Aplicar morando no Canadá

Home Fórum Informações Gerais Utilidades Aplicar morando no Canadá

Visualizando 50 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4818
      felipeitu
      Participante

      Olá a todos da Comunidade,

      Tenho tentado levantar algumas informações sobre aplicar para a imigração já morando no Canadá.
      Eu e minha mulher pretendemos ir em agosto para viajar um pouco pelo país e também para aprimorarmos nosso inglês e francês.
      A nossa intenção é enviar em janeiro/feveiro 2008 o nosso formulário para o processo federal e queremos ficar estudando línguas e outros cursos de nossa área até sair o nosso visto… acho q vai ser mto bom para a gente qdo tivermos o visto e pudermos trabalhar em nossa área.
      Perguntei para a Maria João e esta me informou que eu poderia aplicar morando no Canadá.
      A minha dúvida é se o procedimento é diferente do efetuado se estivesse morando no Brasil. Terei que mandar minha documentação para Buffalo?
      E as certidões de antecedentes criminais, posso deixar alguma declaração/procuração para meus pais tirarem estas por mim?? ou meu advogado??
      é preciso “tirar” as impressões digitais para alguma destas certidões??
      como o processo federal n tem entrevista, n precisaria voltar para o Brasil… ou tem algum procedimento que me “force” a voltar p o Brasil?
      Obrigado a todos…
      E mta sorte!
      Abraços

      Felipe e Flávia

    • #16582
      Carlos_Santos
      Participante

      Se o seu objetivo é o processo Federal direto, que hoje tem o nome de processo federal simplificado, não é o foco desta comunidade, que é mais voltada para o processo de seleção da Provincia do Quebec.

      Quanto a fazer seu pedido estando no Canada é possivel sim, mas ouvi por varias vezes alguns colegas comentarem que la estavam e que preferiram voltar pois o tempo era bem maior estando no Pais que estando aqui no Brasil.

      E no caso deles eles não tinham como sobreviver muito tempo esperando pelo processo como vcs desejam fazer…

      Veja no site Délais pour la demande d’immigration (tableaux) os tempos de espera que varia de pais para pais…. para o quebec!
      e no site  Délais pour la demande d’immigration para o resto do Canadá!

      Sobre a procuração e os antecedentes criminais, depende do Estado, por exemplo, no Rio de Janeiro é preciso tirar as impressões digitais em outros estados, a mesma certidão estadual, nem sempre é necessária!

      Sugiro que vc mesmo as faça ainda no Brasil dos estados diferentes aonde vc residiu pois estas são relativas ao seu passado, e deixe a que é atual para ser pedida na época certa!  Nao deixe de ver como é no seu estado de residência também!

      Sua carteira de motorista deve estar valida pelo tempo que estiver fora do pais e somente aqui no Brasil vc pode renova-la!!!

      Logo se ela estiver para vencer antes do seu visto sair ai no Canada, sugiro que a renove antes e aqui no Brasil!

      Soube de colegas que morando ai, pediram seu visto de residente e seus processos foram tratados em Buffalo! mas isso é melhor olhar no site do governo!

      No processo federal pode haver entrevista, mas as que eu soube foram feitas por telefone mesmo!

      leia o topico Primeiro Passo para Imigrar para o CANADÁ que postei as fontes primarias para quem deseja ir para o Canada pelo processo federal direto!

      Boa sorte!

    • #16585
      felipeitu
      Participante

      Carlos…

      Sempre mto educado e respondendo de tudo um pouco! Muito obrigado!
      Sei que o foco desta comunidade é Quebec, mas como não encontrei uma comunidade Brasil-Toronto, achei que aki poderia levantar algumas informações. Recebi alguns emails falando das comunidades do Orkut, mas não tenho orkut…
      Vou tentar conseguir com a Maria João mais informações sobre as diferenças de prazos das aplicações feitas morando no Brasil e morando no Canadá.
      Abraços.

      Felipe e Flávia

    • #16587
      Carlos_Santos
      Participante
    • #42895
      Camilla Almeida
      Participante

      Olá,

      Estou indo para o Quebec com visto de trabalho e pretendo aplicar quando chegar.

      Gostaria de saber se tem algum site ou forum que já foi escrito sobre este assunto e quanto tempo este processo leva estando no Quebec.

