1º mês em Québec – francês e hospedagem em casa de familia?

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano 1º mês em Québec – francês e hospedagem em casa de familia?

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4424
      Fabiocb
      Participante

      Olá pessoal, gostaria de saber se alguem ja teve essa ideia ou ja passou por isso?

      Eu penso em assim que chegar fazer um curso de francês por um mês e me hospedar em casa de familia, por que assim vou ganhar tempo para poder escolher melhor o local onde vou alugar um apartamento, e também porque os custos são menores já que a passagem sai pela metade do preço tendo a carteirinha da STB sendo.

      Passagem de ida e volta aprox. (valida por um ano) U$ 1.100
      não sei se vendem somente a ida.

      Curso mais hospedagem em casa de familia com meia pensão U$ 1.278,00

      portanto se você considerar que gastaria dinheiro com hotel nos primeiros dias, mas a pasagem mais cara, mais taxi aeroporto, mas dinheiro da janta e café da manhã, e sem contar que ainda tem um curso de francês e quem sabe furutos amigos (familia que recebe) que poderem lhe ajudar com informações na hora que encontrar apartamento ou emprego.

      Alguem já pensou nisso?

      dados: http://www.stb.com.br

      atenção não é minha intenção fazer propaganda, somente compartilhar informações e minhas ideias.

    • #11460
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Fabio,

      Muitas pessoas já pensaram nisso sim…mas creio que não compense, pelo menos pelo lado financeiro…

      A passagem neste caso não pode ser só de ida, tem que comprar ida e volta mesmo. E na verdade ela não sai pela metade do preço, há sim um desconto mas não chega nos 50%.

      O valor que você irá pagar no curso será mais caro do que você chegar lá e procurar um curso como residente, pois na maioria das vezes o curso para residente permanente, status que você só adquire ao entrar no país, são mais baratos do que paar estudantes internacionais.

      Sei de um amigo nosso que foi paar Montréal este mês e está na casa de uma família, mas ele não pagou por cursos não, ele se matriculou direto na faculdade como residente.

      Para quem está com a grana mais folgada, acredito ser uma boa opção sim, mas quem tem o orçamento pequeno acho que não compensa…

      Abraços[/align]

    • #11461
      Fabiocb
      Participante

      ^^

      Obrigado pela dica, mas penso também no caso dos primeiros dias, ter que ficar em hotel acaba sendo muito caro e acaba influenciando na hora de alugar um apartamento, por que ai a pressa acaba influenciando muito, outro fator que estou levando em conta é o fator rede de conhecimentos por que ficando em casa de familia já terei conhecidos que podem me dar dicas em varios casos, até por que familias que se dispoem a receber estudantes estrangeiros geralmente é bem comunicativo e disposto a ajudar.

      Abraços

      Fábio.

    • #11462
      foxpe
      Participante

      Eu estou fazendo exatamente isso. Consegui um curso meia boca (barato) só para comprar as passagens por 145 dolares. Avisei que ia como residente permanente e eles tiraram a taxa para estrangeiro. Comprei a passagem de estudante com validade de 1 ano por 1104 dolares = 2362,56 reais mais taxa de embarque de 156 dolares = 332,36 reais. Tou viajando em março e ficarei numa casa de familia no primeiro mes. Eles estão cobrando 22 dolares por dia, ou seja, 660 dolares por 1 mes com café da manha, jantar, lavanderia e internet.
      Mas ainda vou me matricular no curso da faculdade de columbia em fevereiro de 2007. Aí ja sai mais salgado em torno de 500 dolares com o seguro da faculdade que é exigido.

      []´s

      FOXPE

    • #11463
      Fabiocb
      Participante

      Olá Foxpe,

      Muito obrigado pelo depoimento, e uma duvida, onde/como você conseguio o curso e a casa de familia?

      Abraços

      Fábio

    • #11464
      foxpe
      Participante

      O curso foi procurando na internet mesmo (http://www.ymcalanguages.ca/en/index.asp) e o da universidade de concordia (http://sarno.concordia.ca/conted/departments/department.aspx?DeptCode=ENEPFRLCSP). A casa de familia foi atraves de conhecidos. O namorado da prima de um amigo meu que se hospedou lá e gostou muito. Até parece conto da carochinha :p

      []´s

      FOXPE

    • #11465
      Fabiocb
      Participante

      ^^

      Foxpe, mais uma vez muito obrigado pelas dicas e se puder compartilhar como foi a estadia na casa e o curso nós ficariamos muito agradecidos, pois tenho muito interesse de ir desta maneira, para facilitar a integração.

