Alguém encaminhou doc’s para o MICC mandando as originais?

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Equivalência Alguém encaminhou doc’s para o MICC mandando as originais?

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
      nicanto
      Participante

Oiee pessoal!!

Estamos quebrando a cabeça aqui…algum de vocês já enviou a documentação para o MICC já daqui do Brasil e enviou os originais? Se mandaram em cópia, como certificaram ela?

Desde já agradeço!
      Um abração a todos!

Nica

Carlos_Santos
      Participante

Nica,

no topico “Reconhecimento de diploma e equivalência dos estudos ” que espero que tenha lido disponivel em http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=347

tem uma referencia ao formulario que fala dos documentos (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/evaluation-etudes/Fiche3.pdf)  que diz:

Conseils pratiques
        – Si vous transmettez votre demande par courrier, vous devez fournir une photocopie
        du document.
        – Le ministre se réserve le droit d’exiger une copie certifiée conforme, le cas échéant.

Le permis de conduire, la carte d’assurance maladie et les cartes de crédit ne sont pas
        acceptés comme pièces d’identité.

e le documento que fala de traducoes de documentos dans le formulario ( http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/evaluation-etudes/Fiche4.pdf) que diz:

“Les documents que vous devez joindre à votre demande d’Évaluation comparative des études
      effectuées hors du Québec qui sont rédigés dans une langue autre que le français ou l’anglais
      doivent être traduits.” mencionado também neste mesmo topico, veja em :

Assim, como acredito que os seus diplomas devem ser traduzidos….

Vc pode certificar suas copias pelo COnsulado do Canada, mas nao custa barato!

Boa sorte!

nicanto
      Participante

Muito obrigada pelas informações Carlos…

Então…estamos com nossos diplomas traduzidos já, vamos enviar para verificação por um membro da OTTIAQ, e vamos enviar os originais mesmo.
      Conversamos com um pessoal que enviou os originais e eles disseram que o MICC devolveu tudo ok.

Obrigada por tudo!
      Um abração!

Nica

BeatrizM
      Participante

Nica,
      estive esta semana no MICC aqui de Montreal para me informar sobre a minha equivalência e a pessoa que me atendeu me disse que não é para deixar os originais em hipótese alguma, nem no MICC e nem nas ordens profissionais. Ela leu comigo no site da minha ordem que eles solicitavam os originais e então fez este comentário, dizendo que mesmo eles exigindo no site eu deveria fazer uma cópia autenticada dos documentos e entregar estas cópias apenas, que existem alguns casos relatados de extravio dos documentos originais. Para quem já está aqui devemos apresentar os originais, mas deixar somente as cópias autenticadas. Para quem ainda está no Brasil, não sei te dizer, mas acredito que seja o mesmo procedimento. Vale a pena verificar melhor antes de enviar os seus originais.
      Atc,

nicanto
      Participante

Olá Beatriz,

Muitíssimo obrigada pelo seu depoimento…preparamos nossa documentação, vamos enviar amanhã, mas ainda estávamos inseguros de enviar os originais…mas com o seu comentário decidimos enviar as cópias autenticadas, se caso eles necessitarem, enviamos as originais.

Muito obrigada mesmo!

Um abração!

Nica

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.