Bolsa e empréstimo do Governo para estudantes

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Universidades Bolsa e empréstimo do Governo para estudantes

  • Este tópico contém 39 respostas, 22 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos atrás por Liebel.
Visualizando 39 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4714
      tanylle
      Participante

      Olá Pessoal,

      Tenho algumas dúvidas sobre a solicitação da bolsa/emprestimo que o governo oferece para quem quer voltar à universidade.

      Minhas dúvidas principais são: Quais são os documentos necessários para da-se entrada nesse pedido de bolsa? Ele pode ser feito ainda do Brasil? Geralmente devemos fazê-lo ao mesmo tempo que demandamos nossa aceitação na universidade?

      Abraços,
      Tanylle

    • #15354
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Tanille,

      Esta semana irei na faculdade exatamente para sanar algumas dúvidas sobre a bolsa empréstimo, mas algumas coisas eu já posso te adiantar:

      Pelo que me lembre temos que apresentar uma demanda, que pode ser feita pela internet ou por correio, você poderá encontrar maiores informaçoes no site http://www.afe.gouv.qc.ca/.

      Nao se pode pedir a bolsa desde o Brasil pois vocês precisará do número do seu NAS.

      Você pode pedir a bolsa mesmo antes de fazer a demanda do seu curso, mas somente irá receber a ajuda quando a instituiçao de ensino enviar ao governo as informaçoes de que você cursa o curso.

      Lembrando que o Prêts et Bourses pode ser solicitado por qualquer residente permanente que esteja cursando tempo pleno, ou seja, mais de 12 créditos em uma mesma sessao e de mesma área de estudo, entao um estudante do CEGEP, colégios (pós secundário) ou universidade podem solicitar esta ajuda.

      Abraços,[/align]

    • #15549
      GUeCRIS
      Participante

      Oi pessoal!
      Dei uma olhada no site e, pelo que vi, somente um cônjuge pode ter participar do programa de prêt e bourse:

      Vous êtes admissible au Programme de prêts et bourses si :
      vous avez la citoyenneté canadienne ou le statut de résident permanent, de réfugié ou de personne protégée en vertu de la Loi sur l’immigration et la protection des réfugiés;
      vous résidez au Québec ou êtes réputé y résider au moment de présenter votre demande d’aide financière;
      vous avez été admis ou serez admis dans un établissement d’enseignement reconnu par le ministre de l’Éducation, du Loisir et du Sport.
      vous suivez à temps plein des études reconnues ou êtes réputé suivre à temps plein de telles études;
      vous n’avez pas dépassé le nombre limite de mois d’études pour lesquels une aide financière peut être attribuée;
      vous n’avez pas atteint la limite d’endettement fixée pour votre ordre d’enseignement, votre cycle d’études ou votre programme d’études;
      vous ne disposez pas de ressources financières suffisantes pour poursuivre vos études.
      Notez que vous n’êtes pas admissible au Programme de prêts et bourses si vous êtes incarcéré.

      Si votre conjoint et vous êtes étudiants, seul l’un d’entre vous peut être réputé poursuivre des études à temps plein durant une même année d’attribution.

      Ok! Mas pensei ter lido anteiormente que os dois poderiam ter a bolsa. Será que me enganei ou houve alguma alteração no programa? Alguém sabe dizer?
      Até mais!
      Cristiane

    • #15716
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Cristiane,

      Pelo que eu saiba os dois podem solicitar sim a bolsa, tanto que tenho casais de amigos onde os dois recebem a bolsa, até mesmo pq seria incoerente incentivar os estudos mas ter que esperar o companheiro se formar  :x

      O que sei que os dois nao podem receber é a quantia a mais pelos filhos, neste caso somente uma das pessoas do casal recebe.

      Creio também nao haver problemas em os dois receberem pois quando fui na universidade, no setor responsável pelo programa Prêts et Bourses, solicitar os formulários para preecher, estávamos eu e o Bruno e nos falamos que somos um casal e ela nos deu os formulários normalmente.

