao eu intervenho!

      @Darlene wrote:

      Se não for para comentarmos coisas antigas talvez os post de periodo a periodo deveriam ser apagados!!!!

      como disse nao acho que deveriam ser apagados, até por respeito aos colegas que o postaram. O que merece é uma atualizacao como disse antes!

      @Darlene wrote:

      Ou colocar nas regras da Comunidade que não se deve levantar questões antigas!

      Nao acho que seria a melhor solucao. Acho que é valido reativar uma velha discussao para até mesmo valorizar a informacao. Ver como era e como é hoje! Serve como historico e mostra a evolucao do assunto!

      esta é a minha opiniao….

      @Darlene wrote:

      Muitas pessoas ficam com dúvidas e agora com esta “super hiper mega engraçada” questão de pá de ouro deixam de questionar! Legal isto, não?!?!?! Pois eu não acho! e não apoio!

      como disse eu nao vi nada de mal na frase, achei até engracado e nao pegue nada como pessoal ou pejorativo… tenho certeza que a marimarimari nao o fez com nenhuma intencao, mas ela mesma pode responder ;-)

      @Darlene wrote:

      Acho q se a pessoa achou que tal assunto foi desenterrado deveria guardar para si e não tirar sarro de pessoas q estão chegando agora na Comunidade e não conhecem bem as coisas!

      esta é a parte que nao entendi, ela “desenterrou” uma assunto que queria saber e ainda fez uma “piada” consigo mesma. :lol:

      Mas acho que nao passa de um mal entendido Darlene….

      @Darlene wrote:

      Isto só faz as pessoas se sentirem humilhadas e intimidadas a não fazer mas nenhum post!

      Isso nao deveria acontecer por aqui!

      @Darlene wrote:

      Acho q estamos aqui para dividir opiniões e auxiliar da melhor maneira possível!

      certissimo! nao deveria ser diferente !

      Espero que tenhamos um ponto de compreensao e entendimento aqui ;-)

      Atenciosamente

    • #46514
      Darlene
      Participante

      Opa….deixe me esclarecer o ocorrido…
      eu na minha loucura (sorry folks) achei q todas as pessoas do Forum tinham visto a foto do Trofeu “PÁ DE OURO” que se encontra no tópico Re: ANTES DE PENSAR EM IMIGRAR PARA O CANADA, LEIA ISSO!
      e provavelmente a Mari B leu o tópico, como a maioria q esta em dúvida deve correr neste tópico antes de pensar em Imigrar, e deve ter lido (se não for isto Mari B, por favor me corrija) !!!
      por isto escrevi o que escrevi! Quando vi o Trofeu da Pá, eu mesma senti q em mtos casos não se deve desenterrar assuntos, pois vai que se ganhe o trofeu! Acho q a maioria não gostaria de receber este trofeu de qq maneira!
      Foi isto!
      Peço desculpas pelo mal entendido!
      Abraços
      Darlene

    • #46526
      marimarimari
      Participante

      Oi Carlos, obrigada pela resposta. Eu não tenho problemas com tremores de terras, mas acho essas informações importantes para nossa decisão. Eu cheguei a cogitar a Nova Zelândia, por exemplo, mas lá parece mais um caldeirão de catástrofes naturais e tremores mais intensos são sentidos ao longo do ano. Não me impede de visitar o lugar (que tenho muita vontade), passar um tempo, mas não sei se gostaria de morar. Iria avaliar os prós e contras. Como li em muitos tópicos, prefiro tempestade de neve, frio, tremor ocasional, do que continuar a mercê da violência aqui do Rio.

      Darlene, na verdade eu não vi o tópico que você mencionou… Isso aconteceu comigo em uma vez que desenterrei outro tópico, em outro forum que não tinha qualquer ligação com esse aqui. Lá era normal o pessoal zoar e eu levei na brincadeira, por isso que coloquei o comentário.

      Mas realmente, aqui não faz muito sentido, já que o pessoal é incentivado justamente a pesquisar tópicos antigos mesmo. E aliás, eu nunca vi fórum tão amigável quanto esse, fico feliz. Isso também acaba sendo ponto importante na nossa decisão de ir para o Canadá, pois sabemos que o povo que está por aí é gentil e educado.

