Home › Fórum › Comunidade Brasil-Québec › Apresente-se!!! › Apresentação Oswaldo Marinho
- Este tópico contém 9 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 6 meses atrás por omarinho.
-
AutorPosts
-
-
2 de março de 2010 às 18:07 #6499omarinhoParticipante
Olá pessoal,
Sou Oswaldo Marinho, tenho 25 anos, casado, braziliense, mas moro em Salvador a quase 3 anos, sou diretor de estúdio dessa agencia aqui (http://www.kcomunicacao.com.br), atualmente faço curso de animação e produção audiovisual em 3D e vídeos, que tem duração total de 2 anos e meio, tirando isso não tenho nenhuma outra certificação reconhecida (já que grande parte do meu conhecimento foi adquirido com experiência e trabalho acompanhado, inclusive quem me iniciou nessa área de designer gráfico, arte final, impressão, sinalização, etc… foi em uma empresa que trabalhei por anos, sendo assim os certificados que possuo não tem validade, já que não tem registro no MEC e afins), tenho bastante experiência em informática (7 anos) e também trabalho como técnico autônomo nas horas vagas, além de realizar criação de websites, também em horas vagas.
Junto com a minha esposa (que é massoterapeuta e vai cursar acupuntura), decidimos iniciar as preparações para uma possível morada em Quebec a 2 mêses, entramos no francês, eu ja tenho um bom inglês intermediário que posteriormente vou complementar com uns intensivos, mas ainda existem zilhões de dúvidas (como se fosse novidade.. rs), como por exemplo, será que essa minha futura certificação em animação e produção audiovisual, que inclúi o Adobe CCI, Adobe CCE, e também uma certificação Autodesk Maya, será suficiente para passar no processo? Ou vou ter que aproveitar esse tempo para fazer um tecnólogo em TI, ou serviria zilhões de micro cursos em TI com umas certificações complementares?
Confesso que nesse ponto to meio perdido.. rsDesculpem pelo livro.
Obrigado!
-
3 de março de 2010 às 22:01 #37601Carlos_SantosParticipante
Seja bem vindo à CBQ!
Ja apaguei o topico indicado para apagar (duplicata) ;-)
Quanto a ser aceito, faça o teste online! se passar manda o seu processo para o BIQ.
Do contrario, use o teste online para saber o que te falta: – mais francês (mude o nivel), mais inglês, mais graduacao, etc…
fatores que vc mesmo pode buscar para completar o que te falta, claro!
Procure ler os topicos dos foruns antes de iniciar o resto de suas duvidas, pois tem muitos com respostas a questoes que vc nem pensou ainda ;-)
Boa leitura e boa sorte no seu processo!
-
3 de março de 2010 às 22:04 #37574Carlos_SantosParticipante
quando seu francês te permitir veja sobre sua profissao aqui:
-
4 de março de 2010 às 01:25 #37578omarinhoParticipante
Boa noite Carlos,
É… venho lendo bastante esse forum e o Brasileiros em Montreal (alem de blogs e mais blogs de quem vai e quem ta indo), descobrindo e somando conhecimento.
Primeiro eu gostaria de confessar que nesse periodo virei seu fã, devido ao seu empenho e ótima vontade em informar e ajudar quem está aqui ou ai, muito nobre essa sua postura. (não desmerecendo as outras pessoas que também ajudam, mas lembro que você é moderador dos 2 foruns mais importantes) Enfim…
Bom, colocando francês intermediário eu passo no simulado, mas o que me deixa na dúvida é se a minha profissão ta certa, já que pela lista de empregos, o profissional em 3d deve ter 3 anos de estudo na área, meu curso vai durar 2 anos e meio, e é só aos sábados. Outro detalhe é que eu não trabalho com 3D atualmente, nem edição de vídeo, e minha experiencia profissional é em arte-final, designer gráfico, webdesigner e suporte de informática, tenho medo disso pesar.
Uma das duvidas que não achei durante todos esses dias de garimpo (alias, suponho que a resposta seja negativa pelo que lí, mas não obtive certeza), é se no meu caso, em que eu tive treinamento longo e intenso dentro de uma empresa que não presta cursos oficialmente, teria alguma validade um certificado que não tem reconhecimento pelo governo.
Muito obrigado pela ajuda!
