Ajuda na integração de novos imigrantes em Gatineau

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Ajuda na integração de novos imigrantes em Gatineau

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7636
      mCerqueira
      Participante

      CASCM,

      Sem querer desvirtuar o tópico, existe algum centro similar a este também na cidade de Gatienau? Procurei no google mas não encontrei .. pelo menos não com esse nome.

      abraços,
      Marcos

    • #47031
      Carlos_Santos
      Participante
    • #47032
      Carlos_Santos
      Participante

      aqui os que achei nela:

      Programme d’accompagnement des nouveaux arrivants
      Accueil-parrainage Outaouais
      124, rue Jeanne-d’Arc Gatineau, Québec J8Y 2H7 819 777-2960 Courriel : direction@apo-qc.org

      Accueil-parrainage Outaouais
      124, rue Jeanne-d’Arc Gatineau, Québec J8Y 2H7 819 777-2960 Courriel : direction@apo-qc.org

      Association des femmes immigrantes de l’Outaouais
      4, rue Taschereau, local 520, 5e étage Gatineau, Québec J8Y 2V5 819 776-6764 Courriel : afio@bellnet.ca

      Programme régional d’intégration
      Ville de Gatineau
      25, rue Laurier, 7e étage Gatineau, Québec J8X 4C8 819 243-2345 Courriel :

    • #47034
      mCerqueira
      Participante

      Putz … show de bola, cara!!
      Mais uma vez, muito obrigado!!

      Marcos

    • #47035
      Carlos_Santos
      Participante

      @mCerqueira wrote:

      CASCM,

      Sem querer desvirtuar o tópico, existe algum centro similar a este também na cidade de Gatienau? …

      Ola Marcos eu criei um novo topico, isso facilitara outros colegas interessados pela cidade ;-)

    • #47036
      mCerqueira
      Participante

      Beleza cara, fica melhor mesmo e não desvirtua o tópico original.

      valeu mais uma vez!!!

      Marcos

    • #47926
      Helen Hartung
      Participante

      Olá,
      Não sei se esse meu comentário deveria estar em outro tópico, mas como até agora foi o único que encontrei falando sobre a cidade de Gatineau, que também é aonde quero morar, postarei aqui ( se acharem melhor, eu posso colocar esses post em outro lugar, pas problème!). Procurando na internet, antes ainda de conhecer a CBQ, encontrei o blog do Nelson (boraprocanada) que tem o link da empresa Etasse http://www.etasse.com/ que aluga imóveis mensalmente em Gatineau, Hull e adjacências. Entrei em contato com a empresa perguntando se eu poderia alugar um imóvel ainda estando no Brasil (pois quero evitar gastos com hóteis quando chegar lá ) e eles me disseram que não haveria nenhum problema, só pedem pra avisar com pelo menos 3 meses de antecedência e enviar documentos. Segue abaixo o email de resposta deles:

      “Vous pourrez alors nous contacter environ 3 mois à l’avance et remplir un formulaire en ligne « demande de logement », faire un virement de fonds électronique et nous envoyer vos papiers d’immigration et photos de passeport. Nous louons des appartements 1cc ou 2 cc meublés et équipés avec le service internet. Espérant avoir répondu à vos questions, veuillez accepter nos salutations!”

      Espero que ajude alguém! :up:

      Abraços imigratórios
      Helen

      OBS: O Nelson foi bem claro no blog dele dizendo que não conhece essa empresa pessoalmente, apenas conhecia de nome. É importante dizer que eu também não tenho nenhuma referência, apenas achei a ideia ( já sem acento!) interessante. Será que devo confiar????

    • #52643
      camilagnunes
      Participante

      Bom pessoal, meus 50 cents de contriuição sobre os centros citados pelo Carlos ai em cima. É bom falar de Gatineau porque realmente não é tão simples de se encontrar informações como em Montreal, então espero que ajude alguém: :bigups:

      Eu fui no Accueil-parrainage Outaouais e na Association des femmes immigrantes de l’Outaouais (AFIO):

      O primeiro é um centro de acolhimento aos imigrantes, bem genérico. Cheguei lá sem marcar rendez-vous pois queria na verdade só pegar algumas infos sobre francisação a tempo parcial. Me deram muitas informações que eu precisava, ligaram pra uma escola na hora pra perguntar se tinha vaga e me deram um caderninho de endereços/telefones úteis de Outaouais.

      O segundo é também um centro de acolhimento aos imigrantes, mas que ajuda a familia através da mulher, ou seja, a mulher da família vai lá e, se precisar de ajuda pro marido encontrar trabalho, ou qq outra coisa, ou se precisar de ajuda pros filhos eles vão ajudar, mas sempre através dela. Tem francisação, mas somente pra quem está no nivel bem básico. Esse centro atende também mulheres que sofreram qualquer tipo de violência. Eles fazem diversas excursões e palestras e você pode se inscrever.

      Em ambos pude me inscrever pra fazer trabalho voluntário (caso alguém se interesse). Você deixa seu nome, seus interesses e horários disponíveis e eles te chamam quando surgir algo no seu perfil. Em ambos também fomos muito bem recebidos, as pessoas foram super educadas, gentis e atenciosas conosco.