      Hoje a tarde voltaremos a este setor para sanar algumas dúvidas sobre o preenchimento dos formulários e voltarei a perguntar sobre esta questao.

      Abraços,[/align]

    • #15723
      Carlos_Santos
      Participante

      Olá Adriana,

      seria bem importante você nos informar isso pois o que está escrito:
      @GUeCRIS”;p=”7816 wrote:

      Si votre conjoint et vous êtes étudiants, seul l’un d’entre vous peut être réputé poursuivre des études à temps plein durant une même année d’attribution.

      diz claramente que não pode! espero que o que a Cristiane postou esteja desatualizado   :)

      E obrigado por ainda ter tempo para teclar estas respostas e relatos !   :wink:

    • #15749
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Confirmei hoje com duas conselheiras em Prêts et Bourses que trabalham na Univerdade de Sherbrooke que um cada pessoa do casal pode sim receber este beneficio do governo, mas se tiverem filhos somente um recebe a parte relacionada ao filho.

      Inclusive ja enviamos os nossos pedidos de bolsa. Nao pode ser um pedido para os dois e sim uma demanda para cada um.

      E confirmei também o seguinte, nos pedimos a bolsa para a sessao de verao 2007 que correspode a maio, junho, julho e agosto mas as disciplinas que escolhemos começam as aulas somente em junho, mas mesmo sem ter aula em maio já receberemos a quantia correspondente a este mês. Como em maio ainda estaremos na francisation do governo, perguntei à conselheira se teria que sair deste curso do MICC, mas ela disse, sem certeza, que provavelmente nao, que poderia terminar a francisation, receber pelo mês de maio junto com o Prêts et bousers, já que o que recebemos na francisation é uma pequena quantia. Mas vamos esperar para confirmar isso.

      A resposta do Prêts et Bourses para as pessoas que ainda nao possuem o código permanente do estudante (nosso caso e o da maioria das pessoas récem chegadas, este código é permanente para toda sua vida de estudante) é em torno de 6 a 8 semanas.

      Uma outra boa notícia, hoje recebemos nosso primeiro cheque do governo da Francisation, referente aos 3 ultimos dias do mês de março (já que começamos 2 semana depois do início do curso) e à primeira semana de abril ou seja, 184 dolares por pessoa, pois o governo paga 115 dolares por semana de francisation.

      Carlos, sempre que possível iremos responder às questoes.

      Abraços,[/align]

    • #15750
      GUeCRIS
      Participante

      Olá Adriana!
      Obrigada pelas informações. O estranho é estar escrito que só uma pessoa pode receber… e a informação é atualizada sim, Carlos! Fiquei pensando se o fato de ser casado (no papel) é que seria o diferencial aí… mas seria discriminatório…
      Estranho, né?
      Até mais!
      Cristiane

    • #15751
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Cristiane,

      Sei de casos de pessoas casadas no papel que também recebem as bolsa emprestimo do governo…

      Lendo novamente as explicaçoes do programa de bolsas, reparei o seguinte:

      O * referente à:
      Si votre conjoint et vous êtes étudiants, seul l’un d’entre vous peut être réputé poursuivre des études à temps plein durant une même année d’attribution.

      Está relacionado a exatamente o que eu disse anteriormente, ou seja,

      Vous avez un conjoint* et vous habitez avec un enfant(le vôtre ou celui de votre conjoint) âgé de moins de 21 ans au 30 septembre 2006. Celui-ci aux études et est atteint d’unde déeficience fonctionnelle majeure ou d’une maladie mentale.

      Lá embaixo vem escrito:

      * si vous et vore conjoint êtes étudiants, seul l’un d’entre vous peut être réputé aux études à temps plein durant une même année d’attibuition

      Ou seja, o * esta relacionado a casal com filhos, e no caso, quer dizer que somente um dos dois receberá a quantia referente ao filho.