      Abraços

      Fábio

    • #11470
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Fabio e Foxpe

      Meu marido e eu faremos isso no final de fevereiro. Iremos fazer o curso na YMCA de Montreal, mas faremos o curso de $1.200 e poucos dólares (já com a estadia em família francófona). As passagens (na baixa temporada) saíram por 836 dólares (ida e volta). Fizemos a análise da situação e achamos que será mais “barato” esse investimento em comparação com os custos que teríamos com aulas aqui, tempo de estadia lá para os primeiros dias e “sondagem” do terreno.
      Se você estiver pensando em fazer o mesmo, entre em contato conosco e poderemos discutir melhor o assunto e trocar mais idéias.

      Um abraço,

      Adriana

    • #11471
      Fabiocb
      Participante

      ^^

      Olá Adriana,

      Que bom saber que mais pessoas tem o mesmo ponto de vista do meu, eu estou realmente interessado em fazer da mesma forma que vocês, só que em março/2008, pois darei entrada no meu processo no começo do ano que vem  (2007), posso adionar vocês no meu msn?

      Abraços

      Fábio.

    • #11472
      makeloo
      Participante

      Acho que essa proposta não é de todo ruim. contudo, concordo com a Adriana, para que está mais folgado de grana. Vale a pena. Eu faria com certeza, porém é algo a se pensar.
      UM AQBRAÇO

    • #11477
      marciobarros
      Participante

      Se pretende tirar os primeiros meses para estudar a língua, concordo que seja uma excelente idéia para quem vai como solteiro. Mas me parece que para desfrutar do desconto na passagem aérea, tem um limite de idade. Será que o Québec colou a idéia da idade com o pessoa de curso de línguas….rsrsrs

    • #11482
      AleBHZ
      Participante

      Excelentes dicas para quem está na dúvida, mas tb acho que tem que estar mais folgado de grana mesmo…
      Acho que o desconto na passagem não compensa o alto preço do curso, mas enfim… Temos que pesquisar bastante ainda.

    • #11500
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Como disse o Márcio, não se esqueçam que tem que ter até 35 anos, senão a passagem de estudante não vale!!! E para poder comprá-la tem que apresentar comprovante do curso a ser realizado de no mínimo 15 dias, senão o desconto também não vale.

      Abraços,[/align]

    • #11503
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      No nosso caso também não ia compensar pois pagamos U$825,00 mais taxas de embarque para a passagem só de ida. A passagem de etudante válida por 01 ano está custando U$1050,00 mais as taxas de embarque. Então diferença de U$225,00 só no preço da passagem e por pessoa, no nosso caso a diferença é de U$550,00. Soma-se ainda o valor do curso, que na cidade onde vamos não é barato. Sendo que provavelmente ficaremos na casa da Ginette que está nos cobrando U$ 320,00 ao mês.

      Em relação a estudar a língua, estando na cidade como Residente eu consigo um curso de tempo integral por U$96,00 ao ano!!! Portanto a tarifa de estudante não daria certo pra gente, acabaríamos gastando mais, mas para quem está com grana e é solteiro é sim um ótimo recurso!!! Tive um relato de um amigo meu que foi para Sherbrooke com a passagem de estudante e lá arranjou a casa para morar, ele disse que não compensou pois pagou caro no curso e quando chegou lá viu que existem vários outros curso bem mais baratos por ele já ser residente.

      Analisem bem a questão antes de fecharem qualquer negócio!!!

      Abraços,[/align]

    • #11529
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Fabio

      O investimento é realmente alto, porém analisamos bem os prós e contras e chegamos a conclusão de que valia muito a pena. Temos bastantes contatos de conhecidos, o que torna a viagem muito promissora. Com relação ao desconto de estudante, acho que vale para qualquer idade, desde que comprovado o vínculo estudantil (tivemos que apresentar a matrícula da escola do Canadá para a empresa aérea).
      Sabemos que iremos com menos dinheiro caso não fizéssemos esse investimento, mas os nossos planos são fazer tão bons contatos que deixaremos algo engatilhado quando imigrarmos. Portanto, vale a pensa pensar bem no assunto…

      Nosso msn é driaoquadrado@hotmail.com e pode nos adicionar quando quiser. Assim podemos trocar mais idéias.

      Um abraço,

      Adriana

    • #11531
      Erasmo
      Participante

      Uma coisa é certa…diante do grande número de opções e investimentos, PLANEJAMENTO, que não é novidade a ninguém, é obrigatório.

      Desde o início de nosso processo, balisamos tudo avaliando a sempre a relação CUSTO/BENEFÍCIO.