O forum todo ta de parabéns! Pessoal prestativo de mais da conta uai… rs -
4 de março de 2010 às 20:03 #37619SANDROMSParticipante
Marinho,
Pelo que eu entendi você não tem curso superior, mas tem uma série cursos relacionados com a sua área. É isso?
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
5 de março de 2010 às 02:53 #37636Carlos_SantosParticipante
@omarinho wrote:
…. é se no meu caso, em que eu tive treinamento longo e intenso dentro de uma empresa que não presta cursos oficialmente, teria alguma validade um certificado que não tem reconhecimento pelo governo.
isso conta como experiencia pratica mas sem diploma oficial (superior ou de mercado, a sua resposta esta correta!)
Atenciosamente
-
5 de março de 2010 às 03:06 #37638omarinhoParticipante
Sandro,
Isso mesmo, superior mesmo eu não tenho (e confesso que pelo menos no brasil, do jeito que anda essa educação mesmo privada, e olha que eu atendo alguns clientes de convites de formatura, é cada pérola que leio… não pretendo ter), mas o problema é que não são cursos reconhecidos pelo MEC, já que eu fui treinado, não somente como aluno mas sim como funcionário e futuro líder, em conteúdo e duração foi maior que os cursos regulares, além do mais, para a minha área específica não existe um curso único, são necessários no mínimo uns 7 para a formação de um bom profissional.
A mesma coisa acontece com a informática.
Resumindo, tenho a bagagem de vários cursos, tenho até o certificado de todos, mas não possuem validade legal aqui, por não serem ministrados por uma instituição registrada no MEC e principalmente por não se tratar de uma instituição de ensino.
Eu tenho essa dúvida pra saber se vou poder usar isso pra somar na entrada do processo e até no meu CV aí (tomara!), pois pelo menos esse curso que estou fazendo agora tem certificado reconhecido, como manda a regra, sem contar, que eu ainda estou pensando se depois de terminar esse curso animação e produção audiovisual em 3D e vídeos, eu vou fazer uma especialização, ou em animação avançada, ou em simulação arquitetônica (O famoso cadista 2d e 3d), já que eu só vou poder dar entrada no pedido depois de terminar o curso (coisa de 2 anos e pouco… tempo pra caramba, ou não…), e além do mais estou em regime de desconto por já trabalhar na área, e também tenho que esperar o curso da minha esposa acabar, e falando nela, nasce mais uma pergunta:
Ela está fazendo acupuntura, além de já ser massoterapeuta e trabalhar com isso a anos (ela é certificada direitinho.. rs), mas também vai fazer enfermagem, na chegada ai, no caso da enfermagem, ela teria que fazer algo para gerar equivalência ou validade ai? outro curso complementar? até porque a enfermagem aqui no brasil é de 2 anos e meio, e pelo que vi na lista, ai são 3 anos.
E sem vergonha na cara eu vou abusando vocês ok? :bigups:
Muito obrigado!
-
5 de março de 2010 às 14:44 #37645Carlos_SantosParticipante
@omarinho wrote:
…. não somente como aluno mas sim como funcionário e futuro líder, em conteúdo e duração foi maior que os cursos regulares, além do mais, para a minha área específica não existe um curso único, são necessários no mínimo uns 7 para a formação de um bom profissional.
acho que isso deve aparecer no seu CV e colocar no seu perfil e no dossier.
@omarinho wrote:
….Resumindo, tenho a bagagem de vários cursos, tenho até o certificado de todos, mas não possuem validade legal aqui, por não serem ministrados por uma instituição registrada no MEC e principalmente por não se tratar de uma instituição de ensino.
Quanto a validade do MEC, isso é discutivel. Pois aqui nao sera o MEC que ira validar seus cursos. Veja o procedimento de validacao de diplomas no outro topico que trata disso.
De fato o MICC verifica o conteudo dos cursos (traduzir as ementas é fundamental para isso!) e depois estabelece o que equivale aqui no Qc o que vc é profissionalmente. Isso pode ser uma idéia para vc começar mesmo estando ai no Brasil.
Assim, quando aqui chegar vc ja tera uma idéia do que vc pode procurar como profissao. As vezes isso nao é muito simples, depende da profissao!