      Abs,

      Camilla

    • #42896
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Camila,

      Seja bem vinda ao nosso forum!

      sugiro ler um pouco nas fontes oficiais:

      http://www.cic.gc.ca/francais/information/faq/travailler/index.asp

      E aqui tem o processo:

      http://www.cic.gc.ca/francais/information/faq/travailler/index-aides.asp#demande

      Boa sorte!

    • #42898
      Camilla Almeida
      Participante

      Carlos,

      Obrigada pela resposta rápida.

      Mais uma pergunta. Vou com visto temporário de trabalho e quero aplicar assim que chegar. Quanto tempo leva para pegar o Residente Permanente?

      O processo é o mesmo que fazemos estando aqui no Brasil?

      Abs,

      Camilla

    • #42903
      Carlos_Santos
      Participante

      como disse antes, leia nas fontes oficiais….

      @Camilla Almeida wrote:

      Quanto tempo leva para pegar o Residente Permanente?

      aqui tem a sua resposta:

      e aqui um pouco mais especifico:

      @Camilla Almeida wrote:

      O processo é o mesmo que fazemos estando aqui no Brasil?

      isso eu nao sei, imagino que sim. Como disse leia um pouco mais nas fontes….

      Como aqui na CBQ nao tem ninguém que tenha contribuído com este assunto, apenas com perguntas, você poderia fazê-lo mais tarde, quando estiver realizando o seu processo? :?:

      Isso seria de muita utilidade aos demais colegas com a mesma duvida que vc….. ;-)

      É assim que funciona a CBQ, um colega desbrava um caminho e depois ele escreve contando como é que ele o fez :idea:

      A Vantagem disso é que vc so escreve uma vez… imagine explicar dez vezes a mesma coisa? :bangwall:

      Boa leitura!

    • #42910
      _TAZ_
      Participante

      Você pode pedir a residência permanente após estar no 1 ano no Canádá com visto de trabalho. Eu já li isso nos sites do governo e também foi o que me informou um amigo que fez justamente isso. Veio para cá trabalhar em uma empresa, depois de 1 ano pediu a residência permanente e inclusive hoje ele possui a cidadania.
      Então, não dá pra pedir a residência permanente logo ao chegar. Tem que esperar o prazo mínimo. Claro que é para essa categoria.

    • #42914
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola TAZ,

      @_TAZ_ wrote:

      …. depois de 1 ano pediu a residência permanente e inclusive hoje ele possui a cidadania….
      Então, não dá pra pedir a residência permanente logo ao chegar. Tem que esperar o prazo mínimo. …

      pelo visto a coisa mudou, pois o documento atualizado em janeiro 2011, diz:

      “…
      Expérience de travail à titre de travailleur étranger temporaire

      Vous devez avoir acquis l’équivalent de 24 mois d’expérience de travail qualifié à temps plein ou un équivalent temps plein (une semaine égale 37,5 heures de travail) dans un type de 0 ou un niveau A ou B de la CNP. Cette expérience doit avoir été acquise au Canada (dans les 36 mois précédant la date de présentation de la demande*).
      Vous n’avez pas à être employé au moment de la demande.
      Note : Les périodes de travail autonome et de travail non autorisé ne peuvent être incluses dans le calcul de l’expérience de travail. Vous devez avoir un statut de résident temporire pendant la période d’expérience de travail.

      fonte: http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/guides/5609F.pdf

      p.s. os grifos em vermelho sao meus.

    • #42938
      Camilla Almeida
      Participante

      Carlos,

      Pelo que entendi no site, este visto ai é automático para quem já trabalha durante todo este tempo no Quebec.
      Eu estou indo com um visto temporário de 1 ano, sem emprego (ainda estou procurando emprego, mas pode ser que eu vá sem emprego em vista).
      Tenho pontuação suficiente para aplicar pro processo de imigração estando aqui no Brasil, mas quero ir logo para o Quebec! Por isso estou querendo dar entrada no processo de imigrante qualificado assim que chegar.
      Estou pesquisando sobre este assunto e vou atualizando aqui quando eu achar experiencias de pessoas que já tenham feito isto por la!

