Ajuda – Imigração para outras regiões

Home Fórum Ainda no Brasil Geral Ajuda – Imigração para outras regiões

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8408
      Dibb
      Participante

      Primeiramente, Bom dia/tarde/noite a todos!

      É meu primeiro post neste forum, e mesmo sabendo que trata-se sobre a imigração para a província de Quebec, ficaria muito agradecido se pudessem ao menos tentar sanar minhas dúvidas. Foi o único lugar do tipo que encontrei. Peço desculpas sinceras se postei no lugar errado.

      Não é de hoje que penso em imigrar, quero uma melhor qualidade de vida e um lugar mais condizente com meus interesses e costumes. Já não me resta dúvida que é o meu caminho. Pesquisei bastante, mas estou cheio de dúvidas.

      Pois bem. Tenho 20 anos e terminarei o 2° grau com 21. Tenho bom conhecimento de inglês, e atualmente estou me aprofundando. Língua não é um problema. Pretendo imigrar para as províncias de Alberta, British Columbia ou Ontario.

      Eu estou meio perdido na área profissional (não sei qual carreira seguir), e profissões em demanda são o diferencial entre conseguir o visto (até permanente) ou não.

      Não disponho de muito dinheiro, e gostaria de poder imigrar no máximo até os 25 anos. Tenho planos de nesses 4~5 anos fazer um curso técnico e conseguir ainda aqui um emprego na área que eu escolhi para trabalhar no Canadá, adquirindo qualificação, experiência e juntando dinheiro, tudo visando uma maior chance de ser aceito no teste.

      É uma idéia viável? Existem melhores opções?

      As área de Relações internacionais ou economia/administração são valorizadas no Canadá? Seria interessante fazer uma faculdade aqui primeiro, ou partir direto pra prática?

      Conseguir uma proposta de trabalho no Canadá por sites de empregos é algo a se considerar?

      Perdão se o post ficou confuso, ele só reflete um pouco do que se passa em minha cabeça, hehehe.

      Qualquer ajuda e informação seria de grande valor para mim.

      Desde já, o meu muito obrigado.

    • #58487
      SANDROMS
      Participante

      Olá Dibb,

      nenhum problema em discutir outras opções de imigração nesse forum, embora quase todos aqui vão opinar do ponto de vista de quem se engajou com o processo do Quebec.

      As formações com mais demanda variam muito de região para região. Profissões em demanda em Alberta, por exemplo, podem não estar em demanda em Ontario ou Quebec. E também é diferente do que está em demanda no Canadá como um todo.

      Assumindo que vc tem um bom nível de inglês e tendo em vista que neste momento o processo federal está fechado para reformas, eu sugiro que você olhe com carinho para os processo provínciais das províncias alglófonas: Alberta, Manitoba, BC, etc… Esses processo são menos conhecidos mas o Google te ajuda a encontrar o que você precisa. A palavra chave nesse caso é “provincial nominee program

      Para o processo do Quebec é obrigatório ter um nível razoável de francês e estar na lista de formações prioritárias.

      Na questão de obter emprego, funciona assim: ou você já tem muita experiência e uma “mosca branca” o que motivaria uma empresa a contratar um estrangeiro (você). Ou então você já tem o status de residente para poder fazer sua experiência no Canadá. Responder a anúncios da internet sem ter o status de residente será uma enorme perda de tempo.

      Espero ter ajudado.

    • #58503
      Carlos_Santos
      Participante

      Seja bemvindo ao nosso forum DIBB!

      veja maiores informacoes aqui neste topico (que é antigo mas tem as referencias):

      http://www.brasmontreal.net/forum/viewtopic.php?f=5&t=773

      Atenciosamente

    • #58505
      Dibb
      Participante

      Muito obrigado pelas respostas. O link de alguns processos estão quebrados, mas os que funcionaram foram de grande ajuda.

      Em todos os programas é preciso uma oferta de trabalho prévia. Pelo que eu entendi, então não tem como entrar no país como trabalhador sem conhecer alguém? O que exatamente significa “mosca branca”?

