Re: Re: resultado da entrevista foi positivo !!

#15264
Jocanada
Participante

primeiro de tudo: PASSEI!!!!!!!!

Vou procurar fazer o relato o mais completo possível, pois caso vcs tenham algumas dúvidas não vou estar online para responder, pq agora estou tirando umas “férias” depois de tantos sábados à noite estudando francês e feriados fazendo pesquisas, depois de tanta dedicação total vou tirar uns dias para mudar o foco.

quem sou eu: formada em publicidade, bancária, solteira, 28 anos, 167 horas de francês, morei 2 anos em Toronto.

meu timeline: 26/09/06 envio da documentação, 02/10/06 abertura do processo

o entrevistador: sabe quando vc se depara com um profissional que gosta do que faz? essa foi a impressão que tive do M. Daniel Leblan, ele gosta de entrevistar e faz isso com muito profissionalismo. Mostra respeito ao entrevistado na questão de horário, na sua documentação, no que vc leva para mostrar, no que vc tem para falar e a importância que aquela entrevista tem nas nossas vidas, sendo compreensivo e levando na brincadeira as possíveis atrapalhadas causadas pelo nervossismo.

as perguntas: o que fiz no canadá? o que mais gostei de lá? o que pretendo fazer? o que pretendo fazer logo que chegar? no que pretendo trabalhar para ganhar dinheiro? (pois eu havia comentado sobre a minha pesquisa na parte de trabalho voluntário para ganhar experiência)

documentação: ao mesmo tempo que ele foi analisando fomos conversando sobre cada documentação, ele faz comentários e elogios, enquanto, isso conversa, dá risada, descontrai e depois anota no computador, ele confere tudo direitinho e também deu muita atenção nas fotos que eu levei, na pesquisa que fiz, solicitou as vagas de trabalho. levei também para reforçar o teste de nível TCF que tirei B1no resultado global, sendo B2 na fala e ele verificou na pasta dele a equivalência com a pontuação da imigraçao.

idiomas: ele fala rápido, não dá para entender todas as palavras ditas, mas consegui entender com muita clareza o que ele queria falar de uma maneira geral, em todo o tempo de conversa ele teve que repetir apenas 1 pergunta pois todo o resto eu entendi o que ele queria comunicar. ele não exige respostas longas, pois dentro da sua resposta ele já vai encaixando a próxima pergunta. fez 3 perguntas em inglês e  só a partir da segunda engrenei e disparei a falar inglês, mas demorou um pouco pra trocar a “marcha”.

felicidades: meu francês ele avaliou como 9-avançado, deu conselhos sobre meu plano de imigração e falou que eu havia feito um bom trabalho

duração: +1 hora

agradecimentos: A Deus- pela promessa, aliança, bençãos, milagres, provisão e fidelidade. minha família- pelo o apoio braçal desde as xerox tiradas e outras preparações até o apoio moral de incentivo constante e etc. meus familiares- desde os tios até primos distantes por nunca terem dito aquela celebre frase: vc eh louca? mas sim pela sua compreensão e icentivo. meus amigos- por entenderem todas as vezes que tive que negar um convite para sair até as vezes que não pude dar telefonemas e pelas orações. meus amigos virtuais (comunidades do orkut e yahoogroups) e os demais que tb estão no processo- obrigada pelas dúvidas sanadas, pelos relatos de entrevista, pelas dicas, idéias e por sonharmos esse sonho junto comigo. Pr Carlos e família- pela prova de nossa amizade, o seu apoio e prestatividade . e professora Mirian- minha fonte de conhecimento, minha amiga, tudo o que sei de francês veio de ti e por vc fazer do meu processo como se fosse seu, compartilhando das aflições e alegrias indo além da função acadêmica  

próximo passo: no dia seguinte, pela manhã acordei cedo e fui no consulado dar entrada na parte federal, agora é só aguardar as cenas do próximo capítulo……….

Jocelin