Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 2ª Parte – Federal › Auditoria do processo
- Este tópico contém 18 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 3 meses atrás por rodrigoo.
-
AutorPosts
-
-
8 de junho de 2011 às 23:53 #7474LeigosParticipante
Pessoal,
não achei nada parecido no forum…
já temos CSQ e demos entrada na parte federal no começo de janeiro de 2011. Como muitos aqui ainda não temos nenhuma notícia, nem número, nem nada…
MAS algumas semanas atrás chegou uma carta diretamente na empresa solicitando a confirmação de que o meu marido de fato trabalha nesta empresa. Estamos com dúvida cruel se isto é um bom sinal ou não?? Alguém já passou por isto?
E mais detalhes, a carta dizia que é para auditoria do Quebec e que é referente ao processo de imigração :bangwall: e a gente não revelou os nossos planos para ninguem e agora toda a empresa está sabendo. :alright: -
9 de junho de 2011 às 02:27 #45329camilagnunesParticipante
Nossa Leigos!
Que mancada do consulado!!!
Nunca tinha ouvido falar nisso, mas se isso acontecer comigo ou com meu marido também será um problemão, já que ainda não contamos em nossos empregos que vamos imigrar e continuamos trabalhando normal (no meu caso, mais do que o “normal”, inclusive!).
O CSQ de vocês é prioritário?
Abs e bonne chance! -
9 de junho de 2011 às 11:19 #45330janenevesParticipante
Nossa Leigos!
Eu achava que até ocorriam verificações, mas em sigilo, preservando a nossa privacidade.
O consulado, por mais que tenha suas razões, não tem o direito de te prejudicar junto ao seu atual empregador…
Mas sinceramente, não sei o que dizer… nunca ouvi falar disso também, e espero que não se torne prática padrão pois isso seria muito prejudicial.
Ainda mais porque do jeito que eles estão demorando para analisar os processos, quem está no processo segue a vida… trabalhando… estudando… não dá para parar tudo só porque eles têm um processo a cumprir…Abraços,
e tomara que venha algo de bom pra vocês disso tudo… :clover:Jane.
-
9 de junho de 2011 às 12:05 #45331JFParticipante
Nossa Leigos, que coisa chata!
Acho que todo mundo aqui se coloca no seu lugar, imaginando a reação do chefe se recebesse uma carta dessas… espero que a situação de vocês não tenha se complicado no emprego!Achei bem estranha essa “tática” do consulado, afinal de contas eles já aceitaram seus comprovantes de emprego no dia da entrevista e te deram o CSQ, não? Porque será que resolveram verificar isso agora?
Se fosse comigo, acho que eu entraria em contato com o BIQ para saber o que aconteceu!
Courage et bonne chance!
Ju.
-
9 de junho de 2011 às 13:04 #45335mCerqueiraParticipante
Uau … pra mim esse tipo de situação também seria uma surpresa.
Não só por eu não ter comunicado nada à empresa (obviamente só pretendo fazer isso depois que tudo tiver ocorrido normalmente), mas também por ter sérias dúvidas se a empresa daria o trabalho de responder alguma coisa ao consulado.
Nesse caso, se a empresa dá uma de “joãozinho sem braço” e não responde nada, nosso processo é prejudicado??????
_MEDO_
-
9 de junho de 2011 às 13:46 #45340janenevesParticipante
Concordo com você mCerqueira.
Além de criar uma situação desagradável, existe o risco de a empresa não colaborar…
Eles que liguem falando que a gente solicitou um crediário e eles estão fazendo verificação de crédito rs
não tem nada que ficar passando informações pessoais assim…Além do mais… no meio da papelada acho que assinamos que concordamos em passar por verificação, mas não assinamos nada permitindo a divulgação de informações pessoais para terceiros.
Leigos,
não seria o caso de vocês entrarem em contato com o consulado e pedir esclarecimentos?
Se optarem por fazer o contato, sugiro fazer isso por escrito (em francê ou inglês) por carta registrada ou sedex, já que a ação do consulado gerou uma situação ficou bastante grave pra vocês, portanto é bom que toda comunicação com eles fique “oficializada”.Abraços,
Jane.
-
9 de junho de 2011 às 13:50 #45341neilasasaParticipante
Nossa que chatinho… Aliás, como vários de vcs, eu e meu marido tb não comunicamos nada nas empresas e isso tb nos prejudicaria muito!
Se caso vcs entrarem em contato com o consulado e obtiverem alguma resposta por favor postem aqui para a gente saber como se resolveu o caso!
Obrigada por compartilhar essa info!