      Abs,

      Camilla

    • #42956
      FCelso
      Participante

      Oi Camila,

      O CSQ que pedi via Montréal, demorou em torno de 1 mês, entre pedido e realização da entrevista (o CSQ é emitido na hora). Entretanto, não sei precisar para você a parte federal via Canadá, pois desisti de imigrar, tendo feito apenas a parte provincial de Québec. Ah, e a entrevista segue o mesmo modelo daquela aplicada no Brasil: Entrevista em francês, confirmando seus dados pessoais, experiência profissional, situação profissional atual e perguntando dos teus motivos para imigrar ao QC. Passa-se a uma rápida conversa em inglês e depois finaliza novamente voltando ao francês. O que não foi perguntado é se eu tinha perspectivas a respeito do mercado de trabalho no QC; acredito que não foi me perguntado a esse respeito porque eu já estava com visto de trabalho.

      Um abraço,
      Fabrício

    • #42958
      Camilla Almeida
      Participante

      Olá Fabrício,

      Já que vc participou de entrevista no Quebec! Vou fazer algumas perguntas e gostaria muito que vc pudesse me ajudar com as respostas.

      Os documentos e formularios enviados sao os mesmos daqui do Brasil? Qual foi o escritório que vc enviou os documentos? Qual o local que vc foi chamado para fazer a entrevista? Vc possui o link que vc acessou para ter todas as informações?(poderia postar aqui?)

      Abs,

      Camilla

    • #42957
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Camila,

      @Camilla Almeida wrote:

      Pelo que entendi no site, este visto ai é automático para quem já trabalha durante todo este tempo no Quebec.

      aqui nada é automatico. É preciso realizar um processo e pagar por ele ;-)

      Boa sorte!

    • #42942
      Camilla Almeida
      Participante

      Carlos,

      Tem como fazer mais de uma solicitação ao mesmo tempo? Por exemplo: Eu aplico como temporary worker e tambem como trabalhador qualificado?

      Abs,

      Camilla

    • #42943
      Camilla Almeida
      Participante

      Carlos,

      Tem como fazer mais de uma solicitação ao mesmo tempo? Por exemplo: Eu aplico como temporary worker e tambem como trabalhador qualificado?

      Abs,

      Camilla

    • #42944
      FCelso
      Participante

      @Camilla Almeida wrote:

      Os documentos e formularios enviados sao os mesmos daqui do Brasil?

      Não sei se são os mesmos, mas tudo quanto foi certificado e experiência profissional, bem como certificação de união estável, foi realizada a tradução juramentada. Todos os documentos, meus (até o diploma de doutorado, todos com histórico) e de minha esposa (até o diploma de mestrado, todos com histórico), foram traduzidos dessa maneira, somando algo em torno de R$ 3.000,00. As taxas eu não recordo quanto foi.

      @Camilla Almeida wrote:

      Qual foi o escritório que vc enviou os documentos?

      Qual o local que vc foi chamado para fazer a entrevista?

      Enviei os documentos via correio, a partir da Cidade do Québec para o escritório em Montréal. A entrevista foi realizada no mesmo escritório, sendo que me desloquei de carro desde a Cidade do Québec até Montréal.

      @Camilla Almeida wrote:

      Vc possui o link que vc acessou para ter todas as informações?(poderia postar aqui?)

      Infelizmente não tenho os links, faz tempo que acessei o site. Mas procurando no google e no site do ministério de imigração ao Québec. Tens que ir atrás. :alright:

      Abraço,
      Fabrício

    • #42966
      mrodolfo
      Participante

      Camila,

      Nao entendi um ponto: que visto temporário de um ano é esse? E ele te permite trabalhar?

      O caso do FCelso foi bem diferente…

      Se você tem pontos para aplicar estando no Brasil, faça isso! Nao gastará com traduçao juramentada nem nada mais que as taxas do processo…

      Várias pessoas vieram para cá após terem o CSQ e estudaram idiomas ou mesmo se prepararam para o mercado de trabalho enquanto aguardavam o processo federal.

      Boa sorte na sua decisao!

    • #42967
      Carlos_Santos
      Participante

      @Camilla Almeida wrote:

      ….Tem como fazer mais de uma solicitação ao mesmo tempo?

      acredito que nao!

      Eles mantem os dados num unico sistema ;-)

    • #42973
      Camilla Almeida
      Participante

      Marcos,

      O visto é de trabalhador temporário e tem a duração de 1 ano. Eu posso trabalhar em qualquer area com este visto!

