Abitibi-Témiscamingue

Home Fórum Vivendo no Canadá Regiões e Cidades no Canadá Outras Abitibi-Témiscamingue

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7807
      gabi-infirmiere
      Participante

      breves informaçoes sobre a regiao, onde tive a oportunidade e o prazer de morar durante o ano de 2010 =
      No oeste do Québec, em divisa com Ontario em sua parte Sul, esta a regiao de Abitibi-Témiscamingue, repleta de lagos, florestas e natureza em estado bruto.
      A regiao tem 2 partes distinas =
      Abitibi, a parte mais ao norte, com cidades que especializaram-se na exploraçao mineral e o
      Témiscamingue, a parte ao sul, onde prevalece a industria madeireira (papel)

      Eu morei na pequena cidade de Témiscaming,onde o slogal *vive la forêt* é perfeitamente aplicavel. A cidade nasceu e vive até hoje em funçao da industria Tembec. Sao pouco mais de 3mil habitantes.
      Ha 1 escola, 1 farmacia, 1 supermercado, alguns dépanneurs, 2 moteis, um centro esportivo cultural, um museu, 4 igrejas e 5 restaurantes, além do hospital (que antes da fusao com o CSSS de Ville Marie era o segundo menor CSSS do Québec).
      Trabalhei por 1 ano la.

      Viver em regiao é uma experiência incrivel e recomendo. A vida numa cidadezinha pequena, cujo jornal semanal nao ultrapassa 10paginas é algo extremamente interessante. Eu estaria la até hoje, nao fosse a falta de empregos. Meu namorido me acompanhou na aventura, mas ele nao é do ramo madeireiro tao pouco da area da saude.
      E viver numa cidade que esta localizada ha 7h de Montréal tem alguma vantagem ?

      INUMERAS!
      * o tempo que eu gastava para ir de casa ao trabalho eram exatos 3 minutos de carro, ou 15 min de caminhada (a cidade é montanhosa, sobe e desce)
      * o centro cultural e esportivo possui piscina, sauna, squash, sala de musculaçao, arena de hockey, quadra de curling, salas estruturadas … pagava muito menos do que numa academia
      * as atividades estao no nosso quintal, basta sair e caminhar. Raquette, caminhada, patinaçao, caiaque … para quem ama a natureza, nao ha melhor
      * no meu aluguel eu tinha = apto mobiliado completo, internet, telefone, televisao, agua quente e aquecimento por um valor inferior à metade do meu aluguel (simples) em Montréal
      * meu apto tinha uma vista para a floresta e eu ouvia o barulho do rio e dos passarinhos. Marquei mais de 10pag no meu livro **les oiseaux du Québec** além de ter visto animais como porco-espinho, lebre, raposa, cervo e alce vivendo em seus habitats naturais!
      * no ambiente de trabalho, tinha a possibilidade de fazer encontros de mais de 1h para cada criança em puericultura. Em Montréal, meu tempo maximo é de 30min, por criança.
      * a vida numa comunidade pequena é indescritivel, so vivendo para saber o que é.
      E Témis esta ha apenas 40 min de North Bay, cidade *grande* com 40 mil habitantes e aeroporto, cinema, teatro e até clube de strippers ;-). Esta ha 1h de Ville Marie, 2,5h de Rouyn-Noranda (a *capital* da regiao) e menos de 3h de Sudbury, uma cidade francofona ontariense.

      Para quem tiver a oportunidade, recomendo uma visita na regiao e por que nao, na cidadezinha que foi meu lar = (durante o inverno é rota de motoneigistes, durante o outono é territorio de caça, durante o verao sao os lagos que encantam)
      http://www.tourisme-abitibi-temiscamingue.org/
      http://www.temiscaming.net/

    • #122535
      roders
      Participante

      Atualmente estou vivendo nesta região e eu adoro, não troco a qualidade de vida que tenho aqui por nada.

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.