Atualização TCFq

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #121447
      Claudia
      Participante

      Boa tarde pessoal. Espero que ainda tenha alguém por aqui, porque pelo jeito a maioria resolveu abandonar e ficar pelo Facebook, o que eu acho uma péssima ideia.
      Minha pergunta é para aqueles que aplicaram pelo ano passado que resolveram enviar algum documento e até mesmo o TCFq para tentar recuperar os pontos perdidos com as mudanças do ano passado e não receber o email de intention de rejet. Houve alguma resposta ou pelo menos alguma confirmação que receberam a documentação?

      Refiz o TCFq final do ano passado para recuperar os pontos que havia perdido, consegui mas acabei não enviando por n motivos. Agora vejo que algumas pessoas que tiveram o processo aberto alguns dias antes de mim e alguns dias depois de mim receberam o email, e eu até agora nada. Fico feliz de certa forma. O que significa que realmente estão mexendo com os processos da minha época, mas e agora? Mando a atualização dos docs e TCFq ou não?

      Claudia

    • #121637
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Claudia, vc sabe qtos pontos vc tem?

      Eles mandam intenção de rejet por dois motivos:

      1 – Pedindo mais pontos.
      2 – Pedindo tradução de docs, que foi o meu caso, pois na minha época mandava-se tudo em português mesmo.

      Vc pode receber uma carta de IR ou não. Vc se encaixa em uma das opções acima?

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #121638
      qrodrigo
      Participante

      Claudia,

      de quando você é? Eu enviei o processo em 15/07 e foi aberto em 23/09. Já prevendo o que aconteceria, fiz um novo TCFq em setembro e em outubro mandei outro TCFq, pois devido às mudanças eu fiquei sem os pontos suficientes. Fiquei preocupado com a questão dos 30 dias e é uma dúvida que também tenho.

      Entretanto não recebi nenhuma notícia até hoje! Eu não sei o que fazer na sua situação, mas talvez era importante ficar atenta com as datas dos próximos exames, já prevendo ter que fazer rapidamente e mandar no prazo que eles dão.

      Quanto ao Facebook, é uma pena que muitas pessoas estejam abandonando o forum, pois aqui os assuntos são organizados, você pode pesquisar o que alguém comentou anos atrás, e no Facebook é uma zona.

    • #121639
      Claudia
      Participante

      Concordo totalmente Rodrigo. Realmente no Facebook fica uma zona.
      Apliquei em março e abertura do processo foi em abril de 2013.
      Na época eu fiquei em dúvida em enviar pq além de estar sendo transferida de empresa, ou seja, eu estava pensando em atualizar tbém isso. Eu tbém não sabia dessa questão dos 30 dias, achava q era apenas para questão de filhos.

      Então Marcelo, segundo nossos cálculos antes das mudanças das regras nós tínhamos 65 pontos (pontos para receber CSQ em casa). Agora por causa do TCFq caímos para os exatos 57, novamente, segundo nossos cálculos.
      Tudo foi traduzido e na época, apesar de ainda não ser oficial, pelos boatos e pelo que na época estava sendo solicitado para o pessoal que recebia a intenção de rejet, tirei uma nova atualização da certidão de nascimento, de casamento, além da autenticação da cópia de nossos diplomas pelas universidades. Tudo traduzido. A única coisa que hoje me arrependo de não ter mandado foi as contribuições do INSS, mas enviamos os últimos IR, assim como holerites, cartas de empregador e carteira de trabalho.

      Agora, a minha ideia seria fazer o novo teste em setembro e depois incluir minha filha no processo que nasce em outubro.
      A coitada já está valendo 4 pontos rsrsrsrs

    • #121643
      Alessandra e Fabio
      Participante

      Bom… lá vai a nossa experiência.
      Enviamos o dossiê em abril/2013 e em julho abriram e debitaram a taxa.
      De lá pra cá, estudamos bastante francês e em maio fizemos novo TCF-Q.
      Enviamos em 26/06 e temos a confirmação PELO RASTREAMENTO da DHL que eles receberam o TCF-Q em 30/06.
      Menos de uma semana depois, dia 04/07, eles enviaram um “intention de rejet”, solicitando o INSS meu e do meu marido com as traduções (só havíamos enviado IR).
      Sempre com o documento que está faltando, eles pedem tudo que seja necessário pra atualizar o dossiê.
      Bom, segunda (06/07) providenciamos os extratos do INSS, uma nova declaração do empregador do meu marido (apenas retificando que ele continua fazendo a mesma coisa) e os 3 últimos holerites. Na segunda à noite mesmo enviamos pra tradutora e hoje (sexta; 11/07) pegamos as traduções e enviamos para o México.
      Tenho uma forte impressão de que se ainda tiver vaga para entrevistas em setembro, eles nos chamam!

      Minha interpretação de tudo isso: SE TEU DOSSIÊ TÁ SEM PONTOS SUFICIENTES E UM TCF-Q TE DÁ A PONTUAÇÃO, FAÇA A PROVA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL E ENVIE PARA ELES. O PROCESSO VAI ANDAR! (Não estou gritando, é só pra dar ênfase na frase mesmo :grin: )

    • #121644
      VitorVG
      Participante

      é uma pena que muitas pessoas estejam abandonando o forum, pois aqui os assuntos são organizados, você pode pesquisar o que alguém comentou anos atrás, e no Facebook é uma zona.