      Fabricio,

      Tem realmente que realizar a tradução juramentada?

      Abs,

    • #42978
      mrodolfo
      Participante

      Camilla,

      Desculpe-me por bater na mesma tecla. É que visto de trabalho temporário nao relacionado a um emprego, ou seja, onde você possa trabalhar em qualquer lugar é novidade para mim… Como isso pode ser interessante para outras pessoas, poderia colocar os links oficiais que tratam desse visto?

      Bonne chance,

    • #42980
      FCelso
      Participante

      @Camilla Almeida wrote:

      Marcos,

      O visto é de trabalhador temporário e tem a duração de 1 ano. Eu posso trabalhar em qualquer area com este visto!

      Fabricio,

      Tem realmente que realizar a tradução juramentada?

      Abs,

      Boas Camila,

      Também estranho esse visto “genérico” pois geralmente ele está atrelado a uma função específica a ser desempenhada, e tem prazo de validade como mencionastes.
      A tradução precisou ser juramentada na minha época, sugiro que te informes com o ministério da imigração ao QC. Mas meu palpite é que eles não mudaram esse quesito, afinal você está no “país” deles (QC) :alright:

      Abraço,

      Fabrício

    • #42997
      Camilla Almeida
      Participante

      Marcos,

      Este foi um programa que encontrei na internet com visto para estudantes universitarios com 20 vagas para todo o Brasil (na época) e que da direito a trabalhar em qualquer area por 1 ano e este ano nao pode ser prolongado. Como eu fazia faculdade ate o final do ano passado eu pude fazer com os comprovantes de matricula sem nenhum problema. Hoje quem esta fazendo este programa é a World Study de BH com o nome de TRUE e taxas bem mais altas do que as que eu paguei no ano passado.

      Segue o link do SWAP no Canada: http://www.swap.ca/

      Fabricio,

      Realmente o que vc está falando tem muito sentido pra mim. Por isso estou pensando seriamente neste valor para a tradução que é muito alto. Vou tentar entrar em contato com o escritorio para tirar estas duvidas e quem sabe eu aplique por aqui pelo Brasil e demore mais um tempinho para começar minha nova vida nas terras Canadenses.

      Abs,

    • #43001
      FCelso
      Participante

      @Camilla Almeida wrote:

      Fabricio,

      Realmente o que vc está falando tem muito sentido pra mim. Por isso estou pensando seriamente neste valor para a tradução que é muito alto. Vou tentar entrar em contato com o escritorio para tirar estas duvidas e quem sabe eu aplique por aqui pelo Brasil e demore mais um tempinho para começar minha nova vida nas terras Canadenses.

      Abs,

      Olá Camila,

      Eu acho que inicialmente tu podes verificar quais os documentos necessários a traduzir que te permitam atingir a pontuação para receberes o CSQ. No meu caso, eu poderia ter optado por não traduzir tudo o que minha esposa e eu tínhamos, mas traduzi tudo justamente para poder aproveitar depois quando estivesse embusca de emprego.

      Abraço,
      Fabrício

    • #43004
      mrodolfo
      Participante

      Camilla,

      Obrigado pela resposta. O programa pode ser interessante mesmo para algumas pessoas que ainda estao na faculdade…

      Quanto às traduçoes, diz o site do BIQ-NY, que trata as demandas de CSQ para o Canada e EUA, que todos os documentos solitados na DCS devem ter uma traduçao oficial para o francês ou inglês.

      O site do BIQ-NY é esse: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/biq/new-york/index.php

      O link que trata das traduçoes é esse: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/biq/new-york/dcs-travailleurs/liste-documents.html

      Bonne chance,

    • #43008
      Camilla Almeida
      Participante

      Marcos,

      Obrigada pela ajuda.

      Tenho mais algumas perguntinhas básicas. Posso ir para o Quebec após ter enviado meu dossie para o processo federal (já estando com o CSQ)?

      Como eu tive que fazer os exames médicos para meu visto de 1 ano. Posso utilizálos novamente neste meu novo processo? Isso iria economizar tempo de aprovação.

