Bacharéis, técnicos e estudantes de Turismo

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Bacharéis, técnicos e estudantes de Turismo

Visualizando 44 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4747
      Katy
      Participante

      Olá pessoal.

      Tenho feito algumas pesquisas e tenho encontrado uma certa dificuldade de obter informações sobre a minha área de formação – Bacharel em Turismo. Mesmo com a ajuda de algumas pessoas da comunidade, as quais sou muito grata, ainda não consegui identificar a oferta de emprego/trabalho no Quebec. Por isso, senti a necessidade de criar este tópico para as pessoas que desejam obter e trocar informação sobre o setor turístico do Quebec.

      Abs a todos

      Kati

    • #15779
      Carlos_Santos
      Participante

      Kati,

      você já olhou o site do IMT en ligne ?

      ele é a fonte odicial do Governo sobre todas as profissões, incluindo a sua!

      Vale a pena olhar!

      e Boa sorte….

      se tiver dificuldade para achá-lo, basta digitar no google.ca   :wink:

    • #15839
      Katy
      Participante

      Carlos obrigada pela dica. Na realidade ainda não tinha conhecimento do site.

      Abs

      Kati

    • #15841
      mcanoco
      Participante

      Kati,

      Como disse o Carlos, esse site é maravilhoso e você certamente encontrará informações interessantes.
      Eu também sou bacharel em turismo, mas não trabalho na área.
      Trabalho com comércio exterior a quase 10 anos (entre estágio e carteira assinada), porém depois de várias pesquisas no site do IMT, não descarto a possibilidade de começar a trabalhar no setor de turismo.
      Você pensa em ir para que cidade?

      Um abraço.

      Mariana

    • #15843
      Katy
      Participante

      Olá Mariana

      Dei uma olhada no site e fiquei mais animada com o resultado obtido com a pesquisa.
      Eu e meu noivo temos conversado bastante sobre isso. Temos pesquisado, lido muito a respeito de toda a região.
      Solicitamos alguns guias pela net e dentre as cidades analisadas, estamos entre Ville du Quebec, Gatineau e Laval. E vc? Qual será o seu destino?

      Kati

    • #15844
      mcanoco
      Participante

      Oi Kati,

      Fico feliz que agora vc esteja mais animada!
      Inicialmente pensávamos em ir para Sherbrooke, mas depois de algumas pesquisas mais aprofundadas e de pesar prós e contras, resolvemos ir para a cidade de Québec.
      Vcs já deram entrada no processo?

      Um abraço.

      Mariana

    • #15884
      Katy
      Participante

      Oi Mariana

      Ainda não. Estamos pretendendo fazer isso no final de outubro ou no mês de novembro. E vcs?

      Abs

      Kati

    • #15907
      mcanoco
      Participante

      Oi Kati,

      Nós demos entrada no processo em janeiro e fomos informados que nossa entrevista será no mês de junho em Recife.
      Nesse momento estamos nos preparando e separando documentos.

      Abs.

      Mariana

    • #15911
      Katy
      Participante

      Oi Mariana,

      Que bom que vocês já conseguiram marcar a entrevista. Fico muito contente por vocês.
      O sonho está cada dia mais perto. Mantenha-me informada sobre seu processo.

      Abs.

      Kati

    • #16055
      belsrezende
      Participante

      Olá Kati!
      Que bom encontrar alguem da minha area aqui no forum. Tb sou bacharel em turismo, e eu e meu noivo (que tb é bacharel em turismo)vamos dar inicio ao processo de Quebec. Vc já decidiu para qual ciadade ir, tem noção de qual a melhor cidade para o nosso ramo (com relação a emprego)?
      Obrigada pela ajuda!
      Um abraço a todos!!!  :D

