Home › Fórum › Off-Topic › Literalmente Off topic › AJUDA para Trabalho de Conclusão de curso
- Este tópico contém 8 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 3 meses atrás por tativaleqc5.
-
AutorPosts
-
-
7 de junho de 2011 às 12:20 #7468tativaleqc5Participante
Prezados,
Gostaria de pedir uma pequena ajuda de vocês. Para quem está em Québec e para quem está no processo de imigração auqi no Brasil também.
Estou terminando meu trabalho de conclusão de curso sobre a imigração para Québec tendo a Internet como ferramenta de apoio à essa política de imigração.
Gostaria, por favor, de pedir a vocês, que pudessem escrever 3-5 linhas (coisa rápida) sobre a importância da Internet para o processo de vocês em relação ao acesso das informações etc – Sites oficiais do governo e redes sociais —> blogs, esta comunidade etc.
E a opinião de vocês (uma observação) de vcs acham que houve um aumento de imigrantes brasileiros.Gostaria de respostas até sexta-feira 12h horário de brasília.
Muito obrigada!!!!
Tatiana
-
7 de junho de 2011 às 12:46 #45273neilasasaParticipante
Tati,
Para o meu processo a internet foi fundamental, pois foi a partir da rede que consegui fazer o processo sem ajuda de consultorias. Não tive nenhum problema até o momento na organização de documentação. Estou na fase do processo federal e no momento a internet está me ajudando no planejamento da minha futura vida no QC já que talvez volte a estudar.
Acredito que a quantidade de candidatos a imigração aumentou no BR já que o governo do QC também aumentou a propaganda do processo. Eu acredito que isso é um risco pois há muita gente desinformada querendo imigrar sem nenhum planejamento.Abs.,
Nê
-
7 de junho de 2011 às 13:16 #45274Carlos_SantosParticipante
Coloborando…..
“…Internet como ferramenta de apoio à essa política de imigração…”
Tanto para o governo da provincia do Qc, quanto para um futuro candidato à imigracao, o uso da internet é fundamental!
Exemplos:
– Saber se vc pode fazer o processo através de um teste online e OFICIAL;
– Todo o processo, incluindo a pontuacao do processo, guia de procedimentos, etc… disponivel no site do MICC;
– A possibilidade de trocar informacoes com os demais colegas em TODAS as etapas do processo, mesmo na fase das duvidas antes de entrar com o processo;
– Criar uma rede de contatos profissionais, permitindo uma integracao mais rapida quando aqui chega;
– Saber qual, aonde, como e mesmo o porque dos servicos oferecidos aos imigrantes, tudo no site do MICC ou das cidades que recebem os imigrantes;bem, por tudo isso e muito mais (que nao devo me lembrar…) eu digo que sem a Internet, meu processo teria sido muito mais complicado que foi.
Espero que sirva para seu trabalho.
Alias, poderiamos ter o resultado final disponivel aqui no forum ? (quando acabar, claro!)
Atenciosamente
-
7 de junho de 2011 às 15:33 #45275mrodolfoParticipante
Tatiana,
A internet foi e ainda é uma ferramenta que utilizo com muita frequência no meu planejamento, mesmo já estando aqui há quase um ano. Por meio dela, pude, ainda no Brasil:
– entrar em contato com a Ordre des Ingénieurs e iniciar meu processo de registro;
– pesquisar sobre a cidade que havíamos escolhido, a vida nela e sua organizaçao;
– entrar em contato com as escolas primárias que nos interessavam e pesquisar a disponibilidade e preços de apartamentos para alugar em suas bacias – para me auxiliar nisso, crieium mapa no google maps (Écoles primaires à la Ville de Québec) e um pouquinho de informaçao georreferenciada que coloquei no meu blog (http://jmappellecaillou.blogspot.com/2009/09/colocando-as-informacoes-num-mapa.html)Hoje, de mudança para Ste-Julie, os dois últimos itens foram utilizados novamente…
Bonne chance!
-
7 de junho de 2011 às 15:48 #45276mCerqueiraParticipante
apenas para adicionar a tudo que já foi dito, as informações que conseguimos reunir nas pesquisas da internet, foruns e grupos de discussão, DIFICILMENTE estariam disponíveis em algum livro ou revista pois relata temporalmente as experiências de pessoas dispersas no Brasil e no mundo sobre o processo.
Marcos
-
7 de junho de 2011 às 18:15 #45280javabeatsParticipante
Além de tudo que já foi dito, a internet serve não só como ferramenta importante de auxílio ao imigrante, mas paradoxalmente, como regulador da infinidade de informações desencontradas, boatos e propaganda, tristemente relacionados à processos como esse. Por meio da internet, é possível “validar” estas informações com colegas que já emigraram, buscar por canais oficiais de informações que possam esclarecer dúvidas, e ajustar os planejamentos já feitos de acordo com a realidade disposta em fóruns e outros canais como este.
E além disso, o aspecto humano não pode ser desconsiderado – partindo para um novo país, longe da família e dos amigos, usamos destes canais, pela internet, para conhecer pessoas na mesma situação, e que vão para a mesma região, para construir novas amizades, nos sentindo cada vez mais amparados, mesmo que artificialmente, na opção pela emigração.
-
7 de junho de 2011 às 18:56 #45281SANDROMSParticipante
É impossível fazer o processo do Quebec sem o uso da internet. Motivos:
1. O primeiro passo do processo é avaliar o seu perfil no site oficial. Essa ferramenta só é disponível na Internet.
2. As instruções sobre o processo e os formulários para dar entrada no processo estão na Internet.
3. Após ser selecionado pelo Quebec é preciso preencher mais alguns formulários para obtenção do visto, os formulários estão aonde? Na Internet.Ou seja, para um pessoa imigrar sem o uso da Internet seria necessário recorrer a uma consultoria para fazer toda a parte burocrática. Mas o consultor irá utilizar a Internet.
Vale adicionar, que o Canadá e suas províncias disponibilizam inúmeras informações na Internet que direcionam as decisões que se deve tomar durante o processo, tais como: escolher onde morar e validar sua formação profissional.
Desafio alguém a fazer o processo de imigração sem o uso da Internet.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
8 de junho de 2011 às 14:45 #45306Carlos_SantosParticipante
Ola Sandro,
imagino que seja possivel, pois os mesmos recursos que estao na internet, como formularios, teste, etc… devam existir sobre a forma de papel, mas é preciso se delocar e ir buscá-los.
Mas nao cobrira tudo e de forma tao eficaz que com o uso desta ferramenta que ja faz parte do “nosso cotidiano”. Isso nao se discute!
Abraços
-
10 de junho de 2011 às 23:02 #45382tativaleqc5Participante
Gostaria de agradecer a todos pela colaboração!!!! :) Se alguém ainda quiser participar, ainda dá tempo. Quanto mais depoimentos melhor para o meu trabalho. Até Domingo ainda posso receber essas informações.
Muito obrigada!!!!
Assim que eu tiver tudo pronto eu postarei aqui.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.