15 de Junho de 2010
Canadá e Brasil mais próximos na área ambiental
Foi assinado ontem protocolo de intenções entre a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, USP – Universidade de São Paulo, UNESP – Universidade Estadual Paulista, e as universidades canadenses de Waterloo e de Guelph.
O protocolo visa à colaboração nas áreas de hidrologia, qualidade de solo e águas subterrâneas, avaliação, remediação, gestão e regulamentação de áreas contaminadas. As instituições irão desenvolver pesquisas conjuntas e o intercâmbio de pessoal acadêmico e de estudantes, informações de pesquisa e programas educacionais, e metodologias de ensino e pesquisa.
A Assinatura aconteceu na CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Do lado canadense, participaram James F. Barker, Professor da Universidade de Waterloo (http://www.uwaterloo.ca) e John Cherry, Professor da Universidade de Guelph (http://www.uoguelph.ca), além da Cônsul Geral do Canadá em São Paulo, Abina Dann. Do lado brasileiro, participou Fernando Rei, Presidente da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
O Canadá é reconhecido internacionalmente por sua liderança na área de águas subterrâneas, com destaque especial para as Universidades de Guelph e Waterloo. A parceria ora firmada aproxima os dois países, que compartilham a preocupação com a preservação dos recursos hídricos e o interesse pelas pesquisas para a redução de impactos ambientais.
Assessoria de Imprensa
Consulado Geral do Canadá em São Paulo
Tel. (11) 5509-4316
imprensa.sp@international.gc.ca