      Isabel

    • #16056
      Katy
      Participante

      Oi Isabel

      Também fico muito feliz por está podendo dividir informações e discutir algumas dúvidas com pessoas da área.
      Bem, tenho feito algumas pesquisas e as cidades que mais tenho encontrado emprego são Montreal e Ville de Quebec.
      Quanto a decisão de para qual cidade ir, eu e meu noivo estamos decidindo com bastante calma, pois temos que pesar fatores como custo de vida, facilidade de encontrar o curso de aperfeiçoamento do idioma e, ainda, as possibilidades no mercado de trabalho na área de formação dele (Farmácia). No entanto, é bem provável que nós decidamos por Ville de Quebèc.
      Fiquei sabendo que a nossa área não é regulamentada no Quebèc, então, acredito qie tenhamos que fazer algum curso por lá, mas ainda vou me informar sobre isso e disponibilizo a informação para os interessados.
      E vocês, vão dar entrada quando? Qual a cidade?

      Abs
      Kati

    • #16058
      belsrezende
      Participante

      Ainda não decidimos a cidade Kati, mas queremos dar entrada no processo o mais rápido possível. Não sabemos até quando essa “aceitação” aos imigrantes vai permanecer não é mesmo… Acredito que iremos pra Ville du Quebec, mas tb não temos nada definido. Por enquanto só muita perquisa! E vcs, quando vão dar entrada ao processo?
      Obrigada pela atenção!

      Abraços,

      Isabel :D

    • #16064
      Katy
      Participante

      Oi Isabel

      Muito legal a opção de vocês, assin, fico na esperança de que nosso destino seja o mesmo.
      Decidimos enviar a documentação no início de novembro. O q vc acha desse período?

      Abs

      Kati

    • #16072
      belsrezende
      Participante

      Oi Kati! Acho que a data é legal. Dá mais tempo de estudar francês. Estamos bem no começo, e isso tem me deixado um pouco nervosa… Vc já fala francês ou está aprendendo como eu?

      Abs,
      Isabel

    • #16075
      Katy
      Participante

      Isabel,

      Nós tb estamos nos aprendendo, mas tenho me sentido bem a vontade com o idioma. Procure relaxar, pois o nervosismo pode causar algum tipo de bloqueio.
      Ah! Faça uma pesquisa no site Emploi-Quebec: http://placement.emploiquebec.net/mbe/ut/rechroffr/erechroffr.asp?CL=french (este vai direto para a página de pesquisa de emprego).
      Procure empregos na área, mas se vc não tiver as qualificações para cumprir as exigências, busque serviços que tenham haver contigo e que te ajudem a melhorar o idioma, pelo menos é assim q estou fazendo.
      E mais uma coisa, boa sorte na sua caminhada.

      Abs
      Kati

    • #16110
      belsrezende
      Participante

      Valeu pela dica Kati!
      Vc vai contratar algum despachante para enviar seus documentos pra Buenos Aires ou vai mandar por conta própria? Vi relato de várias pessoas que foram a despachantes e agencias para o envio de documentos…

      Abs,

      Isabel

    • #16114
      Katy
      Participante

      Isabel ainda não sei como farei o envio.
      Minha professora de francês tem me orientado bastante e acredito que me indicará a melhor forma de fazer esse procedimento.
      Já está tudo certo, vamos mandar realmente no início de novembro. Que tal combinarmos para enviar na mesma época?

      Abs

      Kati

    • #16115
      belsrezende
      Participante

      Assim que ela te orientar sobre a melhor forma por favor me fale ok. Vou te passar meu e-mail pessoal caso não consiga continuar acompanhando o forum: belsrezende@hotmail.com.
      Acho uma boa data. Podemos mandar junto sim! Só espero estar com o frances legal até lá…
      Continue mandando noticias ok.

      Abs,

      Isabel

    • #16120
      mcanoco
      Participante

      Olá Isabel e Kati,

      Sinceramente não acho necessário contratar um despachante para enviar a papelada a Buenos Aires. O preenchimento dos formulários não é complicado, e no caso de dúvidas, vocês podem contar com a ajuda dos colegas da CBQ. Eu me coloco a disposição para ajudá-las!