      Abs,

    • #43009
      mrodolfo
      Participante

      Camilla,

      Várias pessoas aqui da CBQ fizeram isso: aguardaram o andamento do Federal estando no Québec. Pesquise um pouco no forum que você encontrará seus relatos.

      Bonne chance,

    • #43012
      tmeza
      Participante

      Ola MRodolfo,
      Eu também tenho essa dúvida. Podemos ir para o Canada VIVER, apenas com o CSQ, apenas ter dado entrada no federal? e finalizar o processo por aí? Já li vários depoimentos dizendo que é possível, porém ninguém diz exatamente como. Se mais alguem puder contribuir com essa informação eu agradeço.
      http://www.osmeza.blogspot.com

    • #43013
      mrodolfo
      Participante

      tmeza,

      O Mauro Repacci fez isso, viveu um tempo aqui com um visto que nao era de residente permanente enquanto ele aguardava o Federal. Pesquise os posts antigos dele que tem muita coisa.

      No frigir dos ovos, se você quiser passar até três meses, o visto de turista normal basta. Se quiser estudar enquanto aguarda, pesquise no CIC e no MICC o que é necessário. Como isso nao me interessava, nao pesquisei na época.

      Bonne chance,

    • #43014
      Camilla Almeida
      Participante

      Marcos,

      Na verdade a minha duvida é se eu posso ficar la sem ter que voltar. Eu ja fiz os exames de saude para meu visto de 1 ano e sao os mesmos que sao pedidos para o processo federal.

      Teve relatos de alguem que fez isto?

      Abs

    • #43015
      mrodolfo
      Participante

      Os exames tem validade de um ano. Logo…

    • #43016
      Camilla Almeida
      Participante

      Marcos,

      Consegui achar no blog relatos de pessoas que disseram que é possível fazer os exames médicos no Quebec e enviar para o consultorio de SP. Caso eu precise fazer estes exames, ja sei que posso continuar todo o meu processo sem ter que sair do país. Só gostaria de saber se realmente vai ser necessário que eu faça este exame.

      Ir para o quebec depois da entrevista e antes da Federal

      Abs,

    • #43017
      mrodolfo
      Participante

      Camilla,

      Se o pedido de exames médicos chegar após 12 meses da data de seu exame inicial, sim, terá que refazer os exames.

      E o visto tem validade de um ano ou 12 meses a contar da data dos exames médicos, o que caducar primeiro.

      Bonne chance,

    • #43018
      Carlos_Santos
      Participante

      nao me lebro de nenhum relato aqui na CBQ com a mesma informacao que vc cita acima, Camilla.

      Talvez eles nao peçam denovo, mas é fazer o processo e esperar para ver….

      Boa sorte!

    • #43021
      tmeza
      Participante

      E o que exatamente podemos fazer com visto de turista ou de estudante? Sem ainda termos o visto de residente permanente? Podemos alugar uma casa? Morar normalmente? Sei que ainda não teremos o incentivo do governo para nada, mas podemos ir vivendo com nossos meios aí? Ou podemos trabalhar? O que nos permite o visto de turista ou o visto de estudante?

    • #43022
      mrodolfo
      Participante

      tmeza,

      Nao pode trabalhar… Pode estudar idiomas ou mesmo numa faculdade, mas aí vai pagar taxa de estrangeiro.

      Dê uma fuçada nos sites oficiais que você descobre.

    • #51682
      Camilla Almeida
      Participante

      Oi pessoal,

      Só pra atualizar a turma. Já estamos com o nosso CSQ, aplicamos direto de Montreal e fizemos a entrevista por aqui mesmo. Agora estamos no processo federal. Nosso visto vence em maio e estamos providenciando renovação do visto de trabalho.
      Tem muita coisa do nosso processo no blog. Qualquer duvida podem nos contactar.

      http://www.recifroid.blogspot.ca/

    • #51733
      mrodolfo
      Participante

      Muito bom, Camila. Parabéns ao dois!

    • #60625
      leticiatorgo
      Participante

      Olá todos,

      Procurei todas as informações sobre o assunto, mas não encontrei até o momento nada igual ao meu caso. Acabo de enviar meu dossiê para o BIQ do México e vi que o prazo médio para a obtenção do visto permanente está em 2 anos (isso procede?).

