Casamento.

Home Fórum Informações Gerais Utilidades Casamento.

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6010
      ricorj
      Participante

      Bom dia Senhores,

      Estarei indo ao Brasil em Julho para casar-me com uma brasileira que reside lá ainda (não-rp).
      Uma vez que estarei chegando 1 semana antes do casamento, para a realização da parte Civil foi solicitado a ela que um documento fosse redigido e assinado por mim confirmando o casamento e inclusive contendo informações como o novo nome completo dela. O documento deve estar lá antes de Março para a parte burocrática.

      Fui ao consulado o qual desconhece a existência do tal documento.

      Alguém já viu alguma coisa parecida? Sabem onde encontrar algum modelo para isso ou se existe algum nome este documento em questão?

      Muito obrigado desde já!
      Um abraço,
      Ricardo

    • #27591
      Riba
      Participante

      Você é brasileiro?

      Olha eu desconheço esse documento… para parte civil, você deve apenas agendar o casamento( em média 30 dias ) e no agendamento você deve levar 2 testemunhas e só.
      No meu não fizemos documento nenhum…

      No dia do casamento você assina o livro, com mais 2 testemunhas e pronto, já vai estar pronto sua certidão.

      Abs,
      Riba

    • #27593
      SANDROMS
      Participante

      Ricardo,

      pelo que eu entendi o processo no cartório será iniciado sem você, pois vc não estará no Brasil, certo? Nesse caso não serveria uma procuração?

    • #27594
      ricorj
      Participante

      Opa… Sou Brasileiro sim.

      Exato. Eu não estarei no Brasil no momento do casamento Civil. A procuração que deixei para minha mãe de plenos direitos não é aceita no caso de casamento, esse é o problema.

      Me foi informado que um documento deve ser preenchido por mim aqui e levado ao consulado brasileiro para validação (firma) e então enviado ao brasil para que o casamento civil seja realizado sem minha presença. Só não sei que documento é esse e nem o que deve conter.

      Já entrei em contato com alguns cartórios e eles não especificam o que eles necessitam no documento, mo colocam em hold e depois já era.

    • #27595
      SANDROMS
      Participante

      Que pepino! Nunca ouviu um caso desses… 8O

    • #27580
      Riba
      Participante

      Entendi agora!!

      Olha as procurações que eu já fiz, eu era muito direto, escrevia para o objetivo que eu queria, você escrevendo na procuração que você dá o direito de tal pessoa realizar o casamento por você já não seria suficiente?

      Eu vou perguntar pra alguem… se eu tiver novidades eu falo aqui…

      Abs,
      Riba

    • #27581
      Bialuf
      Participante

      Ricardo,

      Para marcar o casamento é necessário que o casal (ambos), estejam presentes com as testemunhas, como já disse o Sandrom.

      Veja o que aconteceu com minha cunhada em 2005.
      Seu namorado morava nos Estados Unidos, e também pediram que ele conseguisse tal documento. Ele fez uma declaração com firma reconhecida, falando sobre a intenção de casar-se.
      No meio do percurso, eles descobriram que além desse documento, ele poderia fazer uma procuração para que alguém o representasse aqui, inclusive no dia do casamento.
      Desta forma, ficou mais econômico para eles, ele fez além da declaração uma procuração, então minha cunhada se casou com meu marido = irmão dela…. rsrsrs.

      É até engraçado, né? Mas com isso eles economizaram muuuuito.

      Se você precisar de mais detalhes sobre a declaração ou procuração, me avise, que posso pegar informações com eles.

      Boa sorte.

      Silvana.

    • #27582
      Riba
      Participante

      Foi o que falei… fazendo uma procuração dando os direitos para outra pessoa te representar no dia do casamento acho que dá certo.

      Boa Sorte.

      Abs,
      Riba

    • #27584
      AuroraBorealis
      Participante

      Isso se chama casamento por procuração. Apesar de advogada, minha área não é essa… algumas informações básicas que eu sei:

      – a procuração deve ser feita para o fim específico do casamento;
      – a validade da procuração é de 90 dias;
      – a procuração tem que ser pública (por isso a necessidade de validála no consulado brasileiro);

    • #27585
      AuroraBorealis
      Participante

      Segue um modelinho tirado daqui http://www.consuladonagoya.org/cgnagoya/downloads/procuracoes/casamento.pdf
      (não sei se é um bom modelo…)

      MODELO DE PROCURAÇÃO
      CASAMENTO
      a quem confere os mais amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de,
      representando-o(a) perante o Cartório de Registro Civil da jurisdição competente e
      Igreja, tratar de todos os assuntos relacionados com seu casamento, a celebrar-se com
      Pessoa com quem pretende casar:__________________________________________
      Estado Civil: _________________________________________________________
      Profissão:____________________________________________________________
      Cédula de Identidade n°:________________________________________________
      Filiação Pai:__________________________________________________________
      Mãe:_________________________________________________________
      Endereço:____________________________________________________________
      ____________________________________________________________________
      dando o seu assentimento perante o juizado que realizará o enlace, firmando que sua
      deliberação é livre e espontânea, assinando o respectivo termo, que tudo dará por
      firme e valioso em qualquer tempo, cumprindo todas as formalidades legais, no
      regime de comunhão (universal, parcial ou separação) ____________________de
      bens; firmar compromissos, concordar ou não com cláusulas e condições, desistir,
      apresentar e desentranhar documentos; pagar taxas, emolumentos, custas e quaisquer
      outras importâncias devidas; marcar datas e horários; retirar, afixar e publicar edital
      de proclamas; praticar, enfim, todos os demais atos necessários para o fiel e cabal
      cumprimento do presente mandato.

      _________________________________ de __________ de 20___
      _________________________________________________
      assinatura do(a) Outorgante

    • #27572
      AuroraBorealis
      Participante

      Para outros modelos, é só por no google: modelo procuração casamento…

      Espero ter ajudado…

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.