AJUDA para Trabalho de Conclusão de curso

Home Fórum Off-Topic Literalmente Off topic AJUDA para Trabalho de Conclusão de curso

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
      tativaleqc5
      Participante

Prezados,

Gostaria de pedir uma pequena ajuda de vocês. Para quem está em Québec e para quem está no processo de imigração auqi no Brasil também.

Estou terminando meu trabalho de conclusão de curso sobre a imigração para Québec tendo a Internet como ferramenta de apoio à essa política de imigração.

Gostaria, por favor, de pedir a vocês, que pudessem escrever 3-5 linhas (coisa rápida) sobre a importância da Internet para o processo de vocês em relação ao acesso das informações etc – Sites oficiais do governo e redes sociais —> blogs, esta comunidade etc.
      E a opinião de vocês (uma observação) de vcs acham que houve um aumento de imigrantes brasileiros.

Gostaria de respostas até sexta-feira 12h horário de brasília.

Muito obrigada!!!!

Tatiana

neilasasa
      Participante

Tati,

Para o meu processo a internet foi fundamental, pois foi a partir da rede que consegui fazer o processo sem ajuda de consultorias. Não tive nenhum problema até o momento na organização de documentação. Estou na fase do processo federal e no momento a internet está me ajudando no planejamento da minha futura vida no QC já que talvez volte a estudar.
      Acredito que a quantidade de candidatos a imigração aumentou no BR já que o governo do QC também aumentou a propaganda do processo. Eu acredito que isso é um risco pois há muita gente desinformada querendo imigrar sem nenhum planejamento.

Abs.,

Carlos_Santos
      Participante

Coloborando…..

“…Internet como ferramenta de apoio à essa política de imigração…”

Tanto para o governo da provincia do Qc, quanto para um futuro candidato à imigracao, o uso da internet é fundamental!

Exemplos:

– Saber se vc pode fazer o processo através de um teste online e OFICIAL;
      – Todo o processo, incluindo a pontuacao do processo, guia de procedimentos, etc… disponivel no site do MICC;
      – A possibilidade de trocar informacoes com os demais colegas em TODAS as etapas do processo, mesmo na fase das duvidas antes de entrar com o processo;
      – Criar uma rede de contatos profissionais, permitindo uma integracao mais rapida quando aqui chega;
      – Saber qual, aonde, como e mesmo o porque dos servicos oferecidos aos imigrantes, tudo no site do MICC ou das cidades que recebem os imigrantes;

bem, por tudo isso e muito mais (que nao devo me lembrar…) eu digo que sem a Internet, meu processo teria sido muito mais complicado que foi.

Espero que sirva para seu trabalho.

Alias, poderiamos ter o resultado final disponivel aqui no forum ? (quando acabar, claro!)

Atenciosamente

mrodolfo
      Participante

Tatiana,

A internet foi e ainda é uma ferramenta que utilizo com muita frequência no meu planejamento, mesmo já estando aqui há quase um ano. Por meio dela, pude, ainda no Brasil:

– entrar em contato com a Ordre des Ingénieurs e iniciar meu processo de registro;
      – pesquisar sobre a cidade que havíamos escolhido, a vida nela e sua organizaçao;
      – entrar em contato com as escolas primárias que nos interessavam e pesquisar a disponibilidade e preços de apartamentos para alugar em suas bacias – para me auxiliar nisso, crieium mapa no google maps (Écoles primaires à la Ville de Québec) e um pouquinho de informaçao georreferenciada que coloquei no meu blog (http://jmappellecaillou.blogspot.com/2009/09/colocando-as-informacoes-num-mapa.html)

Hoje, de mudança para Ste-Julie, os dois últimos itens foram utilizados novamente…

Bonne chance!

mCerqueira
      Participante

apenas para adicionar a tudo que já foi dito, as informações que conseguimos reunir nas pesquisas da internet, foruns e grupos de discussão, DIFICILMENTE estariam disponíveis em algum livro ou revista pois relata temporalmente as experiências de pessoas dispersas no Brasil e no mundo sobre o processo.

Marcos

javabeats
      Participante

Além de tudo que já foi dito, a internet serve não só como ferramenta importante de auxílio ao imigrante, mas paradoxalmente, como regulador da infinidade de informações desencontradas, boatos e propaganda, tristemente relacionados à processos como esse. Por meio da internet, é possível “validar” estas informações com colegas que já emigraram, buscar por canais oficiais de informações que possam esclarecer dúvidas, e ajustar os planejamentos já feitos de acordo com a realidade disposta em fóruns e outros canais como este.

E além disso, o aspecto humano não pode ser desconsiderado – partindo para um novo país, longe da família e dos amigos, usamos destes canais, pela internet, para conhecer pessoas na mesma situação, e que vão para a mesma região, para construir novas amizades, nos sentindo cada vez mais amparados, mesmo que artificialmente, na opção pela emigração.

SANDROMS
      Participante

É impossível fazer o processo do Quebec sem o uso da internet. Motivos:

1. O primeiro passo do processo é avaliar o seu perfil no site oficial. Essa ferramenta só é disponível na Internet.
      2. As instruções sobre o processo e os formulários para dar entrada no processo estão na Internet.
      3. Após ser selecionado pelo Quebec é preciso preencher mais alguns formulários para obtenção do visto, os formulários estão aonde? Na Internet.

Ou seja, para um pessoa imigrar sem o uso da Internet seria necessário recorrer a uma consultoria para fazer toda a parte burocrática. Mas o consultor irá utilizar a Internet.

Vale adicionar, que o Canadá e suas províncias disponibilizam inúmeras informações na Internet que direcionam as decisões que se deve tomar durante o processo, tais como: escolher onde morar e validar sua formação profissional.

Desafio alguém a fazer o processo de imigração sem o uso da Internet.

Carlos_Santos
      Participante

Ola Sandro,

imagino que seja possivel, pois os mesmos recursos que estao na internet, como formularios, teste, etc… devam existir sobre a forma de papel, mas é preciso se delocar e ir buscá-los.

Mas nao cobrira tudo e de forma tao eficaz que com o uso desta ferramenta que ja faz parte do “nosso cotidiano”. Isso nao se discute!

Abraços

tativaleqc5
      Participante

Gostaria de agradecer a todos pela colaboração!!!! :) Se alguém ainda quiser participar, ainda dá tempo. Quanto mais depoimentos melhor para o meu trabalho. Até Domingo ainda posso receber essas informações.

Muito obrigada!!!!

Assim que eu tiver tudo pronto eu postarei aqui.

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.