Arte e cultura do Canadá no estação Pátio Savassi

Home Fórum Informações Gerais Turismo Arte e cultura do Canadá no estação Pátio Savassi

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5695
      Butox
      Participante

      Olá pessoal de BH,

      Acabei de ler a notícia abaixo. Acho interessante!!! Eu vou!!

      A arte e a cultura do Canadá no estação Pátio Savassi
      No mês de abril, o projeto Estação Pátio Savassi realiza três palestras gratuitas sobre o “Canadá”. Os encontros serão aos sábados, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi), a partir das 11h.

      No dia 05 de abril, sábado, a canadense Andrea Ruxandra conduz a palestra “Arte e cultura no Canadá”. No encontro, ela fará um panorama geral da cultura do país, com ligação entre a história e a geografia como influência na música, artes visuais, dança arte culinária, festivais e esportes. Em seguida, irá aprofundar um pouco mais sobre a cultura (arte, música, culinária e dança) dos povos indígenas no Canadá, pelo fato de receberem muito pouca atenção internacionalmente.

      Andrea Ruxandra é canadense, professora de inglês e aluna do curso de Geografia e Analise Ambiental no Uni-BH.

      Primeiros povos – Há mais de 200 anos o Canadá vem estreitando relações com os índios e melhorando suas condições de vida, através de tratados formais e de responsabilidade pela integridade física, social, econômica dos índios. Naquele país, cada nação tem o título de suas terras, tem autonomia para governar seu território, pagam impostos e somente se submetem à Justiça indígena. Os índios que vivem nos centros urbanos também são orientados e recebem capacitação para o mercado de trabalho. Ao todo, o governo canadense investe 4% do seu orçamento anual com programas de apoio indígena. O Canadá tem 976.305 índios de 600 nações, incluindo 52 grupos culturais e mais de 50 línguas. Representam 3,1% da população total do Canadá.

      Criado através da parceria cultural entre a Estação do Saber e o Pátio Savassi, o projeto “Estação Pátio Savassi” tem a proposta de levar professores, escritores e profissionais renomados para palestras gratuitas e bate-papos com o público no mall. Neste mês de março, o projeto tem como tema o Canadá.

      Agenda: “Estação Pátio Savassi”, dia 05 de abril de 2008, sábado // Horário:11h, no Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6061 Savassi – Entrada Franca | SAC Pátio Savassi: (31) 3263-8500 – http://www.patiosavassi.com

      Salut

      Rodrigo

    • #27799
      Anonymous
      Participante

      Rodrigo,

      Muito legal, Creio que vou.

      Um abraço,

      Jean

    • #27825
      renatoguiar
      Participante

      eu também vou!!!

    • #27836
      danisergio
      Participante

      Oi pessoal,

      Liguei para o pátio e eles me passaram também as outras duas palestras do mês:

      Dia 12 – Uma cidade cosmopolita e sua cultura particular – Je me souviens Montreal
      Rita Veloso falará sobre Québec e Montreal

      Dia 26 – Educação e Tecnologia do Canadá
      José Eustáquio Machado Coelho

      Estação do Saber 3264.4318 (Maria Luiza, Júlia ou Cláudio) – de 11:00 às 13:00

      A capacidade é de 110 pessoas e a entrada é de acordo com a chegada, mas normalmente dá pra entrar todo mundo.

    • #27906
      danisergio
      Participante

      Olá vizinhos,

      Fui ao Pátio e encontrei o pessoal lá, mas bem menos gente do que eu tinha imaginado. Uma pena, porque a palestra foi ótima. A Andrea é muito simpática e fez uma apresentação bem preparada e geral, sem ser superficial.

      No final, direito a degustação de produtos e culinária canadense por cortesia da palestrante.

      Pode ser que sexta que vem ela e o namorado apareçam no grupo de conversação.

      Grande abraço,

      Dani

    • #27909
      Butox
      Participante

      Eu também adorei a palestra e a palestrante é muito simpática. Tomara que ela vá na sexta!!

      A degustação foi ótima. Principalmente a maple butter. Adorei!!!

    • #28061
      Butox
      Participante

      Pessoal,
      Como a Dani postou anteriormente, a palestra no próximo sábado é sobre Montreal. Segue notícia:

      Je me souviens’. Montreal, QC:
      uma cidade cosmopolita e sua cultura particular

      No mês de abril, o projeto Estação Pátio Savassi, que em 2008 aborda o tema ‘Interconexões’, realiza três palestras sobre o “Canadá”. Neste sábado, dia 12 de abril, a professora Rita Velloso falará sobre “Montreal, QC: uma cidade cosmopolita e sua cultura particular”. As palestras gratuitas, no anfiteatro do Pátio Savassi, são aos sábados, a partir das 11h.

      Palestra:
      Rita falará sobre Montreal como lugar de intensa produção cultural em áreas que vão da música, com o Festival Internacional de Jazz realizado anualmente na cidade, à arquitetura. Nesta área, a cidade sedia o Centro Canadense de Arquitetura, um dos maiores centros de pesquisa em arquitetura do mundo. A cidade também abriga grande oferta de cinemas, teatro experimental e tradicional e espetáculos de dança.

      Palestrante: Rita Velloso
      Arquiteta, Doutora em Filosofia, professora adjunta da PUC-MG, professora titular da Fumec e pesquisadora da UFM (grupos de Estética e Filosofia da Arte e Núcleo Walter Benjamin). Tem renomada experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria da Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, estética, hermenêutica, filosofia da arte e teoria da arquitetura.

      Duração: Aproximadamente 1h30.

      Local: Anfiteatro do Shopping Pátio Savassi (Av. Contorno, 6061 – Savassi)

      Horário: A partir de 11h.

      Entrada Franca

      Contato
      3264-4318

      Abraços e até lá.

    • #28101
      RafaCalango
      Participante

      estou realmente inclinado a ir…

      a gente se vê…

    • #28499
      Butox
      Participante

      Caros,

      As palestras foram muito boas além de ser uma boa oportunidade de encontrar a “galera” québecois.
      A próxima será sobre “Educação e tecnologia do Canadá”. Segue descrição

      Encerrando o ciclo de palestras sobre o Canadá, realizadas no mês de abril, José Eustáquio Machado Coelho, geógrafo e pós-graduado em Educação, apresenta a palestra “Educação e Tecnologia do Canadá”. Na palestra, José Eustáquio pretende mostrar o Canadá como um todo e, a partir disso, mostrar a educação como conseqüência do que houve no Canadá em tempos passados. Ele irá enfocar a educação como a base do desenvolvimento do país e também o fato de o Canadá ser considerado um país de alta tecnologia.

      Palestrante: José Eustáquio Machado Coelho

      Geógrafo, com Pós-Graduação em Educação e também em Metodologia de Ensino. Como educador, foi professor e dirigente de instituições de ensino de nível fundamental, médio, técnico e superior. Com mais de  trinta anos de prática educacional, é membro do Conselho Estadual de Educação. Entre as várias honrarias recebidas, merece destaque a Grande Medalha do Mérito Educacional, concedida pelo Governador Itamar Franco pelos serviços prestados à educação no Estado de Minas Gerais. Atualmente é Diretor da Maple Bear Canadian School em Belo Horizonte.

      Duração: Aproximadamente 1h30.
      Local: Anfiteatro do Shopping Pátio Savassi (Av. Contorno, 6061 – Savassi)
      Horário: A partir de 11h.
      Entrada Franca

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.