Aposentadoria no Canadá.

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Aposentadoria no Canadá.

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4199
      rodrigo_rio
      Participante

      Olá a todos!

          Gostaria de obter algumas informações sobre a aposentadoria no Canadá. Gostaria de saber se o tempo durante o qual contribuí para a previdência no Brasil conta lá (são cerca de 12 anos). Se não contar, terei que começar do “zero”? Nesse caso, qual seria o tempo mínimo de contribuição no Canadá para que eu possa me aposentar? Existe uma idade mínima para a aposentadoria?

    • #9174
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Rodrigo,

      Pelo que eu saiba ainda não existe um acordo entre o Brasil e o Canadá onde se possa aproveitar os anos de trabalho aqui no Brasil.

      Segundo informações do site Brazil Canada Guide o cidadão canadense ou residente legal no Canadá, com 65 anos de idade ou mais, e que esteja enquadrado dentro dos requisitos de residência, tem direito a receber uma aposentadoria. Se o seu caso pessoal não obedecer aos requisitos de residência necessários para receber uma aposentadoria completa, pode ter direito a receber uma aposentadoria parcial.

      O documento abaixo, encontrado no site http://www.investisol.org/article.php3?id_article=25, fornece algumas informações interessantes sobre a Aposentadoria no Canadá.

      Abraços,[/align]

    • #9191
      rodrigo_rio
      Participante

      Olá Dri_Torres!

             Obrigado pela dica!!!! Vai ser extremamente útil para meu planejamento.  :D

    • #47076
      rafasgomes
      Participante

      Pessoal, retirando o tópico dos confins do esquecimento, rs. :twisted:

      Eu tava lendo a revista L’actualité (meio antiga, fev 2010), e lá falava da aposentadoria no Québec.

      Bom, aposentadoria aqui no Brasil é uma vergonha, mas aí no QC também parece ser, rs. :alright:

      O cara tem que contribuir com aposentadoria privada se quiser ter pelo menos um pouquinho de qualidade de vida na velhice.

      Os baby boomers comeram o plano de aposentadoria do QC ! E a geração pós os babys está prejudicada.

      Favor, pessoal do Québec, do mundo além das revistas, rs, poderiam dar uma opinião por gentileza? :bigups:

      Muito grato !

    • #47081
      JF
      Participante

      Confesso que sou bem leiga nesse assunto e já está na minha lista de coisas a fazer me informar melhor sobre isso.

      Meu marido achou um site do governo do QC que explica o sistema de retraite deles e dá pra fazer algumas simulações interessantes.
      Ainda vou ler com mais calma, mas deixo aqui a dica para quem se interessar (imagino que todos os imigrantes que pretendem envelhecer deveriam… ;-) :

      http://www.rrq.gouv.qc.ca/fr/produits_services/planification/Pages/defaut.aspx

      Bonne lecture!

      Julia.

    • #47086
      rafasgomes
      Participante

      Obrigado J+F !!!
      Vou dar uma olhada !

    • #47084
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Rafael,

      vc tem razao sobre a maravilha do sistema ai e aqui, infelizmente!

      O que é preciso aqui é fazer um plano privado. Muitas empresas pagam uma parte em funcao da sua contribuicao ou nao. Depende da empresa…. isso se chama REER.

      Acho que este tipo de plano de aposentadoria privado ja se falava no Brasil quando estava ai….

      Nao tem muito para aonde correr nao.

      Abraços

    • #47174
      rafasgomes
      Participante

      E Carlos, vc que esta aí, e desculpe abusar da sua bondade.
      Vc acha que quantos % do salário é necessário comprometer para fazer um plano privado?
      Soh pra ter uma idéia ! Gostaria de incluir isso no planejamento.

      Obrigadão !

    • #47179
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Rafael,

      depende de quantos anos vc pretende econimizar e quanto de $$$$ vc acha que sera necessario.

      A conta é simples:

      – pegue o montante total que deseja ter na sua aposentadoria.
      – divida pelos anos de contribuicao (anos de trabalho até chegar lá)
      – o resultado divida por 26 (pagamentos à cada duas semanas)
      – finalmente, veja quanto isso representa no seu salario.

      A questao que nao te responderei é qual é o bom valor do montante :alright:

      Isso depende de cada um ;-)

    • #47180
      javabeats
      Participante

      Intrometendo-me no tópico :wink:

      Parte das contribuições ao REER são dedutíveis do imposto de renda (assim como aqui no Brasil). Como o imposto de renda no Québec/Canadá é alto – pode chegar a 29% na alíquota federal, e ainda tem a alíquota provincial – oportunidades de dedução relacionados à previdência são interessantes.

      Acho que um bom plano é conseguir um emprego sólido que contribua substancialmente com o seu REER – como já acontece no Brasil, nas empresas que controlam fundos de previdência para seus funcionários (Siemens, Volvo, PUC, etc). Mas cabe avaliar se existem aí as mesmas condições que existem no Brasil: por exemplo, algumas empresas aqui recuperam parte do que investiram no seu plano de previdência caso você se demita; ou então, a porcentagem de contribuição com seu plano varia de acordo com o seu tempo de casa (quanto mais tempo, maior a porcentagem sobre o que você já contribui).

      No geral, lembrar que previdência é previdência em qualquer lugar, e planos pessoais – compra de imóveis para alugar, ou investir em um negócio próprio – ainda são os investimentos mais rentáveis (embora tenham seus riscos envolvidos). A bonança européia dos anos 80 e 90 está cobrando o seu preço dos estados agora, e a tendência é que nenhum país possa se dar ao luxo de manter planos de previdência estatais interessantes por muito tempo – e países como a França já aumentaram o tempo de contribuição obrigatório, o que torna planos privados muito mais interessantes.

    • #47188
      rafasgomes
      Participante

      Valeu pelas infos pessoal!

    • #47934
      mrodolfo
      Participante

      Acabei de receber uma mensagem de um outro forum que participo que o Brasil e o Québec assinaram o acordo previdenciário. Agora o texto segue para os dois legislativos para aprovação final. Segue o link oficial da notícia:

      http://www.previdencia.gov.br/vejaNoticia.php?id=44350

      Bonne journée,

    • #47943
      RonaldoMaciel
      Participante

      Excelente notícia!

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #58474
      Thiago Zago
      Participante

      Caros,

      Vi um comentário num site de immigrer.com que me deixou preocupado.

      O comentário foi “Je ne sais pas si certains d’entre vous le savent, la pension du Canada n’est accessible qu’après 40 ans de résidence”

      Alguem pode confirmar se essa informação é verdadeira?

      Fonte: http://www.immigrer.com/blog/olfa

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.