      Conversei com um amigo que mora em Sherbrooke e ele disse como é importante fazer um MBA para uma perfeita inserção no mercado de trabalho no Canada (ele Economista/ eu Produtora Cultural).

      Assim, estamos planejando tentar o visto de estudante para mim e meu marido (assim que começar o processo federal) e aguardar o visto permanente lá. Naturalmente teremos um ano de custos, sem renda e precisamos nos planejar para isso… Nossas dúvidas são:

      – Isto é possível?
      – O processo federal pode ou está levando mais do que um ano?
      – Alguém no fórum já passou por esta experiência?
      – Quais seriam as implicações em Montreal de irmos apenas como estudantes?
      – Conseguimos informar esta decisão ao BIQ de forma que eles comecem a se comunicar conosco já em Montreal, inclusive no envio do passaporte, etc?
      – Imagino que possa fazer trabalho voluntário neste período, mas posso obter alguma forma de emprego também?

      Desculpem tantas questões e espero estar levantando o tema dentro do fórum correto.

      Abraços,

      Let.

    • #60631
      RonaldoMaciel
      Participante

      Olá Letícia, seja bem vinda. Não passei por esta situação mas vou ajudá-la com o que sei.

      – Isto é possível?

      Sim, perfeitamente. Algumas pessoas fizeram isso quando o processo federal começou a andar a passos de tartaruga.

      – O processo federal pode ou está levando mais do que um ano?

      Sim!!! Veja o tópico Exames Médicos 2013. O pessoal está levando para receber o pedido de exames entre 20-23 meses e para finalizar toda a etapa federal, uns 22-24 meses. O processo está realmente muito lento.

      – Alguém no fórum já passou por esta experiência?

      Veja este blog, é de uma amiga que mora em Montreal e fez exatamente isso. Ela estava no Brasil, aplicou pro federal, esperou um pouco e depois veio para cá. Ela conta os detalhes da história. http://projetosupernovaquebec.blogspot.ca/

      – Quais seriam as implicações em Montreal de irmos apenas como estudantes?

      Não sei o que vc quer saber exatamente com esta pergunta, mas a princípio vcs pagarão os preços de um estudante internacional nas universidades, que costumam ser bem salgados. Gostaria de saber algo mais específico?

      – Conseguimos informar esta decisão ao BIQ de forma que eles comecem a se comunicar conosco já em Montreal, inclusive no envio do passaporte, etc?

      Acredito que sim, veja o blog da Juliana, ela deve informar sobre isso.

      – Imagino que possa fazer trabalho voluntário neste período, mas posso obter alguma forma de emprego também?

      Acredito que trabalho voluntário não tenha nenhum problema. Agora se for para trabalhar, vc deve pedir um tipo de visto que permita que vc trabalhe meio período por exemplo.

      Abraço e sorte,
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #60632
      SANDROMS
      Participante

      Oi Leticia,

      Muitas das respostas estão nesse próprio tópico e em outros sobre estudar no Quebec. Portanto vou dar as respostas bem sucintas para que você saiba por onde começar sua pesquisa (use bastante a busca, na barra azul não na barra cinza!).

      Assim, estamos planejando tentar o visto de estudante para mim e meu marido (assim que começar o processo federal) e aguardar o visto permanente lá. Naturalmente teremos um ano de custos, sem renda e precisamos nos planejar para isso… Nossas dúvidas são:

      – Isto é possível?
      Sim

      – O processo federal pode ou está levando mais do que um ano?
      Se você está falado do FSW, esse está fechado e vai reabrir em breve (maio?), sem previsão de duração. A fase do federal para quem tem CSQ, está em 22 meses.

      – Alguém no fórum já passou por esta experiência?
      Não sei… vale a penas fazer uma busca.

      – Quais seriam as implicações em Montreal de irmos apenas como estudantes?
      Você terá que pagar as tarifas de estudante estrangeiro, 6 vezes mais caras do que a de residentes. Não terá direito a alguns serviço sociais como crédito estudantil e a saúde pública por exemplo. A permissão de trabalho é possível mas restrita.

      – Conseguimos informar esta decisão ao BIQ de forma que eles comecem a se comunicar conosco já em Montreal, inclusive no envio do passaporte, etc?
      Sim, mas o envio continua sendo para o BIQ do México, e depois para o consulado de SP.