      Eu gostava muito mais da CBQ antiga… acho que muita gente deixou de postar aqui depois da mudança.

      Abertura Provincial: 06/06/2013
      CSQ: 11/09/2014
      Envio docs Federal: 15/09/2014
      Abertura federal: 23/01/2015
      Pedido de exames médicos: 18/02/2015
      Pedido de passaportes: 27/02/2015
      Vistos recebidos: 30/03/2015

      • #121646
        dsilva
        Participante

        acho que muita gente deixou de postar aqui depois da mudança.

        Concordo. Mas acho que o que mais pegou foi a demora. Estava todo mundo desesperado atrás de informações e a CBQ fora do ar! Acabou todo mundo indo para o grupo no face. Como lá é um grupo e não um fórum, fica meio bagunçado mesmo. Mas tem ajudado muito a galera.

    • #121647
      dsilva
      Participante

      Fiquei preocupado com a questão dos 30 dias e é uma dúvida que também tenho.

      Também tive essa dúvida. Fiz meu TCF em outubro/2013 e o resultado saiu no mesmo dia que recebi o email do BIQ dizendo que meu dossiê tinha sido aprovado para entrevista. Isso em novembro/2013. Achei que haveria missão no Brasil em março e fiquei com receio de enviar as atualizações e sair da “fila” da entrevista… Em janeiro mandei um email para o BIQ perguntando se deveria mandar ou não as atualizações, pois com os novos documentos eu poderia receber o CSQ em casa! Nunca tive retorno. Devido a demora em divulgarem as datas da próxima missão no Brasil e temendo ficar de fora pois tem muita gente de 2011 que ainda está aguardando, isso sem falar em toda a galera de 2012, resolvi mandar os documentos para o BIQ no mês passado. Ou seja: bem depois dos 30 dias solicitados por eles! E para minha felicidade, recebi um email hoje dizendo que receberei o CSQ em casa! \o/ [Obrigado Senhor!]

      Mando a atualização dos docs e TCFq ou não?

      Se você está precisando de pontos para ir para entrevista ou se essa atualização te der os pontos que faltam para você receber o CSQ em casa, sim, mande para ontem! ;)

    • #121650
      Claudia
      Participante

      Nossa dsilva, era isso que eu precisava ouvir (ler) alguém q mandou depois e ainda teve uma resposta positiva.
      Vc encaminhou alguma outra atualização? Provavelmente vou encaminhar últimos 3 holerites e aproveitar e encaminhar os extratos de INSS que não havia enviado.
      Vou me organizar para fazer novo tcfq de qualquer forma e ver se consigo melhorar ainda mais minha nota.
      Obrigação pela ajuda e parabéns!!!
      Claudia

    • #121651
      qrodrigo
      Participante

      Ótimo relato dsilva!!! Que maravilha!! Como mandei o resultado do exame depois, meu medo era que o meu TCFq se extraviasse lá no BIQ e não fosse anexado ao dossiê, afinal sabe como é o BIQ! Mas pelo seu relato as coisas até que funcionaram bem, apesar da demora.

    • #121652
      dsilva
      Participante

      Vc encaminhou alguma outra atualização? Provavelmente vou encaminhar últimos 3 holerites e aproveitar e encaminhar os extratos de INSS que não havia enviado.

      Além do TCF enviei extrato do INSS, nova carta do empregador, cópia da carteira de trabalho e currículo atualizado (o CV não faz parte dos documentos exigidos, mas já vi relatos em alguns blogs do BIQ tê-lo solicitado para algumas pessoas…).

      Acho que você deve enviar as atualizações para ontem! Não sei se você conseguirá ou não entrar na leva de convocados para a missão de setembro, mas eu não arriscaria. Como você não enviou o extrato do INSS antes, pode receber uma intenção de rejeição, mesmo se os demais documentos estiverem ok, o que automaticamente já te eliminaria da próxima missão. O resultado do próximo TCF você pode enviar depois.

      Ótimo relato dsilva!!! Que maravilha!! Como mandei o resultado do exame depois, meu medo era que o meu TCFq se extraviasse lá no BIQ e não fosse anexado ao dossiê, afinal sabe como é o BIQ! Mas pelo seu relato as coisas até que funcionaram bem, apesar da demora.

      Também tive muito medo de perderem meus documentos, principalmente o TCF original. Por isso fiz uma capa de Modificação de Demanda com meu nome, número de identificação individual e número do dossiê em letras grandes, coloquei tudo numa pasta plástica em L e esta dentro de um saco plástico e mandei.

      A única demora por parte deles foi para responderem meu email (nunca recebi retorno!). Enviei as atualizações no dia 23/06 pela DHL. O pacote chegou no BIQ no dia 26. E no dia 11 de julho já tive a resposta. Foi super rápido! Eu estava esperando um retorno somente no final do mês, isso na melhor das hipóteses.

      Sugiro que quem tiver documentos para atualizar envie o quanto antes pois o BIQ realmente está tratando os dossiês do Brasil nesse momento. É hora de aproveitar!

    • #121655
      Claudia
      Participante

      Pois é pessoal, por incrível que pareça hoje recebi um email do BIQ com documents manquants.
      Vou colocar detalhe dele em outros post, mas deixo aqui a questão que não me solicitaram o TCFq :)

      Claudia

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.