      Vejo que a maioria, senão todos, compartilha deste pensamento…mas não custa salientá-lo…. :wink:

      Abraços!

    • #11533
      Vivijayres
      Participante

      Oi Dri..

      Adorei a idéia de vcs!  
      Até porque eu quero ir na frente.. para que depois de 1 mês, minha irmã possa levar a minha filhinha.

      No próximo encontro, discutiremos isso!

      Grande beijo,

      Vivi

    • #11558
      lucienep
      Participante

      Na questão dá passagem eu já ouvi falar que existem cursos gratuitos que vc pode se inscrever e conseguir o desconto na passagem
      o unico inconveniente e ter que levar em maos o comprovante pq eles ficam te cobrando no aeroporto, mas tenho quese certeza que
      realmente é só até 35 anos.

    • #11574
      Daniele
      Participante

      Olá Adriana, esse curso que vcs vão fazer lá no início do próximo ano é bem interessante! Estamos pensando em fazer o mesmo em julho.

      Poderia me passar os contatos para que eu possa também pesquisar a respeito? vcs pagaram pelo curso diretamente na escola ou estão indo através de uma empresa de intercâmbio? serão quantas horas de curso?

      Abraços, Daniele.

    • #11599
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Daniele

      Tivemos conhecimento da escola de línguas YMCA em uma feira de estudos sobre o Canadá em Salvador. Eu peguei o contato deles com a diretora Janine e comecei a negociação com a Juliana Botelhos (Juliana.Santos-botelho@ymcamontreal.qc.ca). Pagamos com cartão de crédito e recebemos a carta via e-mail e correio. Com essa carta vamos comprar nossas passagens na condição de estudante. O principal motivo que nos levou a fechar negócio com eles é o fato da escola disponibilizar a academia existente no prédio, vantagem com relação a forma física (uma vez que estamos indo em fevereiro – inverno bravo) e a possibilidade de conhecermos pessoas da própria cidade. A localização da escola é ótima (fica próxima ao shopping subterrâneo), o que vai facilitar muito a locomoção.
      Entre em contato com a Sra. Juliana que ela dará todas as informações necessárias.

      Um abraço,

      Adriana

      PS: a Juliana fala português.

    • #11612
      Fabiocb
      Participante

      É pesssoal vou fazer um levantamento dos preços para ver o que será necessário e depois posto aqui.

      Abraços

      Fábio.

    • #11628
      AleBHZ
      Participante

      Adriana,

      muito legal a informação sobre o curso da YMCA. Conte-nos depois o que achou de lá…
      Tinha uma emigrante de São Paulo, que nos primeiros meses morava em Montréal e fazia natação lá na YMCA. Pelo que me lembro, ela gostava de lá.

      Fábio, qdo tiver alguma novidade, poste aqui pra galera… Entrei no site do STB esses dias e não vi nada muito atraente…

      abraços

    • #11646
      Daniele
      Participante

      Obrigada pelas informações Adriana. Vou entrar em contato com ela hoje mesmo.

      Abraços, Daniele.

    • #12544
      davidasilva
      Participante

      Olá Adriana,

      Também estou pretendendo viajar este semestre para o Canadá, pois quero estudar francês lá. Fiz cotação em algumas agências de intercâmbio e os preços variam de 1250,00 a 1350,00 U$ o curso com acomodação inclusa. As passagens entre 849 e 949 U$ ida e volta.

      No entanto me interessei muito por este curso da escola YMCA. Será que você pode me orientar? Como faço contato com a escola?

      Só um detalhe: não falo nada em francês.

      Desde já lhe agradeço.

      Davi e Silvia.

    • #12549
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Davi e Silvia

      Eu coloquei o site e o contato da Sra Juliana Botelhos um pouco mais acima. A Juliana é bastante atenciosa e, no seu caso, o melhor é que ela fala português. No site dá pra ter uma ótima idéia de localização. Aqui na CBQ há um mapa do metro de Montreal. A escola fica bem próxima da estação de metro Peel.
      Além do mais, essas escolas direcionadas para estrangeiros costumam ter uma didática muito boa, mesmo para estudantes que não têm noção alguma do idioma. Mas aconselho a fazer um curso intensivo para que o seu rendimento e investimento sejam melhores.
      O preço deles está na média do mercado, com a diferença que a academia também está incluida no pacote. :wink:
      Qualquer dúvida é só mandar um e-mail que eu posso te passar todas as coordenadas.

      Um abraço e boa sorte,

      Adriana

    • #12554
      davidasilva
      Participante

      Olá Adriana vou entrar no site.

      Mais uma vez obrigado, não só por sua atenção como também por sua educação.

      Davi.

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.