      =D

    • #46529
      Carlos_Santos
      Participante

      que bom que foi apenas um mal entendido ;-)

      sem stress, vou ver o outro topico que a Darlene falou, acho que nao li isso antes;-(

      Uma coisa que aqui eu ainda nao me acostumei é a mudanca brusca do tempo.

      Podemos ver a variacao de temperaturas de um dia para outro ou no mesmo dia e a variacao pode ser de mais de 10 graus, as vezes muito mais do que isso.

      Hoje cedo estava 16 graus no termometro do meu carro. Sei que estava previsto ir à 30 com a sensacao de humidade vai para 30 graus…

      Um bom site para se informar sobre isso é este aqui:

      http://www.meteomedia.com/weather/caqc0441?ref=homemap

      Sempre uso ele ;-)

    • #61409
      Andrei RS
      Participante

      Bom, levando troféu pá de ouro, ou não… rsrsrs
      Alguém sabe se já aconteceu algum problema (catástrofe) em relação ás usinas nucleares do Québec? existem muitas? (se tiver outro post que tenha abordado este assunto, podem apagar este…).

      abraço!

    • #61586
      SANDROMS
      Participante

      A principal fonte de energia elétrica no Quebec são as usinas hidroelétricas (96%). Existia apenas uma usina nuclear no Quebec e o governo fechou essa usina em 2012. [ http://www.cbc.ca/news/technology/story/2012/12/28/quebec-gentilly-2-closing.html ]

      A maior catástrofe natural do Quebec acontece todo ano e se chama inverno! :lol: :lol: :lol:

      P.S. agora que você ganhou o troféu pá de ouro, guarde a pá para cavar a neve.

    • #61588
      RicoCastro
      Participante

      Para conhecer um pouco mais sobre os riscos no Canadá existe um site do governo.
      http://www.getprepared.gc.ca/

      Acho que esse site vai ajudar a conhecer as incertezas para os que estão imigrando e para os que já estão no Quebec a se preparar.

    • #61596
      RonaldoMaciel
      Participante

      Já que este assunto voltou a tona, uma história que os québécois adoram contar quando algum imigrante fala que está frio é a história do verglas de 1998, quando muitos cabos congelaram e algumas regiôes ficaram sem energia elétrica. Em Montreal aparentemente não foi tão grave mas nas regiões ao redor parece que ficaram algumas semanas sem energia. Imagine ficar sem aquecimento no inverno em janeiro…coisa de maluco.

      vejam mais detalhes aqui: http://fr.wikipedia.org/wiki/Verglas_massif_de_janvier_1998_dans_le_Nord-Est_de_l%27Am%C3%A9rique_du_Nord

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #61601
      Andrei RS
      Participante

      Obrigado pela informação SANDROMS! Há sim, guardarei a pá! :lol: :lol:

      RicoCastro, muitooo bom este site!! valeu!!

      E o pior RonaldoeSusana, é que provavelmente isso (verglas de 98) deve acontecer novamente algum dia.. 8O

    • #61606
      SANDROMS
      Participante

      @RonaldoeSusana wrote:

      uma história que os québécois adoram contar quando algum imigrante fala que está frio é a história do verglas de 1998

      Ouvi essa história de quem passou por isso, dizem que as pessoas que tinham casas aquecidas a gas/óleo acolheram os amigos e vizinhos que tinham casas aquecidas a eletricidade… fico imaginando…

    • #61618
      gabi-infirmiere
      Participante

      meu marido e a familia dele viveram o Verglas.

      faltou luz na casa dele, ele foi para a casa do pai. Faltou luz na casa do pai, foram para uma escola! Dormiram 3 dias na quadra interna da escola, tomando banho de gato …nao foi facil, nao.

      na rua da casa da mae, um fio de eletricidade se rompeu e quase atinge a vizinha … varios amigos da familia tiveram danos importantes, pois canos e fios foram destruidos.

      A cada inverno, quando ameaça um Verglas, a familia toda fica em pânico ….

    • #61633
      RicoCastro
      Participante

      A tempestade de 1998 foi um grande pesadelo para todos os habitantes da região de Montreal. Ainda estou no processo e nunca passei por um inverno em Montreal, mas já vivi duas tempestades de gelo nos EUA que duraram horas e os impactos foram preocupantes.

      Existe um documentário sobre o acontecido do Discovery Channel, mas só achei em inglês.

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.