      Abraços,[/align]

    • #15771
      Carlos_Santos
      Participante

      Então está claro agora    :D

      Obrigado Adriana! :wink:

      Estou interessado neste assunto pois minha esposa está querendo re-começar o mestrado dela por lá e  nada melhor que ser financiado para isso!   :wink:

      abraços

    • #15784
      Amanda
      Participante

      Ótimas informações…

      Muito obrigada Adriana, pelos esclarecimentos quentíssimos…

    • #16478
      yuri
      Participante

      Boa tarde pessoal!

      Qual é o valor da bolsa? O valor varia de acordo com a cidade e/ou faculdade no qual a pessoa estuda?

    • #16482
      Carlos_Santos
      Participante

      Yuri,

      existe uma calculadora no site indicado que te permite saber valores e quanto cabe de bolsa e de empréstimo!

      Claro que para poder usa-la é preciso saber algumas informações precisas do curso e custo desejado!

      Acho que um valor geral não existe, varia de caso a caso! mas isso é apenas minha opinião !   :wink:

    • #16497
      Fabiocb
      Participante

      Olá Adriana,

      Obrigado pelas informações, elas poderam ser muito uteis no futuro proximo.

      Abraços

      Fábio

    • #16527
      yuri
      Participante

      Obrigado pelas informações! Abraços!

    • #18976
      Godo
      Participante

      Meu!!! Estou boquiaberto!!!
      Quantas informações maravilhosas tenho encontrado aqui, muito obrigado à todos que tem contribuído com suas experiências.

      Godo.

    • #18978
      Hammond
      Participante

      Valeu Adriana!  :)

      Essas informações são providenciais!

      Parabéns!  :)  :)

    • #18999
      vanderconrado
      Participante

      Realmente foi de muita ajuda :)

    • #19006
      otto
      Participante

      Boas informações, Adriana.. obrigado pela ajuda….

    • #21845
      danisergio
      Participante

      Olá Adriana, ou qualquer futuro vizinho que tenha essas informações   :wink:

      Tenho algumas dúvidas quanto ao programa Prêts et Bourses. Se for do seu conhecimento, ou se não for dar trabalho vc se informar, eu gostaria de saber:

      Ele também é válido se eu quiser estudar na Bishop? Ou seria só para as universidades francófonas? Já procurei informação no site  http://www.afe.gouv.qc.ca/  que vc indicou, mas não consegui encontrar nada.

      O microprograma de francês também existe na Bishop? Entrei no site da universidade mas também falhei em encontrar essa informação.

      É possível fazer alguns créditos na Bishop e outros na Universidade de Sherbrooke e ainda completar o mínimo de 12 créditos para dar direito à bolsa?

      Antes de começar os estudos de vcs, você e Bruno se informaram se tais cursos são aceitos pelo MEC brasileiro, ou isso não é relevante para vocês?

      Obrigada pela disponibilidade e boa-vontade!   :)

      Dani Mello

    • #21853
      ibere81
      Participante

      Dani, infelizmente não tenho como te responder todas as suas perguntas, mas posso te adiantar que não existe diferença entre pedir bolsa para uma universidade anglo ou uma universidade francófona, basta ser uma escola reconhecida pelo Ministère de l’Éducation, du Loisir et du Sport. Então, caso você queira estudar na Bishop’s ou na McGill não tem problema (no próprio site da Bishop’s eles indicam o AFE).

      Abraços!

    • #21884
      danisergio
      Participante

      Oi ibere,

      Valeu pelas informações! Já tinha feito uma busca no site da Bishop mas não havia encontrado, talvez porque não reconheci  a sigla.

      O nome do seu blog é meio chocante mas o site é bem legal, gostei da tabela de custos. Só falta explicar quem são vocês, caso o mistério não seja intencional   :wink:

      Dani

    • #21888
      ibere81
      Participante

      Hahaha! O nome do blog é chocante de propósito… ainda vou escrever um post a respeito do assunto.  :)  
      O mistério é intencional também: não é pra todo mundo ainda que eu posso contar nossa intenção em imigrarmos, então não podemos dar muitos detalhes por enquanto. Conforme o processo for avançando é provável que a gente “mostre a cara”.  8)

    • #34253
      yuri
      Participante

      Pessoal,

      Se recebe ajuda financeira durante o período de férias também?