      Para se inscrever na francisação ainda existem alguns centros da Commission Scolaire, como o La Generation e o Nouvel-Horizon ou o Cégep de l’Outaouais
      Abs,
      Camila

    • #52644
      Helen Hartung
      Participante

      Muito bom saber Camila! Pretendemos ir praí! Vc está gostando da cidade? Vc vai começar a francisão aonde?
      Beijos!

    • #52657
      lesleyfernandes
      Participante

      Em Gatineau tem francisação em tempo integral? Caso exista, sabem se demora muito para conseguir vagas?

      Obrigado pelas contribuições.

    • #52659
      camilagnunes
      Participante

      Sim, estamos gostando bastante, chegamos há uns 20 dias aqui.
      Moramos no sector Hull que é bem pertinho de Ottawa, acessível de transporte público facilmente (o transporte público aqui não é igual ao de Montreal, é menor e não tem metrô, por isso tivemos que comprar um carro também). Ainda não sei onde vou fazer a francisação, me inscrevi no Cégep para um curso de francês escrito e no Nouvel-Horizon para um curso regular, porém de tempo parcial.
      Sei que em ambos os lugares eles oferecem o curso a tempo completo, porém não sei te dizer quanto tempo demora para conseguir uma vaga. No caso do curso a tempo parcial a próxima turma do Nouvel-Horizon começa somente em Setembro e a próxima turma do Cégep (desse curso de francês escrito, não é a francisação propriamente dita) começa agora dia 30/04.
      Abs,
      Camila

    • #52666
      lesleyfernandes
      Participante

      Camila,

      Obrigado pela resposta. Você sabe me dizer se quem mora em Gatineau pode trabalhar normalmente em Ottawa? Se há fatores que atrapalham como trânsito, ordens profissionais, etc.

      Eram 50 cents, agora já são 1 dólar :)

      Obrigado novamente pela contribuição.

    • #52686
      camilagnunes
      Participante

      Oi Lesley, sem problemas, a comunidade é pra isso mesmo :)
      Sim, quem mora em Gatineau pode trabalhar em Ottawa sem problemas. Conheci duas pessoas que fazem isso.
      Quanto as ordens profissionais eu não sei te dizer pois eu e meu marido somos de TI, então não pequisei sobre isso, já sobre o trânsito, sim, existe um pouco de trânsito nas pontes que ligam Gatineau a Ottawa. Dependendo do lugar onde vc morar você pega uma única ponte, dependendo do lugar podem ser 2.
      Pra te dar um exemplo mais concreto, ontem estava no centro de Ottawa mais ou menos às 16:15, que é mais ou menos um horário de “pico” pois tem bastante gente saindo do trabalho. Precisava ir a um lugar de Gatineau que era uns 15km de lá e pegava 2 pontes e uma auto-estrada. Levamos quase uma meia hora pra fazer o percurso todo pegando o trânsito carregado.
      Depende muito do seu referencial: eu venho de São Paulo capital, onde eu pegava trânsito até pra sair da garagem do meu prédio, então fazer 15Km em meia hora pra mim tá sussegado.
      Abs,
      Camila

    • #52703
      lesleyfernandes
      Participante

      Camila,

      Que coincidência, eu também trabalho com TI e sou de São Paulo. Eu e a minha esposa estamos escolhendo ainda em qual cidade morar. Eu até perguntei sobre TI e Gatineau na Brasil-Québec do Linkedin e aparentemente não tinha ninguém por lá que trabalhasse em Gatineau e fosse de TI.

      Vocês já conseguiram ver como é o mercado de trabalho na área por ai? Há demanda? O bilinguismo é fundamental né?

      Realmente, esse tempo no trânsito de SP não é nada.

      Obrigado pela ajuda novamente.

    • #52732
      camilagnunes
      Participante

      Sim, tem demanda pra TI sim, mas não é igual a Montreal ou Québec. Existe demanda aqui mesmo em Gatineau e em Ottawa, principalmente em Kanata, que é um local onde muitas empresas de TI estão localizadas. Kanata é um pouco mais longe e, pelo que temos visto, bem complicado pra ir de transporte público saindo daqui de Gatineau, teria que ir de carro.

      Quanto ao bilinguismo, vejo como uma vantagem que nós, que estamos pelo processo de Québec estudando francês, temos: a grande maioria das vagas pede candidatos bilingues. Como não deve ser tão fácil de encontrar, eles colocam uma observação dizendo que se não for possível ficarão com um candidato que fale somente inglês.

      Engraçado que estávamos em Montreal e desde que chegamos aqui tenho percebido que meu francês melhorou, porque as pessoas dão realmente preferência pra falar com vc em francês, em Montreal acaba que as pessoas mudam bastante pro inglês quando percebem que o francês não é sua lingua nativa (pelo menos comigo foi assim :-))

      Abs,

      Camila

    • #52749
      lesleyfernandes
      Participante

      Obrigado pela informações Camila, já adicionei o post aos meus favoritos para quando tiver montando o dossiê.

      Abs

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.