Re: Re: T

#46716
victor_m
Participante

Olá Day (??),

O ideal era agruparmos tudo em um topico só… até já tinha aberto um em profissões sobre Automação e Controle, mas vamos lá.

Não estou em Quebec ainda, mas já pesquisei muita coisa pois esta também é minha área.

Vi que no Quebéc esta profissão é como aqui no Brasil, ou seja, depende do caso.
Eu por exemplo, sou formado em Computação e portanto não posso ser responsável pela parte elétrica da automação.

Como já foi citado muitas vezes pelos que moram lá, no Quebéc o diferencial é sua experiência, então eu e seu namorado sem ser membro do OIQ, não poderemos “assinar” projetos, como funciona aqui no Brasil, quem não tem CREA não pode ser responsável por um projeto, mas nada nos impede a trabalhar no projeto nas nossas especialidades, eu na minha parte de protocolos, redes industriais, SCADAs, PLCs, mas sem me meter na parte elétrica.

Então, resumindo, seu namorado poderá sim trabalhar sem o OIQ, mas assim que ele tiver, com certeza ele será mais bem remunerado $$$$, mas isso atrelado a experiência.

No meu caso, como minha formação não é regulamentada, não tenho esse problema, porém o meu “quadrado”é diferente do “quadrado” de seu namorado (cada um no seu quadrado).

A área de Automação, tanto aqui como lá, é um campo multidisciplinar onde várias formações trabalham em conjunto.

Ahh… quanto a formação é assim (me corrijam se eu estiver errado) ele deverá escolher a formação mais próxima da dele, fazer os cursos/provas dos assuntos que ele não teve aqui no Brasil, e daí poderá fazer a equivalencia. Se por exemplo aí para essa profissão eles pedem Química e ele não teve aqui no Brasil, ele terá que fazer (não tenho certeza absoluta sobre esta parte), mas confesso pra ti que já vi em várias ofertas de emprego que eu pesquisei ser relacionado o “Ingénieur automatisation et contrôle”.

Espero que tenha conseguido esclarecer suas dúvidas.

Um Abraço,

Victor