    • #34254
      carol.
      Participante

      Durante o periodo de férias nao recebemos bolsa.
      Normalmente os alunos aqui trabalham em empregos temporarios para se manter neste periodo de 4 meses (maio a agosto).
      Acho que se vc fizer 12 créditos nas férias pode receber a bolsa, mas nao sao todos os cursos que oferecem disciplinas no verao.

    • #34262
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Como a Carol disse no  périodo de férias nao se recebe o Prêts et bourse, a nao ser que o curso tenha aulas nas férias, geralmente o caso de cursos intensivos e de linguas.

      Os estudantes geralmente fazem o trabalho de verao, mas muita atençao quanto ao trabalho junto com o Prêts et bourses, pois existem um limite máximo anual que se pode receber sem afetar as prestaçoes futuras do Prêts et Bourses, senao me engano algo em torno de 5000$. Conheço caso de pessoas que ganharam mais que isso, e quando foram declarar os ganhos, o governo reduziu o montante mensal a receber, ou seja, se a pessoa nao guardou dinheiro, vai ficar no aperto…

      Abraços,[/align]

    • #36785
      salsa
      Participante

      Legal, estava procurando por isso tb.. eu e minha mulher só temos curso técnico, e estavamos pesnando em fazer alguma faculdade se conseguirmos ir pro canadá.

      Valeu pelas infos :)

    • #29261
      fepublio
      Participante

      No link http://www.afe.gouv.qc.ca/fr/logicielCalcul/simulateur.asp pode-se fazer a simulação do emprestimo a ser concedido para os estudos universitário.
      Fiz a minha simulação, mas não entendi o que significa os valores, quero dizer, não sei o que vai para ser pago na universidade e quanto eu receberei por mês para me manter durante os estudos.
      Os seguintes numeros me foram dados na simulação.

      Prêt 3 240 $
      Bourse 9 678 $
      Total de l’aide financière 12 918 $

      Somos um casal com 1 filho em idade pre escolar. Considerei que so um de nos estariamos trabalhando e ganhando 15000 por ano (chutando bem baixo). O valor do curso por semestre é de $1440.

      Alguém saberia me esclarecer essa dúvida?
      Agradeço

    • #29833
      SANDROMS
      Participante

      Acredito que este valor seja por ano…

      Divida o total por 12 para ter uma ídeia do valor mensal… mas na prática as parcelas são maiores no mes de vencimento do trimestre.

      O valor no item bouse o governo está “dando” pra vc… o valor no tem “Prêt” é um imprestimo e vc terá que devolver esse dinheiro após o fim do curso.

    • #26682
      Carlos_Santos
      Participante

      @fepublio wrote:

      ….quero dizer, não sei o que vai para ser pago na universidade e quanto eu receberei por mês para me manter durante os estudos….Alguém saberia me esclarecer essa dúvida?

      nunca passei pelo pedido, logo nao tenho experiência prática com este sistema.

      Mas no site indicado esta escrito:

      “….connaître le montant d’aide financière qui pourrait vous être accordé dans le cadre du Programme de prêts et bourses pour une année d’attribution donnée…”

      como aqui o ano escolar so tem duas sessoes: outono e Inverno. Nao sei como a galera se vira nos outros meses.

      Veja mais informacoes neste PDF aqui:

      La brochure Prêts et bourses : des réponses à vos questions

      http://www.afe.gouv.qc.ca/CONTACT_UC/Publications/AFE/PUBL_Prets_reponses_questions_2009_2010.pdf

      voilà uma parte da resposta neste PDF:

        COMMENT EST RÉPARTIE L’AIDE À LAQUELLE J’AI DROIT?

