Biólogo

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4245
      BIOFONTES
      Participante

      EU SOU BIOLOGO AQUI NO RJ TENHO CINCO ESPECIALIZAÇÕES NA ÁREA( EDUCAÇÃOE MEIO AMBIENTE) SOU BOMBEIRO TAMBÉM COM 20 ANOS DE EXPERIENCIA. DESEJO IR TRABALHAR NUM PAIS ONDE O PROFESSOR FOSSE VAIS VALORIZADO, QTO AO BOMBEIRO SEI QUE NOS PAISES MAIS DESENVOLVIDOS SÃO BEM MAIS VALORIZADOS.

      COMO OBTER COLOCAÇÃO NESTAS DUAS POSSIVEIS SITUAÇÕES?
      MUITO GRATO
      MARCILIO FONTES

    • #9451
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Marcílio,

      Também sou bióloga e sei que não é uma profissão regulamentada, então não precisa validar o seu curso lá, ou seja você pode chegar e trabalhar na sua área… mas se for lecionar você terá que validar seu diploma pois a profissão de professor é regulamentada.

      Visite o nosso Passo a Passo do Processo de Imigração para Québec que você encontra na seção Artigos, para conhecer vários links sobre as profissões.

      Em relação a ser bombeiro não tenho informações…

      Abraços,[/align]

    • #9453
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro MARCILIO FONTES

      entre no site do governo do Québec que consta todas as profissões e veja a que melhor seria para você pessoalmente.

      O site é o Emploi Avenir mas eles tem versão em inglês também.

      http://www.jobfutures.ca/fr/accueil.shtml

      e

      http://www150.hrdc-drhc.gc.ca/

      Boa pesquisa.

      Atenciosamente,

      carlos Luiz

    • #9456
      mirian
      Participante

      Marcilio,

      Com a sua capacitação, eu tentaria alguma coisa na provincia de Alberta, na área de petróleo,  que faz parte do processo Federal. Na Comunidade do Orkut –  Maura me Ajude, na comunidade http://www.brasmontreal.net use o recurso de pesquisa sobre o assunto. Pesquise também no site do consulado do Canada em São Paulo, as modalidades trabalho, imigração  e links com as provincias.

      Pesquise também no http://www.google.ca  , Alberta , verifique os sites de empregos e se inscreva, de repente você pode até ser convocado como trabalhador temporário, e depois dar entrada no processo de imigração. Mas não se esqueça que inglês neste caso, e francês para Quebec são fundamentais para se qualificar.

      E a dica fundamental: não se apresse antes de tomar uma decisão, leia muito e tudo o que puder, avalie todas as possibilidades e mãos à obra.

      Qualquer dúvida, ou comentário, estamos à disposição.

      Abçs.

    • #15759
      felipeitu
      Participante

      Olá Dri e Marcílio,

      tb sou biólogo e estou juntando a papelada com a minha companheira p irmos p Quebec… já sabia q a nossa profissão não é regulamentada lá, mas qdo chegar em Quebec terei que me “filiar” a alguma ordem? o diploma não precisa ser validado mesmo??
      alguém conhece outros biólogos q já estão no canadá q eu posso trocar alguns emails, saber mais sobre o mercado de trabalho, como é a receptividade dos empregadores a biólogos estrageiros, etc..

      obrigado

      Felipe e Flávia

    • #15768
      Carlos_Santos
      Participante

      veja o blog da Rose Camara  que foi a primeira que falou sobre esta área no blog dela!

      só não me lembro mais aonde é o site do blog, veja se consegue no google.ca

      boa sorte!

    • #19138
      Vagg
      Participante

      Olá pessoal …também sou professora de biologia e gostaria de saber se temos alguém que já validou seu diploma.
      Estou aguardando a entrevista e gostaria de saber por onde devo começar meu processo de validação de diploma.
      Vocês sabem se é possivel valida-lo estando no Brasil..??? beijos grata vagna..

    • #20605
      Geraldo
      Participante

      Olá Dri. Sou biólogo e professor. Estou querendo ir fazer um curso de inglês aí e posteriormente um curso técnico na minha área.
      Vc poderia me dar algumas dicas?

    • #27519
      dsifuentes
      Participante

      Olá Dri,

      Sou biólogo, e gostaria de saber também como trabalhar na área. Mas de antemão, saberia de alguma província ou cidade que estaria precisando de pesquisadores, na área de farmacologia?

    • #27539
      Gus_23
      Participante

      Fala sifu, td bem?!

       Tem uma lista de empresas na área de farmacologia aqui mesmo no site, na área de download. Vc vai ficar impressionado com a quantidade de empresas. Aliás, me corrijam se estiver errado, mas acho q a lista aborda somente a provincia de Quebec.

      Para se ter uma idéia das oportunidades vc pode tambem fazer um curriculo on-line nesses sites de emprego, eu fiz um na jobboom e fiquei muito bem impressionado. Além desse existe mais um monte de sites de empregos.

