Carteira de Motorista

Home Fórum Ainda no Brasil Geral Carteira de Motorista

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #121565
      JuliaIracema
      Participante

      Oi, Pessoal.

      Tenho uma dúvida sobre a CNH. É melhor tirar a carteirade motorista ainda no Brasil ou é melhor deixar para tirar no Quebec.
      Digo isso pois ainda não tenho carteira e como no Brasil o custo total para tirar a carteira ultrapassa R$1800 com facilidade, seria melhor economizar esse dinheiro para o processo?
      Grata.

    • #121568
      SANDROMS
      Participante

      Fatos a considerar:

      Se você chegar no Quebec com uma CNH brasileira tirada a mais de um ano, você pode fazer o processo de troca/validação da carteira que consiste em fazer aqui os teste teórico e pratico e sair com uma carteira do Quebec.

      http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/echange/index.php

      Se você tirar a sua carteira “do zero” no Quebec, sairá com um permi de aprendiz por 12 meses e depois um probatoire por 2 anos…

      http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/permis_promenade.php
      http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/apprenti_auto/index.php
      http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/probatoire_auto/index.php

    • #121570
      JuliaIracema
      Participante

      No meu caso não vou ter um carro no Quebec tão cedo, visto que para manter um carro no Quebec custa caro e pretendo economizar o máximo possível nos primeiros anos ou até conseguir estabilidade num bom emprego. E como recentemente fiquei desempregada, estou tendo economizar em tudo para a imigração.
      Baseado na minha situação, você acha sensato tirar a carteira no Quebec(segundo os links que vc informou é bem mais barato) ou tirar aqui mesmo com o custo total podendo ficar acima de R$1800?

      • #121571
        dsilva
        Participante

        Eu também tive a mesma dúvida mas no final decidi fazer aqui justamente para não ter que começar do zero no Québec. Peguei minha CNH mês passado. Realmente é caro, mas c’est la vie. O único problema que eu vejo é para fazer a prova prática no Québec. Como não pretendo comprar carro aqui no Brasil, ficarei muito tempo sem praticar. E a prova lá não é apenas uma volta no quarteirão como em SP. Isso me preocupa. O pessoal experiente às vezes reprova, imagina quem não tem vivência no trânsito. :sweating:

    • #121573
      SANDROMS
      Participante

      Manter um carro é caro em qualquer lugar. Se você quiser realmente viver sem carro você pode, é bem possível viver sem carro em Montreal ou nas regiões centrais de qualquer cidade. Mas lembre-se que não ter carteira significa que você também não poderá alugar um carro para uma viagem, nem participar do communauto, por exemplo. Mas sim é possível viver sem.

      Só não esqueça dos 12 meses de aprendizado, portanto quando você pensar em comprar um carro vai precisar planejar isso com pelo menos 12 meses de antecedencia, pois durante esse tempo você não pode dirigir sozinha.

    • #121575
      SANDROMS
      Participante

      O único problema que eu vejo é para fazer a prova prática no Québec.

      Contrate umas aulas de auto-escola aqui, você logo pega o jeito.

      • #121596
        dsilva
        Participante

        Contrate umas aulas de auto-escola aqui, você logo pega o jeito.

        Vai ser o jeito! E haja dinheiro! Porque já sei que precisarei de muitas aulas! :(

        Mudando um pouco o foco do assunto, sei que a carteira brasileira é válida durante os primeiros 6 meses no Québec. Minha dúvida é: se a pessoa vai para lá com visto de trabalho/estudo enquanto espera a RP e faz o landing como RP posteriormente, esse prazo de 6 meses começaria a contar do momento do landing ou já estaria contando desde a chegada com o visto de trabalho/estudo?

        Se alguém souber e puder ajudar, agradeço! ;)

    • #121576
      dsilva
      Participante

      Só não esqueça dos 12 meses de aprendizado, portanto quando você pensar em comprar um carro vai precisar planejar isso com pelo menos 12 meses de antecedencia, pois durante esse tempo você não pode dirigir sozinha.

      Bem colocado. Eu também pensei nisso antes de tomar minha decisão. Como sou apenas eu indo para o Québec e não conheço ninguém por lá, teria problemas em arranjar alguém para me acompanhar se houvesse necessidade.

    • #121578
      JuliaIracema
      Participante

      É que minha preocupação é de que esses R$1800 venham a fazer falta mais adiante no processo. Por que recentemente fiquei desempregada e o dinheiro que consegui economizar até agora dar para pelo menos custiar os exames de inglês e francês, a tradução dos documentos e a taxa do processo, pois o meu salário era de pouco mais de R$900 e ainda faço faculdade.
      E em 2012 eu tinha tentado tirar a CNH mais acabei ficando reprovada por causa das setas no exame prático. E naquela época gastei entorno desse valor mesmo.

    • #121579
      arnaldo
      Participante

      acho importante considerar alguns pontos:
      – se ja tiver a CNH definitiva (após 12 meses), no Quebec vc trocará pela Classe 5;
      – verifique suas finanças pq o processo tem ficado cada vez mais caro, e o valor que eles pedem pra vc levar é fora da realidade;
      – caso vc decida tirar no Quebec, e não tiver tirado a CNH no Brasil, lá vc começará literalmente do zero.

    • #121585
      JuliaIracema
      Participante

      Obrigada pessoal pelos conselhos.
      Pelo o que vcs me disseram é melhor eu tirar a CNH ainda no Brasil.
      Eu dei uma pesquisada e verifiquei que agora o DETRAN ele reaproveita os exames que vc fez caso não consega tirar a CNH dentro de 1 ano. Nesse caso só irei precisar fazer a parte prática o que de certa forma acaba deixando o processo mais em conta.
      Muito obrigada a todos.

    • #121593
      JuliaIracema
      Participante

      Boa tarde, Pessoal.

      Infelizmente não vou poder fazer o aproveitamento de curso, pois segundo a atendente do DETRAN só está apto para ele quem tem o processo inferior a 2 anos, a contar da data de inscrição. :TT-TT:
      Como o meu completou 2 anos no dia 05/03, não estou mais apta. :TT-TT:
      Mas levando em conta tudo que vocês me disseram, é bem melhor eu tirar a carteira por aqui mesmo já poderei tirar a carteira internacional(validade de 6 meses) assim que chegar lá e além de conta com um processo mais simplificado para tirar a carteira do Quebec. Mesmo que só vou poder comprar um carro depois de 1 ano lá, é melhor já ter a carteira em mãos.
      Nesse caso é melhor pensar que tirar a carteira de motorista ainda no Brasil é um investimento.
      Muito obrigada a todos.

    • #121605
      SANDROMS
      Participante

      As regras são ligeiramente diferentes para visitantes, estudantes ou residentes temporários, mas sempre conta da data de entrada no país, não sei o landing “bate-volta” faria zerar o cronometro, acredito que não.

      Veja os links abaixo:

      http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/echange/residents_temporaires.php
      http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/echange/residents_autre.php

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.