      Um abraço.

      Mariana

    • #16122
      Katy
      Participante

      Isabel

      Já adicionei vc na minha lista do msn.
      Qto ao envio, fique tranquila, pois te mantenho informada de todos os passos.

      Mariana

      Obrigada pela disponibilidade em nos ajudar. Como anda o processo? Qual é data msm daa entrevista?

      Abs
      Kati

    • #16123
      belsrezende
      Participante

      Mariana,

      Obrigada pela disponibilidade! É sempre bom contar com pessoas que têm um conhecimento melhor do processo.

      Kati,

      Valeu por ter me adicionado. Me conte todas as novidades ok.

      Um abraço a todos!

      Isabel

    • #16199
      Katy
      Participante

      Olá Isabel

      Como está a busca por informação? Algum progresso?

      Mariana

      Já decidiram o dia de sua entrevista?

      Abs

    • #16661
      belsrezende
      Participante

      Pessoal estou precisando de ajuda…

      Alguém tem informação sobre as melhores cidades no Quebec para a área de turismo? Estou pesquisando bastante, mas ainda tenho muitas dúvidas…

      Conto com a ajuda de vcs!

      Um abraço a todos!

      Isabel

    • #16667
      Katy
      Participante

      Isabel

      Eu também estou com esse problema, mas tenho procurado identificar nas cidades tudo que fomenta a atividade turística local, como por exemplo os atrativos naturais (parques, reservas), os eventos que acontecem anualmente e até mesmo os que estão surgindo, os tipos de hospedagens, os restaurantes, como funciona os períodos de alta e baixa estação etc. Tenho avaliado o(s) tipo(s) de turismo que se adequa(m) a cidade, as ofertas de emprego, transporte.
      Na minha opinião cidades como Montreal, Ville de Quebec, Gatineau são boas opções, mas podem haver cidades menores que favoreçam o Turismo, mas não deixe de fazer esse tipo de levantamento. Foi essa a forma que encontrei para qualificá-las.
      Ah! Fiquei sabendo que a nossa área não é regulamentada no Canadá.

      Espero ter ajudado em alguma coisa.

      Abs
      Katy

    • #16670
      mcanoco
      Participante

      Olá meninas,

      Estou vendo que esse tópico ficou restrito a nós três!!!! Será que somos as únicas turismólogas que pensam em imigrar???
      Concordo com a Katy sobre as melhores cidades para nossa área.

      Acho que já comentei com vocês que optamos pela Cidade de Québec. Além de ser mais tranquila que Montreal, oferecer boas oportunidades para o setor de turismo, também é muito atraente para a área do meu marido (TI).

      Com relação a data da entrevista ainda não recebemos nenhum e-mail. Sabemos que será em junho, mas os detalhes ainda não. Estamos ansiosos.

      Um abraço.

      Mariana

    • #16672
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos!

      Pesquisem as mensagens antigas pois acredito que vocês não estão isolados… :lol:

      Para uma idéia melhor sobre mercado de trabalho, sugiro o :: IMT en ligne ::, caso vocês ainda não tenham visitado.

      Abraços!

    • #16678
      viniciusmarc
      Participante

      Pois é, eu estou por aqui tb.

      Marcus

    • #16680
      Ananda
      Participante

      Tbm sou formada em turismo. Tenho feito muitas pesquisas no emploi quebec e vi muitas opções na nossa área. Procurei ofertas nas companhias aereas e encontrei  muitas,  principalmente no aeroporto de Montreal, porém pretendo ir para Ville de Quebec. Vi algumas vagas que exigiam além do inglês e francês, o português hehe, ponto pra gente!!! Eu gostaria muito de voltar a trabalhar no aeroporto, eu não sei se vcs já tiveram essa experiência, eu adorava. Depois que tiver mais domínio da língua pretendo trabalhar com eventos.
      Abraços e sucesso,
      Ananda

    • #16689
      Katy
      Participante

      Erasmo

      Eu já tinha conhecimento do IMT, o que faltou na verdade foi tempo para poder explorar, mas numa pequena pesquisa que fiz, pude perceber o quanto é rico em informação e o quanto pode nos ajudar a entender o mercado local.
      Agradeço pela atenção.

