CARTÃO OPUS

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano CARTÃO OPUS

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
      Priscila1978
      Participante

Pessoal,

uma dúvida rápida. Possuo o OPUS recarregável e pago a tarifa normal mensal. Ao iniciar a francisação, terei direito à tarifa de estudante? Farei a francisação temps plein.
      Caso tenha, ao fazer o OPUS estudante (com foto) perco o cartão antigo (tarifa regular)? Pergunto isso pois a francisação vai durar 2 meses e após isso volto a nao ser estudante….
      Obrigada,
      Priscila

RonaldoMaciel
      Participante

Oi Priscila, só tem direito ao cartão de estudante, os que tem menos de 25 anos e não sei se isso se aplica à francisação. Acho que só é válido para estudantes de cursos regulares (como universidade ou primário/secundário). A francisação sendo um curso rápido e especial não entraria nesta regra. A confirmar com o MICC. Mas não conheço ninguém que tenha tido direito à tarifa de estudante por fazer francisação.

Sei que eles podem dar uma ajuda de custo pro transporte caso vc more muito longe (muito mesmo) do local onde vc faz o curso, mas se não me engano eles te mandam um cheque com este fim e não um cartao transporte diferenciado…

De qualquer maneira, se vc tiver um outro cartao opus, o primeiro não perde a validade (somente após os 4 anos da emissão como qualquer outro cartão) e vc poderá usar normalmente.

Abracao
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

SANDROMS
      Participante

Tirado do site da STM:

Pour profiter du tarif réduit vous devez répondre aux critères suivants :

résider sur l’Île de Montréal (seulement pour les 18-25 ans);
      étudier à temps plein dans un établissement reconnu par le ministère de l’Éducation,
      du Loisir et du Sport du Québec (MELS);
      avoir moins de 26 ans au 31 octobre de l’année courante.

Priscila1978
      Participante

Obrigada Ronaldo!

RonaldoMaciel
      Participante

E um outro ponto que me fez lembrar esta conversa. Estudantes à temps plein da Univ de Montreal ainda podiam beneficiar-se da tarifa reduzida através da carta CamPUS e isso era aplicável mesmo aos mais de 25 anos.

Isso tudo era ótimo até ter essa odiosa greve [pra não dizer outra coisa] e a faculdade junto com a STM cancelarem o cartão para a próxima sessão pois isso iria prejudicar o controle já que alguns cursos vão começar antes dos outros…

Mais uma coisa que estes estudantes conseguiram: se auto-sabotaram e terão de pagar o preço cheio do cartão transporte nos próximos meses…

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

_TAZ_
      Participante

Só um adendo:
      Essas regras são válidas para Montréal. Em Québec é diferente, não existe limite de idade e a francisação em tempo integral dá direito à tarifa reduzida.

Priscila1978
      Participante

Oba! Como estou em Ville de Québec terei direito então…

gabi-infirmiere
      Participante

boa noticia!

até eu, com meus 3.7 terei direito a OPUS+ em QC ….

hum, a capital esta se mostrando interessante rsrsrsrsrs

Carlos_Santos
      Participante

quando eu fiz uma formacao em 2007 autorizada pelo centro CLE eu tive direito à tarifa estudante (mas na época nao era o OPUS) e mesmo tendo mais primaveras do que 35 ;-)

Como o TAZ indicou, aqui a referencia:

OPUS Étudiant + (19 ans et plus)
      http://www.rtcquebec.ca/Tarifs/CarteOPUS/OPUSEtudiantplus/tabid/383/Default.aspx

Abraços

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.