190 Horas de Curso de Francês! Dá????

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ 190 Horas de Curso de Francês! Dá????

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8118
      Patrick Destri
      Participante

      Pessoal, uma boa noite! Sou novo por aqui e tenho algumas dúvidas, gostaria muito que vcs, a galera mais experiente, me desse uma força.

      Comecei a estudar francês em março/2012, em Agosto estarei indo fazer um intercâmbio de 150 horas de francês em Montréal, me digam, por favor, com 190 horas horas estudadas na lingua francesa é possível tirar um A2 em um teste como o TCF-Québec?

      Pergunto isso pq pretendo enviar meu dossiê no final do ano, e farei a prova do TCF-Q no dia 29 de outubro. Portanto gostaria de saber isso, fazendo um intercâmbio de 5 semanas em Montreal, estudando o francês, e fazendo aulas particulares aqui em SP (10 horas por mês), acham que até outubro/2012 eu conseguiria atingir um nível A2 no exame?

      Outra pergunta, vcs acreditam que depois de 31 de Março de 2013 o Québec voltará a aceitar qualquer profissão para o processo de imigração, ou o processo está se fechando de vez, cada vez mais, e só aquelas profissões que eles realmente necessitam serão elegíveis ao processo de imigração Quebequense?

      Será que deram essa ´´segurada´´ nas profissões que não são de supra necessidade esse ano para adiantar os processos que estavam parados há muito tempo, e depois disso voltarão a aceitar qualquer profissional qualificado, não importando a área de formação?

      Muito obrigado pela atenção e respostas!
      Excelente fórum, passei a acompanhar quase que diariamente! Bacana ver que aqui as pessoas tem a intenção de ajudar umas as outras, e não existir um ´´ar de rivalidade´´. Nota 10!

      Abraços,
      Patrick

    • #53414
      Marcelo_Andrade
      Participante

      @Patrick Destri wrote:

      Comecei a estudar francês em março/2012, em Agosto estarei indo fazer um intercâmbio de 150 horas de francês em Montréal, me digam, por favor, com 190 horas horas estudadas na lingua francesa é possível tirar um A2 em um teste como o TCF-Québec?

      Pergunto isso pq pretendo enviar meu dossiê no final do ano, e farei a prova do TCF-Q no dia 29 de outubro. Portanto gostaria de saber isso, fazendo um intercâmbio de 5 semanas em Montreal, estudando o francês, e fazendo aulas particulares aqui em SP (10 horas por mês), acham que até outubro/2012 eu conseguiria atingir um nível A2 no exame?

      Patrik, tudo bem? O fato de voce tirar um A2, depende muito mais da sua dedicação e disciplina do que o número de horas em si. Voce pode tirar até mais que A2, só depende de voce. 150 horas bem estudadas em Montreal, com certeza é um aprendizado muito rico.

      @Patrick Destri wrote:

      Outra pergunta, vcs acreditam que depois de 31 de Março de 2013 o Québec voltará a aceitar qualquer profissão para o processo de imigração, ou o processo está se fechando de vez, cada vez mais, e só aquelas profissões que eles realmente necessitam serão elegíveis ao processo de imigração Quebequense?

      Será que deram essa ´´segurada´´ nas profissões que não são de supra necessidade esse ano para adiantar os processos que estavam parados há muito tempo, e depois disso voltarão a aceitar qualquer profissional qualificado, não importando a área de formação?

      Hum, aí voce apertou sem abraçar. Acho que isso não é tão divulgado, mas o que sei é que Québec está fechando as portas para profissões que não são tão demandadas. Acho que eles podem alterar as coisas, incluindo e retirando profissões dos grupos 1 e 2, mas voltar o que era antes, pouco provável. Os colegas que já estão em Québec e ouvem mais sobre imigração, podem falar com mais precisão.

      @Patrick Destri wrote:

      Muito obrigado pela atenção e respostas!
      Excelente fórum, passei a acompanhar quase que diariamente! Bacana ver que aqui as pessoas tem a intenção de ajudar umas as outras, e não existir um ´´ar de rivalidade´´. Nota 10!

      Isso aí, quase tudo voce encontra aqui, realmente é um Fórum espetacular.

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #53416
      SANDROMS
      Participante

      @Patrick Destri wrote:

      Comecei a estudar francês em março/2012, em Agosto estarei indo fazer um intercâmbio de 150 horas de francês em Montréal, me digam, por favor, com 190 horas horas estudadas na lingua francesa é possível tirar um A2 em um teste como o TCF-Québec?

      Patrick,

      O TCF testa a sua capacidade de compreensão e expressão oral. Mas em 190 horas de curso regular você vai estudar, escrita e gramática, vocabulário, compreensão e pronúncia alguns desses elementos simplesmente não contribuem para o TCF.

      Como disse Marcelo vai depender de você treinar muito o ouvido, vocabulário e a capacidade de se expressão compreensivelmente em francês. É isso que conta no TCF e na vida real. Aproveite a estada em Montreal para treinar o ouvido ao sotaque local.