      Ananda

      Seja bem vinda a nossa comunidade.
      Qto a cidade nós(eu e esposo) primeiramente tínhamos pensado em ir para Ville de Quebec, mas após pesquisas realiazadas envolvendo todas as variáveis(qualidade de vida, trabalho, aluguel…), optamos por ir para Gatineau.
      Em relação a nossa área, nunca tive a oportunidade de atuar em companhias aéreas, mas já tive muita vontade. Tenho buscado ofertas em hotelaria e bares e restaurantes, mas também já pensei na possibilidade de entrar para o setor de eventos.

      A todos os interessados. Seguem os endereços de algumas associações ligadas ao setor turístico.

      http://www.hoteliersquebec.org/ – Association des hôteliers du Québec
      http://www.aventure-ecotourisme.qc.ca/ – Aventure Écotourisme Québec Inc
      http://www.fqolt.ca/PagesFr/index.asp – Fédération Québécoise des Organisations Locales de Tourisme

      Abs
      Bonne chance a tous!!!
      Katy

    • #16697
      belsrezende
      Participante

      Olá pessoal!

      Obrigada pelas respostas! Que bom que esse tópico não se resume mais a nós 3! rs… Tenhe pesquisado bastante, mas continua com dúvida com relação a cidade… Mas com o tempo acho que vamos resolver…

      Katy e Mariana,

      Continuem mandando noticias ok!

      Ananda,

      Seja muito bem vinda! Qualquer informação que tiver na nossa área não deixe de nos passar!

      Um abraço a todos!

      Isabel

    • #16703
      Katy
      Participante

      Isabel

      Que tipo de dúvida está tendo? Será mesmo dúvida ou será que é indecisão? Não esqueça que para a escolha da cidade vc terá que pesar as condições favoráveis tanto para vc quanto para seu companheiro.

      Abs

      Katy

    • #16704
      belsrezende
      Participante

      Pois é Katy… Como já te disse nós dois somos bachareis em turismo. Queremos uma cidade que não tenha um custo de vida tão alto e que ofereça oportunidades de trabalho nessa área. A princípio seria Ville du Quebec, mas queremos ter certeza total… Nosso mercado em Gatineau está bom?

      Abs,

      Isabel

    • #16727
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros turismonólogos de plantão,

      cara Isabel

      @belsrezende”;p=”9106 wrote:

      …A princípio seria Ville du Quebec, mas queremos ter certeza total…

      CERTEZA TOTAL????  8O 8O  8O  8O

      desculpe a expressão de espanto, mas neste processo de imigração quase nada é assim, a anão ser a determinação que alguns de nos possuem de ir para o Québec! que vejo como uma das poucas que podemos expressar desta forma!

      Sugiro que vejam por vocês mesmos tudo sobre a cidade escolhida e neste caso como é uma que eu escolhi também, posso garantir que informação sobre ela aqui no fórum e no site da própria cidade é bastante para ajudar nas questões básicas e primeiras duvidas, agora certeza total, ninguém as tem, muito menos eu!  :roll:  :roll:

      Veja, neste processo temos de assumir por nos mesmos os nossos riscos e conseqüências de nossos atos e ações!

      não estou chamando ninguém de irresponsável, muito pelo contrario, estou chamando a atenção para uma questão ja muito bem discutida aqui no fórum, se não me engano quando a Larissa colocou um topico sobre comprar passagens, largar emprego etc…. antes do visto chegar, e la me lembro de muitos depoimentos, incluindo o do Jefferson, que com muita coragem coloca que a unica responsável pela decisão e suas consequencias era ele mesmo! é isso que desejo realçar com minhas palavras!

