Re: Re: Sou Viviane

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Sou Viviane Re: Re: Sou Viviane

#58974
Viviane_de_Montreal
Participante

@FCelso wrote:

Não sei de onde vem esse comportamento, mas é fato que quando os brasileiros estão em grupo, tendem a a “simplificar” as coisas, por exemplo num churrasco, comprando grandes quantidades de cerveja da mesma marca/tipo, e alguns tipos de carnes apenas, evitando muita variação e atendimento de pedidos diferenciados. Quem, por acaso, levar uma carne diferente, ou cerveja diferente, para consumir em separado, ou para um subgrupo de pessoas, é discriminado.

Muito obrigada Fabrício pela explicação :-). Às vezes deve ser complicado para as pessoas que sofrem de alergias ou realmente odeiem determinados pratos.

@Carlos_Santos wrote:

Seja bemvinda ao nosso forum Viviane!
Obrigado pelo seu oferecimento sobre informacoes sobre os lugares que vc conhece.

E obrigada a você pelas boas-vindas (você vê, Ronaldo me ensinou bem :-)). Sim, eu já viajou para (e morou em) muitos lugares no Quebec e no Canadá, incluindo na James Bay no norte do Quebec (e não, ainda não é o Pólo Norte). Então, se vocês tiverem alguma dúvida, não hesitem em perguntar.

Se vc estivesse aqui na cidade do Québec, teria o grupo da Ulaval no curso de francês/portugues que é bem ativo!

Eu notei muitas vezes que vocês (e não somente os brasileiros) são mais organizados na cidade de Quebec para algumas coisas que aqui em Montreal. Até vi que tem um grupo de teatro em português (Faz de Conta). A UQAM também oferece um programa de português mas não falam de troca francês-português no sitio da universidade.

@RonaldoeSusana wrote:

Viviane, gostaria de fazer uma pergunta, já que vc se prontificou a responder algumas. :-) Vc se apresentou como “canadense”, de Montreal. Ouve-se de muitas pessoas do Québec que elas geralmente se apresentam (e se consideram) primeiramente como québécois/québécoise e somente depois como canadenses. O que vc acha disso?

Ai, no que eu me fui meter? :t_oops: ;) É um assunto complexo, mas vou fazer o meu melhor. Me tornei perfeitamente bilingüe a 6 anos de idade (eu aprendi o inglês vivendo dois anos na Colúmbia Britânica), e embora eu crescesse principalmente no Quebec, eu sempre preferi os programas de TV e filmes americanos, canadenses e do resto do mundo aos do Quebec. Eu não me sinto muito proxima da minha própria cultura latina. Refletindo a sociedade multicultural que temos no Canadá, eu me sinto mais como uma “mulher do mundo”. Mas é verdade que muitas pessoas do Québec (eu acho que é a maioria) se consideram primeiramente como québécois/québécoise.

Voltando ao assunto das cidades, em Curitiba existe uma escola de francês chamada Centre Québec. A proprietária é québécoise e morou em Curitiba durante muitos anos (mas hoje voltou ao Québec e mora em Curitiba – ela se chama Geneviève). Quem cuida da escola hoje é a Larissa (brasileira), que já morou em Montreal durante alguns anos. Certamente quando vc for até lá, vc poderá falar com eles. Veja aqui o site: http://www.centrequebec.com.br/

:) Muito obrigada Ronaldo pela referência. Eu provavelmente vou contatar a Larissa se/quando eu decidir ir para Curitiba. Especialmente se as pessoas são “difíceis de conhecer”, acho que será melhor conhecer algumas antes de chegar lá.

@SANDROMS wrote:

É verdade, não existe “Little Brazil” em Montreal, eu acho isso ótimo, os brasileiros vivem mais ou menos espalhados pela cidade. Salvo esta comunidade, que é virtual, só conheço comunidades brasileiras ligadas a alguma religião.

Obrigada pela info, Sandroms. E como eu já disse, há também um grupo Meetup. Eles vão ver alguns filmes ao Cinema du Parc na semana que vem (é o Festival do Cinema Brasileiro). Talvez você gostaria de conhecê-los.

Abraços,

Viviane