      – Imagino que possa fazer trabalho voluntário neste período, mas posso obter alguma forma de emprego também?
      Existe a possibilidade de trabalho para estudantes, mas é restrito a número de horas e tipo de trabalho (voluntário, estágio, trabalho no próprio campus etc.)

      P.S. Esse negócio de MBA para conseguir trabalho aqui, nunca ouvi falar, deve ser algo específico da formação de Economia. O que precisa mesmo é falar bem o francês e o inglês.

      Edit: escrevi minha resposta ao mesmo tempo que o Ronaldo, então não tinha visto as resposta dele. Mas o blog que ele citou, a Juliana (que por acaso é minha vizinha) fez apenas francisação enquanto aguardava o visto, ela não fez curso superior.

    • #60646
      leticiatorgo
      Participante

      Super obrigado pelas respostas Sandro e Ronaldo. Adorei a dica do blog também.

      Vou pesquisar mais a respeito e tomando esta decisão mantenho o fórum informado!

    • #61228
      marcelofcdantas
      Participante

      aproveito essa pergunta pra deixar a minha, com o valor que pagam por trabalho de estudante (em campus, etc) é possível viver no Quebec? Ainda que de modo super econômico? Outra dúvida, não sei se poderia postar aqui, mas tem relação com isso, há como conseguir bolsa para a faculdade mesmo sendo estrangeiro?

    • #61240
      SANDROMS
      Participante

      @marcelofcdantas wrote:

      aproveito essa pergunta pra deixar a minha, com o valor que pagam por trabalho de estudante (em campus, etc) é possível viver no Quebec? Ainda que de modo super econômico?

      De fome você não morre, mas acho que é bem difícil, sem contar que você precisará pagar a mensalidade no valor de estudante internacional, que será muito mais cara do que você consegue ganhar trabalhando no campus. A não ser que você consiga um super trabalho, como professor por exemplo.

      @marcelofcdantas wrote:

      Outra dúvida, não sei se poderia postar aqui, mas tem relação com isso, há como conseguir bolsa para a faculdade mesmo sendo estrangeiro?

      Estrangeiro não tem direito à bolsa paga pelo governo do Quebec! Mas dependendo do que você for estudar pode existir bolsas pagas por outros organismos e bolsa de pesquisa. Procure no Forum existem várias ofertas de programas com bolsas para estudantes estrangeiros.

    • #62113
      Joao Felipe
      Participante

      Pessoal, boa tarde.
      Acabei de me cadastrar no fórum, portanto me desculpem se eu for repetitivo, mas estou com algumas dúvidas.
      Minha mulher e eu estamos decididos a nos mudar para Montreal, o único item que atrapalha o nosso perfil é o francês, no resto, conseguimos boa pontuação. Somos engenheiros, com mais de 3 anos de experiência cada, tenho 25 anos e ela 27, etc…

      Já fazemos aula particular de francês há 6 meses, mas temos mais prática e fluência no inglês.

      Gostaríamos de saber se é possível aplicar para o processo federal (FSW) selecionando o inglês como primeira língua, mesmo que seja para morar em Montreal, ou se é exigido teste de francês neste caso.

      Caso seja possível, estamos pensando em solicitar um visto (estudo + trabalho) para estudar o francês em Montreal e em seguida aplicar para a imigração. Assim, enquanto o pedido é processado, iríamos morando por lá, praticando o francês, etc…. Como estamos pensando em ir no final deste ano ou início do ano que vem, além do dinheiro que já temos, conseguiríamos juntar mais para viver sem renda.

      Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!

    • #62115
      SANDROMS
      Participante

      @João Felipe wrote:

      Gostaríamos de saber se é possível aplicar para o processo federal (FSW) selecionando o inglês como primeira língua, mesmo que seja para morar em Montreal, ou se é exigido teste de francês neste caso.

      No FSW Francês e Inglês tem o mesmo peso, não importa aonde você pretenda morar.

      @João Felipe wrote:

      Caso seja possível, estamos pensando em solicitar um visto (estudo + trabalho) para estudar o francês em Montreal e em seguida aplicar para a imigração.

      Um visto de (estudo + trabalho) não é algo assim tão fácil de conseguir, existe outros tópicos aqui no fórum discutindo isso. Geralmente é algo que se consegue se vc estiver matriculado num curso superior em alguma universidade (15000$ por ano), e geralmente o trabalho tem restrições de horas semanais ou é restrito ao campus apenas. Diminuindo muito a sua empregabilidade.

