Home › Fórum › Comunidade Brasil-Québec › Apresente-se!!! › Carol, Marcos e Ana Luiza
- Este tópico contém 7 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 5 meses atrás por SANDROMS.
-
AutorPosts
-
-
28 de março de 2010 às 03:48 #6427carcoeParticipante
Olá!
Sou Carolina, 27 anos, fisioterapeuta há pouco mais de 5 anos. Mãe da Ana Luiza, 06 anos e casada com Marcos, 32 anos, que é engenheiro eletricista. Atualmente estamos morando em Manaus-AM.
Há quase um ano, fomos estimulados por um casal de amigos (que atualmente moram no Québec) a iniciar o processo de imigração para o Canadá em busca de qualidade de vida e excelentes oportunidades, principalmente para nossa filha. Há alguns meses estamos estudando o processo de imigração para o Canadá, com todas as opções e dificuldades que existem no caminho. Várias dúvidas foram esclarecidas, mas todo dia temos novas dúvidas. Antes de entrar pra fazer qualquer comentário, li vários tópicos, muitos blogs e sites, pra tentar não ser “a chata” que faz perguntas tolas (rsrsrs)…
Atualmente estamos os dois empregados em Multinacionais, em nossa área de atuação. Tenho 5 anos experiência como fisioterapeuta, tendo sempre trabalho em multinacionais. Meu marido formou-se em 2007 e logo em seguida tb foi contratado por uma grande multinacional onde permanece até hoje, totalizando quase 3 anos de experiência como engenheiro.
Estamos inclinados a aplicar para o processo federal, principalmente pela dificuldade com o francês, afinal nossa experiência é básica meeeesmo. O inglês dominamos razoavelmente bem e por isso nos sentimos mais confortáveis com o processo federal, mas estamos tentados demais a aceitar o desafio da dificuldade do idioma e tentar fazer o processo de Québec. Ainda não decidimos e é esta dúvida que pretendo dirimir neste fórum.
Abraços a todos. -
28 de março de 2010 às 06:41 #38027CabedaParticipante
Ola Carol:
Boa sorte na caminhada
Quanto a aplicar para o processo federal, lembre-se o grande diferencial dos processo é o tempo médio…
O do quebec tem saido ai em torno de 1 ano – salvo algumas exceções né Sabrina?? ;) – já o Federal, vai no mínimo 2 e já vi gente esperando quase 3 !!!
Dai tem que ver o que compensa mais para vocÊs :)
Qualquer coisa, gritem!
-
28 de março de 2010 às 14:29 #38030Carlos_SantosParticipante
Sejam bem vindo à CBQ!
dificil commentar…. pois tudo depende da forca de vontade. Independente de qual processo inicial (federal ou pelo Québec), muitas barreiras devem ser enfrentadas e quando a vontade nao é maior do que as barreiras, esta ultimas tornam-se insuperaveies, e tudo fica impossivel!
Vejam as dificuldades de exercer as suas profissoes aqui no QC (ordens profissionais dos dois) e a provincia do ROC (rest of Canada) que vcs escolherem para viver.
Emprego é algo que é bem importante numa adaptacao ao novo País!
Depois vejam a questao da lingua, pois mesmo tendo que prender francês do zero, o nivel do inglês do Federal é dado por um teste oficial enquanto o nivel para o processo do Québec é dado por uma entrevista em francês. Nao é igual!
Certo, que independente de ser em francê ou inglês, sem dominar bem uma das duas em nenhuma provincia, o bom emprego vai exigir de qualquer forma!
Boa sorte e espero que a informacoes da CBQ ajudem vcs a decidir o melhor para vocês! afinal a decisao é de vocês, independente do que eu ou outro colega escreva aqui.
“SO VC É RESPONSAVEL PELA SUA FELICIDADE OU TRISTEZA”
Bon chance et bonne courage!
-
28 de março de 2010 às 16:00 #38034carcoeParticipante
Muito obrigada pela excelente recepção no fórum!! E logo de cara, essas duas informações: tempo médio dos processos e necessidade ou não de prova de suficiência era o que eu imaginava, pela leitura que já tinha feito e pelo contato com amigos q já moram no Québec.
Sobre a pesquisa de nossas profissões e o mercado de trabalho, ainda estamos fazendo o “dever de casa”. Já vi vários links interessantes que estão nos ajudando demais. O fato é que não temos dificuldade alguma em, na pior das hipóteses, mudar de ramo ou trabalhar com algo totalmente diferente, por um período de tempo.
Nossas profissões são regulamentadas no Canadá. Para exercermos nossas atividades, teríamos que fazer todo o processo de validação, que até onde li, não é “mamão com açucar” e leva um certo tempo. Entretanto, entendi também (me corrijam se eu estiver errada), que nossa formação (graduação brasileira) não nos impede de continuar os estudos (mestrado) ou até fazer um novo curso, os chamados “colleges”, que seriam algo como cursos profissionalizantes, pós nível médio.
Eu imagino que o fato de nós dois termos mais de 3 anos de experiência, trabalhando em nossas áreas, em multinacionais (eu, 05 anos na Petrobras e 2 anos na Nokia e ele 03 anos na Honda), não faz nenhuma diferença, pois notei que muitos empregadores pedem a experiência “canadense”, certo?
Bom, nossa intenção seria, por exemplo: meu marido faria um curso técnico de eletricista, pois teria mais facilidade nessa área em virtude de já ter experiência como engenheiro no Brasil e após o curso, ingressaria no mercado de trabalho como técnico (e com um diploma canadense). Enquanto isso, eu faria um Mestrado na minha área e tentaria fazer a validação do diploma, para tentar me incluir no mercado de trabalho já como fisioterapeuta.
