Aplicantes do Processo Federal que possam passar a viver em Quebec

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ CSQ Aplicantes do Processo Federal que possam passar a viver em Quebec

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #121480
      kalib
      Participante

      Saudações amigos,

      Estou com uma dúvida e gostaria de saber o que acham…

      Eu estou participando neste momento do processo Federal Skilled Worker. Já morei a estudos por um tempo em Toronto, portanto tinha a ideia de ir viver por lá. Mas ultimamente tenho amigos/conhecidos que estão indo viver em Montreal e, devido a isto, passei a pesquisar e assistir bastante vídeos sobre Montreal. Li muitas coisas sobre a cidade e, de certa forma, passei a me apaixonar pela mesma. Estou bastante dividido entre Toronto e Montreal.

      Uma dúvida é:

      Uma vez que eu estou participando é do processo federal, e não do processo de Quebec, terei problemas caso acabe me decidindo por ir para Montreal? Já vi muitas pessoas dizendo que isto não importa, uma vez que o processo Federal lhe dá permissão de viver no Canadá como um todo, independente de província. Mas, até que ponto isto se aplica? Digo.. se eu realmente optasse por Montreal, eu teria algum direito negado ou me prejudicaria de alguma forma (educação, saúde, trabalho) por ter aplicado pelo processo federal ao invés do de Quebec? Algum prejuízo por não ter tirado o CSQ?

      Acho que muitos aqui deverão concordar que é muito difícil resistir ao charme de Montreal.. :p

      Grato desde já pela atenção.

    • #121481
      SANDROMS
      Participante

      Olá Kalib,

      exitem bem poucas coisas onde você precisaria do CSQ, a única que me vem a cabeça agora é a francisação. Talvez, para estudar aqui com direito a crédito e bolsa você terá que ter o CSQ ou provar que mora na província (talvez tenha que morar alguns meses para provar isso). Dê uma pesquisada no site do ministério da educação.

      Pro resto CSQ não é necessário.

      Abraços

    • #121482
      kalib
      Participante

      Entendi.. Mas, conforme expliquei, uma vez que o meu processo original seja o FSW, e eu por ventura resolva ir viver em Montreal ao chegar no Canadá. Eu posso logo que chegar lá tentar conseguir o CSQ ou algo que seja equivalente a partir de lá?

    • #121483
      arnaldo
      Participante

      CSQ é um certificado que vc foi selecionado por Quebec como um trabalhador qualificado. Se vc tiver o visto de RP, significa que vc pode morar e trabalhar legalmente no Canadá. É como o Sandro falou, vc precisa avaliar se o que vc precisa, será essencial ter um CSQ.
      Assim como eu, com visto RP e CSQ, posso, teoricamente, morar em qq lugar no Canadá.

    • #121484
      kalib
      Participante

      Entendido, portanto não iria fazer tanta falta e após alguns meses residindo em Montreal, a coisa já ficaria mais tranquila.

      Um dos medos é porque eu vi isto:

      “According to CIC, if you do not have a Certificat de Selection (CSQ) or proof of onward transportation out of Quebec, you will most likely have difficulties in “landing” there. The main problem is that this decision is at the discretion of immigration officials at the port of entry in Quebec. If you have indicated a non-Quebec destination but try to land in Quebec, you might have problems at the border, since Quebec has the provincial authority to choose its own immigrants, and has a somewhat different immigration process.

      Again, if you do have to land in Quebec without a CSQ, you should be able to show that you are continuing on to a destination outside Quebec. ”

      Se for ter problemas deste tipo, a opção seria então pousar mesmo fora de quebec e em seguida pegar um ônibus ou algo do tipo para Quebec.?!

    • #121485
      SANDROMS
      Participante

      De onde vem essa informação? Não parece procedente, visto que o serviço de border é federal. Você não estará fazendo landing em Quebec (isso não existe) você faz landing no Canadá.

      Eu já li em algum blog (ou aqui mesmo no forum) que alguém fez o landing em Toronto sem o CSQ e deu como endereço final Quebec. E o oficial achou estranho e questionou os superiores que disseram que o CSQ não era nescessário.

    • #121486
      SANDROMS
      Participante

      Achei o Blog, na verdade a pessoa disse que o CSQ era necessário, mas estava desinformada (em Toronto), e acabou deixando ele entrar assim mesmo, você pode acompanhar o blog para ver como foi que ele fez:

      http://rapaduraplease.blogspot.com/2010/01/eu-posso-te-mandar-de-volta-ao-brasil.html

      EDIT: pediram o CSQ para assurance madie também, mas não era necessário:
      http://rapaduraplease.blogspot.com/2010/03/querem-me-infartar.html

      sugiro ler todos os posts de documentação deste blog.

    • #121488
      kalib
      Participante

      Valeu. Vou dar uma lida sim.

    • #121489
      kalib
      Participante

      Acho que para descompliar vou fazer o landing na cidade que designei em meu formulário de aplicação mesmo.. Toronto. E então pego um trem para Montreal. Acho que será a solução mais simples.

    • #121490
      SANDROMS
      Participante

      Mas qual endereço você vai dar para receber o cartão de RP? Ontario ou Quebec? Esse que é o ponto…

    • #121491
      kalib
      Participante

      Entendi sua preocupação.. Mas isso é o de menos, visto que muita gente já usa o endereço de amigos ou parentes, justamente por não terem endereços fixos logo que chegam.
      Pretendo dar o endereço de algum conhecido em Toronto mesmo.. e depois pego com esta pessoa. Ou seja, meu plano é:

      * Desembarcar em Toronto;
      * Ficar um pouco por lá.. algo como uma semana.. matando a saudade, visto que já morei um tempo por lá..
      * Dou o endereço de um conhecido de Toronto para o PR;
      * Vou embora para Montreal;
      * Quando o PR chegar na residência desse conhecido de Toronto, eu vou lá e pego com ele.. ou ele me manda pelos correios. sei lá..

      Acho que assim não terei problemas.

    • #121512
      mCerqueira
      Participante

      Kalib,

      Se vc quiser, vc pode fazer o landing em Montreal sem problemas.
      Qto ao CSQ, vc podera solicita-lo apos 1 ano residindo no Quebec.

      #

    • #121513
      kalib
      Participante

      Pensei que poderia ter problemas em fazer o landing por lá. Então, posso fazer o landing por lá e dar o endereço de Toronto, de um conhecido para o envio do PR?

    • #121514
      SANDROMS
      Participante

      Pensem assim:
      Atribuições federais (para os quais visto e CRP são necessários)
      . Fronteira – entrar e sair do pais, landing, etc.
      . Emprego – incluindo NAS e imposto de renda
      . Cidadania

      Atribuições provinciais (quando o CSQ “pode” ser necessário, as vezes é necessário apenas residir no Quebec)
      . Estudo – incluindo bolsas e crédito
      . Saúde
      . Auxilio sociais

      O problema é que isso não é assim tão simples e as vezes as coisas se confundem, até mesmo os agentes da imigração as vezes confundem o que é Federal e o que é Provincial…

      Em teoria o endereço do lading não precisa ser em Toronto, se isso for evitar problemas então faça. e vai com fé que tudo dará certo.

    • #121515
      kalib
      Participante

      Entendido.. Obrigado. ;]

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.