Balanço da Imigração: Valeu a pena Imigrar ?

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Balanço da Imigração: Valeu a pena Imigrar ?

Visualizando 138 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5515
      lfantoniosi
      Participante

      Olá a todos,

      Temos muitos membros aqui na comunidade, muitos já estão no canadá, alguns já retornaram e muitos ainda estão se preparando. E é comum o receio a todos que estão se preparando, indo ou já estão no canadá, sobre as dificuldades, qualidade de vida, etc.

      Então, eu venho propor aqui neste tópico que cada membro que já tiver imigrado e que quiser cooperar, para responder um pequeno questionário, sem entrar em méritos pessoais e nem bisbilhotar a vida de ninguém, apenas com o intuito de saber: Valeu a pena imigrar?

      Acreditando que este tópico servirá de base para muita gente que ainda está em dúvida ou tenha receios quanto à imigração, eu sugiro as seguintes questões:

      Qtde de membros da familia:
      Formação:
      Ramo de Atividade:
      Cidade:
      Está no canadá? Há quanto tempo?
      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: nenhum, básico, intermediário, avançado, fluente
      Está estudando? Há quanto tempo?
      Está Trabalhando? Há quanto tempo?
      Consegue pagar todas as contas?
      Consegue juntar dinheiro?
      Utiliza alguma organismo de ajuda humanitária ou assistência social?
      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou?
      Valeu a pena imigrar?
      Pensa em retornar ao Brasil algum dia?

    • #25299
      svdesouza
      Participante

      lfantoniosi,  

      Excelente idéia.

      Quando eu for, serei um dos colaboradores.

      Sérgio

    • #25367
      jrsp
      Participante

      Poxa vida!

      estes tópicos baseados na vida real sempre ficam para trás!
      é realmente uma pena o pessoal não se pronunciar…
      Bem, nesta semana que se passou andei conversando com um pessoal de Montreal que me disse que:
      – um casal voltou… inclusive nós conhecemos e
      – este que estava conversando ( família com 2 filhos ) está bem feliz por lá e o marido já está trabalhando na área deve mas, num emprego bem pior… com muita pespectiva de melhora
      E ela me disse tb:
      ” a falta de planos concretos e garra faz com que as pessoas encontrem dificuldade e achem tudo muito mais complicado “
      ” se vc está perdido aí no Brasil, é muito mais difícil se encontrar aqui… existem muitas barreiras que se vc não tiver determinação e foco vc acaba querendo mudar…”

      espero ter acrescentado algo ao tópico,
      Camila

    • #25372
      Malaman
      Participante

      Sinceramente eu também gostaria de saber as respostas de todos, mas entendo também que a questão do sucesso e do fracasso neste processo de imigração depende de muitas variáveis.

      Sinceramente não acredito que é possível achar um padrão de sucesso e se basear nele, embora queremos a todo momento encontrar isto em cada blog, em cada relato ou em cada post. Cada imigrante tem suas particularidades. Com a mudança de país, para alguns imigrantes muitas coisas melhoram e para outros pioram, tudo é relativo a história e ao passado de cada um.

      Quer aliviar isto ao máximo, são as regrinhas básicas de sempre, para aqueles que se enquadram no perfil do Québec:

      – Invista bastante nos estudos de inglês e francês antes de sair do Brasil
      – Estude bem o mercado de trabalho e se prepare para a equivalência (quando necessária)
      – Leve o máximo de $$$ que conseguir
      – Tenha planos A – B – C e D,  e para cada um deles, tenha objetivos e metas bem definidos (estudos, especializações, cursos rápidos etc).
      – Prepare-se psicologicamente para o Frio, para as dificuldades e para enfrentar tudo isso longe de tudo e todos.

      Tudo isso com um pouquinho de sorte, dará tudo certo !

      PS.: Ainda assim gostaria de saber as respostas do questionário acima !

    • #25377
      Diogo
      Participante

      muitas respostas estão nos blogs da turma que tá lá…

      o detalhe é ler e encontrar todas as respostas… rs

    • #25398
      Carlos_Santos
      Participante

      lfantoniosi,

      excelente iniciativa! como sempre! :wink:

      Vamos as respostas entao:

      Qtde de membros da família: 05
      Formação: pós doutorado em bio informática
      Ramo de Atividade: TI
      Cidade: Cidade do Québec
      Está no canadá? Há quanto tempo? Sim. dia 23/02 fara 06 meses!
      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: nenhum, básico, intermediário, avançado, fluente : Fluente, mas não québécois!
      Está estudando? Há quanto tempo? não oficialmente, mas sempre aprendendo!
      Está Trabalhando? Há quanto tempo? amanhã fara um mês!
      Consegue pagar todas as contas? SIM
      Consegue juntar dinheiro? comecei hoje!
      Utiliza alguma organismo de ajuda humanitária ou assistência social? não, mas usei o SOIIT e o RIRE2000 para a parte profissional e procura de emprego!
      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou? Melhorou! apesar da neve e estar sem carro!
      Valeu a pena imigrar? super feliz de ter saído do Brasil! e ter a paz que tenho hoje! meus filhos vão de ônibus para a escola e sem neura! isso não tem preço!
      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? preciso voltar para pegar o meu FGTS! só para isso!

      abraços

    • #25401
      lfantoniosi
      Participante

      Carlos,

      Meus parabens pelo seu emprego! Aos poucos a vida vai se ajeitando. Todos ficamos felizes em saber que vc está indo bem :-)

    • #25405
      Anonymous
      Participante

      Carlos,

      Parabéns pelo emprego (como ja tinha te dito, era uma questão de tempo).

      Obrigado mais uma vez em compartilhar a sua experiência nas terras geladas.

      Um abraço,

      Jean

    • #25408
      RafaCalango
      Participante

      legal! gostei da iniciativa!

      espero que mais pessoas contribuam com suas impressões!

      abraços,

      rafael

    • #25409
      Diogo
      Participante

      gostei do motivo pelo qual o carlos voltará ao Brasil…    nos meus planos está incluída também uma viagem ao Brasil após 3 anos…     pra buscar o FGTS!!! rsrs

      valeu Carlos,

      db

    • #25411
      Thiagocosta
      Participante

      Bom saber detalhadamente com está a vida nos novos canadenses!

      Parabéns Carlos!

      Abs

    • #25427
      Ventura
      Participante

      Carlos,

      Você poderia explicar o que é “SOIIT”. Não tenho conhecimento sobre esta sigla.

      Obrigado e forte Abraço,

      Ventura

    • #25436
      joycegori
      Participante

      vou pro quebec em maio e fico feliz em saber q muitos estao se dando bem! venho acompanhando os blogs e a comunidade brasil-québec, e carlos, obrigada por todas essas informaçoes, pra quem ta indo isso é um conforto! futuramente espero poder dar boas noticias tb!
      abraços a todos

    • #25445
      Carlos_Santos
      Participante

      Ventura,

      @Ventura”;p=”18962 wrote:

      Você poderia explicar o que é “SOIIT”.

      o SOIIT é a sigla de “SERVICES D’ORIENTATION ET D’INTÉGRATION DES IMMIGRANTS AU TRAVAIL (SOIIT)” .

      Este só tem aqui na cidade do Quebec… mas existem outros similares em outras cidades!

      Boa sorte!

      ps.: Obrigado pessoal…  desejo o mesmo à vocês! :wink:

    • #25450
      Ventura
      Participante

      Carlos, obrigado pela explicação!!

      Forte Abraço,

      Ventura

    • #25497
      Erasmo
      Participante

      Quem é vivo sempre tenta aparecer…. 8)

      Segue a minha contribuição:

      Qtde de membros da familia: 02 – eu e a Elaine
      Formação: Bacharelado e Licenciatura Plena em Química
      Ramo de Atividade: Química Analítica, Educação, Metalurgia
      Cidade: Montréal
      Está no canadá? Há quanto tempo? 10 meses e 3 dias
      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: inglês e francês intermediários… hoje: francês avançado com muuuuuito a melhorar, inglês macarrônico (me viro)
      Está estudando? Há quanto tempo? Ainda não mas provavelmente ingressarei na Poly Montréal na seção de outono.
      Está Trabalhando? Há quanto tempo? No atual emprego (o terceiro desde que cheguei) há 4 meses… mas consegui o primeiro 48 dias após nossa chegada.
      Consegue pagar todas as contas? Todas em dia!
      Consegue juntar dinheiro? Sim, e em breve compraremos nossa casa
      Utiliza algum organismo de ajuda humanitária ou assistência social? Felizmente não precisei, mas não hesitaria em pedir, caso precisasse… aqui não há lugar para orgulho! (minha opinião)
      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou? Partindo do princípio que aqui é um recomeço, posso dizer que recomeçamos bem melhor, mesmo pagando aluguel e sem carro…
      Valeu a pena imigrar? Sim, pois tudo que traçamos em nossa preparação está se cumprindo… mas sempre digo que não é para tudo mundo
      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? Na realidade, ainda não decidimos se ficaremos aqui em definitivo… as saudades da família pesam muito. Eu ainda não voltei, devido ao trabalho, mas a Elaine passou as festas no Brasil e, ao chegar aqui em Montréal, disse-me que não se acostuma mais em São Paulo… pode ser um indício… agora, jamais deixarei meu FGTS a esse governo de M….., podem ter certeza!

      Carlos, fiquei muito feliz pelo seu emprego e por todos que estão com os processos em andamento, começando, terminando… espero, de coração, que todos alcancem seus objetivos, como eu tenho alcançado desde comecei meu processo!!!

      Abraços!

    • #25500
      Godo
      Participante

      Carlos e Erasmo parabéns!
      Vocês estão trabalhando na sua área de formação?
      Erasmo por quais empregos vc passou e porque mudou de emprego? Elaine também está trabalhando? Pergunto por que provavelmente minha esposa não poderá trabalhar ao chegarmos no Canadá por causa do nosso Bebê, li que não é fácil encontrar garderie para a idade da nossa fillha

      Abraço

    • #25506
      luciojunior
      Participante

      Vai lá minha contribuição:

      Qtde de membros da familia: 2, eu e a Júlia (minha esposa)
      Formação: MBA e ela bacharelado em Marketing
      Ramo de Atividade: Marketing
      Cidade: Montréal
      Está no canadá? Há quanto tempo? 8 meses
      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: inglês avançado e francês básico
      Está estudando? Há quanto tempo? sim, eu estou fazendo um certificado de francês como língua segunda na Uni. de Montréal e a Júlia fazendo outro bac. em Environement na Udm tbm.
      Está Trabalhando? Há quanto tempo? nosso trabalho é nosso estudo. não sobra mais tempo pra nada.
      Consegue pagar todas as contas? sim.
      Consegue juntar dinheiro? não, ainda estamos na fase de estudantes.
      Utiliza algum organismo de ajuda humanitária ou assistência social? não, nunca precisamos, graças a Deus, mas recebemos o prêt et bourses do governo pra pagar os cursos na faculdade.
      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou? essa pergunta é muita subjetiva. do ponto de vista material eu tenho muito menos aqui do que tinha no Brasil, mas como o que me atraiu aqui não foi a possibilidade de ganhar dinheiro, porque continuo achando que o Brasil é muito melhor nesse quesito que aqui…posso dizer que tenho uma melhor qualidade de vida pela estrutura que a cidade me proporciona (lazer, segurança, estrutura física, etc).
      Valeu a pena imigrar? Sim, estamos mais felizes aqui do imaginávamos.
      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? ainda não sei várias coisas sobre o futuro, mas a única coisa que sei é, que apesar de estarmos gostando demais daqui, esse lugar não nos segurará por muito tempo. não imagino mesmo passando o resto de minha vida por aqui…

      Acho que valeu né?

      Abs,

      Lúcio

      Montréal Plus

    • #25516
      Carlos_Santos
      Participante

      Legal Erasmo !!!  fico feliz que tenha tido tempo para dar uma importante contribuição aos colegas!


      Lucio,

      claro que valeu!


      Godo,

      não trabalho com bio informática (uma especialidade da área de TI) aqui e sim com TI (mais abrangente)…. mas estou contente pois não sai muito do que sabia fazer!   :wink:

      abraços

    • #25517
      RafaCalango
      Participante

      obrigado, erasmo e lúcio.

      excelentes contribuições.

      abraços,

      rafael e tininha

    • #25519
      lfantoniosi
      Participante

      Opa, os relatos tem sido bastante encorajadores. O pessoal aqui do CBQ tá tudo de parabéns, nenhum dos participantes ativos aqui está perdido ou de bobeira, todos temos nossos objetivos traçados e os riscos bem calculados.

      E que venha o Canada, falta muito pouco para mim! :-)

    • #25901
      Erasmo
      Participante

      Olá Godo,

      Bem, eu só trabalhei em minha área (química) como analista químico… para trabalhar como Químico tenho um árduo percurso pela frente, que envolve inclusive a inscrição na Ordem dos Químicos de Québec etc. A Elaine ainda não trabalha… ela aproveitou para melhorar o francês e vai começar os estudos.

      Com relação às mudanças de emprego: o 1o. era um “emploi d’été”… antes de terminar o contrato, consegui um permanente. O 3o. e atual é em uma empresa que me ofereceu várias vantagens em relação ao anterior, inclusive seguro saúde e dentário entre outras, além da questão do salário.

      Abraços!

    • #26257
      Godo
      Participante

      Carlos e Erasmo muioto brigado pela suas constantes contribuições, tem sido de muita ajuda mesmo.

    • #26680
      yuri
      Participante

      @luciojunior”;p=”19048 wrote:

      Está estudando? Há quanto tempo? sim, eu estou fazendo um certificado de francês como língua segunda na Uni. de Montréal

      Este curso é para quem vai estudar depois na Uni. de Montréal? É pago? É de quantos meses? Como faço para me matricular? Não é o curso do governo né?

      Erasmo, Carlos e Lucio,
      Parabéns pelo sucesso de vocês. Que vocês cresçam cada vez mais!

    • #26702
      luciojunior
      Participante

      Yuri,
      o curso é pago sim. a duraçao depende de você, mas em média 1 ano.
      para se matricular você marcar uma entrevista com um agente da faculdade, depois faz um teste de nivelamento.
      nao tem nada a ver com o curso do governo, que eu fiz também.

