Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Canadá vai definir prioridades de imigração de mão-de-obra
- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 16 anos, 2 meses atrás por Jafar.
-
AutorPosts
-
-
12 de julho de 2008 às 19:27 #6079JafarParticipante
Olá Pessoal,
Segue abaixo notícia de 05/07/2008 divulgada no site da UOL. Alguém tem alguma informação oficial sobre o assunto?
Canadá vai definir prioridades de imigração de mão-de-obra
Ottawa, 5 jul (Lusa) – O governo canadense inicia na segunda-feira um processo de consultas para definir as novas prioridades na política de imigração e de admissão de trabalhadores qualificados no país.
A consulta insere-se no quadro da revisão da lei de imigração canadense, cujas alterações foram aprovadas no Parlamento, em 18 de junho.
De acordo com gabinete da ministra canadense de Cidadania e Imigração, Diane Finley, serão consultados governos provinciais, empresários, responsáveis acadêmicos e organizações não-governamentais, tendo por finalidade receber suas recomendações e obter informações sobre as regiões e atividades com falta de mão-de-obra.
“As consultas visam identificar as categorias de imigrantes trabalhadores qualificados, a cujos pedidos [de imigração] será dada prioridade, a fim aliviar a escassez de mão-de-obra”, indica uma nota governamental divulgada na sexta-feira.
Após esta fase, “o governo de Canadá preparará instruções para os funcionários da Imigração aplicarem no tratamento dos requerimentos no futuro”, adianta.
A revisão da legislação dá à ministra da Imigração o poder de fixar categorias de imigrantes a quem será dada prioridade de imigração, o que reduzirá o número de pedidos a serem avaliados e desobrigará os serviços de analisar a totalidade dos requerimentos entregues.
Com as alterações à lei da imigração, Ottawa afirma pretender “modernizar o sistema de imigração do Canadá e encurtar o período necessário para imigrar para o país”.
Com o novo quadro legal, espera-se que o tempo de análise de um pedido de imigração caia para de seis meses a um ano, em vez dos seis anos atuais.
No Canadá, existem atualmente 925 mil pedidos de imigração acumulados à espera de serem analisados, número que só por si, segundo o Ministério da Imigração, já atinge as metas de imigração fixadas para os próximos quatro anos.
Porém, centenas de milhares de novos pedidos de imigração são entregues todos os anos, prevendo Ottawa que a fila de espera atinja 1,5 milhão em 2012 caso não se aplique a mudança na lei.
Em 2008, o governo canadense espera autorizar de 240 a 265 mil novos imigrantes com visto de residência permanente, entre os quais 70 mil pessoas na categoria familiar, 30 mil com estatuto de refugiados e 20 mil trabalhadores contratados por intermédio direto das províncias, para responder a necessidades regionais do mercado de trabalho.
A nova legislação de imigração tem efeito retroativo a 27 de fevereiro passado, data da entrada em vigor do orçamento canadense de 2008, sendo o corrente ano considerado de “transição”.
Os processos de imigração submetidos até 27 de fevereiro continuarão sendo analisados de acordo com a lei anterior, ou seja, em sua totalidade.
As autoridades anunciam que não serão obrigadas a analisar os processos com entrada posterior a essa data. Os que não forem avaliados poderão ser guardados para futura análise ou devolvidos com o reembolso monetário aos remetentes.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.