Bonne chance!
Nê -
9 de junho de 2011 às 17:56 #45344SANDROMSParticipante
Leigos, os caras que enviaram essa carta é que são leigos! :bangwall: Procedimento completamente fora do padrão. Descubra se isso veio do BIQ ou do consulado e reclama mesmo.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
9 de junho de 2011 às 19:35 #45347Lu_campinasParticipante
Fiquei surpresa, imagine só, meu marido trabalha em uma empresa super rigorosa (ele ainda não sabe como vai fazer pra pedir a declaração que trabalha lá) e se chega uma correspondência desta?!
Boa sorte. -
10 de junho de 2011 às 01:24 #45352LeigosParticipante
Olá pessoal,
obrigada pelo apoio.@camilagnunes wrote:
Que mancada do consulado!!!
não sei dizer com toda certeza se é de consulado, pois não temos a carta em mãos – ela foi direto para a empresa. O chefe questionou sobre isto por telefone. Marido tentou disfarçar que era somente para obtenção de visto, mas o chefe falou que a carta dizia que é para imigração, porém não sei passar maiores detalhes.
@mCerqueira wrote:
Nesse caso, se a empresa dá uma de “joãozinho sem braço” e não responde nada, nosso processo é prejudicado??????
Sabemos que a empresa confirmou os dados e que foi recebido o retorno comprovando o recebimento por parte interessada. Então, pelo menos, queremos acreditar que o processo não será prejudicado neste caso. Mas, não sabemos se eles solicitaram ou não estas confirmações nos empregos anteriores e se aquelas empresas deram retorno…
@janeneves wrote:
no meio da papelada acho que assinamos que concordamos em passar por verificação,
apesar de tudo, acredito que o acontecido se enquadra exatamente no termo de verificações… Então, não creio que tem algo a reclamar, mesmo que pode ser prejudicial para nós. Estou pensando qual poderia ser a outra forma e eles solicitarem estas informações para a empresa sem informar quem está solicitando e para que finalidade?
@J+F wrote:
afinal de contas eles já aceitaram seus comprovantes de emprego no dia da entrevista e te deram o CSQ
sim, na entrevista apresentamos a carteira de trabalho com todas as anotações necessárias…
-
10 de junho de 2011 às 03:52 #45354ZeMane666Participante
Caros, vcs nao vivem no Pais das maravilhas e acredito que é por isso que estao deixando a PATRIAMADA, a falta de seguranca esta em todos os lugares, se eu tivesse uma empresa e se eu zelasse pelos meus funcionarios, nao daria qualquer informacao a qualquer um que fosse por telefone exigiria saber quem é e o motivo da solicitacao requisitada, por fax ou por carta. Essa estoria de ligar confirmando para analise de credito ja esta manjada demais. Imagina se vc gostaria que alguem confirmasse por telefone que vc é funcionario, que vc entra tal hora e sai a tal hora, que o seu salario é de tanto e que vc recebe em tal dia. Pronto, bastante informacao para um horroroso sequestro relampago. Por outro lado o consulado precisa confirmar os dados, e dança conforma a musica.
Abs
ZéMané.
-
10 de junho de 2011 às 04:24 #45357rodrigooParticipante
Boa noite Leigos,
Espero que esteja tudo bem depois desse susto. Eu sei que vocês não querem reclamar mas eu acredito ser necessário ao menos solicitar uma explicação. Isso é muito sério e não acontece com os que aplicam para o processo federal. Isso pode desestruturar muito. Quando se pede um visto de turista eles confiam em todas as informações como carteira de trabalho, holerits, etc. O BIQ também aceita e ANTES da entrevista. Por que raios o consulado quer confirmar isso dessa forma?
Isso me lembra um problema que tive um tempo atrás relacionado a trabalho. No momento da entrevista, a pessoa me perguntou sobre o Canadá, (como alguns recrutadores fazem, ela procurou meu nome no google) e só Deus sabe como mas de alguma forma caiu aqui na CBQ. Claro que meu perfil é restrito mas o meu nome aparece aqui se você clicar nele e pode até ler as mensagens que postei. Dessa forma, fui questionado sobre algo que não esperava.
Acho importante verificar se foi o consulado mesmo que enviou ou se não é correspondência antiga do BIQ. Por mais que digam que a história do crediário pode acabar em sequestro, tem muita empresa e empresa boa nesse país que confirma SIM todos os dados do funcionário e o pior é que você não sabe de nada. Só vi protegerem informação de Diretor para cima.
De qualquer forma, é triste e uma pena você ter passado por isso.