      Lucio

    • #26721
      yuri
      Participante

      @luciojunior”;p=”20403 wrote:

      o curso é pago sim. a duraçao depende de você, mas em média 1 ano.
      para se matricular você marcar uma entrevista com um agente da faculdade, depois faz um teste de nivelamento.
      nao tem nada a ver com o curso do governo, que eu fiz também.
      Lucio

      Quanto é que custa? Tenho vontade de fazer uma graduação na Univ. de Montreal! Será que mesmo assim tenho que pagar? A ideía seria começar o curso de francês meses antes do início das aulas da graduação.

    • #26726
      luciojunior
      Participante

      claro que tem que pagar. por aqui nao existe faculdade gratuita. o preço depende da quantidade de créditos que você fara. o calculo é um pouco mais de 300$CD por 3 créditos. logo se você fizer 12 créditos pagara um pouco mais de 1.500$CD.

    • #26727
      pradao
      Participante

      :D
      acho que devemos sim mencionar os aspectos positivos de uma imigracao em direcao ao quebec. Mas , temos tambem oque discutir para o beneficio daqueles que contemplam sair do brasil para tentar uma nova vida no quebec.
      nao e o mar de rosas que e pintado por ai…. nao esquecam que sao comentarios e impressoes de brasileiros que chegaram nao faz muito tempo e se encontram ainda maravilhados pelo novo pais de adocao.
      alguem mencionou guardar dinheiro?  fala serio meu amigo…. aonde guardar dinheiro quando o governo entre seus varios mecanismos de taxacao fica com quase 50% de seu salario?  pro tipo de imigrante que quer ficar aqui por le bon, tudo bem;mas , para aqueles que desejam ajudar a familia ou construir um pezinho de meia no brasil o melhor e realmente se estabelecer nos eua.
      baixa populacao, alta taxacao ( em tudo desde produtos de primeira necessidade ate servicos), populacao senil (custando cada vez mais a saude publica e botando pressao em cima do contribuinte para financia-la. hoje ela engole 40% du budget !!!!
      dois tercos dos Phd’s anglophones deixam a provincia por estarem desgastados em verem seus salarios devorados pelos impostos para pagar entre outras coisas o “salario” de 600.000  assistes sociaux ( muitos capazes de trabalhar , mas nao o fazem).
      questao de principio, voce trabalha, voce usufrui de seu labor e nao o contrario.
      esse exodo de profissionais nao e de hoje. lembram o famoso exodo de “cerveux”?  pois e, as pessoas que sao atentas a direcao que essa sociedade escolheu veem como o futuro se desenha e emigram a lugares onde poderao usufruir mais de seus frutos.
      e so uma faceta a considerar. a refletir…sem contar a bela meteo…… ai      eu choro……

    • #26732
      Iceman
      Participante

      * Postagem movida para tópico em separado *

    • #26733
      fflush
      Participante

      Pradao

      Nao aguenta bebe leite. Esta conversa de que o governo taxa muito e’ balela , taxa muito sim, mas te devolve em servicos. Vai para os EUA mesmo ser um ALIEN, e pagar uma fortuna para os planos de saude. Programa de imigracao, nao e feito para imigrante juntar dinheiro e voltar para o pais de origem.

    • #26738
      yuri
      Participante

      @luciojunior”;p=”20434 wrote:

      claro que tem que pagar. por aqui nao existe faculdade gratuita. o preço depende da quantidade de créditos que você fara. o calculo é um pouco mais de 300$CD por 3 créditos. logo se você fizer 12 créditos pagara um pouco mais de 1.500$CD.

      Você não entendeu minha pergunta! Quero saber quanto que custa o curso de FRANCÊS! E se o curso de FRANCÊS é gratuito para quem vai fazer graduação na univ. de Montreal!?

      @Iceman”;p=”20447 wrote:

      O problema é que não conheço ou pelo menos não consegui entrar em contato com ninguém que já vive em Quebec, e é aí que mora uma de minhas maiores dúvidas e ainda não obtive resposta satisfatória: QUANTO LEVAR???
      Sou solteiro, quero ir para Montreal (pelo menos no início) e gostaria de saber qual é o mínimo que se deve ter para conseguir se sustentar, ou mesmo sobreviver, no período de adaptação, que julgo ser de aprox. 3 meses.

      José, seja bem-vindo!

      Ainda não imigrei. Mas tem um casal de amigos que vive com $1000/mês e um amigo solteiro que vive com metade disso. Todos moram em Montreal. O solteiro fica em casa de família e paga poucos mais $200 pelo quarto com tudo incluso. Aí você soma $66,25 de transporte e sobra uns $200 para alimentação e para sair de vez em quando para lugares mais em conta! Concluindo, de acordo com os gastos dele o mínimo é $500/mês! Pouquíssimo,não? Se você não tiver frescura e topar um survival job de $1376(salário mínimo) você ainda consegue fazer um pé de meia! Dá para acreditar? Caso queira morar num quarto você pode alugar um como este descrito abaixo(não consegui anexar o arquivo na mensagem).  360.00$ (TOUT INCLUS)! Concluindo, não se preocupe tanto com isto! Tem alguém que já imigrou e mora em Montreal que acha que $500 não é suficiente para um solteiro?
      Você mora em São Paulo?

      DESCRIPTION
      Jolie chambre meublée dans 4 1/2 pour
      personne seule, tranquile, responsable, non
      fumeur, pas d’animaux. Tout inclus, internet,
      téléphone, lav/sech, micro-ondes. très propre,
      rue tranquile à 5min autobus metro jean-Talon,
      près de tous les services. Leonardo (514) 795-
      4717
      INFORMATIONS
      COMPLÉMENTAIRES
      Type de location : Location long terme
      Nombre de pièces : 4 1/2 pièces
      Ameublement : Meublé
      Type de logement : APARTEMENT
      Date de disponibilité : 2007-11-01
      Adresse (rue) : 7800, RUE DE LANAUDIERE # 6
      Code postal : H2E1Y7
      Étage du logement : 2ième étage
      Nombre d’étages de l’immeuble : 3
      Orientation : Nord-Est
      Entrée laveuse/sécheuse
      Électricité incluse
      Chauffage inclus
      Eau chaude incluse
      Air climatisé

    • #26743
      Marcus
      Participante

      Luciano,

      Onde é que eu assino?!

      Abração!!!

      Marcão.

    • #26751
      luciojunior
      Participante

      Yuri,
      entendi perfeitamente sua pergunta e lhe respondi desde a primeira vez. NAO EXISTE FACULDADE GRATUITA POR AQUI. Entao, conclui-se que CLARO QUE VOCÊ TERA QUE PAGAR PELO CURSO DE FRANCÊS se você quer estudar na universidade.
      Abs,
      Lucio

    • #26760
      Carlos_Santos
      Participante

      Luciio e Yuri,

      vocês parecem que não estão lendo as respostas e perguntas un do outro  :lol:  :lol:  :lol:

      o Yuri quer saber o custo do curso de francês. ficou claro que é pago.   :wink:

      o resto eu deixo vcs prosseguirem sozinhos…  mas bem que podia ser em outro topico nao? leiam o nome deste aqui “Balanço da Imigração: Valeu a pena Imigrar ?”  8O

      abraços

    • #26771
      luciojunior
      Participante

      Carlos,
      mas é que ja havia detalhado o preço tbm.
      é so verificar no meu penultimo post.
      abs,
      Lucio

    • #26904
      michelewaks
      Participante

      Oi Pessoal,
      quero agradecer a todos vcs pelas respostas… e para o Carlos, que sempre responde as duvidas de todos.
      Muitiiissimo obrigada pelas suas colaborações aqui no Site.

      Estou acompanhando todas as mensagens, e aguardo mais comentários das pessoas que estão em Quebec, principalmente Ville de Quebec, que é para onde eu penso em ir….

      Merci a tous :)

      Michele.

    • #27706
      MiOeste
      Participante

      Estou no Québec a 1 ano e nunca fui muito adepta de forums e comunidades, na verdade eu só entrava pra rir um pouco. Tem muita informação boa nessas comunidades e forums mas também tem muita besteira!
      Posso dizer que minha empreitada no Québec está indo de vento em popa. Estou estudando pra poder entrar na ordem e em aproximadamente 1 ano estarei pronta pra começar à procurar emprego.
      Trabalhei muito no Brasil pra juntar dinheiro, estudei muito francês pra facilitar minha adaptação e pesquisei muito sobre minha profissão pra chegar aqui sabendo onde iria estudar, oque iria estudar e por quanto tempo iria estudar.
      Se conselho fosse bom a gente vendia, não dava mas tenho visto muita gente chegar aqui empolgada e depois quebrar a cara resolvi escrever.É importante lembrar que meu relato é pessoal e reflete minha opinião e minha realidade, ninguém é obrigado a gostar dele.
      Primeiro erro de quem quer imigrar pro Québec: Se recusar à ouvir as verdades. Vi muita gente escrever o que pensava e ser criticado e até ofendido. Quem está no Brasil precisa parar de pensar que aqui é o paraíso, tem problemas sim, como em qualquer lugar do mundo e a gente tem que aprender à conviver com eles se quiser ficar.
      Segundo erro: Achar que mudar de país é como mudar de cidade. Se você gosta de futebol, praia, caipirinha, carnaval e novela, é melhor repensar seus planos. Vejo muito brasileiro choramingar de saudade de pão de queijo, de praia e carnaval. Aqui não tem nada disso, pare de se iludir!
      Terceiro erro: Ficar chamando o Brasil de chez moi. Chez moi agora é o Québec. Estar aqui fisicamente mas com a cabeça no Brasil só vai te fazer sofrer. Ficar fazendo comparação entre os dois lugares só vai te fazer sofrer e encher o saco dos quebecois.
      Quarto erro: deixar pra aprender francês aqui. Os cursos do governo são básicos e vejo muito brasileiro que depois de 2 anos aqui ainda está na francisação. Eu cheguei aqui falando francês melhor que muita gente que já estava à muito mais tempo, mas eu ralei bastante no Brasil.
      Quinto erro: ficar fazendo pergunta sobre a sua profissão pros outros. Procure as fontes oficiais! Governo, institutos de ensino, ordens. Só eles podem te dizer com certeza o que acontece aqui. Essa história de que o governo ajuda, é lorota! aqui é no “vire-se”. Ninguém vai ficar te pegando pela mão e dizendo o que fazer. O Québec precisa desesperadamente de enfermeiros mas uma pessoa com 10 anos de experiência, que não fala francês direito e não tem autorização pra exercer a profissão não serve pra nada! fazer como um monte de gente que vejo chegar aqui, descobrir que pra exercer a profissão precisa voltar pra escola por 2 ou 3 anos e se revoltar, não vai adiantar. Se você não está disposto à fazer o que eles exigem pra poder trabalhar aqui, fique pelo Brasil. Chegar aqui e ficar reclamando não resolve nada.
      Eu poderia ficar aqui escrevendo por horas então vou resumir: junte $$, estude francês, informe-se direito e pare de se iludir a achar que aqui vai tudo lindo e maravilhoso.

    • #27707
      MiOeste
      Participante

      Parte 2

      Terceiro erro: Ficar chamando o Brasil de chez moi. Chez moi agora é o Québec. Estar aqui fisicamente mas com a cabeça no Brasil só vai te fazer sofrer. Ficar fazendo comparação entre os dois lugares só vai te fazer sofrer e encher o saco dos quebecois.
      Quarto erro: deixar pra aprender francês aqui. Os cursos do governo são básicos e vejo muito brasileiro que depois de 2 anos aqui ainda está na francisação. Eu cheguei aqui falando francês melhor que muita gente que já estava à muito mais tempo, mas eu ralei bastante no Brasil.
      Quinto erro: ficar fazendo pergunta sobre a sua profissão pros outros. Procure as fontes oficiais! Governo, institutos de ensino, ordens. Só eles podem te dizer com certeza o que acontece aqui. Essa história de que o governo ajuda, é lorota! aqui é no “vire-se”. Ninguém vai ficar te pegando pela mão e dizendo o que fazer. O Québec precisa desesperadamente de enfermeiros mas uma pessoa com 10 anos de experiência, que não fala francês direito e não tem autorização pra exercer a profissão não serve pra nada! fazer como um monte de gente que vejo chegar aqui, descobrir que pra exercer a profissão precisa voltar pra escola por 2 ou 3 anos e se revoltar, não vai adiantar. Se você não está disposto à fazer o que eles exigem pra poder trabalhar aqui, fique pelo Brasil. Chegar aqui e ficar reclamando não resolve nada.

      Eu poderia ficar aqui escrevendo por horas então vou resumir: junte $$, estude francês, informe-se direito e pare de se iludir a achar que aqui vai tudo lindo e maravilhoso.

    • #27710
      RafaCalango
      Participante

      Valeu pelas dicas, MiOeste.
      Devemos chegar em Montréal no meio do ano e acredito que as questões que você levantou são realmente relevantes. São para nós, pelo menos.

      Abraços,

      Rafael e Tininha

    • #27713
      Carlos_Santos
      Participante

      MiOeste,

      assino em baixo!   :wink: e ainda vou dar mais visibilidade à sua mensagem no Brasmontreal , com os créditos, claro!   :wink:

    • #27716
      Gus_23
      Participante

      Olá gente! muito legal a iniciativa! precisamos mesmo de saber as principais dificuldades ai em quebec para evitar frustrações!  Espero poder encontrar vcs quando  chegar ai!

      é semrpe muito fácil ficar procurando problemas em tudo. Pra mim quem procura problema é quem quer achar desculpa. Pessoas como  MiOeste, Carlos e Lúcio parecem estar muito mais preocupados com as soluções do que com os problemas.