      @João Felipe wrote:

      Assim, enquanto o pedido é processado, iríamos morando por lá, praticando o francês, etc…. Como estamos pensando em ir no final deste ano ou início do ano que vem, além do dinheiro que já temos, conseguiríamos juntar mais para viver sem renda.

      O processo atual do Quebec está levando 2 anos só na parte federal, vamos imaginar que o novo FSW leve entre 1 e 2 anos de processamento, vocês esperariam esse tempo todo estudando no Canadá vivendo sem renda? Não seria muito tempo?

    • #62121
      Joao Felipe
      Participante

      Sandroms, obrigadíssimo pela resposta.

      Nas agências que olhei, todas disseram ser possível conseguir o visto (estudo + trabalho). Realmente desconfiei de tanta facilidade.

      Neste caso, penso em aplicar do Brasil mesmo. Pois ter dinheiro para me manter por lá e ficar gastando dinheiro sem necessidade são duas coisas muito diferentes…

      Você acha que vale a pena eu aplicar por agora, e nesse meio tempo ir estudando o francês, para facilitar a minha adaptação na mudança?

      Neste caso, quando faço o FSW, seleciono o inglês como primeira língua e então vou precisar comprovar meu conhecimento através do IELTS, confere? Precisarei fazer também o TEF?

      Além disto, penso também em conseguir um visto apenas para estudar francês no final do ano (Novembro/Dezembro), por questões de adaptação e reconhecimento do local. O que acha?

      Desde já, agradeço aos montes pela atenção. O início dessa coisa toda é muito complicado, e meu tempo aqui no Brasil é super restrito.

      Abraços!

    • #62127
      SANDROMS
      Participante

      @João Felipe wrote:

      Nas agências que olhei, todas disseram ser possível conseguir o visto (estudo + trabalho). Realmente desconfiei de tanta facilidade.

      Possível é, conheci pessoas que vieram fazer apenas o francês e vieram com permissão de trabalho temporária. Mas sabe de uma coisa, não conseguiram emprego, pois as empresas querem funcionários, não temporários.

      Quanto ao FSW, é um processo todo novo, ninguém está muito por dentro, dê uma olhada no site do CIC.

      Quanto a viagem de reconhecimento é sempre válida. E se o tempo está restrito se prepare porque o processo consome muito tempo, pesquisa, dinheiro e fios de cabelo.

      Boa sorte,

    • #62128
      brandaogu
      Participante

      E quanto ao TCF, no momento que vc aplicar, vc teria que enviar os resultados para ser contabilizado no momento de análise dos documentos. Mas você pode enviar também depois, sem problemas.

    • #62129
      Joao Felipe
      Participante

      Ok.

      Vamos lá. Esse fim de semana começo!! Vou contando as experiências…

      Pelo tempo que vocês têm convivido, o pessoal tem feito o processo sozinho ou utilizam algum serviço de despachante?

      Esse negócio de tempo restrito vai acabar no meio desse ano. Ainda tenho uns fios de cabelo, alguns trocados, enfim… Vou tentar.

    • #62130
      brandaogu
      Participante

      Boa sorte!

      Então, pessoalmente eu vejo que não há necessidade alguma de algum despachante. Há algumas pessoas que se sentem confortáveis em pagar.

      Todos os que conheço aplicaram sozinhas. Há um checklist bem autoexplicativo que é fornecido junto com o application package no site do CIC. É só seguir aquilo..

      Na época que eu apliquei era até mais simples e barato, pois não precisava traduzir nada e nem mandar pra Sidney, era só mandar direto pro consulado em sao paulo. Hoje já se faz necessário tradução dos documentos, assim como o envio dos mesmos para o Canadá.

      Os formulários são fáceis de preencher. Sei que sempre rola uma dúvida e pode ter certeza que essas dúvidas já foram debatidas aqui e/ou em outros blogs, sites e afins. Como por exemplo em um dos formulários (pra quem é casado) há um campo para colocar informações de um comissioner oath para atestar o casamento. Nesse caso, não é necessário o preenchimento do mesmo.

Visualizando 50 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.