      Espero que seja compreendido pelos colegas ………… :wink:

      @belsrezende”;p=”9106 wrote:

      Nosso mercado em Gatineau está bom?  

      quer mesmo saber????  existem diversos sites incluindo o que o nosso colega Erasmo indicou que podem te dar uma ideia de salário, local aonde pedem, que tipo de perfil querem, etc….!

      Boa sorte!

    • #16737
      belsrezende
      Participante

      Olá Carlos,

      Acho que me expressei mal. Estamos determinados com relação ao Quebec! Sabemos que toda mudança pode gerar riscos. E isso de forma alguma nos afeta! O que tem nos tirado o sono ultimamente é a questão da cidade (acho que a dúvida de muitos também). Por isso é que estamos pesquisando bastante, tirando dúvidas com pessoas que têm conhecimento maior que o nosso. Sei que vamos chegar lá com muitas dúvidas, mas isso é o normal… Os sites que o Erasmo passou são ótimos. Já conhecia alguns deles.

      Obrigada pela sua atenção.

      Sds,

      Isabel

    • #16741
      Carlos_Santos
      Participante

      Isabel,

      fico feliz que tenha sido apenas uma questão de forma de expressão e não algo mais profundo….   :wink:

      Entendo sua preocupação com relação a cidade, no seu caso faça seu foco no emprego!

      Eu escolhi outros focos, além do emprego, quando escolhi a Ville de Quebec, mas isso eu ja expliquei no topico que outro colega abriu sobre esta cidade!

      Boa sorte na sua escolha! e conte conosco…….. sempre que pudermos ajudaremos!   :wink:

    • #16785
      Katy
      Participante

      Oi Isabel

      Sobre nossa área na cidade de Gatineau, ainda não posso falar com muita propriedade, pois estou numa fase de busca por informações e entendimento da economia local, mas posso te dizer que, após ter iniciado minha análise no site do IMT e do Emploi Quebec, as minhas expectativas aumentaram. Já consegui identificar algumas áreas que posso estar atuando inicialmente, eventos que atraem turistas para a cidade, roteiros que envolvem outras cidade da região etc. Descobri alguns cursos que posso estar tomando para capacitação na área (alguns em nível técnico) e isso me deixou alegre. Pode demorar um pouco, mas sei que vou atuar na área. Tenho a consciência de que precisarei estar dominando tanto o francês como o inglês.

      No meu caso a escolha pela cidade foi feita mediante oportunidades de emprego para mim e para meu esposo. Como ele é formado em Farmácia, a cidade de Gatineau é uma boa opção. E como o Carlos disse temos que nos arriscar, não ter medo de experimentar o novo e acreditar que vamos conseguir vencer (pelo menos é assim que estou encarando).

      Na minha opinião Ville de Quebec é uma boa opção para vocês dois. Um cidade que ao meu ver está ligada ao turismo cultural(variedade de teatros, museus…), onde pode ser desenvolvidos, por exemplo, trabalhos voltados para Interpretação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Se tiver interesse pelo setor de eventos, tem-se os festivais (Le Carnaval de Quebec, Festival d’éte de Quebec, Les Fêtes de la Nouvelle-France…)

      No início estava como você, cheia de dúvidas em relação a cidade a escolher, mas hoje isso não me preocupa mais, a minha preocupação maior é com o aprendizado do idioma. Paralelamente vou estudando as informações coletadas sobre o Canadá, a região de Quebec e a cidade de Gatineau; vou lendo os depoimentos , filtrando as informações lançadas pelos membros e tentando tirar minhas conclusões a respeito da imigração.

      Abs

      Katy

    • #16813
      belsrezende
      Participante

      Olá Katy!

      Muito obrigada pelo apoio! Estamos fazendo o mesmo que vcs. Pesquisando e estudando francês. Recebi meu passaporte ontem! Já é um começo não é mesmo!? Fiquei super feliz!

      Vamos mantendo contato ok.

