Caros companheiros da CBQ. Sou membro desde 2007 e devo muito à CBQ pela conclusão do meu processo de emigração do Brasil. Posso dizer que tudo começou aqui, e como forma de gratidão, volto a postar aqui, a fim de ajudar, como fui ajudado n vezes. Foi a partir de um encontro da CBQ (que precisamos retomar) que formamos o grupo de conversação em francês de BH, o QUOI!?, que me trouxe muito apoio e amizades…
Então, de forma sintética, pois se quiserem, vamos desenvolvendo com os detalhes, vou contar minha longa trajetória:
Ao final de 2006, houve uma palestra de informações em BH, quando vi que seria uma ótima ideia imigrar para o Québec. Em 2007 passei a pesquisar aqui e em outros sites. Entrei no francês, e em janeiro de 2009, entrei com o processo, quando ainda era casado e com um filho de 3 anos. Após alguns meses, meu casamento ruiu, e me separei. Porém, já havíamos feito a entrevista e recebido o CSQ. Com isto, meu CSQ perdeu a validade, pois não poderia dar andamento com o federal sem a esposa e o filho. Tive que refazer a entrevista, e como o tempo tinha passado, e não contava mais com os pontos dela e dele, tive que apertar no francês e no inglês, para garantir os pontos para uma nova aprovação. Assim foi feito e consegui, de novo, o meu CSQ, só meu!!! Isto já em 2011, quando entrei com o federal em maio de 2011 e somente em outubro de 2012 chegou o pedido de exames médicos. Feitos e enviados, em novembro de 2012 o pedido do passaporte, enviado em 12-12-12… Finalmente em fevereiro de 2013, Passaporte com o tão sonhado visto, passagem comprada, malas sendo feitas e coração a mil, vivendo aqui, e sonhando lá, criando daqui a atmosfera que me envolverá a partir de junho de 2013 :D . Agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram com meu êxito. Gostaria de dividir minha experiência aqui e nos encontro dos QUOI!? em BH. Um forte abraço a todos, em especial Jean, Carlos, Bruno, Adriana, Daniel e, enfim, todo mundo :bigups: . Grato, Luiz