      Tanto aqui quanto nas listas do yahoo (canadaimigration por exemplo) sempre ouvi dizer que se quer dinheiro vá para os EUA. Bom, não é lá muito bem assim!  A maioria dos brasileiros que chegam por lá ficam reclamando do lugar tb, com saudade de tudo do Brasil e não fiazem tanta grana fácil assim! Lá se vc nao tiver um plano de saúde por exemplo, vai pagar uns U$3.000 para engessar um braço (caso real). Seguro de carro contra terceiros tb é obrigatório e tb é caro. Agora imagina só os pobres coitados que estavam pagando a prestação da casa deles? Além disso os impostos são bem altos tb. Ou seja, ganha-se bem mas gasta-se muuuuito. Se for pensar no item segurança…. só não é pior que no Brasil.

      Enfim, acredito no que dizem sobre a dificuldade de imigrar, e penso que todos aqui deveriam ter isso na cabeça, que essa grande fase de transição é muito dificil e dolorosa. Mas acredito que passa e que vale a pena (pelo menos pra mim).

      Particularmente estou disposto a realmente recomeçar minha vida no canadá. Baixando drásticamente meu nível de conforto até estar melhor financeiramente.

      Não sei se fugi muito do tema, mas fica ai o meu muito obrigado aos novos canadenses!

      Gus

    • #27725
      akcastro
      Participante

      Olá MiOeste,

      Excelente relato. Muito obrigada.

      Um abraço,

      Karol
      http://karoxinha.blogspot.com

    • #27727
      mreboucas
      Participante

      MiOeste,

      Adorei sua colocacao !!! Eu estarei indo para Montreal no proximo dia 12. mas, ja tive outras experiencias internacionais, como por exemplo morar quase 10 meses na australia e 3 meses na suiça, e todas estas eu fui sozinho, e descobri coisas boas e ruins !!! Mas o melhor disto tudo, é a força q descobrimos dentro de nós, a vontade de nos tornamos pessoas melhores e mais independentes. E para isto temos de encarar varios desafios. Mas o problema, é quando tomamos gosto por isto !!! Rs !!! Então, todas grandes escaladas da vida exigem sacrificios e recomeços, nunca esquecendo dos 2 lados da moeda. Claro q paises como o Canada q possuem mais “oportunidades” do q o Brasil, tbm existem seus problemas, as diferenças culturas, outros problemas sociais, muitas coisas q nao sao bem como imaginamos, efim, existem coisas boas como também coisas ruins !!! e temos de encarar de frente estas novas realidades e estes novos desafios e com isto crescermos.

      Abraços,
      Mario Rebouças

    • #27801
      Gus_23
      Participante

      Alguem mais para contribuir com o tópico?

      Até agora podemos dizer que valeu a pena sim! Pelo menos para a maioria!

      Ontem em um encontro com a Ana, que já vive lá a uns 4 anos, ficou claro que ela estava muito feliz e muito bem empregada lá. Porém os anos iniciais foram muito dificeis, ela como engenhera demorou para consseguir entrar na ordem, e antes disso só conseguiu trabalhar como técnica.

      Aliás, se vc é engenheiro, se prepare pra estudar! mas quando conseguir a equivalência de diploma, só não trabalha se não quiser!

      [ ]´s

      Gus

    • #27819
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Só voltando numa questao levantada pelo Yuri, alguns posts atrás, aqui na Université de Sherbrooke, se você deseja fazer um mestrado ou doutorado o seu curso de francês langue seconde é gratuito, acredito que isto só aconteça aqui na Usher mas é sempre bom se informar nas outras faculdades.

      Sobre se valeu a pena imigrar, creio que a minha resposta vocês já sabem, devido à notícia :: 1 ano de Québec ::. Anteontem estávamos conversando com um amigo no Brasil, e reafirmamos para ele, que até o momento valeu a pena sim imigrar, estamos muito felizes aqui no Québec e em Sherbrooke, sentimos sim a saudade das pessoas queridas no Brasil, mas no balanço geral tudo está indo muito bem, as perspectivas sao boas para o futuro, as oportunidades também, crescemos muito neste 1 ano aqui, acredito que muito mais que 3 ou 5 anos no Brasil. Ainda nao alcançamos nossos objetivos, mas vemos que ele é real e basta corrermos atrás.

      Abraços,[/align]

    • #27842
      petula
      Participante

      MiOeste,

      Contundente! Maravilhoso e verdadeiro. Obrigada por uma contribuição tão substancial. Obrigada a todos, mas é que esses “tapas” são importantes. Decisões como imigração devem ser muito conscientes e não devemos ser orgulhosos e deixar de repensar a decisão no meio do caminho. Se alguém desistir no meio da jornada é só uma mudança de curso, mas é sempre rumo á felicidade pessoal.

      Especificamente quanto ao nosso tópico, imagino que estar preparado pra no mínimo um ano de dificuldades (é mais do que pouca grana, saudades ou francês pobre) deva tornar a etapa de adaptação mais leve. Opinião pessoal

      []s a todos!
      P

    • #28373
      petula
      Participante

      Pessoal, obrigada pelos relatos. Aliás, os relatos realistas e até negativos são mais importantes.
      Conheço algumas pessoas que fizeram o processo de imigração e passaram meses “chorando” porque não fizeram um planejamento, imigraram por farra ou curiosidade, coisa do tipo. Nada contra, mas realmente é preciso ter estrutura. É preciso estar preparado para ter menos, porque fora do seu país de origem na vida adulta você pode ser bem aceito em outro lugar, mas depende de muito, muito esforço pessoal se tornar um “local” e depende também da cultura de “accueil”.
      Não é via de regra, mas penso que é bom estar preparado pra passar um ano gastando seu pé de meia se estabelecendo no Québec, estudando, conhecendo, se inserindo. É bom saber de antemão que a carga tributária é maior, pois para se fazer justiça social (inclusive e principalmente esse grande apoio ao imigrante) il y a besoin de l’argent! É bom saber que a vida mudará COMPLETAMENTE.
      Sou analista de sistemas, vivo e trabalho no Rio. Ganho bem, me sustento, sustento minha mãe, viajo, compro, consumo, levo a vida do meu jeito. Não acho antes de um ou dois anos eu consiga isso no Québec. Tem um trade-off aí que levou três anos sendo pesado, amadurecido… foi quando resolvi dar entrada no processo, principalmente lembrando que vou só.
      Se a pessoa não estiver disposta a aceitar certas coisas, por ora, melhor deixar o pensamento de emigrar quieto.

      []s
      P

    • #30402
      lfantoniosi
      Participante

      Now it’s my turn:

      Qtde de membros da familia: 2
      Formação: Analista de Sistemas
      Ramo de Atividade: Informatica
      Cidade: Montreal
      Está no canadá? Há quanto tempo? Sim, 3 meses e alguns dias
      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: nenhum, básico, intermediário, avançado, fluente ingles fluente, frances avancado
      Está estudando? Há quanto tempo? nao
      Está Trabalhando? Há quanto tempo? sim, há quase 3 meses
      Consegue pagar todas as contas? sim
      Consegue juntar dinheiro? sim
      Utiliza alguma organismo de ajuda humanitária ou assistência social? nao
      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou? tirando o carro que ainda nao tenho, melhorou
      Valeu a pena imigrar? sim
      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? Sim, mas só para visitar no meio do inverno canadense e dar uma quebrada no gelo.

      Semana que vem mudo de emprego. Vou para outra empresa de videogames.

      O que eu tenho notado é que aqui no Quebéc os salários sao bem mais baixos quando comparados ao resto do canada. Mas pelo menos estou trabalhando naquilo que eu sempre quis fazer. Mas a Luciana coitada, tem muito chao ainda.

      Aqui no quebec o que é foda é essa ideia de Fête Nationale, Capital Nationale, “c’est mon choix”, etc.  Nacional é o escambau! É Festa Provincial e Capital Provincial. Vamos fazer o favor de respeitar o Canada.

      Esses francochatos ficam gastando nosso suado dinheiro dos impostos com besteiras, como por exemplo, essa loi 101. Sabia que todo cartaz, letreiro etc tem POR LEI a obrigacao de estar escrito em Frances com letras maiores que em ingles ? O pior é que tem fiscal pago pelo governo que fica medindo isso com a regua e aplicando multa. Ah meu, vao cuidar da saude, ninguem aqui em Montreal consegue medico de familia…

      Mais dois exemplos de francochatice:

      1) O feriado do dia 24 de maio é no canada inteiro o dia da rainha Vitoria, mas aqui para os francochatos é a festa dos patriotas (antes era a festa dos Dollard)
      2) Dia 1 de Julho, Aniversario do Canada, para nao comemorarem o dia do Canada eles resolvem fazer mudanca pelo Quebec inteiro. Puta falta de respeito.

      Sabe, eu nao pago pouco imposto nao gente. É um terço do meu suado dinheiro e quero ver ele bem aplicado.

      E ja me decidi: Sou contra o separatismo!

      Felipe

    • #30409
      Godo
      Participante

      Volta pro Brasil, aqui você sabe pra onde vai os impostos que você paga.

    • #30416
      lfantoniosi
      Participante

      Cara, o Quebec tambem tem seus problemas, assim como toda provincia Canadense. Aqui não é o paraiso, mas tem gente que idealiza um pais que nao existe. No meu questionario la ta escrito se valeu o nao a pena imigrar.

      Nao estou comparando com o Brasil, mas como EU PAGO IMPOSTOS, posso muito bem exigir que ele seja bem aplicado. Como enchem a boca pra falar aqui: “C’est mon choix!”. Mas infelizmente ainda nao posso votar aqui…

      BTW: Nao descartei ainda a possibilidade de no futuro me mudar para outra provincia.

    • #30420
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos!

      Depois de outra temporada de sumiço, cá estou de novo :wink:

      Apenas para dizer-lhes que, apesar de afastado das discussões e novidades, como a “Entrevista por Telefone” e outras, tenho acompanhado tudo o que se escreve (diz) aqui via Bloglines. Tanto que vi o comentário de nosso amigo Felipe.

      Bem, achei muito legal o que você escreveu e fico feliz com seu sucesso. Digo que antes de iniciar meu processo, nem imaginava essa história do Québec/Canadá… para mim era o Canadá e ponto. Mas quando comecei os preparativos e com um pouco mais de história, entendi melhor a questão. E sei que é algo realmente sério (muitas vezes o julgo exagerado também). Tanto que o reconhecimento do Québec como uma nação dentro o Canadá pelo Ministro Harper não foi só “balela”. A nação Québec não serve apenas de caráter imigratório, é algo mais global, mais histórico e, no meu ponto de vista, de caráter de identidade.
      No lado inglês, isso é minha opinião, não há tanto esse problema. “Somos quases americanos”, pensam muitos… outros não querem nem saber, vivo bem e pronto, o que eu acho muito bom e tento, mesmo aqui no Québec.
      Todo esse processo de proteção da língua, valores, etc, ao meu ver, não buscam obrigar a todos a “serem franceses”, mas a recuperar uma identidade que quase não existe mais. Basta ver o mais jovens e notar que grande parte prefere o inglês ao francês (aqui em Montréal, é uma GRANDE parte). Toda a moda, carros, eletrônicos, tudo inspirado e imitado na terra do tio Sam.
      O soberanistas não buscam simplesmente separar o Québec do Canadá, mas resgatar também os valores fragmentados por todo um novo contexto, incluíndo sim milhares de imigrantes que chegam, se viram bem em inglês, não fazem questão de se inserir numa sociedade francófona (por que grande parte vai pegar o chequinho da francisação).
      Então, tenho que discordar quando você diz “Vamos fazer o favor de respeitar o Canada”… acho não há falta de respeito. Talvez um certo exagero, sim. Mas, de qualquer forma, é assim – a nação Québec. Não para mim ou você, mas para todos os que aceitaram imigrar para cá e estão (ou pelo menos estavam no início do processo, quando tudo são flores) a se integrar nessa sociedade. Ah, também não acho de bom tom os termos “escambau”, “francochatos”, “francochatice”. Acredito que se assemelham a um pensamento pejorativo, o qual fiz questão de deixar no Brasil e não gostaria de encontrar aqui… embora sei que muitos daqui pensam dessa forma, mas que não fica bem colocá-los (minha opinião).

      Contudo, acho legal que você pense em mudar de província. Esse é um sinal de alguém que realmente avalia as coisas e sabe seguir seu rumo.

      E concordo com a boa aplicação de nossos impostos que são consideráveis… mas digo, por fim, que evito ao máximo as comparações, quer seja Brasil/Québec, Brasil/Canadá, Québec/Canadá… no meu caso, isso facilitou e muito minha integração aqui. Se um dia, tiver mudar para outra povíncia, ou voltar ao Brasil, aí sim farei uma avaliação e quem sabe, “colocar tudo na balança”.

      Abraços e sucesso a todos!

    • #30421
      lfantoniosi
      Participante

      Ola Erasmo,

      O que eu quis dizer é que tem gente aqui no Quebec que é separatista até o último, e isto é muito prejudicial para o Quebec. Lembre-se que até 1965, Montreal era a maior e mais importante cidade canadense. Com essa historia de separacao, os anglofonos migraram para Toronto. Quebec perdeu muito com isso.

      Na verdade os separatistas pintam esse bordao de: Quebec um pais para o mundo, etc mas nunca ninguem chegou alem disso. Como ficara o Quebec apos a separacao ? Moeda? Cidadania ? Etc. Simplemente eles pintam a imagem de: Vote Sim. Vai dar certo. Mas plano mesmo ninguem tem. Lembre-se que o Canada injeta muito mais dinheiro em Quebec do que o Quebec recolhe em impostos. Isso em parte aos imigrantes que vem pra ca para desfrutar da assistencia social.

      Se o Quebec se separar eu saio daqui. Pode ter certeza disto. Isto aqui vai virar um inferno.

      BTW: O Quebec tem a maior aliquota de imposto de todo o Canada. Por que será ?

    • #30422
      fflush
      Participante

      E viva os paladinos do Quebec, defensores da nacao quebecoise.

      Estamos imigrando para o Canada, o Quebec por coincidencia faz parte do mesmo.

