Home › Fórum › Ainda no Brasil › Documentos › Carteira de Trabalho
- Este tópico contém 13 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 4 meses atrás por jvictorfc.
-
AutorPosts
-
-
27 de agosto de 2012 às 22:07 #8309jvictorfcParticipante
Ola a todos,
Está sendo necessário o envio da copia da carteira de trabalho para dar entrada no processo? Do trabalho estou com Carta da empresa, Imposto de renda e Tres ultimos contra cheques, estarei clamando apenas pela experiencia de meu emprego atual.
Obrigado
-
27 de agosto de 2012 às 22:31 #56500Marcelo_AndradeParticipante
Olá jvictorfc, vc já viu o documento abaixo?
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/documents-dcs-fr-dyn.pdf
Não me lembro se fala especificamente da carteira, mas é necessário um documento que atenda os requisitos.
Abç
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
27 de agosto de 2012 às 22:37 #56501jvictorfcParticipante
@Marcelo_Andrade wrote:
Olá jvictorfc, vc já viu o documento abaixo?
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/documents-dcs-fr-dyn.pdf
Não me lembro se fala especificamente da carteira, mas é necessário um documento que atenda os requisitos.
Abç
Ola Marcelo,
Foi nesse documento mesmo que vi, esta assim:
20 – Declaracao da empresa
Especie de 20.2 – Work Booklet (Where applicable)
21 – IRPF
22 – Contra chequeEstou em duvida devido esse bendito Booklet, que ao meu ver nao serve de nada pra eles ja que consigo provar atraves de IRPF, Contra cheque e carta da empresa.
-
28 de agosto de 2012 às 01:46 #56503rubemrjParticipante
Oi Gente, boa noite.
Quero aproveitar este tópico para fazer umas perguntas:
Alguém saberia me dizer se a carteira de trabalho do Brasil tem utilidade no Quebec?
Podemos usa-la como comprovaçao de experiencia?
Existe uma carteira de trabalho Quebecoise?
Como funciona os registros de emprego por la/ai?Abraços.
R.R.
-
28 de agosto de 2012 às 11:33 #56505gabi-infirmiereParticipante
Rubem,
falo pela minha experiência =
enfermeiras possuem escala salarial baseada nos anos de trabalho.(como demais profissionais vinculados à convençao coletiva da FIQ)
Eu traduzi minha carteira de trabalho (pois nunca fui autônoma) e todos os 10 anos de experiência que estavam registrados la valeram para que meus empregadores classificassem meu salario de acordo.
Assim, para enfermeiros, vale muito a pena traduzir e mostrar a traduçao da carteira de trabalho aos empregadores, para o quesito SALARIO. (isso deve ser negociado logo na hora da entrevista!)
Reforço o ponto *salario* pois ao começar no QC, o profissional geralmente começa com atribuiçoes mais simples (na hierarquia funcional).
Hoje eu tenho salario E atribuiçoes profissionais compativeis aos meus anos de experiência.Nao sei dizer como funciona em outras areas.
-
28 de agosto de 2012 às 13:51 #56511RonaldoMacielParticipante
Para as áreas de negócios (administração, contabilidade, finanças, comex, etc) a carteira de trabalho brasileira não vale nada aqui. Falo isso com base em experiência pessoal e de amigos de áreas afins. Acredito eu que para TI seja bastante semelhante.
Eles se baseiam muito no currículo, em como vc se comporta na entrevista e em muitos casos nas referências que vc apresenta. E eles realmente contactam as referências, estando elas no Brasil ou outros países.
Trouxe minha carteira de trabalho pra cá mas ela nunca foi tirada da pasta de documentos.
Abs,
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
28 de agosto de 2012 às 14:33 #56513gabi-infirmiereParticipante
referências serao fundamentais no QC!
A carteira de trabalho serviu para comprovar meus anos de experiência e as cartas servem para mostrar a competência vista pelo empregador…para meu primeiro emprego (Royal Victoria) pediram 3! (eu peguei da professora de estagio e dos meus 2 empregos como PAB! = felizmente aceitaram!)
para o segundo emprego (Témiscaming), valeu a carta excelente da professora de estagio e a do Vic.
para o atual emprego (CLSC Parc-Extension), apenas a carta de Témis foi suficiente (a carta é tao elogiosa que parece até fraude)
meu atual empregador ja fez minha nova carta de recomendaçao e é igualmente tao cheia de elogios que para nos, brasileiros, parece até fake rs
Se as cartas nao sao suficientes, eles ligam mesmo para o antigo empregador.
-
28 de agosto de 2012 às 15:03 #56517Carlos_SantosParticipante
É a primeira vez que ouco alguém dizer que a carteira de trabalho serviu aqui no Québec para alguma coisa, Gabi!
Na area de TI é como Ronaldo comentou, fora o fato de que as referencias SAO CONTACTADAS mesmo, ok?
Fornecam referencias (mesmo que seja de colegas ….. se for de chefe imediato melhor ainda) de pessoas que falem bem de vocês (e falem francês ou inglês).
A minha cia pede aos colegas brasileiros para contactarem as referencias de brasileiros, mas isso nao é uma regra…
Eu nunca traduzi a minha carteira de trabalho e como o Ronaldo nunca tirei da pasta aqui.
Abraços
-
28 de agosto de 2012 às 15:22 #56522mrodolfoParticipante
No meu caso, ela também nao serviu para nada…
O que contou mesmo foi o e-mail que meu antigo chefe respondeu ao meu atual empregador…
-
28 de agosto de 2012 às 15:27 #56525SANDROMSParticipante
@rubemrj wrote:
Quero aproveitar este tópico para fazer umas perguntas:
Alguém saberia me dizer se a carteira de trabalho do Brasil tem utilidade no Quebec?
Podemos usa-la como comprovaçao de experiencia?
Existe uma carteira de trabalho Quebecoise?
Como funciona os registros de emprego por la/ai?
…Rubem,
Acho que já responderam sobre a utilidade da carteira de trabalho no Quebec. Quanto as outras perguntas:
Não existe carteira de trabalho no Quebec, quando você sai de um emprego a empresa de dá uma carta de comprovação de trabalho, indicando o período em que você trabalhou, o cargo e atribuições. Por isso que o BIQ do México está pedindo as tais cartas, porque essa carteira do Brasil eles não entendem… :cry:
No emprego atual, você tem um contrato de trabalho e para provar que ainda está lá vc apresenta o último holerite.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
28 de agosto de 2012 às 16:25 #56539rubemrjParticipante
Esclarecido.
Thanks you all!
-
28 de agosto de 2012 às 23:26 #56555jvictorfcParticipante
E quanto a enviar junto a documentacao a carteira, é necessario pessoal? Por favor me deem suas opinioes, a tradutora me cobrou CAD40 para traduzir tres folhas da minha carteira, foto e assinatura, dados e copia da parte do meu emprego.
qualquer ajuda é bem vinda.
-
29 de agosto de 2012 às 01:39 #56564Helen HartungParticipante
jvictorfc,
Minha opinião pessoal, SE pediram para traduzir e enviar, não deixe de fazê-lo. Se não pediram, mande mesmo assim, sempre é melhor documento a mais que a menos. -
29 de agosto de 2012 às 10:06 #56570jvictorfcParticipante
Ola Helen,
A questao é que pediram um tal de Work Booklet (if applicable) e eu não sei exatamente se eles se referem a carteira de trabalho ou a algo que exista em alguns lugares e aqui não. Ate mesmo por que no quebec nao existe essa de carteira de trabalho como foi comentado. Vou ligar hoje pro Mexico pra ter certeza.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.