Arpenteurs-Géomètres

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Arpenteurs-Géomètres

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4827
      Pardal06
      Participante

      Olá

      Eu e a Minha namorada Mariana, somos estudantes de Engenharia Cartográfica na UFPR, em C*ritiba.
      Temos o interesse de imigrar para o Canadá, mas isto é um projeto a longo prazo, visto que ainda somos estudantes, e nosso planejamento de se formar é em no final de 2008.

      Mas fazendo várias pesquisas, vendo vários tópicos, não encontrei nada relativo a nossa profissão. Aqui somo Engenheiros Cartográfos (Cartográfico é ERRADO!!).
      Lá ainda não sabemos o que somos  :( , pelo que vi seremos Arpenteurs-Géomètres, mas isto é a ordem profissional, e até onde vi seria ao equivalente Agrimensor aqui no Brasil.

      O única faculdade no Québec que oferece o nosso curso é a Université de Laval que tem dois Baccalauréat, um em Sciences Géomatiques e o outro em Génie Géomatique, este segundo curso, o profissional seria ligada a Ordem dos Engenheiros.

      Gostaria de saber se alguém tem mais alguma informação concreta sobre a equivalência dos nosso diplomas no Québec, ou alguém que conheça alguém que tenhas estas informações.

    • #16692
      Diogo
      Participante

      Só o que sei é que tem um curso de géomatique na Universidade de Sherbrooke tbém…
      http://www.udes.ca

      podes encontrar um tanto de informação e inclusive ofertas de emprego nessa área
      no site
      http://www.cdg.qc.ca
      mais les informatións sont en français………..  

      Nos cursos de arpentage eu já vi que eles tem dois encaminhamentos, o pra trabalhos externos,
      que entendo que seriam o que os topógrafos e agrimensores daqui fazem, e o pra trabalhos
      de escritório, com elaboração de SIGs, cartas e mapas, etc…

      sou geógrafo e pretendo estudar mais nessa área de géomatique lá…

      abraço
      db

    • #16753
      Erasmo
      Participante

      Olá Pardal,

      Talvez você encontre mais informações nos sites a seguir:

      :: Ordre dos Arpenteurs-géomètres du Québec ::

      :: Arpenteurs-géomètres/arpenteuses-géomètres (2154) ::

      Abraços e boa sorte!

    • #16761
      Pardal06
      Participante

      Olá, muito obrigado pelas informações, mas poucas delas elucidaram as minhas dúvidas.

      Diogo, a Université de Sherbrooke oferece um curso de pós-graduação em Geomatiqué, o que seria o 2º e 3º círculos de estudo.

      Erasmo, estas informações eu já havia visto e claro são muito importantes, mas elas recorrem mais ao mercado de trabalho.

      A minha principal dúvida seria a questão da Equivalência do Diploma, para isso seria necessario conhecer alguém da nossa área seja Eng. Cartográfo ou Agrimensor, que já tenha ido para lá. Acredito que estas nossas dúvidas sejam bem especificas e se tratem de uma profissão pouco reconhecida e difundida aqui no Brasil. E para sana-las será necessario entrar em contato com a Université de Laval ou com as ordens, tanto com a dos Arpenteurs-Géomètres e a dos Engenheiros.

      Obrigado

    • #16770
      farias
      Participante

      [align=center]:!: Editado pela moderação, favor postar dúvidas no fórum apropriado e ler as Regras do Fórum antes de postar :!:
      Esta mensagem foi removida pois não correspondia ao Tópico em questão[/align]

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.