Adaptação de novos emigrantes….

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Adaptação de novos emigrantes….

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4917
      otto
      Participante

      Ontem, no site da Rádio Canadá, saiu interessante matéria sobre a integração, adaptação, frustrações e coisas do gênero… A matéria está situada na página da região de Ontário mas, fora o idioma, creio que a diferença não é tão grande que nós não possamos aproveitar as informações ao nível de Québec.

      Clique aqui para ver a matéria

      Uma das coisas que percebi é que há o diagnóstico dos nossos maiores problemas, como integração, idioma, empregos e reconhecimento de diplomas do nosso país de origem.

      Em toda e qualquer forma de administrar e gerir há a necessidade de identificar os nós críticos ( problemas) e aplicar uma solução para a resolução destes problemas… Aplicando no quesito Reconhecimento de Diplomas, às vezes fico pensando se eles realmente pensam desta forma ou se, após diagnosticado o problema e decidida a solução, eles preferem ficar com o problema e não com a solução.

      São muito sutis os movimentos e ações em torno do reconhecimento de formação no estrangeiro… e, enquanto isto, centenas de novos emigrantes chegam ao Canadá a cada dia… e pouco se faz em relação a isso…

      Talvez estejam preparando algo bem grande… mas se eles dessem sinais desta preocupação, a inquietação dos que estão no “lado de cá” seria bem menor. Espero que os governantes de lá assistam (?) a essa matéria….

      Abraços, Otto

    • #17840
      Anonymous
      Participante

      Salut Otto,

      Obrigada pela matéria.São essas que nos dão a oportunidade de ver o outro lado da moeda.Vale lembrar que um lado são os nossos sonhos e expectativas, o outro, a realidade.
      Fico observando quanto empenho do governo Canadense em povoar o país c/ pessoas bem qualificadas.Passamos anos das nossas vidas em faculdades, pós-graduações, estágios, cursos, empregos etc.Por diversos motivos não nos sentimos realizados ou reconhecidos em nosso próprio país.Então encontramos um país de primeiro mundo que pode suprir essas nossas expectativas, não pq são bonzinhos, mas pq precisam de nós tbém.Então pq investem somente c/ as palestras que fazem brilhar nossos olhos?Não tenho ilusão de chegar e achar tudo nas mãos, mas sinceramente, acho que o governo poderia facilitar o caminho da validação dos diplomas.
      Amanhã irei a uma palestra aqui em salvador.Espero ter chance p/ questionar a esse respeito.Pesquiso tudo o que encontro da imigração do Quebec há 2 anos, continuo c/ esse projeto em minha vida até então, mas estou certa de que precisamos exigir um pouco tbém.
      À Bientôt !!!
      Marina.

    • #17842
      fflush
      Participante

      Nao sei se exigir seria  a melhor palavra.
      Quando chegamos aqui nao estamos numa posicao de exigir.
      Penso que quem quer vir para ca tem que tar disposto a batalhar dobrado em relacao a um canadense para conseguir as mesmas coisas.
      Pelo menos tem sido assim comigo nestes ultimos 2 anos.

      Sincerely,
      Luciano

    • #17844
      otto
      Participante

      Concordo contigo, Marina..

      Vale lembrar que o Canadá está de “portas abertas” para a imigração… que dá condições de vida ( guardadas algumas restrições) e que o país é excelente se formos falar de estrutura e desenvolvimento, educação e relação custo x benefício.. MAS não é o único a precisar de imigrantes! . Nova Zelândia e Austrália também fomentam a entrada de estrangeiros ( cada uma com seus critérios).

      A partir do momento que a insatisfação for crescente, a quantidade e, principalmente, a qualidade e qualificação dos imigrantes vai começar a decrescer…

      Seria realmente interessante se todos os que forem às palestras começarem a questionar este tipo de relação entre incentivo à imigração x reconhecimento de diplomas e formação. Uma hora a Soraia Tandel vai ter que relatar essa insegurança por partes dos candidatos aos seus superiores.

      Aqui no Nordeste costumamos falar : ” Não se sabe o que o calado quer!”

      Concordo que eles não devem escancarar as portas para tosos os que chegam por lá portando um diploma de nível superior, pois nós mesmos questionamos alguns diplomas e formações… Ideal se a exigência para o ingresso no mercado de trabalho canadense fosse a experiência a nivel de Canadá, mas que a aquisição dessa experiência fosse facilitada da mesma forma que eles “facilitam” a nossa entrada lá. Imaginem: Un ano sendo avaliado por alguém, de forma séria e sistemática, na realização de trabalho comunitário (no meu caso que sou dentista) e tendo, ao final deste período, o reconhecimento da minha formação de acordo com o meu desempenho neste período. Seria um céu…

      Otto

    • #17845
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Concordo com todas as posiçoes, realmente creio que o Canada tem que exigir uma validaçao de diplomas, afinal os estudos sao diferentes, mas que eles poderiam facilitar um pouco a validaçao.

      Mas nao achem que o processo de validaçao é «privilégio» de imigrantes nao!!! Na nossa sala de francês da universidade tem um aluna nascida e que se formou em uma cidade perto de Ottawa, portanto da parte inglesa. Há +- 4 anos ela está aqui em Sherbrooke devido ao emprego do seu marido. Ela é enfermeira, possui uma licença PROVISÓRIA de trabalho, pois ela deve passar por uma validaçao de diploma para poder trabalhar aqui principalmente deve passar por uma prova de francês!!!

      Entao a dificuldade é para muitos…é difícil validar o diploma mas nao impossível, já que pela internet e pessoas conhecidas vemos casos de sucesso.

      Abraços,[/align]

    • #17857
      MauPriJP
      Participante

      Olá a Todos,

      Nas últimas semanas li reportagens (aqui na CBQ), uma delas do site de imigração, que esse problema já foi detectado pelo governo canadense, que criou um serviço para flexibilizar esse reconhecimento, investindo alguns milhões de dolares.

      Vcs. que já estão aí, viram alguma coisa a respeito?

      Sds,
      Mauricio.

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.