Abraços,
Rodrigo. -
10 de junho de 2011 às 16:14 #45366janenevesParticipante
Olá Pessoal,
para o consulado verificar a informação, só interessa saber se a pessoa é de fato funcionário ou não. Essa informação sozinha já valida toda a documentação (holerites, carteira de trabalho, etc) que a gente apresenta. Não precisa solicitar o “arquivo” completo do funcionário, tampouco a empresa pode passar esse tipo de informação, não interessa a razão apresentada e por quem (exceto mediante mandado judicial).
Mas dizer “sim trabalha” ou “não, não trabalha” a empresa pode sim informar.
E não compromete nem a empresa, nem a segurança e privacidade do funcionário.Sinceramente, espero que o que aconteceu com Leigos seja pontual. Mas tentando ser realista, imagino que se for parte de uma auditoria do processo por amostragem, uma fração dos processos devem passar passar por este nível de verificação. É esperar pra ver… e torcer para não ser “sorteado”.
Abraços!
Jane.
-
10 de junho de 2011 às 17:17 #45367javabeatsParticipante
@janeneves wrote:
Sinceramente, espero que o que aconteceu com Leigos seja pontual. Mas tentando ser realista, imagino que se for parte de uma auditoria do processo por amostragem, uma fração dos processos devem passar passar por este nível de verificação. É esperar pra ver… e torcer para não ser “sorteado”.
É o meu palpite, também. Nunca ouvi falar de nada parecido antes; e se fosse uma prática recém estabelecida, haveria o devido aviso por parte do consulado, imagino eu.
Eu optei por não esconder minhas intenções de emigrar na empresa onde trabalho; todos os colegas e amigos sabem dos nossos planos de deixar o Brasil definitivamente. Isso nos trouxe muita tranquilidade, bem como muitas outras vantagens. Entretanto, sei que meu caso é uma exceção, e simpatizo com a situação vivida pelos colegas no cotidiano de seus empregos.
-
10 de junho de 2011 às 17:33 #45362Carlos_SantosParticipante
é a primeira vez que ouco isso!
Também nao entendo, mesmo que seja para efeitos de validacao por amostragem…. nao justifica.
Eu entraria em contato e explicaria que o procedimento deles PREJUDICOU sim. Vocês nao precisavam ser expostos, uma vez que esta decisao nao foi e nem precisava ser anunciada na sua empresa!
Boa sorte e espero que isso nao vire moda.
Atenciosamente
-
10 de junho de 2011 às 19:22 #45371victor_mParticipante
Na duvida vou mandar junto com a minha documentacao do federal, que devo mandar durante a semana que vem, copias da carteira de trabalho e de folhas de pagamento…
Talvez evite isso, por que se ligarem para minha empresa também terem um problemão, como a maioria aqui.
Acho que neste caso o envio destes documentos talvez ajude…
-
10 de junho de 2011 às 20:13 #45376SANDROMSParticipante
Tem duas coisas que eu não entendi:
1. Foi o consulado que enviou a carta? Ou o BIQ? Pq o consulado chegaria esse dados? Como parte das validações de antecedentes???
2. Por que na carta fala que é para fins de imigração!?!? Pq apenas não refere a pedido de visto, assim não comprometeria ninguém, certo?
Imagine se alguém perder o trabalho por causa disso e depois tiver o visto negado… dá processo!
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
11 de junho de 2011 às 19:24 #45391LeigosParticipante
Vou ver se o marido consegue uma cópia para ler aquela carta na integra.
Mas para tentar tranquilizar, quero dizer que provavelmente o nosso processo chamou a atenção e a necessidade de verificação por ser bastante incomum. Não quero revelar todos os detalhes, mas acredito que o nosso diferencial é que não somos brasileiros (temos origem européia), porém faz muitos anos que moramos legalmente no Brasil com visto permanente e o ramo da empresa onde meu marido trabalha atualmente é bem singular.
-
11 de junho de 2011 às 19:38 #45392rodrigooParticipante
Leigos,
Talvez isso influencie sim até porque já li no site do governo que aqueles que aplicam fora do país de origem acabam passando por verificações(se chegou legalmente, porque mudou, enfim o histórico pessoal). Conversei com uma moça que aplicou da França mas que é do Magreb e ela passou mais ou menos por essa situação.
Confirmar não é o problema, o problema é a forma como é feita essa verificação. Isso ainda acho chato.
Mas que nos deixou preocupados, deixou :lol:
Boa sorte nessa finalização de processo. Não resta dúvida, ao menos, que estão analisando o processo de vocês!
Abs,
Rodrigo.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.