Precisaríamos de ter uma boa quantia em dinheiro, pois inicialmente seríamos estudantes com uma filha, certo? -
28 de março de 2010 às 18:58 #38039CabedaParticipante
Oi carol!!
Lá vai eu meter aguá de novo na sua sopa!! que chato que eu sou *risos.
A tua lógica está perfeita, o problema é que o processo de emigração do Quebec ( e imagino que o federal também ) sejam voltados para pessoas que querem ir para TRABALHAR.
Não há obviamente nada de errado tu chegar lá e estudar e de fato MUITAS pessoas fazem isso, mas é importante ter claro que tu vais ter que mostrar um projeto que demonstre tua capacidade de chegar no Canadá e ser capaz de se integrar “relativamente” rapido ao mercado de trabalho.
Obviamente esse conceito de relativamente rapido é MUITO subjetivo e dá muito espaço para esse tipo de manobra que tu comentaste ( que é bom ressaltar não tem nada de ilegal ou imoral nela :P muita gente faz ) só que tu vais ver nos depoimentos ( e novamente aqui falamos do processo do quebec mas imagino que nesse tópico a questão federal não seja muito diferente ) a importância de construir um projeto direcionado para o TRABALHO para aumentar suas chances de ser aprovado no processo.
Outra possibilidade é procurar uma bolsa de estudos no canadá e de LÁ apliar para o processo de residente, o que é outra possibilidade e de repente seja mais alinhado com os sonhos de vocês
Agora o grande salto é conseguir integrar isso com as necessidades/possibilidades da familia de vocês :)
Boa sorte!!!
-
28 de março de 2010 às 19:38 #38040Carlos_SantosParticipante
@carcoe wrote:
… Entretanto, entendi também (me corrijam se eu estiver errada), que nossa formação (graduação brasileira) não nos impede de continuar os estudos (mestrado) ou até fazer um novo curso, os chamados “colleges”, que seriam algo como cursos profissionalizantes, pós nível médio.
os cegeps aqui équivalem ai ao “superior de dois anos” que até aonde eu me lembro nao foi para frente. Mas nao se engane aqui os cursos de treis anos do CEGEP (profissionais e nao pré-universitarios) te dao condicoes para entrar no mercado de trabalho.
Veja o topico sobre o “ensino no Qc”, use a ferramenta de busca do forum e vc acha!
@carcoe wrote:
… Eu imagino que o fato de nós dois termos mais de 3 anos de experiência, t…., não faz nenhuma diferença, pois notei que muitos empregadores pedem a experiência “canadense”, certo?
nao é bem assim nao. Depende de cada empresa. Tive meus 19 anos reconhecidos pela minha empresa aqui e com isso tenho 4 semanas de férias por ano ;-)
@carcoe wrote:
… Precisaríamos de ter uma boa quantia em dinheiro, pois inicialmente seríamos estudantes com uma filha, certo?
depende do ritmo de vida e estilo que vcs tem….. pois aqui a turma entra no sistema de bolsa estudo e vive (sem luxos, mas vive).
Se informe sobre o programa de estudos. Veja em :
http://www.afe.gouv.qc.ca/fr/pretsBourses/index.asp
Boa sorte!
-
29 de março de 2010 às 00:36 #38050carcoeParticipante
Cabeda e Carlos,
Muitíssimo obrigada pelas respostas. Vocês nem imaginam como fico grata!
Entendo perfeitamente que o processo de imigração para profissionais qualificados, busca pessoas com a intenção de trabalhar. De fato essa é nossa intenção. Mas pelo que andei lendo, entrar no mercado de trabalho, não é tão “fácil”, muito menos pra quem tem profissão regulamentada.
Após alguns anos de casados, trabalhando feito loucos, ao invés de comprar uma casa no Brasil e ficar na zona de conforto (e sem futuro) da classe média brasileira, estamos buscando o futuro (principalmente de nossos filhos), bem longe do Brasil, mesmo que isso nos custe viver sem luxo e como bolsistas durante um bom (e longo) tempo, ou ainda trabalhando em áreas diferentes da nossa, até conseguirmos validar nosso diploma e poder concorrer a vagas dentro de nossa área de atuação.
Temos uma boa quantia em poupança e outras aplicações. Mas acima de tudo estamos muito focados em migrar para um país onde nos sintamos valorizados, como seres humanos e onde nossos filhos possam ter muito mais possibilidades que nós. Já estávamos decididos pelo processo federal, mas ainda quero compreender melhor o processo Quebéc e dismistificar a dificuldade que enfrentaríamos com a língua (esse é nosso bicho-papão). Quero conhecer melhor a província, as cidades, as oportunidades, se teremos melhores chances de trabalho e estudo, etc… Ouvir vocês sempre me alegra muito.
Agradeço demais as respostas e as dicas. Estou navegando pelo site e caso dúvidas surjam, não hesitarei em “encher o saco”… claro, com moderação! :D -
29 de março de 2010 às 15:23 #38057SANDROMSParticipante
Carol e Marcos,
Realmente a experiência canadense é o que conta, mas na falta dela a experiência internacional vem em segundo lugar. E quando a profissão é técnica ela é bem valorizada pois as normas e processos são mais ou menos iguais no mundo todo.
Tenho algumas informações interessantes que vou escrever em mensagem privada, no alto da página do forum logo acima do banner de publicidade tem um link “Mensagens Privadas Novas” clique lá para ler….
Boa sorte no seu processo,
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.