Apresentação dos Planos A, B, C, D…

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista Apresentação dos Planos A, B, C, D…

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7589
      nilian
      Participante

      Olá, colegas do CBQ! Antes de mais nada gostaria de me desculpar por criar um novo tópico. Mas nas minhas pesquisas por aqui não achei algo relacionado com minha dúvida!
      Vamos lá:
      Meu marido (36 anos) e eu entramos com a documentação no BIQ no dia 06 de junho de 2011. Já recebemos as duas cartas e agora estamos nos preparando para a tão temida entrevista.
      Sabemos que é fundamental apresentarmos nossos Planos de Imigração, principalmente referentes ao Mercado de trabalho Quebecois. Planos A, B, C, D…
      Bem, meu marido é o requerente principal, pois é Analista de Sistemas com 11 anos de experiência na área de TI. A empresa que ele trabalhava presta serviços para a Fábrica da Mercedes Benz aqui em Juiz de Fora/MG. Atualmente, ele está em uma empresa de vigilância, dando suporte técnico na parte de Pregão Eletrônico. Imagino que os Planos A, B, C, D… de Trabalho serão mais tranquilos para ele. Pois a demanda para profissionais de TI no Québec está relativamente em alta.
      Fiz um resumão básico para chegar até o ponto culminante de meu relato/dúvida (rs).
      Eu (35 anos) sou jornalista, trabalhei por 4 anos na Afiliada à Rede Globo aqui em JF na área de Marketing. E trabalho, há 9 anos, em outra empresa conciliando as funções de Jornalista (Boletim Informativo, workshops, criação de peças comerciais, etc) com a função de Assistente Tributária (pasmén). Sabe aquele história de que Brasileiro é pau pra toda obra? Pois bem, além da minha formação acadêmica na área de Comunicação Social, eu tbm faço contato com diversas prefeituras da região sudeste para verificação de Códigos Tributários referentes ao imposto chamado de ISSQN. E ajudo a operar os diversos sistemas eletrônicos de cálculo do ISSQN e respectivas Notas Fiscais Eletrônicas. Meio louco isso, né???
      Daí, pesquisei alguma coisa sobre Tributação no Québec e me interessei por alguns cursos oferecidos lá. Vi que rola concursos públicos tbm dentro desta área.
      Só que eu não sei como elaborarei meus planos, uma vez que não sei como explicaria essa questão de “multifuncionalidade brasileira” para meu entrevistador, entendem???
      Colocaria Plano A – Estudar Tributação Quebecois ?
      PLano B – Marketing?
      Plano C – Jornalismo?
      Plano D – Balconista?
      Alguém poderia me sugerir uma saída???? Alguém me daria uma Luz???
      Desculpem o testamento!!!
      E Obrigada pela Oportunidade!!!
      Abraços

      Nilian

    • #46449
      Lu_campinas
      Participante

      OI Nilian,

      Não posso dizer nada concreto pois ainda estou bem no inicio do processo, mas tenho lido muitos blogs e li em algum lugar que não é muito interessante dizer que “quer ir para estudar”, é melhor enfatizar que quer trabalhar (afinal o processo é para trabalhador qualificado :lol: ), bem isto foi o que eu li, não sei se procede, mas com certeza o pessoal mais experiente vai te dar as dicas certas com certeza.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Luciana

    • #46450
      nilian
      Participante

      Olá, Luciana
      Você tem toda razão! :lol: Óbvio demais, não é mesmo?
      Obrigada pela sua ajuda… Ficamos tão envolvidos e tão entusiasmados que, às vezes, a racionalidade nos escapa…rs
      Obrigada!
      Abraçãoe&Boa Sorte a Todos!
      Nilian

    • #46451
      JF
      Participante

      Nilian,

      O que a Luciana disse é o que eu sempre li também, desde que comecei as pesquisas. Não tenha como plano A chegar lá para estudar.

