Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › CARTÃO OPUS
- Este tópico contém 8 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 4 meses atrás por Carlos_Santos.
-
AutorPosts
-
-
24 de agosto de 2012 às 15:52 #8305Priscila1978Participante
Pessoal,
uma dúvida rápida. Possuo o OPUS recarregável e pago a tarifa normal mensal. Ao iniciar a francisação, terei direito à tarifa de estudante? Farei a francisação temps plein.
Caso tenha, ao fazer o OPUS estudante (com foto) perco o cartão antigo (tarifa regular)? Pergunto isso pois a francisação vai durar 2 meses e após isso volto a nao ser estudante….
Obrigada,
Priscila -
24 de agosto de 2012 às 16:05 #56431RonaldoMacielParticipante
Oi Priscila, só tem direito ao cartão de estudante, os que tem menos de 25 anos e não sei se isso se aplica à francisação. Acho que só é válido para estudantes de cursos regulares (como universidade ou primário/secundário). A francisação sendo um curso rápido e especial não entraria nesta regra. A confirmar com o MICC. Mas não conheço ninguém que tenha tido direito à tarifa de estudante por fazer francisação.
Sei que eles podem dar uma ajuda de custo pro transporte caso vc more muito longe (muito mesmo) do local onde vc faz o curso, mas se não me engano eles te mandam um cheque com este fim e não um cartao transporte diferenciado…
De qualquer maneira, se vc tiver um outro cartao opus, o primeiro não perde a validade (somente após os 4 anos da emissão como qualquer outro cartão) e vc poderá usar normalmente.
Abracao
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
24 de agosto de 2012 às 16:08 #56432SANDROMSParticipante
Tirado do site da STM:
Pour profiter du tarif réduit vous devez répondre aux critères suivants :
résider sur l’Île de Montréal (seulement pour les 18-25 ans);
étudier à temps plein dans un établissement reconnu par le ministère de l’Éducation,
du Loisir et du Sport du Québec (MELS);
avoir moins de 26 ans au 31 octobre de l’année courante.Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
24 de agosto de 2012 às 16:09 #56433Priscila1978Participante
Obrigada Ronaldo!
-
24 de agosto de 2012 às 19:00 #56442RonaldoMacielParticipante
E um outro ponto que me fez lembrar esta conversa. Estudantes à temps plein da Univ de Montreal ainda podiam beneficiar-se da tarifa reduzida através da carta CamPUS e isso era aplicável mesmo aos mais de 25 anos.
Isso tudo era ótimo até ter essa odiosa greve [pra não dizer outra coisa] e a faculdade junto com a STM cancelarem o cartão para a próxima sessão pois isso iria prejudicar o controle já que alguns cursos vão começar antes dos outros…
Mais uma coisa que estes estudantes conseguiram: se auto-sabotaram e terão de pagar o preço cheio do cartão transporte nos próximos meses…
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
24 de agosto de 2012 às 21:47 #56449_TAZ_Participante
Só um adendo:
Essas regras são válidas para Montréal. Em Québec é diferente, não existe limite de idade e a francisação em tempo integral dá direito à tarifa reduzida. -
24 de agosto de 2012 às 22:45 #56450Priscila1978Participante
Oba! Como estou em Ville de Québec terei direito então…
-
25 de agosto de 2012 às 04:28 #56461gabi-infirmiereParticipante
boa noticia!
até eu, com meus 3.7 terei direito a OPUS+ em QC ….
hum, a capital esta se mostrando interessante rsrsrsrsrs
-
25 de agosto de 2012 às 18:57 #56466Carlos_SantosParticipante
quando eu fiz uma formacao em 2007 autorizada pelo centro CLE eu tive direito à tarifa estudante (mas na época nao era o OPUS) e mesmo tendo mais primaveras do que 35 ;-)
Como o TAZ indicou, aqui a referencia:
OPUS Étudiant + (19 ans et plus)
http://www.rtcquebec.ca/Tarifs/CarteOPUS/OPUSEtudiantplus/tabid/383/Default.aspxAbraços
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.