      Abs,

      Isabel

    • #16830
      Katy
      Participante

      Oi Isabel

      É um começo sim. Só vou poder pedir o passaporte após meu casamento por causa da mudança de nome, mas tudo bem. É questão de um mês, pois casarei agora em junho.
      Precisando de alguma coisa pode contar comigo.

      Abs

      Katy

    • #16837
      belsrezende
      Participante

      Oi Katy!

      Parabéns pelo casamento! Muitas felicidades! O meu deve ser ser em outubro, ainda não marcamos. Como não vou alterar meu nome, tirei o passaporte de uma vez.

      Abs,

      Isabel

    • #16986
      belsrezende
      Participante

      Queridos amigos turismólogos,

      Algum progresso em busca de informções na nossa área? Vamos manter contato!

      Dia 17 de junho vou no encontro que haverá no Rio. Vou tentar conseguir bastante informação! Passo pra vcs depois ok.

      Sds,

      Isabel

    • #17294
      Ananda
      Participante

      Pessoal,
      Alguma novidade na nossa área? Essa semana providenciei nossos passaportes, estamos iniciando nosssa longa caminhada!! Não podemos esquecer do serviço público no Quebec, há um tempo atrás vi uma oportunidade para trabalhar no governo  com gestão de turismo. Sobre cursos na área de turismo,  andei pesquisando e achei um  a distância em Montreal,  é interessante já que a maioria aqui pensa em ir para outras cidades, não Montreal. Vou procurar nas minhas anotações e coloco depois o link desse curso. Quanto a cidade optamos por Ville de Quebec acho que tem um campo bom pra nós 2 (meu marido é de TI).
      Vamos mantendo contato.

    • #17342
      Katy
      Participante

      Olá Ananda

      A única novidade que tenho, a qual serve para todos, é que há uma campanha no Canadá incentivando a imigração para Ville de Quebec. Vou me informar mais sobre o assunto e comunico a todos.
      Agradeço pela informação sobre esse curso à distância. Já havia pensado na questão dos trabalhos ligados ao Governo, principalmente na área de planejamento  e gestão, mas confesso que não parei para obter mais informações.
      A um tempo atrás comecei a fazer uma pós na área (Planejamento e Gestão de Destinos Turísticos), mas tive que deixar.
      Assim que puder disponibilizr o link para nós.

      Abs

      Katy

    • #22916
      karlamatias
      Participante

      Gente, acabei de receber este e-mail, mas infelizmente ainda não posso aproveitar essas vagas! Fica a dica pra quem está procurando emprego em Turismo.
      Bonne chance!   :wink:

      Bonjour

      Un de nos clients nous a demandé de vous faire parvenir ces deux offres d’emploi en pièce jointe:

      Rédacteur / journalistique
      Coordonnateur (trice) – service à la clientèle et administration
      Si vous avez les qualifications et les compétences pour occuper ces postes, veuillez postuler directement chez notre client TourismExpress.

      P.S.: Si toutefois, vous n’arrivez pas à ouvrir ces offres en format PDF, dirigez vous au lien suivant: http://www.emploitourisme.ca/emplois.asp

      PS. Minha intenção era postar este anúncio nos Classificados, mas a página não abriu!  :?

    • #22926
      viniciusmarc
      Participante

      Ola Karla,

      tb não posso aproveitar, mas e bom saber que existe um site direcionado a area de turismo

      Marcus

    • #22929
      Katy
      Participante

      Olá Karla

      Muito legal saber que temos um site específico para procurarmos emprego. Assim como vc, ainda é muito cedo para usufruir, mas espero que um dia ele nos renda bons frutos na busca por uma colocação no mercado “Québécois”.
      Existe também o site do Conseil Québécois des Ressources Humaines en Turisme. Vou disponibilizar o link para que todos da área possam dar uma olhada.

      http://www.cqrht.qc.ca/CQRHTWeb/fr/public/contenu/index.jsp

Visualizando 44 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.