      Outra coisa que li em alguns lugares, é que os Québecois não valorizam muito essa coisa do “pau pra toda obra”. Eles preferem alguém que é especialista em um assunto do que alguém que sabe superficialmente sobre muitas coisas. (Quem já está no QC, por favor me corrijam se eu estiver falando besteira!)

      Se isso for realmente assim, o melhor seria você levar seu plano A com muita convicção, dizendo que o que você realmente quer é trabalhar em “A” e que está aberta a começar trabalhando em funções mais simples nessa área, mas como garantia pode partir para o plano B ou C – tudo vai depender da pesquisa de vagas que você tiver feito.

      De qualquer forma, não se prenda demais a esses planos. Na minha entrevista, por exemplo, nem tive chance de falar sobre eles.

      Leve exemplos de anúncio de vagas que você possa dizer “essa vaga foi feita pra mim”. A única coisa que a entrevistadora nos pediu com relação aos planos de trabalho foram alguns exemplos de vagas que tínhamos pesquisado. No caso do meu marido, uma descrição de vaga ajudou ela a entender o que ele faz, porque apenas explicando ela não estava entendendo (ele é formado em desenho industrial mas trabalha em uma agência de design gráfico).

      Leia muitos relatos de entrevistas aqui na comunidade e nos vários blogs que você vai encontrar sobre o assunto.

      Bonne chance! :-)

      Ju.

    • #46454
      neilasasa
      Participante

      Pois é, isso é muito relativo porque eu tb achei que não podia falar que ia estudar no início e um casal de amigos informaram a entrevistadora que ambos iam estudar ao chegar…
      Tá certo que ele (requerente principal) é da área jurídica e portanto não teria como ele querer trabalhar logo de cara já que é uma profissão regulamentada…
      No meu caso (requerente principal) disse que ia procurar trabalho na área financeira e que estava aberta a estudar, o que é atualmente meus planos, iniciar meus estudos em alguma área…
      Bonne chance!

    • #46456
      mrodolfo
      Participante

      Copiando a resposta que dei no outro tópico que foi criado:

      Nilian,

      O foco da entrevista será sempre no demandante principal, nesse caso o seu marido.

      Para o seu plano, penso que um cargo de assistente administrativo possa ser um bom plano A. Pesquise sobre Adjoint administratif no IMT en ligne e vai ver o que essa profissao faz: mais ou menos o que você tem feito, dependendo o tamanho da empresa.

      É claro que para isso, você vai ter que estudar, muito provavelmente. Entao, para se Adaptar ao plano A, você precisa saber o que estudar e onde. O IMT vai te ajudar nisso também.

      Bonne chance!

      Agora complementando…

      O ponto chave é demonstrar que estao indo para lá para trabalhar numa área X. Agora, se para trabalhar nessa área é preciso ter a formaçao Y, deve-se demonstrar como ela será feita, como a família vai se sustentar nesse período e por aí vai. Vou dar meu exemplo, apesar de ter sido dispensado da entrevista:

      Plano A – Trabalhar como engenheiro civil
      Fator chave para sucesso – Tornar-me membro da OIQ
      Soluçao – Solicitar o “permis d’ingénieur” ainda no Brasil, ser aprovado nos exames técnicos em dus seçoes (YES, I COULD!!! :wink: )
      Financiamento – Recursos próprios por 6 meses; trabalhar no Plano B (Gestao) após esse prazo e até ser alocado no Plano A

      Esse tipo de explicaçao vai deixar claro para o avaliador quao fácil será sua adaptaçao no Québec. Lembre-se que “Adaptabilidade” é o único fator subjetivo do processo de atribuiçao dos pontos.

      Bon courage!

    • #46444
      Carlos_Santos
      Participante

      Caramba!

      quanta resposta clara e precisa… nao sobrou quase nada para eu dizer :lol:

      fico feliz assim :wink:

      De fato mencionar estudos se a profissao nao é regulamentada e nao ha necessidade nao ajuda muito na entrevista.

      Pelo que me lembro o foco é o requerente principal, que deve ter bem claro o que vem fazer aqui….