    • #30427
      canonmarques
      Participante

      Gostaria de deixar registrado aqui a minha gratidão ao Felipe e ao Erasmo por dividirem com o grupo uma discussão tão importante!
      Gostaria também de parabenizá-los pelo alto nível de papo e pelo respeito que se evidencia nos posts acima!
      Fico muito feliz de que todos possam expor suas opiniões de forma educada e respeitosa…
      Lembrando que essa questão deve ser entendida (no meu ponto de vista) o quanto antes, para possibilitar ao imigrante uma melhor compreensão do ambiente Quebecois e Canadense!
      Gostaria de deixar aqui a sugestão para a avaliação do comportamento dos protagonistas do filme Bon Cop Bad Cop…
      Esse filme trata bastante desta diferença de valores, cultura, lingua, etc…
      Claro que nem preciso dizer que “VALEU A PENA IMIGRAR?” é a pergunta mais importante para qualquer um que pretende imigrar, e é uma avaliação pessoal para cada caso… Quanto mais informação melhor!!!

    • #30430
      lfantoniosi
      Participante

      Erasmo,

      Eu sei que vc nao gostou do meu termo que definem esses quebecois ortodoxos, mas veja bem,  como vc define a noticia do link abaixo:

      http://www.theglobeandmail.com/servlet/story/RTGAM.20080716.wmccartney0716/BNStory/Front

      Querem tirar o Paul McCartney do show porque ele é “britanico” demais ??? Dizem que um artista quebecois deveria ter sido escolhido no lugar, pois o show vai ser muito “Canadense”

      Pourquoi? Parce-que c’est MON CHOIX! C’est comme ça PARTOUT et TOUJOURS.

    • #30432
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos…
      A questão não é gostar ou não gostar… como eu disse, não acho de bom tom esses termos. Na minha opinião soa em um tom de Intolerância, só isso. E concordo que há o extremismo de muitos, senão a maioria dos quebequenses na questão separatista. Isso eu não também não concordo. Como exemplo, há o caso do grupo FutureShop/BestBuy, que segundo os “paladinos” da lei 101 deveriam possui um nome francês para uma das duas marcas. Eles argumentaram que FutureShop era o nome francês porque, embora “shop” venha do “shopping” inglês, esta palavra faz parte do cotidiano québécois, como parking, napkin, bye, bonne weekend, etc. Mas o processo ainda rola… são realmente exageros.
      O que gostaria de salientar em meu comentário anterior é a questão do contexto histórico e social… mesmo porque se compararmos o desenvolvimento sócio-político-econômico da província em relação ao país (nem vou falar nação québécoise, senão os paladinos – gostei deste termo! –  canadenses me matam…. :lol:  :lol:  :lol: ), mesmo após  revolução tranquila, temos uma enorme defasagem. E muitos defendem que houve certo “embargo” por parte do país, talvez como certa represália à esta insistência québécoise da tradição francesa… se é verdade ou não, não posso afirmar… e não tenho uma fonte para citar (informação sem fonte pode gerar desinformação… désolé).
      Todavia, se houve mesmo esse boicote canadense, o tiro saiu pela culatra, pois a província de Québec, além de maior geograficamente, é um dos maiores pólos biotecnológicos, aeronáuticos, farmacêuticos e de recursos naturais, não só do país Canadá, mas do mundo. Então, é certo que o Canadá tenha também o interesse em manter a província anexada, se podemos assim dizer. Podemos ficar tranquilos, eu acho
      Então, voltando ao tópico em questão… no meu caso, valeu a pena vir para a província de Québec, que pertence ao Canadá (não coincidentemente, mas através de todo um contexto histórico   :wink: ).
      Meu principal objetivo de imigração é ESTABILIDADE. E é claro que, a qualquer sinal de perturbação nessa estabilidade, seja pela separação da província do país ou outro evento, eu e minha esposa iremos para onde os ventos do equilíbrio soprarem… mas por enquanto: “C’est vraiment mon choix.” loooonge ser um “paladino” – rapaz, adorei a expressão :lol:  :lol:  :lol:

      Abraços a todos!

    • #30434
      Ventura
      Participante

      PALADINO

      {verbete}
      Datação
      1789 cf. MS1

      Acepções
      ■ substantivo masculino
      1    Rubrica: história. Diacronismo: arqueologia verbal.
          cavaleiro errante da Idade Média que vagava em busca de façanhas que lhe comprovassem o valor e a correção
      2    (1881)Derivação: por extensão de sentido. Rubrica: história da literatura.
          cada um dos 12 pares de Carlos Magno, na tradição das canções de gesta
      3    (1881)Derivação: sentido figurado.
          indivíduo destemido e cavalheiresco; indivíduo sempre pronto a defender os oprimidos e a lutar por causas justas

      Etimologia
      fr. paladin (1512) ‘de cavaleiro’, (1552, subst.) ‘cavaleiro (herói de romance ou epopéia)’, emprt. do it. paladino (adj. sXIII, subst. c1348), ele próprio emprt. do fr. palatin ‘relativo a palácio’ ou do adj. fr. palatin (1256) ‘diz-se de um dignitário que promove a justiça no palácio que lhe serve de residência’; posteriormente tb. subst. (1615) ‘senhor do Santo Império, conselheiro do imperador’

      Sinônimos
      ver sinonímia de defensor e antonímia de adversário

      Antônimos
      ver sinonímia de adversário

    • #30437
      lfantoniosi
      Participante

      Paladino foi boa.

      Mas no geral tenho gostado muito daqui. O que me assusta um pouco é a saude.

    • #30438
      Anonymous
      Participante

      Olá a todos,

      Gostaria de agradecer a todos que já estão no Quebec – Canadá  e tem se dedicado a deixar suas importantes contribuições aos amigos que ainda estão no Brasil. O que você tem feito é realmente raro  e também muito importante a todos. Assim construimos uma comunidade forte e unida.

      Não vou citar nome no agradecimento pois posso ser injusto.

      Concordo também com o canonmarques.

      Um abraço e sucesso a todos.

      À tantôt,

      Jean

    • #30439
      Viegas
      Participante

      Caros amigos, ainda não estou no Canadá, especificamente no Quebec, que eu escolhi para emigrar, portanto minhas opiniões não são fundamentadas em vivência.
      Analiso de fora, por leitura, rádio, TV, comunidades, etc. A minha escolha pelo Quebec passa sim pela francofonia, e também pelo bilinguismo, que pelo que vejo, rola mais no Quebec que em outras províncias. Na verdade, todos dizem que em Montreal se escuta de tudo.
      Porém, nós não temos condições de opinar de forma tão radical sobre qualquer dos lados, pois não temos a raíz quebecois/canadense. É uma questão cultural e histórica que foge ao nosso domínio. Pelo que sei, quando dizem que os anglofônicos são “quase americanos”, não sei. Todas as pessoas que conheço que viveram no USA e no Canadá são unânimes em classificar os canadenses como bem mais simpáticos, acolhedores e reconhecem que o Canadá é sim um país de imigrantes, recebendo-os melhor. Conheço os USA, tenho um irmão que vive lá e não tenho o menor interesse de viver lá, ao contrário do Canadá.
      Ao mesmo tempo, pra mim, o fato de um país ter duas línguas oficiais e praticadas cotidianamente, é o maior patrimônio cultural que se pode ter. Já pensaram que bom seria se no Brasil tivéssemos o português e o espanhol como línguas oficiais e difundidas? No sul, há inúmeros vocábulos e expressões espanholas usadas corriqueiramente. Bom, né? Atualmente, quem fala 2, 3, 4 ou mais idiomas tem sua vida muito facilitada, e quero prover isso pro meu (s) filho (s), bem viável no Quebec, ou Canadá se querem. Não creio que seja prudente para nós, meros imigrantes, entrarmos nessa “briga”, ainda mais fomentando animosidades, como eventualmente vejo. Quero usufruir sim de toda a cultura francófila do Canadá (Quebec) e de todas as outras também. É bom pra nós, creiam!
      Pra terminar, de todas as pessoas que conhecemos aqui que vão emigrar pro Quebec, não reconheci nenhuma que tenha o perfil de quem quer ser “sustentado” pela assistência. Pelo contrário, são guerreiros bravos, que muito contribuirão para sua nova nação: o Canadá.
      Un forte abraço e até já, Luiz

    • #30440
      marcelogodois
      Participante

      Concordo inteiramente com o Felipe! Québec não iria muito longe sem o Canadá. Já tive oportunidade de ouvir as duas opiniões sobre a separação. Tipo,  um “québecois” e um “canadense”. O segundo diz que não vai separar, mas que se separar, se muda. Diz ainda que sua língua é o inglês e que aprendeu o francês.

      Só pra quebrar o gelo. Os Montréalenses têm uma forte paixão pelos Canadiens, como ficaria o nome do time caso se separasse?! Hahaha   :wink:

    • #30441
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro Felipe,

      fico feliz com o seu sucesso profissional e pelas suas respostas vc esta engajado no seu novo pais: Canada. :D

      Sempre vi a imigracao como sendo para o Canada, independente do fato de que aqui ser o Québec. Afinal quem me deu o visto foi o Canada. :wink:

      É sempre dificil expor opinioes pessoais ou impressoes pessoais…. conheço bem o problema. Ainda mais quando somos usuarios com o perfil “moderador”, que nos obriga a “zelar” pela comunidade e solicitar, pedir, et…. a fim de evitar os termos que o Erasmo destacou na sua mensagem. Isso nao é uma censura, mas uma questao de postura.

      De fato, eu aceitei o Québec com o que ele tem de bom e de ruim, desde o começo, acredito que vc e os demais colegas informados, também o fizeram. Talvez estes pequenos detalhes como medidores de placas nao tivessem nas prioridades de pesquisa e por isso nao nos informamos. So vivendo aqui para saber.

      O que posso mudar sem criar “celeumas” eu o faço. Porém, o que (por enquanto) eu nao posso mudar eu nao me estresso….. quando puder eu tento…. se nao conseguir e isso me irritar muito…. eu me mudo. Foi assim com o Brasil e sera assim com qualquer pais que eu morar. :idea:

      Infelizmente, comparar é algo dificil a nao fazer. Por isso foi criado este topico: dar mais informacoes aos colegas que ainda estao no Brasil e mostrar com detalhes que o resultado do processo de mudança. Vivo aqui com minhas experiência e vivência de dois extremos como balise para o meu cotidiano. Sempre me veem em mente as mesmas situaçoes e dificilmente nao as comparo. Isso nao quer dizer que eu as falo (seria considerado um “pedante” e super mal visto), logo guardo para mim os resultados de minhas comparacoes.

      Porém, informacoes, sempre que posso eu as divulgo, como alias eu ja havia esquecido, aqui na Cidade do Québe, imagino que em outras cidades utilizem o mesmo metodo, aqui o cinemas as tercas feiras sao mais baratos (4.95$) em vez dos 12 ou 13$ normais. E, é valido para o dia todo para qualquer filme!

      Nao vou expor minha opiniao sobre separatismos e “MON CHOIX” pois como disse antes, expor opinioes é complicado, pois é preciso expor sua experiência e o contexto que nos levam a falar ou tomar essa ou aquela opiniao…..   se falando ja é dificil, escrevendo entao é ainda pior. 8O

      Estou muito feliz de ter saido do Brasil e de estar aqui no Québec. Isso é fato! me faltam muitas coisas que nao sao materiais e que ainda busco aqui no Québec. Se nao achar aqui, vou procurar em outro lugar. So que eu nunca tomo uma decisao importante sem muita pesquisa e discussao…. ainda estou pesquisando…..

      Entendo o que vc quer dizer com o paraiso e a imagem dele que por vezes vemos os colegas que estao mesmo ja aqui no Québec trazerem em suas mentes e depois vem o pior, a descoberta de que nao estavam bem informados sobre isso ou aquilo, e que o paraiso nao é tao paradisiaco assim….

      O que é importante notar, é que muitos colegas, infelizmente, pegam como VERDADE absoluta, o que fulano ou beltrano escrevem, afinal tal fulano ou beltrano esta no Québec, ele é confiavel, afinal é o fulano! e assim …. no final vemos que a decepçao deste colega se deve integralmente ao fulano ou beltrano. Talvez por isso muitos Blogs tenham sido finalizados. Pura falta de bom senso, mas fazer o que? vai tentar explicar :roll:

      Felipe, espero poder votar em você como meu representante no governo  nas eleicoes :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

      Erasmo

      fico feliz em ver você por aqui, como sempre no momento certo na hora certa.   :wink:

    • #30515
      Pessoa
      Participante

      Vou continuar no OFF-TOPIC um pouco, já que o tema é este de Québec separa ou não separa.

      Conversando com uns amigos Québecois, todos são a favor da separação. Eles possuem os motivos deles e eu fico ouvindo, pois não vou ficar dando minha opinião, afinal de contas eu acabei de chegar.

      Alguns argumentos eu concordo outros menos, mas na minha opinião se o Québec não me agradar mais, eu me mudo sem problema. Tenho pensando muito na carga tributária do Québec que é assustadora. Sim, tem muita coisa de “graça” aqui, mas a tributação é bem pesada.

      País perfeito não existe, se existisse não seria país e sim paraíso.

      Agora tem horas que realmente é um saco, um exagero separatista. Uma bobeira com o Paul que veio dar o show aqui. Fala sério!

      Mas sinceramente, que os Quebecois se decidam, eu vou para onde for melhor para a minha família e fim de papo. Querem separar, que se separem, se ficar ruim eu pulo fora. Para quem já saiu do país natal, mudar do Québec não vai ser nada difícil.

      Agora só para finalizar. Voltar para o Brasil, só de férias! Pois estou curtindo MUITO a vida por aqui e não estou sentindo nenhuma saudade do Brasil, apenas da família e amigos, mas não do país!

      Carlos, amanhã estou indo ao cinema para aproveitar este preço! heheheheheheheh

    • #30520
      Godo
      Participante

      Bem, não conheço muito bem essa questão de separatismo aí do Quebec, e quer saber não me interessa muito, sou da mesma opinião do Carlos e do Pessoa, se não me agradar eu mudo. Acho que como récem chegados ao Canadá os imigrantes deveriam ficar mais como observadores sobre certas questões, justamente por não entendê-las do ponto de vista da cultura do país.
      Apesar de não gostar de futebol uma vez ouvi um comentátio de um jogador em relação ao treinador récem contratado: ” o cara acabou de entrar no ônibus e já quer sentar na janela, pô”. Essa frase define bem como devemos nos comportar como imigrantes, sermos observadores e aguardar a oportunidade certa para expressar certas opiniões.
      Enfim, viva o Quebec e viva o Canadá, sejamos felizes e deixemos esses assuntos para os Canadenses, não esqueçam estamos entrando no “ônibus” agora.