      Segunda coisa, A2 é o primeiro nível, (A1 é praticamente “Bonjour”) então não é difícil alcançar esse nível mesmo estudando sozinho em casa. Minha dica é assista muitos filmes em francês do quebec, tv e rádio.

      Boa sorte,

    • #53418
      JF
      Participante

      Uma dica que sempe gosto de repetir pois me ajudou MUITO a desenvolver meu francês:

      Escute a radio 98,5 FM de Montréal pela internet (http://www.985fm.ca). Eles também tem um app para iPhone muito bom e gratuito.

      Eu deixava a radio ligada enquanto trabalhava ou fazia qualquer outra coisa em casa. Mesmo nao prestando atençao 100% do tempo, o que você conseguir “pescar” ja ajuda muito. Devagar e sem perceber, fui começando a entender cada vez mais e até da pra aprender novas palavras e expressoes. E, de quebra, você fica sabendo ds assuntos e noticias de Montreal.

      Os apresentadores sao divertidos e as informaçoes sao apresentadas de forma mais leve. Eu gosto bastante e continuo escutando mesmo depois de chegar aqui.

      Quando estiver em Montreal e se tiver tempo livre, procure os ateliers de conversation na Grande Bibliothèque (na frente da station Berri). Pelo que me disseram, sao gratuitos e bem proveitosos. Vale a pena para se forçar a conversar em francês, ja que nas ruas nem sempre você acha alguém disposto a bater um papo com você…

      Bonne chance!

      Julia.

    • #56941
      sergiobnu
      Participante

      Sou novo aqui e estou buscando informações como a maioria, mas no que eu puder ajudar estou à disposição.

      Na última palestra que eu fui, a palestrante citou um caso de uma menina que obteu o certificado com 4 meses de francês. Ela começou do nível iniciante.

      Por isso, a questão é muito variável. Assim como tem pessoas que tem facilidade pra lidar com crianças e outras pra mexer com computador, por exemplo, com idiomas não é diferente. Pra uns talvez seja necessário mais empenho e esforço que outros, o importante é você se sentir seguro com relação ao domínio do idioma para fazer o teste. Vai evitar perder tempo caso não seja aprovado…

    • #59191
      yuricostalima
      Participante

      Prezados colegas,
      Ontem, dia 12/12 foi o dia da nossa entrevista. Farei um breve resumo. Somos de Set/2011. Chegamos para a entrevista om antecedência de 2 horas para não correr nenhum risco, a entrevista estava marcada para as 11horas, começou 11:15. Uma observação importante, não tomem café expresso, custa o olho da cara, R$6,00, o caputtino R$ 12, é melhor comer camarão na praia.
      Bom, o Sr. Leblanc nos recepcionou com muita atenção. Levamos nossos dois filhos, ele pediu para subir, tratou de arrumar mais duas cadeiras para eles, sempre de forma muito educada. É exatamente como todos já relataram, o Sr. Leblanc é muito gentil e tenta ajudar com muita orientação.
      Iniciou com a checagem de documentos. Não esqueçam nenhum, pois ele segue a risca todos aqueles relacionados. Perguntou pelos planos A e B de emprego, por que escolhemos a província de Quebec, local onde desejamos morar, o que sabíamos sobre Quebec, qual a Primeira Ministra e a principal atividade econômica da Província, nada mais do que isso. Estávamos nervosos por que não sabíamos falar nada em Francês, para não dizer nada, eu disse apenas “Bonjour” na chegada e “enchanté” na saída, depois transcorreu tudo no inglês.
      Gostaria de reforçar que no nosso DSC informamos que não sabíamos falar o Frances, não omitimos esta informação em nenhum momento e ele havia checado isso nas informações que tinha no computador. O Francês é muito importante, porém ficou muito claro e evidente na entrevista que o mais importante é o seu conhecimento profissional, seus certificados e os anos de estudo, isso foi muito falado e elogiado, a língua ficou em segundo plano.
      O aprendizado da língua é uma questão de tempo, todos aprendem, a necessidade do Canadá neste momento é de profissionais qualificados, é claro que com o domínio do Frances a sua adaptabilidade é mais rápida, mas como o processo federal é longo, é possível estudar neste período com bastante tranquilidade, foi assim que pensamos e dissemos a ele na entrevista. Vamos começar nosso curso em Janeiro, agora muito mais motivado com o CSQ na mão e sem pressão. Bom, espero ter contribuir um pouco com todos aqueles que ainda vão passar por isso. Caso alguém queira entrar em contato, fico a disposição, terei o maior prazer em poder ajudar com mais informações.

    • #59193
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Yuri, obrigado pela mensagem, mas ela não deveria ser postada no tópico de “entrevista segundo semestre”?

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #59198
      yuricostalima
      Participante

      Sim, sem dúvida, já fiz isso. Havia postado errado.
      Abs

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.