@omarinho wrote:
….Ela está fazendo acupuntura, além de já ser massoterapeuta e trabalhar com isso a anos (ela é certificada direitinho.. rs),
aqui esta profissao me parece regulamentada, veja os sites abaixo :
- – http://www.fqm.qc.ca/fqmsitew.nsf/portail?readform&lg=fr
– http://www.cpmdq.com/htm/definitionMasso.htm
– http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_descrprofession_01.asp?PT4=53&lang=FRAN&Porte=1&cregn=QC&PT1=25&PT2=17&PT3=9&type=cle&motpro=massoth%E9rapeute&pro=3235&aprof=3235 , onde vc encontrara todas as associacoes profissionais:
-
Association canadienne des thérapeutes en médecines douces
Association des massothérapeutes du Québec
Association des massothérapeutes et orthothérapeutes du Canada
Association des massothérapeutes professionnels du Québec (AMPQ)
Association des professionnels en massage thérapeutique du Québec
Association professionnelle des audioprothésistes du Québec
Comité sectoriel de la main-d’oeuvre des services de soins personnels
Corporation des massothérapeutes et autres praticiens en approche corporelle
Fédération québécoise des massothérapeutes (FQM)
Fédération québécoise des massothérapeutes (FQM)
@omarinho wrote:
….mas também vai fazer enfermagem, na chegada ai, no caso da enfermagem, ela teria que fazer algo para gerar equivalência ou validade ai? outro curso complementar? até porque a enfermagem aqui no brasil é de 2 anos e meio, e pelo que vi na lista, ai são 3 anos.
que também é regulamentada aqui no Qc, veja:
Conselho dos Auxiliares de Enfermagem
http://www.oiiaq.orgAqui os profissionais de saude sao “disputados à tapa” pelos hospitais, clinicas, etc…. mas ser reconhecido como tal nao é simples (veja o processo de reconhecimento das ordens, extremamente protecionistas!).
Fazer ai no Brasil ou fazer aqui no QUébec? talvez fosse o caso de pensar nesta hipótese, um DEC de tres anos aqui nao tera este problema de reconhecimento. E dependendo, o governo tem o programa de emprestimo/bolsa.
Acho que vale a pena ver com carinho a possibilidade, afinal acho que vcs devem pensar à longo prazo….. viver no Qc!
Boa sorte nos planos de vcs!
-
5 de março de 2010 às 17:16 #37648SANDROMSParticipante
@omarinho wrote:
Resumindo, tenho a bagagem de vários cursos, tenho até o certificado de todos, mas não possuem validade legal aqui, por não serem ministrados por uma instituição registrada no MEC e principalmente por não se tratar de uma instituição de ensino.
Eu tenho essa dúvida pra saber se vou poder usar isso pra somar na entrada do processo e até no meu CV aí (tomara!)…
No seu CV vai contar com certeza, aqui no Quebec num processo seletivo podem te perguntar, onde vc aprendeu isso ou aquilo, fala do curso que fez e saca o certificado, há uma relação de confiança então eles vão acreditar. Como é uma profissão técnica eles sabem facilmente se vc estiver mentindo. Pode ser que te dêem para fazer algum teste ou prova.
A questão aí é a sua pontuação no processo do Quebec, embora a escolaridade mínima teórica seja o segundo-grau, é difícil atingir toda a pontuação sem diploma superior. E certificados de outros cursos não somam pontos no processo, apenas podem ajudar a provar que a sua experiência profissional é relevante. Vc terá que “gabaritar” outros itens, como línguas para atingir apontuação mínima.
Não quebre sua cabeça, faça a simulação do seu perfil na internet e comece com o real, e veja se vc passa. Senão volte e simule algumas diferenças (mais francês, um curso técnico como enfermagem para sua esposa, mais inglês, filhos) e veja o que vc precisa para chegar lá.
Se você não alcançar a pontuação mínima no teste online não envie o dossiê pois vai jogar dinheiro fora.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
6 de março de 2010 às 18:28 #37657omarinhoParticipante
Carlos, obrigado!
Sandro,
Bom, eu passei no online, mas de qualquer forma não pretendo fazer só 150 ou 200 horas de francês, vou pegar todo esse período em que não posso dar entrada no DCS e me”enfiar” no francês, já que como disse, eu tenho que esperar o meu curso e o da minha esposa terminar antes de dar entrada, se não eu não passo e não recebo o CSQ…Bom, é isso ai meus caros, muuuuito obrigado pelas respostas e peja ajuda, eu vou continuar “devorando” esse forum todo aqui, e de tempos em temos vos perturbo atrás da solução de minhas dúvidas (futuras)… Até então estou tranquilo, e confiante.
Abraços!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.