      Sucesso à todos

    • #30530
      milenanzi
      Participante

      Bonsoir José Roberto et Camila,
      Bien j´ai lu votre parcours pour arriver au Québec (Canada A4).
      Bon, j´ai decidé d´écrire en français pour mieux choisir mes mots bien que je suis aussi habile en portugais.
      J´ai trouvé fascinant votre enthousiame et forte decision que vous aviez prise avant de debarquer au Québec. Raison pour laquel, je vous écrit tout particulierement pour vous encourager à être encore très fort malgré votre première échec à l´examen  d´autorisation du droit d´exercer  la medecine dentaire.
      Le Canada est un pays beaucoup different d´avec ses moeurs du Brésil et je suis sure qu´en perceverant dans vos ideaux iniciaux vous atteindrez les objetifs pour lesquels, vous êtes aller.
      Enfin, il est evident que ça ne soit pas facile dans un nouveau pays. Il faudra surtout une psychologie de fer. Mais enfin de compte, vous observerez que vous aviez fait le bon choix surtout pour vos enfants.
      Bien je suis l´epoux de  Milenanzi
      Abraços
      André

    • #30531
      milenanzi
      Participante

      Bonsoir José Roberto et Camila,
      Bien j´ai lu votre parcours pour arriver au Québec (Canada A4).
      Bon, j´ai decidé d´écrire en français pour mieux choisir mes mots bien que je suis aussi habile en portugais.
      J´ai trouvé fascinant votre enthousiame et forte decision que vous aviez prise avant de debarquer au Québec. Raison pour laquel, je vous écrit tout particulierement pour vous encourager à être encore très fort malgré votre première échec à l´examen  d´autorisation du droit d´exercer  la medecine dentaire.
      Le Canada est un pays beaucoup different d´avec ses moeurs du Brésil et je suis sure qu´en perceverant dans vos ideaux iniciaux vous atteindrez les objetifs pour lesquels, vous êtes aller.
      Enfin, il est evident que ça ne soit pas facile dans un nouveau pays. Il faudra surtout une psychologie de fer. Mais enfin de compte, vous observerez que vous aviez fait le bon choix surtout pour vos enfants.
      Bien je suis l´epoux de  Milenanzi
      Abraços
      André

    • #30536
      Carlos_Santos
      Participante

      acho que a sua mensagem esta mal localizada, nao?    8O

      nao sei nem aonde colocar…  :roll:  de que topico Andre você estava tentando responder ???

    • #30538
      milenanzi
      Participante

      Oi Carlos,
      Estava enviado uma messagem ao Casal  José Roberto e a Camila depois de ter lido o link (Canada A4) embaixo da resposta a mensagem de Ifantoniosi sobre o topico:Balanço da Imigração: Valeu a pena Imigrar ? Achei tão fascinante a descrição das etapas que eles percoreram que decidi endereça-los esta mensagen. Mas foi a primeira  vez que estava usando o blog usando-se a pagina da minha  esposa Milena (milenanzi).
      André

    • #30539
      milenanzi
      Participante

      Oi Carlos,
      Estava enviado uma messagem ao Casal  José Roberto e a Camila depois de ter lido o link (Canada A4) embaixo da resposta a mensagem de Ifantoniosi sobre o topico:Balanço da Imigração: Valeu a pena Imigrar ? Achei tão fascinante a descrição das etapas que eles percoreram que decidi endereça-los esta mensagen. Mas foi a primeira  vez que estava usando o blog usando-se a pagina da minha  esposa Milena (milenanzi).
      André

    • #30571
      Alago
      Participante

      Eu não sou Moderador, mas…..vamos nos fixar na finalidade deste tópico que é  ” Balanço da Imigração”, com certeza de ve ter muita gente querendo responder … e outras como eu…ler os tópicos…..   “discutir se o Quebec vai se separar do canadá ou não”… abrir outro tópico.

    • #30572
      Alago
      Participante

      Eu não sou Moderador, mas…..vamos nos fixar na finalidade deste tópico que é  ” Balanço da Imigração”, com certeza de ve ter muita gente querendo responder … e outras como eu…ler os tópicos…..   “discutir se o Quebec vai se separar do canadá ou não”… abrir outro tópico.

    • #30616
      55021
      Participante

      Fala Pessoal,
      To aproveitando este tópico para dar sinal de vida e dizer que estou de volta.
      Aproveitando e respondendo!
      Valeu muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiito apena imigrar, sair daquela violencia, daquela safadeza descarada que é o Brasil e sua política. SIM. Valeu apena.
      Hj estamos em Montréal, já fazem mais de 3 meses, estamos adorando nossa vida de residente permanente, e acostumem-se a se chamar assim, eles mesmo nao gostam de chamar os novos residentes como imigrantes, e sim como residentes permanentes.
      Financeiramente estamos muito melhor que eramos no brasil, profissionalmente ainda nao entramos em nossa área de atuaçao, TI e Turismo. Mas nao estamos com preça.
      Estamos de volta ao Forum.
      Detalhe.
      Foi muito bom encontrar boa parte do pessoal do Forum no Parc Angrinon.
      Abraço aos demais

    • #30618
      fflush
      Participante

      Qtde de membros da familia: 1
      Formação: Computer Science
      Ramo de Atividade: TI
      Cidade: Montreal
      Está no canadá? Sim Há quanto tempo? 3 anos( New Brunswick 3 anos, Quebec 3 semanas)
      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: nenhum, básico, intermediário, avançado, fluente: Ingles Fluente, Frances Nivel de Entrevista
      Está estudando? nao Há quanto tempo?
      Está Trabalhando? sim Há quanto tempo? 2 anos
      Consegue pagar todas as contas? sim
      Consegue juntar dinheiro? sim
      Utiliza alguma organismo de ajuda humanitária ou assistência social? NAO
      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou? melhorou
      Valeu a pena imigrar? SIM
      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? nao

    • #30638
      Patinha11
      Participante

      Obrigada por sua contribuição Luciano!
      :clap2: Obrigada a todos que tem postado nesse tópico!

    • #30663
      canonmarques
      Participante

      Gostaria de colaborar com a opinião da Patinha!!!
      Este tópico é um dos que mais me interessa no forum, e sempre acompanho os resumos da pergunta: “VALEU ou NÃO VALEU?”…
      Obrigado a todos que comentaram…
      Se Deus quiser, em breve eu poderei fazer esta avaliação também!!!

    • #30670
      Patinha11
      Participante

      Rodrigo,qual a data de abertura do seu federal? o pessoal que enviou na primeira semana de abril está todo recebendo o pedido de exames desde sexta feira !
      Bjs !

    • #30686
      canonmarques
      Participante

      Ainda não abri meu processo federal…
      Eu fiz a entrevista por telefone no dia 26/06/2008, e enviei os documentos solicitados no dia 08/07/2008, mas a soraia ainda não voltou de férias(o aviso automático diz que ela volta dia 18/8), então estou aguardando os CSQ´s chegarem pelo correio… Minha expectativa é de que eles cheguem até o final deste mês(Agosto)…
      Se tudo correr bem, estarei em Montreal em maio ou junho de 2009!!!
      PS: No blog, tem o meu timeline completo…

    • #30712
      Patinha11
      Participante

      Rodrigo ! desculpe,não havia ido ao seu Blog ! mas agora estou indo e depois colocarei na lista do meu!
      Então logo logo estarão abrindo o federal também! bem vindo ao grande tempo de marasmo…hehehe…essa espera é o ”bicho” !!!

      Bjs

    • #30722
      Anonymous
      Participante

      So estou aqui ha dois meses, mas sinto que realizei nesses dois meses mais que conseguia realizar no Brasil.
      Tudo o que imaginei, foi assim que encontre. Estou preparada a enfretar o frio com toda garra, sei que vou superar isso, jâ superei dificuldades que pareciam intransponiveis.
      Estou de acordo com a Malaman, é importante invistir bastante nos estudos de inglês e francês antes de sair do Brasil, estar ciente das restricoes domercado de trabalho e dificldades na equivalencia dos estudos quando necessária, trazer o máximo de $$$ que conseguir (para podr fazer tudo aqui sossegado, nclusive procurar emprego), ter planos A, B, C, D… Z, e para cada um deles  ter objetivos e metas bem definidos. Aprender a ter dominio sobre a saudade, nao deixar que ela domine voce.

      Seguem minhas respostas:
      Qtde de membros da familia: 03
      Formação: Administracao com Habilitacaoem Cmercio Exterior
      Ramo de Atividade: No Brasil era logistica/Exportacao. Atualmente trabalho em um banco, setor administrativo.
      Cidade: Moro em Lava, trabalho em Montreal
      Está no canadá? Há quanto tempo? Sim, 2 meses
      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: nenhum, básico, intermediário, avançado, fluente: Frances oral fluente (mas nao quebecois), escrito 8 (numa escala de 0 a 10) ; ingles oral e escrito 7, (numa escala de 0 a 10)
      Está estudando? Há quanto tempo? Nao
      Está Trabalhando? Há quanto tempo? Sim, 2 semanas
      Consegue pagar todas as contas? Sim
      Consegue juntar dinheiro? Ainda nao
      Utiliza alguma organismo de ajuda humanitária ou assistência social? nao, mas ja utilizei,o L’Hirondelle
      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou? Melhorou muito. Nao da nem para comparar, é covardia.
      Valeu a pena imigrar? Acho cedo para responder essa questao, pois so tenho 2 mese com imigrante, hoje digo que nao podia ter feitocoisa melhor deminha vida. Mas acho que daqui ha dois anos poderei daruma opiniao 100% imparcial.
      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? Como disse o Carlos, so para sacar meu FGTS, e para visitar minha mae e irmaos. Mas se for possivel, mando passagens para eles virem aqui, em vez de ir la. Quem sabe umdia, eles estarao comigo aqui em definitivo também.

      abracos
      Erika
      http://www.leslapins.wordpres.com

    • #30724
      Anonymous
      Participante

      So estou aqui ha dois meses, mas sinto que realizei nesses dois meses mais que conseguia realizar no Brasil.
      Tudo o que imaginei, foi assim que encontre. Estou preparada a enfretar o frio com toda garra, sei que vou superar isso, jâ superei dificuldades que pareciam intransponiveis.
      Estou de acordo com a Malaman, é importante invistir bastante nos estudos de inglês e francês antes de sair do Brasil, estar ciente das restricoes domercado de trabalho e dificldades na equivalencia dos estudos quando necessária, trazer o máximo de $$$ que conseguir (para podr fazer tudo aqui sossegado, nclusive procurar emprego), ter planos A, B, C, D… Z, e para cada um deles  ter objetivos e metas bem definidos. Aprender a ter dominio sobre a saudade, nao deixar que ela domine voce.

      Seguem minhas respostas:
      Qtde de membros da familia: 03
      Formação: Administracao com Habilitacaoem Cmercio Exterior
      Ramo de Atividade: No Brasil era logistica/Exportacao. Atualmente trabalho em um banco, setor administrativo.
      Cidade: Moro em Lava, trabalho em Montreal
      Está no canadá? Há quanto tempo? Sim, 2 meses
      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: nenhum, básico, intermediário, avançado, fluente: Frances oral fluente (mas nao quebecois), escrito 8 (numa escala de 0 a 10) ; ingles oral e escrito 7, (numa escala de 0 a 10)
      Está estudando? Há quanto tempo? Nao
      Está Trabalhando? Há quanto tempo? Sim, 2 semanas
      Consegue pagar todas as contas? Sim
      Consegue juntar dinheiro? Ainda nao
      Utiliza alguma organismo de ajuda humanitária ou assistência social? nao, mas ja utilizei,o L’Hirondelle
      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou? Melhorou muito. Nao da nem para comparar, é covardia.
      Valeu a pena imigrar? Acho cedo para responder essa questao, pois so tenho 2 mese com imigrante, hoje digo que nao podia ter feitocoisa melhor deminha vida. Mas acho que daqui ha dois anos poderei daruma opiniao 100% imparcial.
      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? Como disse o Carlos, so para sacar meu FGTS, e para visitar minha mae e irmaos. Mas se for possivel, mando passagens para eles virem aqui, em vez de ir la. Quem sabe umdia, eles estarao comigo aqui em definitivo também.

      abracos
      Erika
      http://www.leslapins.wordpres.com

    • #30725
      Anonymous
      Participante

      So estou aqui ha dois meses, mas sinto que realizei nesses dois meses mais que conseguia realizar no Brasil.
      Tudo o que imaginei, foi assim que encontre. Estou preparada a enfretar o frio com toda garra, sei que vou superar isso, jâ superei dificuldades que pareciam intransponiveis.
      Estou de acordo com a Malaman, é importante invistir bastante nos estudos de inglês e francês antes de sair do Brasil, estar ciente das restricoes domercado de trabalho e dificldades na equivalencia dos estudos quando necessária, trazer o máximo de $$$ que conseguir (para podr fazer tudo aqui sossegado, nclusive procurar emprego), ter planos A, B, C, D… Z, e para cada um deles  ter objetivos e metas bem definidos. Aprender a ter dominio sobre a saudade, nao deixar que ela domine voce.