        Si vous avez droit à un prêt seulement, l’aide attribuée pour l’année scolaire sera répartie
        entre les périodes d’études* comptant au moins trois mois. Les versements seront faits dans
        votre compte au début de chacune des périodes afin de faciliter votre rentrée scolaire.

        Si vous avez droit à un prêt et à une bourse, un versement sera fait directement dans votre
        compte à chaque mois d’études.

        Pendant toute l’année scolaire, la totalité de l’aide financière qui vous est attribuée vous sera
        versée sous forme de prêt. À la fin de l’année scolaire, après le dernier versement et à la suite
        de la vérification de vos revenus auprès de Revenu Québec, le gouvernement remboursera à
        votre établissement financier la partie de l’aide financière versée qui correspond à la bourse à
        laquelle vous avez droit. C’est de cette façon que votre bourse vous sera remise. Vous serez
        alors informé par écrit ou par courriel du montant remboursé à l’établissement financier.
        À noter : Aucun versement n’est fait le mois pour lequel le montant d’aide calculé est inférieur
        à 25 $. Ce montant est plutôt ajouté au versement du mois précédent ou à celui du mois
        suivant, s’il y a lieu.

    • #27865
      fepublio
      Participante

      Carlos e Sandro,
      Muito obrigada pela ajuda. Acho que entendi os valores.
      Vou estudar direitinho o pdf que o Carlos indicou para confirmar as informações.

      Mais uma vez, obrigada

    • #38267
      VictorDSoBom
      Participante

      Eu tenho que ser residente permanente para pedir a bolsa ??
      Não posso chegar e pedir a bolsa ?? :?

    • #38271
      SANDROMS
      Participante

      As regras são diferentes para moradores do Quebec e estudantes estrangeiros. Se vc não é residente permanente, nem cidadão, você é estrangeiro. Com certeza as coisas são mais dificeis para o estudante estrangeiro pois até o valor da faculdade é diferente. Por exemplo: um ano do curso de 1 ciclo da UdM custa 1.900$ para o Quebequois, e de 13.000$ a 15.000$ para o estrangeiro.

      http://www.futursetudiants.umontreal.ca/fr/1er-cycle/frais-de-scolarite-et-subsistance.html

      No link abaixo tem as informações de bolsa para estudantes residentes e estrangeiros para a Université de Montreal. Vc pode pesquisar outras na internet:

      http://www.bourses.umontreal.ca/

    • #38280
      Carlos_Santos
      Participante

      @VictorDSoBom wrote:

      Eu tenho que ser residente permanente para pedir a bolsa ??

        @Dri_Torres wrote:

        Lembrando que o Prêts et Bourses pode ser solicitado por qualquer residente permanente….

      @VictorDSoBom wrote:

      Não posso chegar e pedir a bolsa ?? :?

        @Dri_Torres wrote:

        Nao se pode pedir a bolsa desde o Brasil pois vocês precisará do número do seu NAS.

        Você pode pedir a bolsa mesmo antes de fazer a demanda do seu curso, mas somente irá receber a ajuda quando a instituiçao de ensino enviar ao governo as informaçoes de que você cursa o curso.

      Estas respostas estao na primeira pagina deste mesma mensagem. :roll:

    • #38284
      Cabeda
      Participante

      Carlos:

      É que ler da um trabalhooooooooooooooooooo

      cansa né…..

      ¬¬

      eu acho que passei 1 mês lendo TODOS os tópicos antes de começar a postar, mas enfim….

    • #39415
      VictorDSoBom
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      @VictorDSoBom wrote:

      Eu tenho que ser residente permanente para pedir a bolsa ??

        @Dri_Torres wrote:

        Lembrando que o Prêts et Bourses pode ser solicitado por qualquer residente permanente….

      @VictorDSoBom wrote:

      Não posso chegar e pedir a bolsa ?? :?

        @Dri_Torres wrote:

        Nao se pode pedir a bolsa desde o Brasil pois vocês precisará do número do seu NAS.