      O Marcos tem razao quando diz que deixar claro pode te trazer pontos subjetivos….

      Boa sorte no seu processo!

      Marcos,

      ja apaguei o outro topico!

    • #46465
      nilian
      Participante

      Nem tenho palavras para agradecer o esclarecimento de vocês.
      :P
      Obrigada!
      Agora já estou mais focada e trabalharei meu Plano de Imigração com mais confiança para a Entrevista…

      Espero sucesso…rs!

      Abração a todos e ótimo fim de semana.

      Nilian
      :bigups:

    • #46522
      biamattar
      Participante

      Olá, eu sou formada na área jurídica. Alguém tem algum conselho para me dar sobre a entrevista e as minhas propostas de trabalho para eles? O que eu posso apresentar, dizer ou não dizer???

      Obrigada :P

    • #46525
      mrodolfo
      Participante

      biamattar,

      acho que a gente te ajudaria mais se VOCÊ dissesse o que pretente fazer por aqui…

      Bonne chance!

    • #46528
      biamattar
      Participante

      Oi,
      Perdão por não especificar antes. Então, eu pensei em 3 opções:
      A) Assistente Jurídica (pelo que eu pesquisei os paralegais não precisam de imediato ter o direito de lá)
      B) trabalhar com relações internacionais
      C) área de turismo

      Exceto o plano C, estou tentando me aproximar ao máximo da minha área (direito). àqueles que já tem um experiência quanto a entrevista e puderem me orientar, ficarei agradecida =D

    • #46535
      Carlos_Santos
      Participante

      esta é uma area que na entrevista vc pode dizer que ira voltar para os bancos escolares, a ordem nao reconhece o diploma direto sem mandar para a faculdade de novo!

      Acho que ter outros planos é bom, mas se quiser dizer que ira estudar para exercer sua profissao aqui depois, é super valido!

      Atenciosamente

    • #46540
      biamattar
      Participante

      Bancos escolares??? Pode me explicar melhor? =D
      Mas se eu disser que vou estudar não vai acabar me prejudicando na entrevista?
      Obrigada

    • #46537
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Bia,

      para ser advogado é preciso passar no exame da ordem dos advogados aqui.

      E, a regra geral é que no processo da ordem eles nao reconhecem TODAS as suas disciplinas cursadas ai no Brasil…. entao é preciso voltar para a faculdade aqui e estudar o que eles nao reconheceram e ai é preciso sim voltar para os bancos escolares e o escritorio do Québec sabe disso!

      Se vc ler um pouco mais sobre a profissao de advogado aqui vc vai entender:

      Boa leitura!

    • #46543
      biamattar
      Participante

      OI Carlos,

      Eu entendi o que você quis dizer, mas quanto a isso eu já tinha ciência, por isso que estava à procura de empregos próximos a minha área, assim eu poderia apresentar na entrevista. Eu estive pesquisando e existe a possibilidade de trabalhar como consultor ou paralegal. Claro, existem escolas para se especializar nessa área, mas a princípio eu pensei em apresentar essa possibilidade já que não foge completamente da minha área e precisa, pelo menos, saber inglês e francês para trabalhar.
      A minha professora de francês vai me ajudar no meu plano B. Quando ela retornar ao Quebec (semana que vem), ela vai pesquisar algo na área de relações internacionais, fator o qual tambem não foge tanto já que eu tive um pouco de experiência nisso.
      O que você acha?

      :P

    • #46553
      mrodolfo
      Participante

      Uma dica para a construçao dos planos A, B, C, etc é fazer uma análise de seus conhecimentos, habilidade e aitudes, também chamado de CHA.

      Conhecimento é tudo aquilo que você aprendeu, habilidade é tudo o que você sabe fazer e atitude é como você se comporta nas situaçoes, mais ou menos isso. Com essa lista, fica mais fácil procurar um lugar ao sol e na minha opiniao, aqui, vale muito mais a habilidade que o conhecimento em muitas profissoes…

      Bonne chance!

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.