      Seguem minhas respostas:
      Qtde de membros da familia: 03
      Formação: Administracao com Habilitacaoem Cmercio Exterior
      Ramo de Atividade: No Brasil era logistica/Exportacao. Atualmente trabalho em um banco, setor administrativo.
      Cidade: Moro em Lava, trabalho em Montreal
      Está no canadá? Há quanto tempo? Sim, 2 meses
      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: nenhum, básico, intermediário, avançado, fluente: Frances oral fluente (mas nao quebecois), escrito 8 (numa escala de 0 a 10) ; ingles oral e escrito 7, (numa escala de 0 a 10)
      Está estudando? Há quanto tempo? Nao
      Está Trabalhando? Há quanto tempo? Sim, 2 semanas
      Consegue pagar todas as contas? Sim
      Consegue juntar dinheiro? Ainda nao
      Utiliza alguma organismo de ajuda humanitária ou assistência social? nao, mas ja utilizei,o L’Hirondelle
      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou? Melhorou muito. Nao da nem para comparar, é covardia.
      Valeu a pena imigrar? Acho cedo para responder essa questao, pois so tenho 2 mese com imigrante, hoje digo que nao podia ter feitocoisa melhor deminha vida. Mas acho que daqui ha dois anos poderei daruma opiniao 100% imparcial.
      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? Como disse o Carlos, so para sacar meu FGTS, e para visitar minha mae e irmaos. Mas se for possivel, mando passagens para eles virem aqui, em vez de ir la. Quem sabe umdia, eles estarao comigo aqui em definitivo também.

      abracos
      Erika
      http://www.leslapins.wordpres.com

    • #30728
      Patinha11
      Participante

      É isso aí Érika !  :)
      Nem preciso dizer como é bom vc partilhar conosco sua experiencia e primeiras impressões como imigrante,mesmo sendo como uma débutante !rsrs…
      Obrigada amiga por sua contribuição e boa trabalho !!!
      Beijos  :!:

    • #30733
      canonmarques
      Participante

      Erika,
      Só um detalhe…
      Você está trabalhando a 2 semanas na sua área ou em “survival job”?

    • #30757
      Anonymous
      Participante

      Rodrigo,
      não é minha área nem é survival Job

      abraços
      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #30763
      BeatrizM
      Participante

      Erika,
      por coincidência ontem entrei em seu blog pela primeira vez e adorei.
      Tambem tenho uma filha adolescente e quase não encontro familias de imigrantes com filhos tão grandes! Aliás, se alguma familia com filhos a partir de 12 anos estiver nos lendo, se manifeste pra que possamos trocar experiências!
      Agradeço o seu retorno sobre a imigração, é muito importante pra gente que ainda não foi ler os relatos de vocês.
      Estamos nos mudando pra Montreal em janeiro e eu gostaria de te perguntar algumas outras coisas:
      -Por que vocês se mudaram de  Montreal para Laval depois que chegaram?
      -Estão gostando de Laval?
      -Sua filha vai entrar em uma classe d´accueil na mesma escola em que vai estudar definitivamente?
      -Você mandou algum tipo de mudança de navio ou foi tudo no avião com vocês?
      UFA! São muitas duvidas…..
      Obrigada.
      Um abraço,
      Bia

    • #30771
      SANDROMS
      Participante

      Erika e Beatriz, que tal criar um tópico: imigrando com filhos?

      Existem questões especificas de quem tem filhos que são interessantes de se discutir, mas não são pertinentes a todos.

      Eu estou levando dois neo-quebecoises (uma menina de 4 anos e esse bebe da foto).

      Sandro.

    • #30773
      Patinha11
      Participante

      Boa idéia Sandro ! Quem se habilita a abrir esse tópico?
      Estamos indo com uma filha pré adolescente.
      Mantemos contato com uma família que mora em Laval e gosta muito de lá,eles tem um casal de filhos,um menino e uma moçinha.
      Em breve estaremos lá também!
      Obs:eu e meu marido adoramos essa foto do seu filho ,viu Sandro??é show!! :D

    • #30776
      Anonymous
      Participante

      Patinha, querida, obrigada pelas palavras carinhosas sempre!

      Bia, me mande um email por favor que respondo todas as suas duvidas.
      les_lapins [at] yahoo [dot] com

      A todos: não me proponho a criar o tópico porque agora trabalhando, fica dificil administrar, mas prometo passar algumas vezes por semana para comentar tb.!

      Abraços
      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #30799
      maurorepacci
      Participante

      Qtde de membros da familia: Imigrei sozinho mas minha namorada ja morava no Canada
      Formação: Administracao de Empresas
      Ramo de Atividade: Financas
      Cidade: Montreal
      Está no canadá? Há quanto tempo? 3 meses como imigrante
      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: frances intermediario pra avancado e ingles fluente
      Está estudando? Há quanto tempo? Estudei aqui antes de fazer a imigracao. (curso de frances)
      Está Trabalhando? Há quanto tempo? Faz quase dois meses que consegui um trabalho na minha area e em uma posicao melhor que eu tinha no Brasil
      Consegue pagar todas as contas? sim
      Consegue juntar dinheiro? um pouco
      Utiliza alguma organismo de ajuda humanitária ou assistência social? nao
      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou? melhorou bastante
      Valeu a pena imigrar? so vou saber daqui uns anos mas por enquanto esta valendo muito a pena
      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? so pra turismo

    • #30840
      Carlos_Santos
      Participante

      parabéns Mauro!

    • #30841
      Carlos_Santos
      Participante

      parabéns Mauro!

    • #30845
      BeatrizM
      Participante

      Erika,
      vou te enviar e-mail então, obrigada!
      Pessoal, o tópico já foi criado pela Danisergio, vamos trocar informações sobre os filhos através dele, ok?
      Abs,
      Bia

      BeatrizM
      bmbras@hotmail.com

    • #33252
      silvionh
      Participante

      Ola Pessoal,

      Finalmente achei um topico em que eu posso contribuir um pouco:

      Qtde de membros da familia: Imigrei sozinho

      Formação: Tecnico em Computacao e Administrador de Empresas

      Ramo de Atividade: Desenvolvimento/Suporte a sistemas

      Cidade: Montreal
      Está no canadá? Há quanto tempo? 7 meses

      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: frances intermediario / ingles fluente

      Está estudando? Há quanto tempo? Sim, Frances, ha 6 meses

      Está Trabalhando? Há quanto tempo? sim, ha 4 meses

      Consegue pagar todas as contas? sim

      Consegue juntar dinheiro? sim

      Utiliza alguma organismo de ajuda humanitária ou assistência social? nao

      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou?
      Melhorou, mas… leia a proxima resposta

      Valeu a pena imigrar?

      Acho complicado falar sobre qualidade de vida e se valeu a pena imigrar. Isso porque cada pessoa da valores diferentes a carreira, convivencia com a familia, etc. Por exemplo, para mim o inicio foi bem complicado, alem de estar longe da familia e dos amigos, estava comecando do zero, sendo que no Brasil eu tinha um belo apartamento, carro, emprego…
      Hoje eu tenho um bom emprego, na minha area, ja mobiliei a casa com moveis novos, comprei meu PS3 e uma big TV. No ano que vem provavelmente vou comecar a estudar e meu conhecimento de frances e ingles melhora a cada dia. Conheci pessoas maravilhosas aqui.

      Por outro lado, ficar longe da familia e dos amigos eh muito dificil.  Venha preparado para abrir seu coracao, mostrar seu melhor, mas esteja preparado pra briga; tem gente legal aqui, mas aqui tem de tudo, inclusive os extremamente mal-educados e sem nocao…

      Ha quem diga que imigrar eh cair de cabeca, saiu na chuva eh pra se molhar, bla bla, mas a falta que a familia e os amigos fazem eh muito grande. Claro que depende de pessoa pra pessoa, eu sinto falta ate dos meus papagaios… Imigrar eh uma experiencia unica, cheia de desafios, com o bom e o ruim dos desafios. Voce precisa avaliar o que eh bom pra sua vida, aqui voce cresce profissionalmente, faz uma nova vida, mas fica distante da vida que voce tinha.

      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? Bom, vamos ver o que a vida me reserva.

    • #33256
      Carlos_Santos
      Participante

      Seja bem vindo ao forum Silvio e obrigado pela contribuiçao!   :wink:

      feliz Natal!

    • #33300
      kanatakebek
      Participante

      Tsssss c ffffffffffff

    • #33305
      petula
      Participante

      uau, pessoal! valeu pelas dicas. muito bacanas!!

      []s
      p

    • #33308
      LEKO
      Participante

      Pessoal

      Salut! pra todo mundo!

      Tenho um emprego relativamente bom aqui no Brasil. Sou técnico em Telecomunicações a 10 anos em uma grande empresa multinacional. Porém, com 30 anos, anseio por novos desafios atrelado a um novo projeto de vida. Já não penso e talvez nunca tenha pensado em construir um patrimonio financeiro, portanto não penso em deixar o Brasil para enrriquecer, mas apenas para construir um patrimonio cultural, ter uma experiência internacional, enfim… sair daquela zona de conforto que nos escraviza… porém gostaria de manter a minha qualidade de vida… Escolhi Quebec porque estudei 4 anos de lingua francesa e penso que seria uma boa oportunidade de aprofundar meus conhecimentos sobre a lingua… Tenho esposa e uma filha de 5 anos que iriam comigo, não em um primeiro momento, mas depois que eu me estabelecesse ai no Quebec… gostaria de saber se o povo daí são acolhedores, pois sabemos que na Europa e nos Eua, muitas vezes, somos vítimas de preconceito e temos que nos sujeitarmos a empregos subalternos e mediocres… gostaria de exercer minha profissão aí, mesmo que não seja no mesmo nível hierárquico que ocupo no Brasil, mas gostaria de trabalhar na minha área… Pois bem, o que vcs que vivem aí poderiam me dizer quanto à qualidade de vida e as possibilidades de trabalho na minha área de atuação? Para os que tem filhos pequenos, haveria grande dificuldade de ambientação?  uma grande abraço e desde já agradeço. Alex

    • #33309
      fabiolabvalio
      Participante

      Alex, você está buscando o mesmo que todos nós: qualidade de vida, oportunidades, um lugar melhor para criar os filhos…

      Pessoal, as experiências de todos são muito importantes! Eu sempre aprendo várias coisas e pego umas dicas preciosas com os depoimentos de você! Obrigada a todos e boa sorte!

    • #33310
      LEKO
      Participante

      É mais ou menos isso, mas talvez eu não queira tanto Fabiola; talvez eu queira apenas sair da rotina, não como aventureiro, mas sim de uma forma responsável e organizada…. e obrigado pelos comentários… um grande abraço

    • #33312
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá ALex,

      Todas as suas dúvidas, como emprego na área, acolhimento e filhos, já foram discutidas várias vezes aqui no site. Faça uma busca no forum que você poderá encontrar muitas respostas.

      abraços e boa sorte,[/align]

    • #33313
      LEKO
      Participante

      Obrigado Dri! Tenho lido muitas coisas, nada muito específico, mas sei que deve haver ainda muitas informações, me cadastrei no site hoje e ainda não o conheço a fundo…  ao que percebo, as dúvidas de todos que ainda vivem no Brasil e desejam ir para o Canada são semelhantes e todas as respostas traduzem experiências particulares muito úteis e interessantes… e ao meu ver, a receita do sucesso aí e a mesma de que precisamos aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, ou seja: trabalho, esperança e muita determinação…  Um grande abraço e obrigado pela dica.

    • #33315
      Anonymous
      Participante

      @kanatakebek”;p=”27858 wrote:

      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? Sem duvida no maixo aos 60 ou 62, inclusive estou colaborando com o INSS como autonomo, e estu pagando meu plano de saude como se eu estivesse la. Aconselho a todos de fazerem a mesma coisa.

      Outra coisa, aqui se paga uma fortuna em impostos, e muito imposto, mesmo sem o termos o direito de reclamar, pois todos sabíamos disso antes de vir, é muito imposto.

      Apenas com o que pagamos de imposto, eu e minha esposa, sem considerar os seguros, contribuição para aposentadoria, etc (tudo isso volta de uma forma ou outra), com o que pagamos de imposto esse ano compraríamos um apartamento de 75 mil reais no Brasil. Imaginem isso durante 10 – 15 anos?

      Uma coisa … eu vi há algumas semanas que o Brasil está fazendo um acordo com o Canadá na área de previdência social para que contribuições em um país valham em outro (o Québec vai ter uma negociação em separado). É bom ficar de olho pra não pagar INSS desnecessariamente …

      Em relação a impostos, acho que tem que colocar tudo na ponta do lápis. Não basta dizer que paga muito imposto no Canadá. Tem que fazer a conta de quanto pagaria de imposto aqui no Brasil, o quanto teria que pagar adicionalmente aqui no BR para ter os serviços (plano de saúde privado, escolas privadas …), o imposto (que passa de 50% em alguns produtos) embutido nos produtos aqui no BR …

    • #33317
      Gus_23
      Participante

      Quantos aos impostos, tem um tópico apenas sobre isso, com um post excelente sobre as tributações federais e provinciais em quebec. Ao comparar é importante lembrar que poucos realmente sabem quantos pagam de fato  em impostos no Brasil.

    • #33321
      kanatakebek
      Participante

      Tsssss c ffffffffffff

    • #33326
      lfantoniosi
      Participante

      Kanata,

      Vc so esqueceu de um detalhe: a violencia no brasil quando vc tiver 60 anos. Do jeito que as coisas estao por la, vc vai ter que morar num bunker e andar de carro blindado.

      Entao, se vc veio atras de menos violencia, sua estrategia nao faz muito sentido…

    • #33327
      RonaldoMaciel
      Participante

      Concordo Luciano…Kanata, 1500 reais no Brasil valem mais que 1200 no Canada??? Estranho pois como disse o Lfantoniosi, o risco da violencia aqui no Brasil é muito maior. Alem do que vc provavelmente teria um plano de saude no Brasil pois nao confiaria no SUS para cuidar da sua saúde. E vc sabe o preco de um plano de saude para um idoso no Brasil? Pelo menos uns 600 reais por mes, ou seja, a metade do seu salario iria ficar com a Unimed, Amil e congeneres…

      alem de uma serie de outros custos. Nao tenho uma visao deslumbrada do Canada, mas os fatos comprovam que a qualidade de vida aí é muito superior a daqui, especialmente na velhice…Isso nao precisamos discutir, a ONU, OMS e todos os institutos de estatistica do mundo comprovam isso.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #33331
      guipaola
      Participante

      Olá pessoal, sempre leio atentatmente todas as respostas postadas por aqui, porem como nao tenho muita experiencia de causa, acabo nao comentando muito.