      Além disso existe ainda sites do próprio governo dando as perspectivas de cada profissão, procura ai!

      [ ]´s

    • #27615
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos biólogos,

      A nossa profissao nao é regulamentada, portanto nao precisamos “entrar” numa ordem como as existentes para químicos ou médicos. Mas nós temos uma associaçao dos biólogos a http://www.abq.qc.ca/ que nao somos obrigados a sermos afiliados mas que é bom se filiar…ainda nao me filiei, mas farei em breve. O que temos que fazer, e isso acho necessário para qualquer profissao, é a equivalência do diploma feita pelo ministério de imigraçao o MICC. Esta equivalência nao é nada mais do quer dizer que se você cursou um curso no Brasil, que aqui no Québec ele equivale ao curso X, muitos pensam que esta euivalência é a equivalência fornecida por uma ordem ou a que possibilita algum profissional regulamentado a trabalhar e nao é nada disto, somente informa o que vc estudou no Brasil, portanto se sua profissao for regulamentada, você deverá regulamentá-la junto à ordem.

      Quanto ao trabalho para o biólogo propriamente dito, as vagas sao mais restritas, pois sempre pedem uma especializaçao ou mestrado, ou entao muita experiência na àrea de atuaçao. Sao muito abertos e vagas existem muitas, mas com outros “nomes”, como microbiologista, bacteriologista, técnicos em laboratorio etc,  principalmente em pesquisa. Sobre a trabalhar como professor, aí já é mais complicado devido ao francês, pois o conhecimento de francês tem que ser mais alto e se for para ser professor até o 2 grau, tem que pedir uma autorizaçao para o governo e ter cursos na área de pedagogia dentro do curso de biologia, e precisa também de um numero X de aulas dadas.

      Sobre a cursos, existem mil possibilidades, como mestrado, doutorado, refazer o bacharelado, pois aqui existem cursos de biologia ja voltados para uma área, como o bacharelado em microbiologia, em biotecnologia etc, além dos cursos técnicos aqui no CEGEP, que sao equivalentes aos nossos cursos técnologos no Brasil e sao muito bons aqui e existem inclusive mais vagas de trabalho do que uma pessoa com o bacharelado, na verdade os empregos de nível técnico daqui, aumentam a cada dia.

      Qualquer outra dúvida é só escreverem,

      Abraços,[/align]

    • #27640
      Gus_23
      Participante

      Oi Dri, um pergunta que o DSifuentes me fez e eu nao soube responder. Eu tenho mestrado em Biologia molecular, vc sabe se existem vagas para pesquisadores em universidades (remunerado claro!)?

      Qual o valor da bolsa para doutorado e pós-doc do governo, vc sabe?  Olha não precisa ficar procurando pra me responder, estou perguntando só mesmo pq talvez vc ja tenha visto e se lembre, se não eu acho na net!

      Obrigado!

      Gustavo

    • #27659
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Gustavo,

      Existem muitas vagas para doutorandos entre outras categorias, geralmente existe uma bolsa de estudos fornecida ou pela faculdade ou algum orgao que subvenciona a pesquisa. Quando comecei meu mestrado, a bolsa era em torno de 18.000 anuais, e varia um pouco, mas bem pouco, entre cada departamento e pesquisa. Quanto a bolsa de doutorado, eu nao sei te informar o valor exato, mas com certeza é mais alto. Se vc pensa em continuar os estudos porque realmente gosta e tem interesse em ficar no meio acadêmico tudo bem, mas se quiser logo partir para o mercado de trabalho, até mesmo em pesquisa dentro de empresas privadas, o seu salário anual já vai para mais de 40/50 mil anuais. Se for continuar seus estudos, você pode começar a entrar em contato com os pesquisadores desde o Brasil.

      Todas as profissoes ligadas à area da saúde estao fortes aqui no Québec e no Canada.

      Abraços,[/align]

    • #27728
      dsifuentes
      Participante

      Muito obrigado Dri. Estou em dúvida se já tento entrar em contato com alguma empresa Canadense daqui, para obter uma coisa do tipo carta de aceite, ou algo assim. Isso contaria mais pontos pra mim no processo de seleção, principalmente na entrevista, estou correto? Mesmo que seja apenas um aceite para fazer um doutorado, ou pós-doc? Essas informações não encontrei na net, por que presumo que seja algo que se trata com o professor, provavel orientador. Sabe alguma coisa sobre esse assunto? Desde já agradeço muito a pronta resposta da perguntar anterior.

    • #27740
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Dsifuentes,

      Realmente para tentar uma carta deste tipo só entrando em contato com o provável orientador, agora nao sei se uma carta como este poderia influenciar seu processo, talvez influenciaria na parte psicológica do entrevistador, mas nao sei se aumentaria seu pontos.