        Você pode pedir a bolsa mesmo antes de fazer a demanda do seu curso, mas somente irá receber a ajuda quando a instituiçao de ensino enviar ao governo as informaçoes de que você cursa o curso.

      Estas respostas estao na primeira pagina deste mesma mensagem. :roll:

      Obrigado. :oops:
      Mas o que é esse NAS ?
      E não tem algum outro tipo de empréstimo do governo para quem vai entrar no páis como estudante ? :?
      Pois se vou entrar como estudante eu pagaria a universidade como um estudante estrangeiro, e gostaria de saber se tem algum tipo de ajuda do governo. :oops:

    • #39417
      Ventura
      Participante

      Victor, no site da embaixada do Canada no Brasil sempre tem informações sobre bolsa de estudos do Governo do Canada para estrangeiros.
      Segue o link

      http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/index.aspx?lang=por

      Abs.

      Ventura

    • #39510
      VictorDSoBom
      Participante

      @Ventura wrote:

      Victor, no site da embaixada do Canada no Brasil sempre tem informações sobre bolsa de estudos do Governo do Canada para estrangeiros.
      Segue o link

      http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/index.aspx?lang=por

      Abs.

      Ventura

      Obrigado, estou tentando encontrar um que se encaixe ao meu perfil. :)

    • #39511
      Carlos_Santos
      Participante

      @VictorDSoBom wrote:

      Mas o que é esse NAS ?

      http://www.servicecanada.gc.ca/fra/sc/nas/index.shtml

      @VictorDSoBom wrote:

      E não tem algum outro tipo de empréstimo do governo para quem vai entrar no páis como estudante ? :?

      tem bolsas aqui para estrangeiros. Tem que ir nos centros de pesquisa e universidades aqui do Canada e procurar.

      veja aqui:

      http://www.vie-etudiante.uqam.ca/aidefinanciere/Pages/boursesetudes.aspx

    • #44787
      neilasasa
      Participante

      Pessoal, eu sei que esse tópico é antigo mas gostaria de confirmar se alguém sabe se mudou a questão de que ambas as partes do casal podem receber o prêt et bourse…
      Pelo que li no tópico, a Adri em 2007 respondeu que não haveria problemas mesmo com a seguinte mensagem no site:
      “Si votre conjoint et vous êtes étudiants, seul l’un d’entre vous peut être réputé poursuivre des études à temps plein durant une même année d’attribution.”
      http://www.afe.gouv.qc.ca/fr/pretsBourses/conditionsAdmissibilite.asp

      Obrigada ao pessoal que já está pelas terras do norte pela ajuda!

      Abs.,

    • #45897
      Liebel
      Participante

      Pessoal,

      Nao sei se alguem poderia me ajudar…

      Sou profissional de comércio exterior, ainda no Brasil, e já fiz alguns levantamentos de cursos para Trader ou de Comércio Internacional na cidade de Montreal.

      Os cursos ficam em torno de USD 3.800 até USD 5.000, e minha intençao é planejar para fazer algum curso no segundo semestre do ano que vem. e como o curso que pretendo fazer levará 8 meses e é em tempo integral, nesse periodo nao poderei trabalhar e precisarei mesmo fazer esse curso para que meu curriculum seja melhor visto e minhas condicoes de trabalho na area aumentem.

      Percebi no site abaixo que eu como residente e solteiro, poderei conseguir até USD 758 mensais de beneficio, mas tenho duvidas sobre até quanto tempo antes eu teria que preencher formulario e requerer à “bourse d’études” e qto tempo leva para ter essa resposta…essas duvidas pq ainda estou no Brasil, e gostaria de, se necessario, mta antecedencia, talvez tivesse que aplicar daqui ainda…

      http://www.afe.gouv.qc.ca/fr/avantEtudes/depensesAdmises.asp?id=a8a#a8a

      Alguem pode me ajudar?

      Grande abraço a todos

Visualizando 39 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.