      Ao entrar em um blog vi este link (um video feito em 09-2008 no Jornal Hoje), e fiquei um pouco apreensivo..

      http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM885881-7823-BRASILEIROS+ENCONTRAM+DIFICULDADES+PARA+TRABALHAR+NO+CANADA,00.html

      Eu gostaria de saber uma opiniao concreta de quem ja esta por ai.. Isso é balela da TV Globo pra dar audiencia ou realmente esta acontecendo?

      Abs
      Guilherme de Paola

    • #33332
      lfantoniosi
      Participante

      Olha, o que eu vi por aqui eh que as empresas estao com medo, cancelando projetos e contratando somente quando eh estritamente necessario. Na empresa que trabalho, em julho de 2008 tinha 80 vagas em aberto. Agora nao tem nenhuma e mandaram metade do QA embora duas semanas atras.

      As vagas desapareceram dos sites de emprego e acredito ainda que o pior esta por vir.

      Esta eh a minha impressao aqui em montreal, isto para TI.

    • #33335
      kanatakebek
      Participante

      Tsssss c ffffffffffff

    • #33336
      kanatakebek
      Participante

      Tsssss c ffffffffffff

    • #33339
      SANDROMS
      Participante

      @kanatakebek”;p=”27897 wrote:

      …foram descontados do meu holerite e de minha esposa o equivalente a 75 mil reais…

      Kanatakebek,

      Fiz umas contas rápidas, e imagino que sua renda familiar seja por volta do dobro disso. Se você ganhasse isso no Brasil, digo SE pq uma renda familiar de mais de 10 mil reais é rara por aqui, você pagaria 37mil reais por ano ao IR, não é tão pouco assim sem incluir previdência nessa história.

      Há também os encargos que o patrão paga e não aparecem no holerite. Eu trabalho como terceiro em uma empresa onde já fui funcionário. Quanto ganho hoje? O dobro! Se voltasse a ser funcionário meu salário bruto voltaria a metade do que é hoje. E o FGTS que é uma poupança forçada?

      Quando você compra algo aí sabe quanto foi o imposto sobre a mercadoria certo? Mas quanto custa um carro aí? e uma TV de LCD ou plasma? Ou um Notebook. Metade do que no Brasil. Porque? Impostos. E a gasolina? Mesma coisa. Telefone? Mais de 60% do custo de uma ligação telefonica é imposto. Sugiro ler o link no fim do Post.

      Pesquisei a Australia como opção de imigração, e lá o imposto é por volta de 50% do salário também. Mas no final, ninguem paga impostos como no Brasil. A diferença é que aí você vê! Aqui não. Seria virtualmente impossível redigir um documentos sobre TODOS os impostos que pagamos no Brasil com 30 páginas. Daria mais de 300.

      Não se iluda, não compare o imposto pago aí, e que você ve saindo do seu holerite, com o imposto pago aqui, que fica embutido, escondido e quando sai não volta nunca mais.

      Ref: Todos os impostos do Quebec

      Ref2: Impostos no Brasil

    • #33340
      Gus_23
      Participante

      Heheheheh!   Além do problema em saber o que está pagando de impostos no Brasil e em Quebec, ainda tem o problema dos serviços públicos!

      Na conta de imposto deve entrar o gasto com saúde e educação de nossos filhos, gastos relativos com segurança, e isso inclui o que se perde com furtos e roubos que são comuns no Brasil e com medidas de proteção, como prédios cheios de câmeras, vigias, cercas eletrificadas e td mais!

      A análise realmente deve ser profunda e não superficial. Outra coisa que conta muito é o valor pessoal do conforto e segurança que se tem em quebec. Cada um valoriza isso de modo diferente, mas para mim o valor é altíssimo. Só pra citar um exemplo, o conforto e a segurança de estacionar um carro com um bom som e um GPS próximo ao metrô sem ter que ficar escondendo eles.

      Um abraço a todos

    • #33342
      Godo
      Participante

      Kanata, ao invés de pagar inss compre títulos do tesouro, é mais seguro e garantido, do jeito que a previdência no brasil anda não confiaria nesses 1500,00 de aposentadoria.

    • #33344
      fflush
      Participante

      Quanto a estacionar o carro com um bom Som e GPS em Montreal pensa 2 vezes …. Roubam do mesmo jeito . :) Experiencia propria.

    • #33349
      lfantoniosi
      Participante

      Sem falar nos impostos escondidos e enganosos como o ICMS, que diz que a aliquota eh de 25% mas na verdade eh de 33% pois no calculo, calcula-se o ICMS sobre ele mesmo. Vc paga o imposto somando o valor do produto + o proprio imposto. Isso eh ridiculo, nunca vi nada parecido em pais algum, e olha que eu ja trabalhei com importacao da america latina inteira. Qual o embasamento legal e etico de que um imposto deva ser calculado sobre ele mesmo ? Fora que na conta do ICMS entram: valor do produto, o imposto de importacao, o IPI, o PIS e a COFINS e ele proprio o ICMS. Bi-tri-quadri-tributacao!

      O pior eh que conversando com um fiscal da receita brasileira, ele defendia essa atitude do governo, pois o governo, ao inves de aumentar a aliquota, muda a forma de calculo. Olha que legal, que mentalidade joinha do brasil e seus legisladores e fiscais. Governo as claras.

      A reforma tributaria, ninguem vai ser homem o suficiente para faze-la, e se fizerem vai ser a maior enganacao. portanto, prefiro pagar os impostos do quebec.

      Confesso que eu estou um pouco decepcionado com a forma que gastam o meu imposto aqui, dao enfase demais a lingua francesa e a saude continua a mesa coisa, senao piora a cada dia. Mas, ainda assim nao se compara ao brasil. Brasil nao se compara nem ao inferno, alias, no brasil ate o diabo paga imposto…

      Aproveitando, o predidente Luif Inafio Lula da Silva disse que o brasil ira trabalhar junto aos demais paises para ajudar ao paises do oriente medio a pararem de se matar uns aos outros.  So que a taxa de assassinatos em israel eh de 9 a cada 100 mil habitantes. No brasil ela eh de 30 para cada 100 mil habitantes. Entao, quem eh que deve parar de se matar uns aos outros ???? Esse eh o nosso paizinho….

    • #33356
      kanatakebek
      Participante

      Tsssss c ffffffffffff

    • #33361
      lfantoniosi
      Participante

      So no Quebec, isso eu ja sabia :).

      Mas estou considerando seriamente a hipotese de me mudar daqui pra ontrario, alberta ou bc.

    • #33366
      Gus_23
      Participante

      é, entendo que o imposto ai é alto, mas pelo que vcs estao falando aidna é menos de um terço do que existe no Brasil! Agora uma pergunta, vc vê o imposto na boca do caixa ou os preços já são expressos com o imposto imbutido?

    • #33368
      Carlos_Santos
      Participante

      os preços sao expostos sem as taxas.

      Quando vc paga elas aparecem na nota fiscal.

      So no vinho e na gasolina é que o valor exposto ja considera o imposto (embutido no preço) mas na nota vem discriminado igualmente.

    • #33373
      fabiolabvalio
      Participante

      Aqui no Brasil, o que mais me deixa frustrada quando eu vejo os descontos no meu salário, é saber que não receberei praticamente nada de volta. Eu tenho praticamente certeza que, se ficasse aqui, quando chegar a hora de me aposentar (ainda mais eu que estou no início da minha vida profissional), não existirá mais aposentadoria. A forma como o INSS é administrado (e todos os desvios de verbas), mais a evolução da população brasileira (envelhecimento e aumento do trabalho informal que não paga impostos), a menos que haja alguma grande mudança ou reforma, ele não conseguirá se manter… E se eu acreditasse em grandes mudanças por aqui, eu não estaria deixando o país…

      Como o Godo sugeriu, eu também acho muito mais interessante comprar títulos do tesouro e investir em uma poupança para a aposentadoria.

    • #33380
      kanatakebek
      Participante

      Tsssss c ffffffffffff

    • #33382
      Patinha11
      Participante

      Pior de tudo é ver as pessoas se prenderem tanto aos bens materiais que não conseguem enxergar nada além quando a situação financeira sofre algum abalo(por mais grave que seja)…

      Lamentável o material ser mais importante que o espiritual…

      Demissões, doenças graves e até terminais,perdas de filhos,falencias… a vida tem dessas situações sim!!!

      Já pensou se fossemos nos matar por isso ? ao invés de dar a volta por cima ?

      Só pra refletir…não precisa responder…

      :?

    • #33385
      Carlos_Santos
      Participante

      excelente ponto de reflexao Patinha11 :wink:

    • #33391
      lfantoniosi
      Participante

      BTW, Kanata, fazendo as contas por cima, sua renda anual eh de cerca de 110K pra mais. Nada mal mesmo para os padroes Quebecois. Da pra comprar casa, carro e fazer um bom pe-de-meia.

      A gente se prende no fato de que: a no brasil eu pagava isso. Como ja falaram aqui quero ver vc ser CLT e ter uma renda dessas no brasil. Vai pagar em media 27,5% de imposto sem nada em troca. Isso se conseguir uma empresa que te pague em carteria assinada.

    • #33394
      Baratinha
      Participante

      São bem raros os casos de pessoas que ganham mais de três mil reais com carteira assinada…é bem difícil mesmo. Geralmente quem tem salário nesta faixa é “terceirizado”…e ser “terceiro ” tem várias desvantagens…as quais eu não vou discutir aqui…E olha que pra ganhar mais de dois mil reais no Brasil geralmente tem que ter curso superior… (é possivel ganhar mais de três mil reais com os direitos como férias e décimo terceiro mas não ser que vc seja um funcionário público concursado…mas ainda assim em um cargo mais elevado)… Fazendo uma continha bem bobinha…Três mil reais por mês dá uns 36 mil reais ano…Desconta o imposto de 27,5 % (estou certa, se não me corrijam).. sobra 26 mil e pouquinho…Supondo o dólar canadense a dois reais (valor só pra brincar)… dá treze mil dólares… Se não me engano e não me falhe a memória o salário mínimo do mínimo lá é perto dos 12 mil dólares e isso para as funções mais básicas…

    • #33403
      Anonymous
      Participante

      Ola meu amigos, desculpe-me pela “carta”… rs, mas estou muito triste e desconfortavel com esta reportagem.

      Tenho acompanhado com muita atenção esta “tal” crise mundial. Digo “TAL”, por que aqui enfrentamos todos os tipos de crise todos os dias, e a crise mesmo ainda não chegou aqui (vai chegar).

      Fico triste por este casal e lembro do que passei em 2003 quando eu estava desempregado, minha esposa gravida e também sem emprego…..

      Sou técnico de projetos, ganho R$ 3.249 por mês e minha esposa hoje, também esta trabalhando e ganha a mesma coisa que eu. Desculpe-me, talvez não deveria estar postando isso, mas me sinto um vencedor, pois, se existem dificuldades, elas existem para serem vencidas e este casal desistiu de lutar e não quis mais aprender com a vida.

      Hoje eu poderia desistir de imigrar, pois minha situação é confortavel, mais aí eu olho por tudo que passei e imagino:
      – Se eu perder o emprego aqui no BRASIL, vou conseguir ao menos um “emprego basico” que me dê um minimo de dignidade ? fiquei 1 ano 1/2 desempregado, virei camelô e fui fazer tatoo de henna na praça, para conseguir ter dinheiro para tomar café da manhã….isso quando eu conseguia !

      – Minha filha vai ter uma escola “que funciona” ? No canada, sei que ela no minimo, vai aprender mais 2 idiomas (Inglês e Francês)……

      – Mesmo pobre e quebrado vou estar sujeito a violência ? Só este ano “em Campinas” na região do bosque (para quem conhece… ) deve ter ocorrido mais furtos de carros do que no Quebec em 2008 inteiro….

      Este casal fez isto porque entraram em depressão profunda e não conheceram um paraiso chamado Brasil, onde indices de violência massacram qualquer comparação ao Quebec, onde o nivel das escolas publicas são comparados aos de países africanos (assolados por gerras civis) e ao mesmo tempo possui uma riqueza que hoje com a crise o coloca como a 8 maior economia do mundo na frente do CANADA… mas que infelizmente, possui mais de 50% da sua população na classificação de TIPO “D”, pois o Brasil a sociedade ganhou mais dois niveis à classe A, B, C “D” e “E”.

      Apegado ao materialismo como são, esse casal tinha cometido suicidio bem aqntes se fossem brasileiros.

      Feliz 2009 a todos, neste ano de muito aprendizado na escola da vida !

    • #33408
      lfantoniosi
      Participante

      cara, aqui no Quebec se rouba muito carro. Furto. Procure as estatisticas eh vc vera.

    • #33410
      Anonymous
      Participante

      Quando eu estive no Québec para visitar, o pessoal me contou que se furta bastante carro em Montréal principalmente.

      Bom, essa discussão nunca vai ter fim, já que “a grama do vizinho sempre é mais verde”. Quando vc está aqui no BR, só vê vantagens no CAN. Quando se está no CAN, só se lembra das coisas boas do BR … É preciso priorizar, decidir o que é importante para você. Quem quer ir para o Québec com a intenção de ficar rico …. pode esquecer. Pra isso, o Brasil é melhor.

      Falando em índices de violência, este fim de semana eu vi uma reportagem na tv falando da região de Foz do Iguaçu  (Paraná), que está com um índice “alto demais”. O delegado lá estava falando que seria “aceitável” um índice de até 60 assassinatos por ano para cada 100 mil habitantes, segundo a média nacional …

    • #33414
      guipaola
      Participante

      Pessoal, vale lembrar que fazer comparações com Estatísticas públicas utilizando informações aqui do Brasil acabam sendo um pouco tendenciosas (nao sei se o mesmo vale para o Canadá). Quantas pessoas são assaltadas e não vão a Policia prestar queixas? Estas estatísticas aqui tem um viés, e com certeza sempre serão sub-estimadas.

    • #33420
      maurorepacci
      Participante

      Eu tava olhando as estatisticas para ter uma base dados e nao me basear em opiniao ou o que aparece na midia. (Seguem dados da Secretaria de Seguranca Publica de Sao Paulo e da Policia de Montreal e de Toronto).