      Abraços e boa sorte,[/align]

    • #27804
      Gus_23
      Participante

      Um tempo antes da minha entrevista consegui baixar o guia do entrevistador com as pontuações de cada questão.

      O úlltimo item é livre ao entrevistador sobre a impressão que ele teve do entrevistado, não é muito ponto, mas vc poderia ganhar alguma cosia ai.

      O resto é bem parecido com o teste on-line do quebec.

      [ ]´s

      Gus

    • #28021
      Gus_23
      Participante

      Oi Dsifuentes,

       Levar a tal carta na entrevista seria bem interessante sim. Inclusive minha entrevistadora me perguntou sobre isso e eu não tinha.

      [ ]’s

      Gus

    • #30396
      barata
      Participante

      Olá Dri!

      Sou biólogo também e trabalho aqui no Brasil na área de meio-ambiente (EIA/RIMA, etc). Você sabe como é o mercado de trabalho nesta área em Montreal? Devo chegar em abril do ano que vem, estou pesquisando sites de emprego, mas nada como a impressão de alguém que é bióloga e já está por aí…

      Além disso, você sabe se contratam gente temporariamente só pra fazer trabalhos de campo?

      Obrigado pela atenção e boa sorte!

    • #30397
      barata
      Participante

      Olá Dri!

      Sou biólogo também e trabalho aqui no Brasil na área de meio-ambiente (EIA/RIMA, etc). Você sabe como é o mercado de trabalho nesta área em Montreal? Devo chegar em abril do ano que vem, estou pesquisando sites de emprego, mas nada como a impressão de alguém que é bióloga e já está por aí…

      Além disso, você sabe se contratam gente temporariamente só pra fazer trabalhos de campo?

      Obrigado pela atenção e boa sorte!

    • #36810
      Gus_23
      Participante

      Sobre curriculo e resumé, alguem teria um modelo quebequence na área de biologia ou alguma ciência focado para pesqusiador?

      É um pouco que pedir demais não eh?

      :lol:   :lol:    :lol:    :lol:

      Gus

    • #36829
      Dri_Torres
      Participante

      Olá a todos,

      Para trabalhar como biólogo é forte recomendado no mínimo um mestrado… sobre trabalho digo que nao é uma área muito forte nao, até mesmo porque existem varios cursos que competem com a biologia como biotechnologia, quimica, bioquimica, ecologia etc etc

      Sobre CV é praticamente o mesmo genero de todos os outros, vc começa com seus dados, depois objetivo, depois compétencias, expériencias de trabalho, formaçoes, associacoes e publicaçoes. Lembro que este é um dos roteiros que se pode seguir… tem algumas pessoas que começam o falando da formaçao….

      abraços

    • #36836
      Gus_23
      Participante

      Pois é, tenho mestrado e estou vendo a possibilidade de fazer um doutorado ai em montreal.  Realmente não chega aos pés de TI, mas tendo mais chances do que no brasil eu já estou feliz. E pelo que eu recebo de vagas abertas pelo jobboom já fico mais animado.

    • #39042
      Julie_Puma
      Participante

      Oi, pessoal, sou nova aqui!Sou Biologa e trabalho com reprodução assistida.Sei que o Canadá está com um programa este ano de acompanhamento aos casal que tem dificuldades para engravidar e isso me deixou muito feliz, pois vai me favorecer bastante. A tendência é aumentar, mais e mais :lol: .Estou fazendo a entrevista com meu marido que é analista de sistemas , concursado, com um emprego bom aqui em Florianopolis, mas não estamos satisfeitos…enfim, vamos em busca de um lugar na neve. :P. A nossa entrevista será em São Paulo em 21 de junho.Estou quebrando minha cabeça em busca de trabalho para apresenar lá na entrevista, alguém pode me ajudar!!!

    • #40323
      amanditabrida
      Participante

      Olá, nunca postei nessa parte, mas acompanhei as perguntas e respostas.
      Infelizmente ainda estou na graduação mas gostaria de saber como está o mercado de trabalho por aí. Faço pesquisas na parte de Limnologia, especificamente em ficologia microscópica.
      Estava pensando se seria uma boa idéia fazer o mestrado por aí, então gostaria de saber se dá pra fazer mestrado remunerado.
      Obrigada desde já.

    • #40639
      amanditabrida
      Participante

      Eu tenho uma dúvida e espero que alguém consiga responder: será que vale à pena fazer licenciatura em biologia no Brasil? Pelo que ouvi, quando licenciados chegam no Canadá precisam fazer tudo de novo.
      Desde já obrigada.

    • #49981
      erismarlima
      Participante

      8O

      Olá?! Alguém por aqui? Em especial, os Biólogos?

      Bom, de qualquer forma desejo sucesso a todos e mil felicidades ok?

      E ainda, queria saber se alguém pode falar como anda atualmente o mercado pra Biólogos…pois o último post aqui é de 2010…

      Um abraço a todos!

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.