      Qual seria então a melhor forma de conseguir imigrar? Conseguindo um visto de estudos primeiro?

      Desde já agradeço!

    • #58509
      rafaelserial
      Participante

      @Dibb wrote:

      Em todos os programas é preciso uma oferta de trabalho prévia. Pelo que eu entendi, então não tem como entrar no país como trabalhador sem conhecer alguém?

      O que exatamente significa “mosca branca”?

      Qual seria então a melhor forma de conseguir imigrar? Conseguindo um visto de estudos primeiro?

      No processo de Manitoba pode-se conseguir imigrar sem proposta de trabalho prévia. Trata-se das visitas exploratórias. Leia mais no site de Manitoba que você ficará informado.
      Mosca branca é aquele profissional altamente qualificado e escasso. Por exemplo: uma pessoa que saíba soldar um tubo de aço usado para extrair petróleo debaixo d’água do mar; kkkk é mais ou menos nesse naípe. Mas pode-se ter moscas brancas em outras áreas é claro como em TI, um profissional que programe em uma linguagem antiga e em desuso porém que uma determinada empresa do Canadá ainda precise pois utiliza essa linguagem então esse profissional é uma mosca branca. Aliás mosca branca é porque é difícil de se achar.
      Hoje em dia a melhor forma de imigrar é com certeza o Canadian Experience. Resumindo: você estuda por um determinado tempo (não vale curso de línguas) e/ou trabalhar por tempo temporário (nesse caso precisa da proposta de emprego) e daí como você obteve uma válida experiência canadense então pode imigrar por esse caminho. Fiz um post bem ilustrativo no meu blog: http://www.sweetycanada.blogspot.com.br/2012/11/canadian-expirience-class-talvez-o.html
      Entra lá que de dará uma ideia geral!

    • #58575
      Dibb
      Participante

      Muito obrigado pelas respostas. Mudou meu modo de ver algumas coisas.

      Cheguei a conclusão que é melhor mesmo juntar dinheiro e fazer uma faculdade lá.

      Porém, sabem me dizer em média quanto eu gastaria durante todo o tempo do curso?

      Como aplicar para ingressar em uma instituição de ensino estando aqui?

      Meus anos de estudos foram um pouco instáveis. Repeti a sétima série. Por motivos pessoais, fiquei 1 ano parado no primeiro ano do segundo grau. Perdi outro ano, ano passado, por causa do exército, ou seja, estou 3 anos “atrasado”.

      Estou terminando agora meus estudos, com 20 anos. Estou em um supletivo, porém toda minha vida estudei em escolas regulares e particulares.

      Então, o que podem dizer sobre minha situação? Influenciaria negativamente ao entrar em uma faculdade?

      Desde já, o meu muito obrigado.

    • #58579
      SANDROMS
      Participante

      @Dibb wrote:

      Então, o que podem dizer sobre minha situação? Influenciaria negativamente ao entrar em uma faculdade?

      Infelizmente a resposta é sim. Aqui não existe vestibular, para os cursos mais concorridos a seleção é feita através de análise do currículo escolar (notas, repetências, qualidade das escolas etc..), e as vezes uma entrevista para uma análise vocacional.

      Para cursos menos concorridos a eles não tão exigentes.

    • #60054
      rafaelserial
      Participante

      Pesquisando e enviando muitos emails descobri mais um processo de imigração que é até um pouco menos difícil que o federal e o do Québec. Trata-se do processo de imigração provincial de Nova Scotia. Parecido com o de Manitoba envolve uma visita exploratória à província. Por enquanto só serve para quem fala francês. Ótima alternativa ao Processo do Québec (pode aplicar para os dois ao mesmo tempo por exemplo). Sem tirar que não se paga nenhuma taxa pelo processo. Fiz um artigo (que é o primeiro de uma série) e quem quiser saber mais pode acessar: http://www.imigrar.com.br/imigracao-para-nova-scotia-canada-visita-exploratoria-para-quem-fala-frances/

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.