      Furto e Roubo de Veículo       Homicídio
          Total      Taxa                                    Total   Taxa
      Montreal    22,403     600.60                                   42    1.13
      Toronto    15,392     279.30                                   84     1.52
      Sao Paulo    78,477     724.34                                 2,308    21.30

      *Taxa e o que olhamos para comparar (divide total pela populacao vezes 100 mil tendo taxa por 100 mil habitantes)

      Como o Felipe falou e podemos ver, Montreal tem muito furto e  roubo de carros, quase a mesma coisa que na cidade de Sao Paulo. Entao agora sabemos que a melhor coisa a fazer e sempre ter um bom seguro. Roubam o carro, recebemos um novo e pronto.

      Agora, eu acho mais importante ver a taxa de homicidios. Voce morre e ainda faz o que? Seguro de vida e uma opcao mas acho que queremos aproveitar a vida e criar nossas familias. Ainda mais que Sao Paulo esta longe de ser a cidade mais violenta do Brasil (Recife tem taxa de 90, Foz do Iguacu 98 e Vitoria 100).

      Eu acho que a provincia do Quebec e o Canada em geral sao excelentes lugares para se viver. Mas ai depende de cada um. O carloslopes tem fortes motivos para deixar o Brasil como cada um de nos temos e  como o Taz disse temos realmente que priorizar o que e importante para nos. Da pra ficar rico no Canada sim mas no Brasil e mais facil (pra tudo tem um jeitinho) mas ai depende de cada um.

      Pra quem quiser ver o relatorio da Policia de Montreal:
      http://www.spvm.qc.ca/upload/documentations/Bilan_chiffres_Anglais.pdf
      ou
      http://www.spvm.qc.ca/upload/documentations/Bilan_2007_chiffres_Francais.pdf

      Abracos
      Mauro

    • #33421
      maurorepacci
      Participante

      Mais um coisa…em 2008 recorde de homicidios em Montreal…quero dizer menor taxa desde 1972. 29 homicidios comparado com 42 ano passado

      http://www.cbc.ca/canada/montreal/story/2008/12/30/mtl-homicide-rate-1230.html?ref=rss

    • #33434
      acougojr
      Participante

      Ola pessoal!!

      Sou novo aqui no forum e acho uma ótima idéia discutirmos para sempre termos outros pontos de vista.

      Creio que o ponto do “carloslopes” é um dos principais motivos que me fizeram escolher em imigrar para o Quebec e não para os EUA onde estava trabalhando.

      Realmente é ilustrativo, mas não é minha maior preocupação o índice de carros roubados nem o de homicidios apesar de como bem disse “maurorepacci” ser muito mais importante.

      O que me fez decidir é que mesmo com um salário baixo é possível dar aos seus filhos uma educação de excelente qualidade dando a oportunidade deles conseguirem brigar por uma vida melhor. Claro que espero conseguir um bom trabalho, mas nunca sabemos.

      Aqui no Brasil hoje tenho uma boa vida, entretanto se minha esposa e eu perdemos nossos empregos, com salários baixos nossos filhos iriam para um colégio público brasileiro e entrariam no círculo vicioso brasileiro que não é impossível de sair mas é dificíl.

      Ainda não tenho filhos mas é principalmente por eles que pretendo imigrar.

      Abraço a todos.

      Alberto

    • #33962
      FCelso
      Participante

      Olá pessoal,

      É certo que uma avaliação dessas deve ser bem pesada, e é muito difícil evitar de ser subjetivo, pois nossos valores são inerentemente subjetivos.
      Vou deixar aqui minha contribuição após quase 1 ano morando na Cidade do Québec.
      Considerando algumas características peculiares: Sou gaúcho, natural de uma cidade do interior (20 mil hab) onde realizei o ensino fundamental, mudei para outra uma cidade do interior do RS (250 mil hab) para realizar o ensino médio e finalmente mudei para a capital (Porto Alegre, 1 mi 500 mil hab) para realizar curso superior, mestrado e doutorado, onde é minha atual residência brasileira.

      Minha situação atual como suposto imigrante é: Certificado de Seleção de Québec em mãos, voltando para o Brasil em março desse ano. A imigração para o Canadá ainda está sendo estudada.

      Portanto, minha visão da imigração ainda é parcial. Mesmo assim, colocarei nos moldes do questionário proposto:

      Qtde de membros da familia: 03 (eu+esposa+filho de 11 anos)

      Formação: Engenharia de Plásticos (ULBRA), Mestrado e Doutorado em Ciência de Materiais (polímeros) (UFRGS), Pós-Doutorado em Engenharia Química (ULAVAL)

      Ramo de Atividade: Pesquisa e desenvolvimento, ensino superior

      Cidade: Cidade do Québec / Porto Alegre

      Está no canadá? Há quanto tempo? Sim, há 11 meses, mas de retorno ao Brasil

      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: nenhum, básico, intermediário, avançado, fluente
      Inglês fluente, francês iniciante (que eu havia esquecido do meu ensino médio). Depois de quase 1 ano na Cidade do Québec, o inglês foi aperfeiçoado (pratico muito no trabalho e os canais de TV em inglês não têm legenda   :wink: ) e o francês chegou ao nível intermediário. (falo ainda espanhol, meio esquecido, no nível intermediário). Depois de 8 meses ouvindo francês com diversos sotaques (quebequense, francês da França, marroquino, tunisiano, romeno, da Martinica), pude aproveitar 1 mês intensivo de francisação, para experimentar como é o curso (tive que pagar, mas nada demais, pois como trabalhador temporário se consegue um ótimo preço $80.00 ao ano + $25.00 pelo material, 3x ao ano). No curso de francisação pude praticar inglês com canadenses nativos anglofônicos e espanhol com nativos da américa latina e espanha. Nas aulas de francisação do Centro Louis-Jolliet http://www.cscapitale.qc.ca/louis-jolliet, no nível inermediário com a professora Monique são realmente proveitosas, pois ela ensina a ouvir o quebequense e falar francês (ela é gaspesiana mas fala sem sotaque), além de mostrar a cultura e a história do Québec, os hábitos de linguagem, debater e mostrar a história da política do Québec. Ainda em relação ao idioma, comecei a aprender francês aqui a partir do inglês, dentro da universidade conversando com os colegas, e dentro de casa, pois aluguei um quarto na casa de um quebequense que fala inglês.

      Está estudando? Há quanto tempo? Sim. Estou sempre estudando e não sei quando vou parar, se é que um dia paro!  :lol:

      Está Trabalhando? Há quanto tempo? Sim, a bolsa que recebi do governo canadense foi para um ano de trabalho/estudo. O Visto necessário foi o Visto de Trabalho.

      Consegue pagar todas as contas? Sim, inclusive aquelas que ficaram pendentes no Brasil (6 meses desempregado)

      Consegue juntar dinheiro? Sim (isso que utilizei boa parte do $ para pagar a papelada do CSQ e as contas atrasadas no Brasil)

      Utiliza alguma organismo de ajuda humanitária ou assistência social? Não

      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou?

      Comparando os prós da a Cidade de Québec com os prós de Porto Alegre:

      Cidade de Québec:
      Segurança (casa não precisa de cercas nem alarme, carro não precisa de seguro, pode andar sozinho à noite sem medo), educação no trânsito, existem muitas ciclovias que se pode andar sem medo do tráfego ou violência (sei que em Montréal até no inverno estão deixando alguns quilômetros de ciclovia em dia, mas na Cidade de Québec isso ainda não acontece), menor quantidade de pessoas, maior quantidade de oferta de produtos, maior facilidade em adquirir produtos tecnologicamente avançados, sistema de saúde “gratuito” (utilizei 2 vezes, uma vez por ter rompido um tendão do joelho, e outra vez por ter sido atacado por insetos que viviam na cama de um studio que aluguei na parte antiga da cidade).

      Porto Alegre:
      Possibilidade de praticar esportes ao ar livre praticamente durante todo o ano, maior facilidade ($) de ir a bares e restaurantes, maior facilidade ($ e disponibilidade) de obter alimentação saudável, proximidade da família.
      Nota: Na Cidade de Québec mesmo durante o inverno é possível ver gente andando de bicicleta e correndo na rua. Depende do hábito e da vontade. Eu sinceramente não creio que consiga chegar a tanto.

      De um modo geral, acredito que a vida em Québec é mais fácil, tanto do ponto de vista da economia como o da segurança. Entretanto, no meu caso específico, se houver a possibilidade de viajar para um país quente durante uma parte do inverno, seria o ideal, pois considero os 4 meses de inverno bastante pesados, sem contar que mesmo durante as outras estações o vento e a chuva continuam com bastante freqüência.

      Valeu a pena imigrar? Acredito que é necessário um certo tempo antes de responder a essa pergunta. No meu entender, acredito que us 5 anos seja um bom tempo para poder ter uma opinião formada.

      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? Acredito que mesmo que eu fique morando no Canadá, a visita ao Brasil me interessa porque existem muitos lugares no país que gostaria de conhecer (assim como no Canadá também).

      Basicamente seria isso.
      Estou para descrever com mais detalhes a minha experiência em Québec quando fizer minha apresentação ao grupo.
      Abraço,
      Fabrício

    • #33964
      Baratinha
      Participante

      Ola Fabricio.

      Se vc não se importar em responder, gostaria de saber porque vc está voltando para o Brasil (visita familiar ou em definitivo).

      Um abraço e sucesso.

    • #33965
      FCelso
      Participante

      Oi Baratinha,

      Não me importo em responder.
      Vários motivos para voltar ao Brasil: Ainda não sou imigrante (falta a parte federal), terminará meu Visto de Trabalho e a bolsa (não consegui obter outra bolsa que me permitisse renovar o Visto de Trabalho, pois o professor supervisor não aprovou projeto na minha área), tenho outra bolsa de pós-doutorado no Brasil a partir de abril, minha esposa está para concluir o Doutorado na UFRGS (sem contar que estou afastado dela e do guri desde março do ano passado, embora ela tenha vindo experimentar 5 semanas do inveno quebequense, entre o Natal e fim de janeiro – período mais forte do inverno, para fazer um test-drive na vida daqui, uma entrevista para um futuro trabalho e nossa lua-de-mel   :wink: ).
      Não estamos certos em imigrar ainda, porque nossa idéia de imigração leva em conta ir com um emprego já definido, nem que tenhamos que começar com um Visto de Trabalho e depois passar para Residência Permanente.
      Esses são alguns dos motivos.
      E como mencionei anteriormente, acredito que pelo menos 5 anos de experiência são necessários para uma melhor avaliação da decisão de imigrar/trabalhar em Québec. Esse é meu ponto de vista.

      Abraço,
      Fabrício

    • #33966
      kanatakebek
      Participante

      Tsssss c ffffffffffff

    • #33973
      Baratinha
      Participante

      Ok Fabricio, obrigado pela resposta.

    • #33996
      Patinha11
      Participante

      Bom, chegou nossa vez de responder ao tópico que Felipe abriu…
      Responderei por nós dois.

      Qtde de membros da família: 03
      Formação: ensino médio (eu) e Universitária (Meu marido)
      Ramo de Atividade: Engenharia civil
      Cidade: Laval – rumo a Montreal em julho.
      Está no canadá? Há quanto tempo? Sim. hoje completamos 3 meses!
      Nível dos idiomas ao chegar no canadá: Francês : intermediário(os dois ).Ingles:fluente (ele)e eu no básicão.
      Está estudando? Há quanto tempo? ainda não,mas iremos!
      Está Trabalhando? Há quanto tempo? sim,um mês, sendo que fora da engenharia.
      Consegue pagar todas as contas? SIM
      Consegue juntar dinheiro?ainda não ,mas pq mantemos as despesas de nossa casa no Brasil
      Utiliza alguma organismo de ajuda humanitária ou assistência social? atualmente não,mas buscamos cestas de alimentação por 3x. Marcelo está em contato com a AMPECITI porém ainda não recebeu a liberação da agente do CLE para a validação do diploma e usou o Perspective Carrier para orientação profissional.
      A qualidade de vida em relação ao Brasil: piorou, manteve-se ou melhorou? está melhorando,pouco a pouco e ainda estamos a pé!
      Valeu a pena imigrar? SIM,é uma experiencia única,não há como comparar a nada.Me sinto muito mais segura.
      Pensa em retornar ao Brasil algum dia? Sim, deixamos pessoas que amamos e não tem condições de vir até aquí nos ver.

      abraços

    • #33999
      JeffersonAV
      Participante

      Faz muito tempo que não posto aqui,
      mas resolvi dar uma olhada como estava a comunidade e vi que ainda está quente… muitas pessoas novas e assuntos interessantes.

      Sem necessariamente responder ao questionário proposto aqui, mas dizendo de uma forma geral e respondendo à pergunta principal: SIM, valeu a pena imigrar. Sinto isto principalmente quando olho para meu filho (que tem 6 anos) e vejo seu desenvolvimento na escola. Tá falando francês tranquilamente, tem amigos quebequences, está começando a aprender inglês, já está lendo fluidamente o francês (nota: já lia português desde os 4 anos com fluidez tb). Está feliz, adora a neve, adora a escola, faz natação, patinação no gelo. Enfim, quando vejo tudo isto, esqueço as dificuldades e vejo que valeu a pena.

      Mas não amolecemos não, estamos sempre planejando o que podemos continuar fazendo para melhorar ainda mais. Voltei aos estudos, e estou achando muito bom o nível de ensino daqui (pelo menos dentro da minha área – cinema de animação). Apesar de um pouco voltado à prática, e com muitos projetos a realizar (o que toma todo o meu tempo), não é difícil de traçar um projeto a médio prazo para o mercado de trabalho, seja em Québec ou Montreal.

      Enfim, apesar de sempre ser uma escolha pessoal, imigrar pode nos ensinar mais do que uma faculdade no Brasil. Abre nossas mentes, e nos conecta com coisas que não poderíamos nos conectar estando apenas dentro de uma sala de aula.

      Abraços a todos, e boa sorte em seus projetos pessoais:

      ;)

Visualizando 138 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.